Kansas 150: Problemas no Motor

Motos: Dafra Kansas 150, Dafra Kansas 250, Dafra Horizon 250

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Dafra

Responder
L340
Moderador
Contato:

Gustavo_r escreveu:Olá pessoal. Esta é minha primeira postagem no fórum. Li praticamente todos os posts referentes à Kansas nos últimos meses para me decidir sobre a compra da minha primeira moto. Optei pela Kansas pelo preço e estilo. Comprei a minha a um mês, modelo 12/13 e acabei de fazer a revisão de 1000. Utilizo a moto para trabalhar e percorro um trajeto de 110Km todos os dias com ela. Estou amaciando o motor nestas condições, sendo um trecho de 80Km na rodovia e o restante na cidade. Não tenho muita referência de outras motos e estou desconfiado do barulho motor da minha Kansas. Em baixa o motor soa macio e em perfeito funcionamento, porém nas retomadas ou em alta rotação tenho percebido uma vibração dentro do motor, como se alguma peça estivesse batendo ou frouxa dentro do motor. Este tipo de ruído é normal na Kansas, ou pode ser o anuncio de um possível problema no motor? O mecânico da concessionária me disse que é normal do motor, mas sinceramente, não confio nele. Abraços!
Você leu sobre o óleo? Está seguindo a recomendação de completar até que a medição fique correta?
Mecânico da Dafra diz que tudo é normal.
Pra você ter uma idéia, me entregaram uma moto com o quadro tão podre que a numeração já estava ficando comprometida, mesmo assim o cara disse que é normal.
Faça a medição de acordo com o manual e complete se necessário, pode ser que esse barulho seja falta de óleo.
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
redelocal
Contato:

Ola amigos, estou com uma situacao na minha Kansas, apareceu um som nas machas, como um risco ou algo patinando.. Ja levei na concessionaria e disseram que ela ta normal..
A duvida.. é o disco de embreagemm..? Isso resolve com regulagem ou somente na troca.. ?
E se for necessario a troca.. qual marca generica pode ser usar .. ?

Agradeço desde já.

Ricardo Augusto
Ricardo Augusto
Cuiaba - MT Vai de Kansas 150c
L340
Moderador
Contato:

Poderia gravar esse barulho e colocar aqui?
Uma página atrás eu postei um problema que aconteceu com a minha, é algo parecido?
Vinícius Melo
redelocal
Contato:

L340 escreveu:Poderia gravar esse barulho e colocar aqui?
Uma página atrás eu postei um problema que aconteceu com a minha, é algo parecido?
Amigo, o som é bem parecido com discos asperos raspando. qdo engato a 2 e 3 machas e acelero, o som do motor na aceleracao vem junto com o ruindo dos discos raspando, e quando mantenho a aceleracao num certo momento, a aceleracao aumenta sozinho, isso sem puxar a aceleracao. Nas maschas 4 e 5 o ruido nao aparece. O certo que nunca tive tal situacao.

Bom no entanto vou substituir os disco da embreagem.. mesmo com a opiniao do mecanico da dafra que a moto e motor esta tudo normal...

Sou usuario desta moto e conheco todo ruido novo e estranho, sei que ela nao esta nada bem.

A proveitando outro assunto é a moto afogar, ja fiz a revisao e limparam o carburador e trocaram o filtro de ar... dizem que ela esta normal.. mas logo depois que peguei nos dias seguinte o problema continuo, esperei mais uma semana pra ver se desapareceria a situacao dele desligar / morrer como se faltase gasolina.. mas ate agora so esta piorando..
So levo ela na autorizada e depois de tanta problema , fico triste em ademitir que preciso trocar de moto... pois nem os mecanicos do fabricante sabem arrumar problemas...

Amigo vou ficando senao vou escrever demais os problemas que tenho .. e obrigado pela dica..
Ricardo Augusto
Cuiaba - MT Vai de Kansas 150c
L340
Moderador
Contato:

Antes de trocar de moto, tente trocar de mecânico, pois já ouvi muito "é normal" dentro da concessionária.
Pode ser que o problema no seu carburador não seja sujeira, mas regulagem.
Já barulhos que aparecem em determinadas marchas tendem a ser mais críticos, mas sabe que já tive um problema que aparentava ser critico e não era tanto assim?
A coroa tinha pego tanta folga que a corrente estava raspando no parafuso do protetor, mas só acontecia quando exigia mais torque da moto.
Vinícius Melo
Gustavo_r

L340 escreveu:
Gustavo_r escreveu:Olá pessoal. Esta é minha primeira postagem no fórum. Li praticamente todos os posts referentes à Kansas nos últimos meses para me decidir sobre a compra da minha primeira moto. Optei pela Kansas pelo preço e estilo. Comprei a minha a um mês, modelo 12/13 e acabei de fazer a revisão de 1000. Utilizo a moto para trabalhar e percorro um trajeto de 110Km todos os dias com ela. Estou amaciando o motor nestas condições, sendo um trecho de 80Km na rodovia e o restante na cidade. Não tenho muita referência de outras motos e estou desconfiado do barulho motor da minha Kansas. Em baixa o motor soa macio e em perfeito funcionamento, porém nas retomadas ou em alta rotação tenho percebido uma vibração dentro do motor, como se alguma peça estivesse batendo ou frouxa dentro do motor. Este tipo de ruído é normal na Kansas, ou pode ser o anuncio de um possível problema no motor? O mecânico da concessionária me disse que é normal do motor, mas sinceramente, não confio nele. Abraços!
Você leu sobre o óleo? Está seguindo a recomendação de completar até que a medição fique correta?
Pra você ter uma idéia, me entregaram uma moto com o quadro tão podre que a numeração já estava ficando comprometida, mesmo assim o cara disse que é normal.
Faça a medição de acordo com o manual e complete se necessário, pode ser que esse barulho seja falta de óleo.
Olá Vinícius, obrigado por responder.
Quanto ao óleo, eu li o tópico e estou questionando o mecânico da concessionária desde o dia em que me entregaram a moto. Ele me diz que é um litro e que se eu colocar mais que isso vai vazar óleo por toda parte no motor. O mecânico me diz que o motor faz esse barulho porque é varetado, isso faz algum sentido? Faço a medição do óleo como pede o manual, ligo a moto no cavalete em marcha lenta por aproximadamente 2 min em um local plano, limpo a vareta e vejo a marcação. Antes e depois da revisão de 1000 o óleo esta marcando no meio da ponteira da vareta. Quando meço o óleo sem ligar a moto primeiro a medida ultrapassa a ponteira da vareta. Então fica minha dúvida, devo acrescentar mais 200ml ou 400ml? Quero fazer o teste para ver se o barulho do motor diminui. Acabei de trocar o óleo essa semana na revisão, será que vale a pena trocar novamente para ter certeza da quantidade correta? Caso contrário vou ter que completar o óleo que o pessoal da concessionário colocou. Obrigado, abraço!
"Pra que acelerar tanto se a vida pede calma?"
JonasM
Contato:

Gustavo_r, tive esse mesmo problema na minha que é 2008/9. Comprei ela fazem 3 meses. Quando comprei estava com 3000km rodados. Depois de um tempo ela começou com essa vibração também. Meu mecânico de confiança diz que isso é normal, que quase todas as motos tem isso, e que a yamaha e a honda gabam-se de ter um sistema anti vibração. Mas que é perfeitamente normal.

A vibração sempre acontecia quando colocava a Iolanda em altas rotações. Mas depois de 5000 rodados a vibração diminuiu bem.

Não entendo muito de mecânica de motos.

Espero ter ajudado
Hit the road and go!
L340
Moderador
Contato:

Gustavo_r escreveu:
L340 escreveu:
Olá Vinícius, obrigado por responder.
Quanto ao óleo, eu li o tópico e estou questionando o mecânico da concessionária desde o dia em que me entregaram a moto. Ele me diz que é um litro e que se eu colocar mais que isso vai vazar óleo por toda parte no motor. O mecânico me diz que o motor faz esse barulho porque é varetado, isso faz algum sentido? Faço a medição do óleo como pede o manual, ligo a moto no cavalete em marcha lenta por aproximadamente 2 min em um local plano, limpo a vareta e vejo a marcação. Antes e depois da revisão de 1000 o óleo esta marcando no meio da ponteira da vareta. Quando meço o óleo sem ligar a moto primeiro a medida ultrapassa a ponteira da vareta. Então fica minha dúvida, devo acrescentar mais 200ml ou 400ml? Quero fazer o teste para ver se o barulho do motor diminui. Acabei de trocar o óleo essa semana na revisão, será que vale a pena trocar novamente para ter certeza da quantidade correta? Caso contrário vou ter que completar o óleo que o pessoal da concessionário colocou. Obrigado, abraço!
Minha moto teve problema de vazamento logo que eu a peguei, nada grave, era só um parafuso solto, mas eu completei e levei para os caras, qual foi a observação do mecânico?
"Tem muito óleo."

Sobre a quantidade, não se sabe quanto os mecânicos da concessionária estão usando. Podem muito bem estar usando 1.2 e dizendo que usam 1 litro.

Para uma empresa que dá um jeitinho de sumir com casos em que o quadro parte ao meio, mentir sobre a quantidade de óleo é doce, podem muito bem usar uma quantidade nas concessionárias e estar falando outra.
Outro ponto é que podem estar escorrendo o óleo meio nas coxas e ainda sobrar bastante óleo velho lá dentro, daí um litro ou um litro e pouquinho "dá medição".

Por isso que não costumo falar de uma quantidade exata em ml, digo que quando eu troco uso no mínimo 1.250ml, mas que cada um deve completar com base na medição conforme descrita no manual.
Uso essa quantidade pelo fato de que eu deixo escorrer bem o óleo, inclino a moto, "pedalo", puxo a embreagem, faço de tudo para arrancar o óleo velho lá de dentro, mas eu duvido que mecânico e concessionária façam isso.

Vazamento eu já tive por O´ring da tampa do filtro de tela detonado (e a tampa também) e hoje vaza pela junta da tampa das válvulas, coisa que é barato de trocar e não é um problema causado por pressão, mas pq tem trocar quando abre mesmo, coisa que eu não fiz.

Sobre o ruído do motor varetado.
Vou considerar que assim como eu quando fui comprar a moto, não sabia a diferença entre OHV (Varetado) e OHC.
Aqui está um vídeo de como as válvulas são acionadas no motor OHV e OHC:
http://www.youtube.com/watch?v=IuEn-Aimc0M
Aos 0:56 aparece o OHV, como você pode ver, o acionamento das válvulas é por varetas.
Aos 1:20 aparece o OHV, como você pode ver, o acionamento das válvulas é por uma corrente de comando.
O motor da Kansas é mais barulhento mesmo, mas nada longe de uma CG antiga.
E ele vibra um bocado, com isso, algumas peças soltas tendem a fazer barulho, desde o acabamento até o farol, mas nada que se um infortúnio, dá pra conviver numa boa.
Vinícius Melo
JonasM
Contato:

Quando eu troco o óleo da Iolanda da sempre exatamente 1 Litro, bom, pelo menos 1 litro faz com que o visor se mostre cheio. Agora já li em um fórum que a capacidade da Kansas é de 1,4L, um cara com uma kansas com 44000KM rodados que disse isso. Agora fica a dúvida... Qual é a quantidade ideal?

Outra dúvida que tenho é quanto à vareta...
Todas as motos se mede o óleo com a vareta desenroscada, mas a Iolanda e acredito que demais Kansas só mostram a vareta com óleo completo se estão enroscadas. Isso está certo ou devo por mais óleo?

Abraços
Hit the road and go!
JonasM
Contato:

Segue o depoimento do rapaz:
"A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Quem coloca menos que isso certamente terá prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, que poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas com 44.000 km sem problemas de motor graças ao uso da quantidade correta de óleo."
Hit the road and go!
Responder