Ontem assisti o documentário Earthlings (Terráqueos, em portuguÊs). Na verdade, já havia assistido um primeiro trecho do vídeo há algum tempo atrás. Porém, da primeira vez, não consegui assistir por inteiro.
O filme exibe cenas chocantes sobre a realidade das fazendas industriais e relata a dependência do ser humano sobre os animais, comparando o nosso especismo com outras relações de dominação como o racismo e o sexismo.
Sim, o filme é vegano até o último segundo e, apesar de eu não ser, concordo plenamente com um ponto específico do filme. Incluir a carne na dieta diária é direito de todos. Porém, nós os "carnívoros", não devemos ser poupados de conhecer a realidade sobre como produzimos nossos alimentos, roupas, animais de estimação e nossos cosméticos e medicamentos. É preciso que todos conheçam esta realidade.
Ao escrever este post, não tenho a intenção de recriminar o consumo de carne animal. Pelo contrário, sou apaixonado por um bom churrasco. Quero apenas fazer uma pequena contribuição divulgando um documentário sério que, através de suas câmeras escondidas e imagens proibidas, mostra como os seres humanos e as grandes indústrias do mundo estão depredando o ambiente em seu entorno e como estamos tratando os seres que, antes de tudo, são vivos como nós.
O vídeo está disponível em
http://video.google.com/videoplay?docid ... 3661048967.
Não se trata de ser vegetariano ou não. Trata-se de ser humano e de saber que, antes de discutirmos o problema do aquecimento global, o problema da pobreza, o problema da criminalidade e tantos outros problemas com os quais nos preocupamos, devemos discutir a causa de todos eles. O nosso comportamento em relação à vida e à natureza.
É isso aí... acho que falei demais...
Gente, é sério. Só assista se tiver estômago...