Iniciante - Dicas sobre 1ª Custom

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
DanDan

Bom, sou iniciante e iniciante MESMO, ainda vou tirar a categoria A. Gostei das perguntas do JOVI, então as respondo para contar com a ajuda da galera aqui do fórum.

Tenho 26 anos e moro no Interior de SP, região de Campinas.
Jovi escreveu:01- Qual o objetivo principal para essa moto, viajar, trabalhar, misto.
Mais trabalho do que lazer (ao menos no começo e me sentir seguro o suficiente para transpor ela para o lazer)
Jovi escreveu:02- Vai usar só fim de semana?
Vou usá-la TAMBÉM aos fim de semana, mas dentro da cidade.
Jovi escreveu:03- Quanto pretende pagar na moto?
Eu tenho R$15.000,00 e gostaria de quitar uma custam com esse valor em mãos, não assumir uma dívida além disso.
Jovi escreveu:04- Quanto pretende gastar com acessórios, se for o caso?
Na verdade eu preciso aprender quais são e quantos são os acessórios para inserir nelas, aí posso responder isso com mais precisão
Jovi escreveu:05- Quanto pretende gastar com proteção (capacete, luvas, botas etc)?
Acho que em tudo o que for possível, vou pegar estrada com ela (100km, 50 ida + 50 volta) de segunda a sexta!
Jovi escreveu:06- Já andou de moto antes, pretende pular todos os estágios ou vai começar por baixo?
Não, o pouco contato que tive com moto foi na prova para a categoria A aos 18 anos, onde reprovei por conta de não ter abaixado a viseira antes da faixa de início do trajeto, apesar do trajeto PERFEITO.
Jovi escreveu:07- Quer comprar uma moto usada ou zero?
Com esse valor e para começar, acredito que uma usada mesmo. Pelo pouco que pesquisei e amigos motociclistas que perguntei, achei a tal da Yamaha Virago.
Jovi escreveu:08- Vai financiar ou pagar a vista?
99% da minha vontade em adquiri uma custom é com a condição de ser a vista, a menos que a custom for MUITO SENSACIONAL para me seduzir o suficiente em entrar com 15k e assumir dívida a frente disso com financiamento.
Jovi escreveu:09- Mora em casa ou apto, tem garagem ou vai alugar uma?
Moro em casa com garagem coberta, portão eletrônica e cerca elétrica.
Jovi escreveu:10- Entende alguma coisa de manutenção ou vai sofrer nas mãos de mecânicos?
Não entendo absolutamente nada de mecânica, mas... tenho meu mecânico de anos que levo minha EcoSport, acho que quanto a isso não preciso me preocupar... Preciso?

Então é isso galera, resumindo, sou iniciando do iniciante e estou afinzaço de uma Yamaha Virago - essa é a melhor custom para um iniciante mesmo? Seguro? Alarme? Rastreador? Quais as recomendações?

Obrigado :mrgreen:
cros
Moderador

DanDan escreveu:Bom, sou iniciante e iniciante MESMO, ainda vou tirar a categoria A. Gostei das perguntas do JOVI, então as respondo para contar com a ajuda da galera aqui do fórum.

Tenho 26 anos e moro no Interior de SP, região de Campinas.
Obrigado :mrgreen:
11- Faltou uma pergunta, se vai fazer seguro? Lembre-se que dentro dos 15 mil tem pelo menos uns 1000 reais de roupa, botas, luvas e capacete.
Imagem
DanDan

cros escreveu:11- Faltou uma pergunta, se vai fazer seguro? Lembre-se que dentro dos 15 mil tem pelo menos uns 1000 reais de roupa, botas, luvas e capacete.
Sim, eu pretendo não só fazer seguro como colocar alarme e até rastreador! Vai ser meu bebê, enquanto minha namorada ainda não quer um bebê :mrgreen:

Com relação a seguro, quais os preços praticados na praça levando em conta que sou de primeira viagem, 26 anos, etc...?

Existe outra coisa a mais que devo considerar? Quanto a roupa, capacete, etc, o cartão de crédito cuida disso hehehe

A questão mesmo é: Yamaha Virago 250cc é um bom começo? Aqui em Americana/SP, tenho encontrado modelos e anos diferentes, que variam de 8 a 12 mil reais.
cros
Moderador

DanDan escreveu: Sim, eu pretendo não só fazer seguro como colocar alarme e até rastreador! Vai ser meu bebê, enquanto minha namorada ainda não quer um bebê :mrgreen:

Com relação a seguro, quais os preços praticados na praça levando em conta que sou de primeira viagem, 26 anos, etc...?

Existe outra coisa a mais que devo considerar? Quanto a roupa, capacete, etc, o cartão de crédito cuida disso hehehe

A questão mesmo é: Yamaha Virago 250cc é um bom começo? Aqui em Americana/SP, tenho encontrado modelos e anos diferentes, que variam de 8 a 12 mil reais.
Pois então, seguro vai depender de váriaveis de cada seguradora, tenho notado que mesmo em SPO tendo muito roubo, o seguro é mais barato que aqui.

No casso de roupas, sempre o mais "descente" digo em termos de qualidade, afinal será por um longo tempo, mas tem muita coisa boa ai em SPO. Capacetes, calça e jaqueta de cordura, luvas de preferencia que seja aprova dagua.

No caso da Virago 250, essa moto não desvaloriza, chega a custar quase perto da Virago 535. Já a Mirage 250 (mais potente) já fica na faixa dos 7 ou 8 mil (2006-2008) depende da cidade. Melhor então pegar uma 2002, a última que saiu.
Imagem
sgthector

Ola Srs! Primeira mensagem no forum tendo acabado de me registrar, apesar de ja ler varios posts a algum tempo.

Bem....assim como muitos venho aqui em busca de opniões quanto as minhas pretenções de aquisição da primeira moto.
Vou usar as perguntas propostas no inicio desse topico.

Pretendo iniciar com alguma custom de 600cc para cima. Minha ideia original era uma Harley, mas estou achando que ela fugirá um pouco de meu orçamento inicial. Entao, aceito sugestões. Tenho namorado as principais recomendações aqui do forum, ou seja: HD 883; DragStar; Shadow; etc...
Tenho cerca de 1,80m e estou pesando uns 120kg. Minha esposa andará junto, e ela tem cerca de 1,50m pesando uns 50kg.

Vamos as perguntas:
01- Qual o objetivo principal para essa moto, viajar, trabalhar, misto.
Apenas passeios e viagens. Minha ideia é usa-la finais de semana em pura curtição.

02- Vai usar só fim de semana?
Como dito acima, sim.

03- Quanto pretende pagar na moto? (descontar deste valor (capacete, luvas, botas etc))
Penso em começar com uma usada, entao a principio estou pensando em gastar nao mais de R$20.000,00 ou R$25.000,00.

04- Quanto pretende gastar com acessórios, se for o caso?
Sendo acessorios para costomização, inicialmente nao sera o caso. Depois seria avaliado caso a caso conforme disponibilidade.

05- Quanto pretende gastar com proteção (capacete, luvas, botas etc)?
O que for necessario, ainda nao tenho ideia de valores, mas nesse quesito gasterei o que for preciso.

06- Já andou de moto antes, pretende pular todos os estágios ou vai começar por baixo?
Minha primeira vez no controle de uma moto foi ontem (16/8/14) na autoescola. Pretendo iniciar com uma custom 600cc para cima.

07- Quer comprar uma moto usada ou zero?
Usada.

08- Vai financiar ou pagar a vista?
A vista.

09- Mora em casa ou apto, tem garagem ou vai alugar uma?
Atualmente em apto, mas tenho garagem.

10- Entende alguma coisa de manutenção ou vai sofrer nas mãos de mecânicos?
Entendo muito pouco de manutenção, mas sou curioso e gosto de fazer as coisas eu mesmo. Mas quando nao tenho confiança de fazer certo levo em algum mecanico recomendado por pessoas de confiança.

11- Pretende fazer seguro?
Terei de avaliar, mas muito provavel que nao.

12- Pretende fazer uma revisão depois da compra, reservou grana pra isso?
Sim.

Desde ja agradeço pelas respostas.

Leonardo Hector.
cros
Moderador

sgthector escreveu: 03- Quanto pretende pagar na moto? (descontar deste valor (capacete, luvas, botas etc))
Penso em começar com uma usada, entao a principio estou pensando em gastar nao mais de R$20.000,00 ou R$25.000,00.

Pois então, nessa faixa de preço e cilindrada tu pode comprar em SPO ou RJO tranquilamente uma moto já equipada. Já não vai ter gastos com acessórios, só com roupas e capacetes, uns 1500 a 2500 pros dois.

Acho que Drag Star, Shadow 750, Midnight só vai depender do ano. Tem que levar em conta o conforto pra alguém com 1.80
Imagem
sgthector

cros escreveu: Acho que Drag Star, Shadow 750, Midnight só vai depender do ano. Tem que levar em conta o conforto pra alguém com 1.80
Qual modelo voce sugere no quesito conforto? Há de se considerar conforto pra garupa tbm.....
cros
Moderador

sgthector escreveu:
cros escreveu: Acho que Drag Star, Shadow 750, Midnight só vai depender do ano. Tem que levar em conta o conforto pra alguém com 1.80
Qual modelo voce sugere no quesito conforto? Há de se considerar conforto pra garupa tbm.....
Veja bem, o conforto que me refiro é quanto ao porte do piloto na moto, se tu pegar por exemplo um Virago 535, vai ficar com os joelhos quase acima do tanque e com as pernas muito curvadas. É bom sentar numa pra ver esse detalhe, senão vai ter que colocar comandos avançados.

O mesmo ocorreria numa Mirage 250, que por ser de baixa cc tem um porte grande mas pra quem tem 1.70.

No teu caso teria que ser uma 750cc longa, quanto ao conforto de longas viagens nenhuma delas tem, vai ter que mandar fazer um banco pra garupa, principalmente se for uma Boulevard ou Midnight e mesmo a 883 tem um banco horrivel.
Imagem
DanDan

Cros e galera,

mudei de ideia.

Ao inves de começar com a Virago 235 eu acho que vou pegar essa tal Suzuki Boulevard M800 - ela é lindona :mrgreen:

Estou direcionando os esforços para que seja ela mesmo... Não quero desmerecer a Virago, é uma máquina muito bacana, mas depois que conheci essa Boulevard, cara... É um Porsche de duas rodas :roll:
cros
Moderador

DanDan escreveu: Ao inves de começar com a Virago 235 eu acho que vou pegar essa tal Suzuki Boulevard M800 - ela é lindona :mrgreen:

Estou direcionando os esforços para que seja ela mesmo... Não quero desmerecer a Virago, é uma máquina muito bacana, mas depois que conheci essa Boulevard, cara... É um Porsche de duas rodas :roll:
Ai a coisa muda de figura, um salto imenso, mas possível é claro, boa sorte na escolha!
Imagem
Responder