Olhei todos ontem...
Amazonas com motor VW: Um mito em 2 rodas
Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Amazonas
Aham..
Olhei todos ontem...

Olhei todos ontem...
"Errar é humano, culpar os outros é estratégia."
-
Yan.Metal
- Colaborador
EU VI UMA HJ na minha faculdade e me impressionei acredito que seja um modelo reformado, no tanque estava escrito AME HOT, e alguns acessorios pareciam mais modernos diferentes dos que apareciam na fotos das motos na epoca que eram fabricadas, mas o motor era mesmo de um fuscão 1600cc, não deu para ver quem era o dono. Mas o barulho dela era muito bonito algo bem grave. E a moto tinha uma pintura azul muito bonita mesmo. Tentei tirar uma foto, mas como estava anoite ela nem saiu direito.
Aos colegas, aqui vão algumas fotos da AME 1600 ano 1978.
É uma moto incrível. Viajar com ela é um grande prazer. Você chega inteiro, e com gostinho de quero mais.
Um pequeno mostro sobre duas rodas, lhe dá conforto e sobra de potência p/ qualquer tipo de necessidade.
Se precisar, arranco na frente de qualquer carro de rua, importado ou não. Quando necessário é só abrir o punho e ela te joga p/ trás, saltando à frente e te safando de qualquer sufoco.
Uma bela máquina, de mecânica barata e robusta.
Para se ter uma idéia, a corrente de transmissão é uma corrente industrial, um monstrengo de 3/4 de polegada que dura mais de 100 mil Km.
E o preço??? 35,00 o metro.
A canela dianteira usa retentores de braço hidráulico de empilhadeiras, assim como seus outros internos. Trabalha com óleo 90 (!) e é claro, seu custo de manutenção é baixíssimo.
É uma maravilha. Moto pra toda a vida. Quem conseguiu comprar uma é um felizardo, mas nem tudo é simples nesta máquina.
As primeiras (a minha é uma delas) usavam um trambulador de câmbio muito diferente, e que não é muito fácil de se adaptar, mas é o mais resistente de toda a série. Torna a moto mais lenta nas trocas de marchas, impossibilitando uma tocada mais esportiva (não é a finalidade dela)e que foi modificado nas séries seguintes. Outra coisa que se percebe logo no primeiro contato é as dimenções de tudo o que se refere a ela. Até os comandos, manetes etc... Exigindo uma certa condição física p/ que seja tocada com tranquilidade.
Muitos costumam dizer que a embreagem dela é muito dura (a minha realmente é), mas isso é desinformação misturada com manutenção errada. Ocorre que a AME fabricava discos e platôs sob medida para suas motos, o que não impedia alguns doentes de substituí-los pelo conjunto da VolksWagen, que encaixava com perfeição, mas que não foram desenvolvidos para serem acionados pela mão do condutor, e sim pelo pé. Adivinhem o que comessou a acontecer??? As motos que eram vendidas p/ terceiros causavam espanto pela dureza dos comandos, sobretudo o acionamento da embreagem. Este tipo de adaptação só se fáz justificável quando a moto vai puchar reboque (o que é o meu caso) fora isso é errado usar o conjunto platô/ embreágem automotivos. O custo desta troca pode ser mais baixo, mas quem não pode manter uma Amazonas não pode nem se alimentar, pois é a mecânica mais barata que eu já conheci.
Adimito que haja dificuldade monetária p/ se renovar os cromados, ou p/ nova pintura personalizada, mas a mecânica, é indisculpável.
Aos colegas que possuirem uma destas e não conheçam de mecânica, sugiro que tenham um mecânico de confiança e que conheça os detalhes da manutenção desta bela máquina.
Um grande abraço a todos.
PS: não consigo anexar as imagens. Alguém pode me ajudar?
É uma moto incrível. Viajar com ela é um grande prazer. Você chega inteiro, e com gostinho de quero mais.
Um pequeno mostro sobre duas rodas, lhe dá conforto e sobra de potência p/ qualquer tipo de necessidade.
Se precisar, arranco na frente de qualquer carro de rua, importado ou não. Quando necessário é só abrir o punho e ela te joga p/ trás, saltando à frente e te safando de qualquer sufoco.
Uma bela máquina, de mecânica barata e robusta.
Para se ter uma idéia, a corrente de transmissão é uma corrente industrial, um monstrengo de 3/4 de polegada que dura mais de 100 mil Km.
E o preço??? 35,00 o metro.
A canela dianteira usa retentores de braço hidráulico de empilhadeiras, assim como seus outros internos. Trabalha com óleo 90 (!) e é claro, seu custo de manutenção é baixíssimo.
É uma maravilha. Moto pra toda a vida. Quem conseguiu comprar uma é um felizardo, mas nem tudo é simples nesta máquina.
As primeiras (a minha é uma delas) usavam um trambulador de câmbio muito diferente, e que não é muito fácil de se adaptar, mas é o mais resistente de toda a série. Torna a moto mais lenta nas trocas de marchas, impossibilitando uma tocada mais esportiva (não é a finalidade dela)e que foi modificado nas séries seguintes. Outra coisa que se percebe logo no primeiro contato é as dimenções de tudo o que se refere a ela. Até os comandos, manetes etc... Exigindo uma certa condição física p/ que seja tocada com tranquilidade.
Muitos costumam dizer que a embreagem dela é muito dura (a minha realmente é), mas isso é desinformação misturada com manutenção errada. Ocorre que a AME fabricava discos e platôs sob medida para suas motos, o que não impedia alguns doentes de substituí-los pelo conjunto da VolksWagen, que encaixava com perfeição, mas que não foram desenvolvidos para serem acionados pela mão do condutor, e sim pelo pé. Adivinhem o que comessou a acontecer??? As motos que eram vendidas p/ terceiros causavam espanto pela dureza dos comandos, sobretudo o acionamento da embreagem. Este tipo de adaptação só se fáz justificável quando a moto vai puchar reboque (o que é o meu caso) fora isso é errado usar o conjunto platô/ embreágem automotivos. O custo desta troca pode ser mais baixo, mas quem não pode manter uma Amazonas não pode nem se alimentar, pois é a mecânica mais barata que eu já conheci.
Adimito que haja dificuldade monetária p/ se renovar os cromados, ou p/ nova pintura personalizada, mas a mecânica, é indisculpável.
Aos colegas que possuirem uma destas e não conheçam de mecânica, sugiro que tenham um mecânico de confiança e que conheça os detalhes da manutenção desta bela máquina.
Um grande abraço a todos.
PS: não consigo anexar as imagens. Alguém pode me ajudar?
-
Felipe garcia
Velho esse site é do Amazonas MC eles tem uns mecânicos que até hoje fazem peças e acessórios para essas motos, é só você ir em Biografia, lá tem o endereço e o tel dos caras, to te passando porquê pelo relato parece que tem uma certa dificuldade para mecânicos bons.
Abração, e velho você tem um tesolro em baixo da sua bunda cara, é o primeiro cara que eu "conheço" que tem uma máquina dessas, valeu pelo post.
http://amazonas-mc.sites.uol.com.br/
Abração, e velho você tem um tesolro em baixo da sua bunda cara, é o primeiro cara que eu "conheço" que tem uma máquina dessas, valeu pelo post.
http://amazonas-mc.sites.uol.com.br/
Amazonas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Valeu Felipe.
Conheço o Miguel, aí de Sampa, que é um dos mecânicos da antiga AME, e que ainda fabrica estas motos por encomenda.
Quando preciso de alguma peça específica para ela, encomendo com ele.
Valeu mesmo parceiro. Grande abraço.
Conheço o Miguel, aí de Sampa, que é um dos mecânicos da antiga AME, e que ainda fabrica estas motos por encomenda.
-
Felipe garcia
cowboy escreveu:Valeu Felipe.
Ok Felipe. A moto não pode sair com nome de "AMAZONAS", pois a AME está sendo representada por outro grupo. As motos do Miguél saem com o nome de "JUPTER", e com o laudo do detran p/ rodar em todo o território nacional.
Não sei dizer o preço, mas é o preço referente a uma moto "ZERO".
O serviço é artezanal e o resultado final é muito bonito.
Há uma JÚPTER que saiu com todo o quadro em inox. Linda, linda.
O cara é bom.
Não sei dizer o preço, mas é o preço referente a uma moto "ZERO".
O serviço é artezanal e o resultado final é muito bonito.
Há uma JÚPTER que saiu com todo o quadro em inox. Linda, linda.
O cara é bom.
Felipe, há algumas mudanças com relação a Amazonas horiginal. As Jupter utilizam braços telescópicos de motocicletas de mercado, painel digital (opcional), quadro redimancionado, câmbio mais longo, trambulador sequencial, linhas mais arredondasas e armônicas (como nas primeiras Amazonas), utilizam balança convencional na suspensão trazeira, amortecedores de CB-500, e tantos outros diferenciais, inclusive podem vir com ijeção de combustível da linha VW.
As Jupter alcançam, fácil, os 180Km/h, e com a injeção, fazem uma média de 19Km/L.
Abraços.
As Jupter alcançam, fácil, os 180Km/h, e com a injeção, fazem uma média de 19Km/L.
Abraços.
-
Felipe garcia
Nossa cara achei incrivel, loco meu, o preço deve ser por baixo 20 pau, se sao boas assim.
Obrigado pela informaçao gostei mesmo de saber, qualquer coisa se eu ganhar uma boladinha eu compro uma motoca dessa em.
Obrigado pela informaçao gostei mesmo de saber, qualquer coisa se eu ganhar uma boladinha eu compro uma motoca dessa em.
-
Edson Oliveira
Caso ainda não tenha visto esse tópico viewtopic.php?t=216 tem diversas explicações sobre o assunto.cowboy escreveu:...PS: não consigo anexar as imagens. Alguém pode me ajudar?
Até mais.