Mirage 250: Problemas elétricos em geral

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Responder
jirschik
Moderador
Contato:

Caio, eu posso explicar isso teoricamente e na prática tenho outro exemplo.

Meu pai tem um VW Apolo e a ligação original do rádio só deixava ele ligar se o carro estivesse ligado. Então, uma vez fui lavar o carro e para ouvir uma música ao mesmo tempo, deixei o caro "ligado" (painel acesso, pronto para dar a partida) mas sem o motor funcionando. Depois de alguns minutos eu senti um cheiro de queimado e era a bobina de ignição que tinha "fritado" e já estava "babando betume", de tanto que tinha aquecido.

Na teoria, o que foi que aconteceu: Esta bobina era do tipo autotransformador (1 núcleo, 1 bobina com derivações). Neste tipo de transformador, é necessário haver um consumo de energia no seu secundário, senão há um retorno de energia para o núcleo e isso irá sobreaquecer a bobina. Tente imaginar como uma onda em uma piscina: Quando a onda chega na borda ela rebate e volta de onde veio, se não tiver nada para "usar" essa onda, como uma bóia para sacudir e diminuir assim a sua energia.

Não sei como é a estrutura de construção da bobina da Mirage mas é comum o uso de autotransformador quando desejamos aumentar muito a tensão de saída que neste caso é o que alimenta as velas e gera a faísca. E para isso é necessário tensão alternada do alternador. Essa tensão deve aumentar cerca de 10 vezes, subindo de ~90Vac para uns 900Vac. Não sei os valores exatos, mas a diretriz é essa, pois é necessário uma tensão alta para que haja faísca. São necessários aproximadamente 10.000V para que haja uma faísca entre uma distância de 1cm.

Voltando para a prática: acho que vale à pena avaliarem as tensões do alternador e as reisistências das bobinas, antes de ligarem tudo novamente. E agora, vale ainda um teste na ECU, que costuma ser sensível a descargas altas, se não estiver corretamente aterrada e ligada.

Camarada, APROVEITA A GARANTIA! 8)
Imagem
caiomooca

jirschik escreveu:Caio, eu posso explicar isso teoricamente e na prática tenho outro exemplo.

Meu pai tem um VW Apolo e a ligação original do rádio só deixava ele ligar se o carro estivesse ligado. Então, uma vez fui lavar o carro e para ouvir uma música ao mesmo tempo, deixei o caro "ligado" (painel acesso, pronto para dar a partida) mas sem o motor funcionando. Depois de alguns minutos eu senti um cheiro de queimado e era a bobina de ignição que tinha "fritado" e já estava "babando betume", de tanto que tinha aquecido.

Na teoria, o que foi que aconteceu: Esta bobina era do tipo autotransformador (1 núcleo, 1 bobina com derivações). Neste tipo de transformador, é necessário haver um consumo de energia no seu secundário, senão há um retorno de energia para o núcleo e isso irá sobreaquecer a bobina. Tente imaginar como uma onda em uma piscina: Quando a onda chega na borda ela rebate e volta de onde veio, se não tiver nada para "usar" essa onda, como uma bóia para sacudir e diminuir assim a sua energia.

Não sei como é a estrutura de construção da bobina da Mirage mas é comum o uso de autotransformador quando desejamos aumentar muito a tensão de saída que neste caso é o que alimenta as velas e gera a faísca. E para isso é necessário tensão alternada do alternador. Essa tensão deve aumentar cerca de 10 vezes, subindo de ~90Vac para uns 900Vac. Não sei os valores exatos, mas a diretriz é essa, pois é necessário uma tensão alta para que haja faísca. São necessários aproximadamente 10.000V para que haja uma faísca entre uma distância de 1cm.

Voltando para a prática: acho que vale à pena avaliarem as tensões do alternador e as reisistências das bobinas, antes de ligarem tudo novamente. E agora, vale ainda um teste na ECU, que costuma ser sensível a descargas altas, se não estiver corretamente aterrada e ligada.

Camarada, APROVEITA A GARANTIA! 8)
Excelente jirschik ! Resumindo, vou mandar trocar a bobina (vai para a terceira contanto a que veio na moto), alternador e ECU ! rs

Eu já tinha falado para o mecânico fazer uma vistoria com o multímetro para medir todas as tensões, vamos ver. Vou dar uma ligada lá por volta das 17h de hoje para saber o que fizeram, pois disseram que a minha moto era prioridade.
ddanjos

O Cara compra uma moto Zero e já trocou 3 vezes a bobina .. putz

Já penso em vender a minha - ou deixa só para andar aqui dentro mesmo - pois perdi toda coragem de sair para viajar com essa moto
caiomooca

ddanjos escreveu:O Cara compra uma moto Zero e já trocou 3 vezes a bobina .. putz

Já penso em vender a minha - ou deixa só para andar aqui dentro mesmo - pois perdi toda coragem de sair para viajar com essa moto
Troquei apenas uma vez, eu disse que durante a manutenção do mecânico queimou outra na mão dele. Ou seja, estou indo para a terceira bobina. Mas como explicado assim, o problema não está na bobina e sim na parte elétrica da moto mesmo. Os mecânicos me ligaram e disseram que tem 3 pessoas tratando o caso com prioridade, pelo menos estão dando a atenção necessária.
ddanjos

caiomooca escreveu:
ddanjos escreveu:O Cara compra uma moto Zero e já trocou 3 vezes a bobina .. putz

Troquei apenas uma vez, eu disse que durante a manutenção do mecânico queimou outra na mão dele. Ou seja, estou indo para a terceira bobina. Mas como explicado assim, o problema não está na bobina e sim na parte elétrica da moto mesmo. Os mecânicos me ligaram e disseram que tem 3 pessoas tratando o caso com prioridade, pelo menos estão dando a atenção necessária.
Bobina .. Alternador .. ECU

Sério .. Moto Nova vão tem que ficar encalhada na CC

Um regulagem e outra tudo bem .. mas isso é fod*

A minha ta normal ainda, mas certamente ficarei puto quando acontecer
caiomooca

ddanjos escreveu:
caiomooca escreveu:

Bobina .. Alternador .. ECU

Sério .. Moto Nova vão tem que ficar encalhada na CC

Um regulagem e outra tudo bem .. mas isso é fod*

A minha ta normal ainda, mas certamente ficarei puto quando acontecer
Claro que não queremos que essas coisas aconteçam, mas na minha família já tive problema assim quando meu pai comprou um Fiat Prêmio e ficou 3 meses sem o carro, teve que entrar com ação para reaver o dinheiro.

Ficaria mais chateado se os mecânicos da CC não estivesse dando a atenção necessária, mas por enquanto o atendimento tem sido de razoável para bom. Cometeram alguns vacilos, mas acho que agora vai.
jirschik
Moderador
Contato:

caiomooca escreveu:

Quando um fusível queima (isso vale para motos, carros, equipos eletronicos, etc), uma solução rápida - mas não totalmente certa - pode ser a troca do fusível. Afinal, o fusível está ali para proteger o circuito de eventuais picos de energia, eletricidade estática, etc. PORÉM, em muitos casos, um fusível queima porque outro dipositivo apresentou uma falha mais grave (tipo curto-circuito) e assim protege o restante do cirucuito. COMO DEVE PROCEDER COM A MANUTENÇÃO: Procurar por dispositivos defeituosos ANTES de trocar o fusível. Um caso semelhante pode estar acontecendo com esta bobina. Tem alguma outra falha no cirucuito elétrico que está causando essa queima. Então não dá para culpar o projeto inteiro da motocicleta porque isso não acontece em 100% dos casos. Nem em 90%, 80%. A questão é que acontece com quem reclama, pois com quem não acontece, estão por aí desfrutando da motocicleta. E isso acontece com todas as marcas, algumas mais, outras menos. Agora, para quem é fã da Honda - por exemplo - qual é a opção de motocicleta custom de 250cc que esta marca oferece ao público brasileiro? Então, o caso não é tão simples assim e nem vou me esticar nisso pois é assunto para outros tópicos.

Caio, sei que é difícil avaliar isso, mas pode ser que esses mecânicos não tem tanto conhecimento para analisar o problema e acabam pela solução do tipo "trocar peça". Pode parecer rápido, mas não é a forma certa e mais garantida para solucionar um problema. Aqui de longe, só posso te desejar boa sorte para que eles encontrem a solução deste problema.
Imagem
caiomooca

É isso ai jirschik, tenho fé que o problema será solucionado e a moto ainda dará muitas alegrias.
AJ Souza
Contato:

caiomooca...
Também tenho fé que este teu perrengue se resolva...mas que deixa os outros usuários inseguros a isso deixa :!:
Imagem
ddanjos

caiomooca escreveu:
Claro que não queremos que essas coisas aconteçam, mas na minha família já tive problema assim quando meu pai comprou um Fiat Prêmio e ficou 3 meses sem o carro, teve que entrar com ação para reaver o dinheiro.

Ficaria mais chateado se os mecânicos da CC não estivesse dando a atenção necessária, mas por enquanto o atendimento tem sido de razoável para bom. Cometeram alguns vacilos, mas acho que agora vai.
fod* para quem está numa cidade e só te CC na outra

O Negócio é não vender minha Bizinha guerreira para não ficar de a pé
Responder