Olá a todos!
Sou novo no fórum, e vou entrando com um daqueles velhos tópicos "A" Vs "B"...
Enfim... estamos em 2010, hegemonia das Mirages, fazem quase 10 anos que a Suzuki e a Yamaha não dão a mínima pro mercado Brasileiro custom/cruiser 250cc, o cara ta com a grana curta, e vem a pergunta que não quer calar, vinda diretamente do Jurassic Park: Quem vai incomodar menos na hora da manutenção, vovó Intruder 250cc ou vovó Virago 255cc?
Num cenário não tão fictício em que o Caboclo tem a opção de pegar uma Virago 250, ano 97 (com seu preço "bolha" normal) e uma Intruder 250, ano 97 (quase metade do preço da Virago), de mesma quilometragem, mesma "condição geral de conservação", tenho a dúvida de qual daria menos dor de cabeça na hora da oficina.
Tenho uma certa impressão, totalmente "achista", de que as Viragos dão menos mecânico, mas quando dão, tem um número menor de "peças genéricas compatíveis" que a Intruder, requerendo mais peças originais. Por outro lado a Intruder aceita mais "genéricas" sendo que as originais são muito mais caras que as da Virago.
Seria muito legal ver as opiniões de "Viragueiros" e "Intrudeiros", em linhas gerais, sobre os
custos com manutenção que vem enfrentando ultimamente e a
frequência com que a necessitam.
Agora, pro pessoal que recém começou a pesquisar sobre motos custom/cruiser 250cc e chegou na mesma dúvida que eu, mando um Vs relâmpago das duas motos:
Consumo médio de ambas:
25Km/l
Tamanho do Tanque:
Intruder: 10l. +- 250 km rodados com 1 tanque
Virago: 7l + 2.5l de reserva. +-240Km rodados com 1 tanque.
Potência Máxima (em que rotação alcança a velocidade máxima, imagino):
Intruder: 22cv a 5.500 rpm (alcança +- 130 Km/h de vel final)
Virago: 21,0 cv a 8.000 rpm
Torque Máximo (Máxima força do motor, relevante pra comparar força de arrancada e comportamento em subidas, imagino eu):
Intruder: não encontrei fonte segura o suficiente... alguns dizem 2 kgf a 4000 Rpm
Virago: 2,10 kgf/m a 6.500 rpm
Preço médio aos 50K Km:
(preciso de mais dados) Virago: +- 10K dinheiros, Intruder: +- 6K dinheiros.
Linhas Gerais, impressões a partir de alguns posts do forum:
Intruder e Virago alcançam o mesmo público alvo, ambas motos confiáveis e que se bem cuidadas não dão manutenção (opiniões quase unânimes dos donos que postaram). Em linhas gerais, ambas tem revenda difícil, devido a idade e estilo, imagino... Ambas são para o povo de estatura média-baixa(1.80m ou - ), melhoráveis com comandos avançados. A Virago é mega-estilosa, relativamente cara e definitivamente não foi feita pra viajar com carona em distâncias longas, devido aos baques da suspensão traseira. A Intruder é feiinha, precisando de uns acessórios pra ser "identificada" com moto custom (tem um instituto de pesquisas que classifica a trudi 125 como "street", não lembro qual), tem preços mais acessíveis, é confortável pra viajar e um pouco menos desconfortável pro carona e tem menos unidades inteiras sendo oferecidas para venda.
<achismo>
Imagino que o cara que tenha pesquisado bem e tem uns 12k dinheiros vai preferir pegar uma Mirage 2005+ do que ficar catando Viragos e Intruders em boas condições... Dá trabalho pra caramba

</achismo>
Opinião de um camarada que teve as duas motos:
http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewt ... 4&start=20
Opiniões do pessoal aqui no Fórum:
Intruder:
viewtopic.php?t=1203&sid=42ab2a0bcac128 ... 419343351a
Virago:
viewtopic.php?t=879
Ficha técnica da Intruder 250:
viewtopic.php?t=1201&postdays=0&postord ... start=0htm
Ficha técnica da Virago 250:
http://www.motospace.com.br/Yamaha/Virago-XV-250/