Mirage 250: Motor apagando

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
jirschik
Moderador
Contato:

Kings:

Eu também tenho "pouca quilometragem" sobre uma motocicleta, mas vou tentar responder.

O afogador é normalmente usado quando o motor está frio. Quando acionado, ele altera a mistura ar+combustível, facilitando a ignição. Em contrapartida, ao aquecer o motor, o afogador deve ser desativado sob pena de não obter a mistura correta de ar e combustível para o melhor rendimento do motor. Quando eu precisei usar o afogador, foram em dias frios e apenas no momento da partida, deixando-o acionado por uns 20 segundos. Depois disso o motor começa a aquecer e não precisa mais. Ao sair, acelere lentamente até o pleno aquecimento do motor, quando você terá o melhor rendimento.

Quanto ao barulho (clank), parece ser normal da transmissão, pois na minha isso acontece também. Mas não é um barulho alto, não dá 'tranco' e o motor não morre.

E quanto à roda girar com a embreagem acionada? Parece que a roda tem 'força'? O fato da roda girar um pouco e quase sem força mesmo desengatado, é algo que acontece am alguns tipos de transmissão de carros e caminhões. Mas não tenho embasamento técnico para lhe explicar.

Entretanto, se combinarmos o barulho no engate com este fato da roda girar com a embreagem acionada, eu sugiro que você regule a embreagem. Veja no manual da Mirage como se faz isso. É fácil: se não me engano, deve ter uma folga de uns 4mm. ao acionar a alavanca, antes dela começar a apresentar resistência. Seguindo as instruções do manual, regulei a minha e ficou melhor do que quando voltou da oficina autorizada.

Quem "mais tarimbado" no fórum pode responder com mais segurança?

Quando minha Mirage fez 700km eu também tive um problema na embreagem. Eu estava na estrada, em aclive a 110km/h. Quando acelerei, a rotação aumentou mas a velocidade não. A embreagem estava 'patinando'. Considerei aceitável, pois é o que pode acontecer na fase de amaciamento. Foi só regular a embreagem como manda o manual e este problema foi sanado. Mas eperei até a primeira revisão, pois não queria ver ninguém dizendo que "perdeu a garantia porque o ajuste não foi feito por um profissional qualificado e autorizado"... Cara, hoje aos 37 anos de idade, não duvido de mais nada; nem de algum besta de autorizada me dizer isso só para eu ter que pagar mais pela regulagem de um cabo...

Boa sorte!
Imagem
rafaeladvogado
Desvirtuador
Contato:

minha mirage não tem cavalete central, mas:

minha crypton 105e tinha cavalete e quando eu ligava ela, mesmo no neutro a roda traseira girava lentamente... (ela não tinha embreagem...) acho que este não é o problema...

faça o teste... e quando o pneu estiver girando (se girar lentamente) tenta com o pé segurar o pneu... se ele raspar teu tênis/sapato e continuar girando é porque o motor está mandando força pra roda e talvez seja coisa da embreagem... se tu fizer isso e o pneu parar de girar facilmente e não ficar forçando... daí deve ser normal, como acontecia na minha crypton...

DETALHE: não sou mecânico... e não entendo quase nada... heheheh e só faça o que recomendei acima se a roda girar bem levemente... não vai decepar o pé... hehehehhe :lol:
Imagem
wellington.nogueira

Olá.

Vocês está com o descanso lateral abaixado no momento de colocar a primeira?

O afogador só precisa ser puxado com o motor frio.

Se puxar o afogador após ter dado a partida, vc estará enviando mais gasolina que o necessário no momento (enriquecendo demais a mistura). Recomendo que acelere a moto antes de puxar o afogador senão morre mesmo (e mesmo acelerando, pode morrer também). Então, puxe o afogador antes de acionar o motor da moto.

Com relação ao pneu se manter girando, verifique a dica do jirschik.
Wellington Nogueira
57 45 4C 4C 49 4E 47 54 4F 4E
Imagem
Kings
Colaborador

Após a revisão de 1.000 Km ficou tudo muito melhor. Câmbio mais macio, melhor tocada, mais rendimento.

Quanto aos pontos citados:

> puxar todo o afogador: faz todo sentido a moto morrer ao puxar toda a alavanca. Não encontrei nada no manual dizendo para não puxar tudo (como na Honda), mas se fizer, afoga de tanta gasolina. Vale ressaltar que nunca tive problemas para fazê-la pegar. Mesmo no frio, puxo metade do afogador e geralmente pega na primeira tentativa.

> o barulho que fazia ao engatar a primeira era porque a coroa tava mal fixada. Arrumou na revisão. Continua dando um pequeno tranco ao engatar a primeira marcha pela manhã, mas coisa bem leve e normal. Ao levantar a moto no cavalete e colocar em 1a marcha com a embreagem puxada, a roda gira agora sem força. Possivelmente regulagem da embreagem associada ao gasto natural dos primeiros kilometros deixaram tudo OK agora.

Obrigado a todos pelas dicas e ajuda.
rafaeladvogado
Desvirtuador
Contato:

Kings escreveu:
Obrigado a todos pelas dicas e ajuda.
obrigado nada... são 100,00 reais... :lol: :lol: :lol:
Imagem
Kings
Colaborador

rafaeladvogado escreveu:
obrigado nada... são 100,00 reais... :lol:
Puxa, tá mais caro que a 1a revisão...

Aliás, a revisão ficou R$ 88,00, incluindo:

-Óleo
-Filtro de óleo
-Adesivo para colar no painel (no formato certo contornando velocímetro e conta-giros, para evitar reflexo
-Lavagem portuguesa (feita antes da revisão, já tava sujinha na hora de buscar)
Luca

Achei aqui nesse tópico antigo um problema que tive hoje.
Peguei a Bandeirantes e quando estava a uns 110 ela começou a engasgar. Não parou, mas foi engasgando um bom tempo.
Antes de sair abasteci com gasolina aditivada. O antigo dono da moto, que a tirou zero, havia me dito que o pessoal da concessionária o havia orientado a não usar gasolina aditivada. Ele na época me explicou o porque, mas sinceramente não lembro. Lembro que era um motivo técnico do motor. E eu nunca tinha usado aditivada até hoje.
Depois de rodar uns 50 km com ela engasgando as vezes, parei num posto na estrada e completei o tanque novamente com gasolina comum, e ela não falhou mais. Andei mais 150 km sem falha alguma.
Não acrescente dias à sua vida. Acrescente Vida aos seus dias.
jcfjunior

Salve, salve

Já ouvi falar que os detergentes da gasolina aditivada com o tempo "destroem" a camada que reveste o carburador. Mas como vou abastecer com uma gasolina com no mínimo de 91 octanas, conforme recomendação do manual, se a comum e a aditivada tem 87 octanas e as gasolinas premium (91 octanas)e podium (94 octanas) também tem seus aditivos?
Nanwild

Bom dia!

Estou com o mesmo problema, acho q foi a gasosa aditivada. Vou colocar a comun pra ver se resolve.

Acho q naum faz mal ficar o tanque meio a meio comum e aditivada. Pior que está naum vai ficar :(

é só eu subir o giro que começa falhar terrivelmente(em todas marchas).

Vamos ver o qq vai dar.
Sinergy

POis estou com o mesmo problema ! Vou tentar colocar meio a meio, mas deve resolver alguma coisa sim viu...aditivada é só pra colocar 20% no tanque e ainda se for o caso de uma limpeza dos resíduos. Enchi o tanque da moto com apenas 800kms....nossa....não tá andando nada... cetáloko !
Responder