Mirage 250: Problemas elétricos em geral

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
ubiratamuniz

Felipe Morgoth escreveu:
ubiratamuniz escreveu:Despesas inesperadas hoje.

O retificador foi pro pau. Já era um de Falcon mesmo, não era o original.

Coloquei um específico pra Mirage, só que paralelo, da Servitec. Vamos ver se presta.
Vc usou o da Falcon por quanto tempo?

Como vc identificou que ele queimou?
Quem colocou o de falcon foi o dono anterior da moto, eu achava que era o original ainda, descobri que era da falcon quando fomos desmontar. A moto é 2011, estou com ela há quase seis meses.

Tive uns problemas com a partida ontem, andando com a moto, quando parei e bati a partida não ligou de novo, a bateria estava sem carga.

Identifiquei o problema no retificador da forma simples, dei partida na moto (chupeta) , liguei o multímetro nos bornes da bateria e vi se tava carregando, não estava, a voltagem tem que ser em torno de 13v na lenta, até perto de uns 13,5 acelerando, a voltagem tava "fixa" nos 12.0v esperados da bateria, e ia baixando com ela ligada, pela própria descarga do farol. Trocou, ficou "novo", voltou a carregar, batendo 13,4v acelerando a moto e 13,1 na lenta.

O retificador específico da Mirage da Servitec é mais caro que o da falcon, o da falcon custa 140 mangos, o da mirage foi 230. Mas resolvi fazer a experiência pra ver se vai durar. Melhor que o original deve ser.
Abraços,

Bira
FIlIPy65

Coloquei um específico pra Mirage, só que paralelo, da Servitec. Vamos ver se presta.
Compadre,
fora esse problema do retificador, você teve algum outro problema "de fábrica" na sua 2011?
Felipe Morgoth
Contato:

ubiratamuniz escreveu:
Felipe Morgoth escreveu:

Vc usou o da Falcon por quanto tempo?

Como vc identificou que ele queimou?
Quem colocou o de falcon foi o dono anterior da moto, eu achava que era o original ainda, descobri que era da falcon quando fomos desmontar. A moto é 2011, estou com ela há quase seis meses.

Tive uns problemas com a partida ontem, andando com a moto, quando parei e bati a partida não ligou de novo, a bateria estava sem carga.

Identifiquei o problema no retificador da forma simples, dei partida na moto (chupeta) , liguei o multímetro nos bornes da bateria e vi se tava carregando, não estava, a voltagem tem que ser em torno de 13v na lenta, até perto de uns 13,5 acelerando, a voltagem tava "fixa" nos 12.0v esperados da bateria, e ia baixando com ela ligada, pela própria descarga do farol. Trocou, ficou "novo", voltou a carregar, batendo 13,4v acelerando a moto e 13,1 na lenta.

O retificador específico da Mirage da Servitec é mais caro que o da falcon, o da falcon custa 140 mangos, o da mirage foi 230. Mas resolvi fazer a experiência pra ver se vai durar. Melhor que o original deve ser.
Muito obrigado. O da minha 2003 coloquei um usado da cb 400, já está nela há 4 anos e tudo bem, uso bateria de nobreak nela e o mecânico me mostrou 13 e pouco no multímetro tb.
Motociclismo é liberdade, você sabe o que é isso?
ubiratamuniz

FIlIPy65 escreveu:

Compadre,
fora esse problema do retificador, você teve algum outro problema "de fábrica" na sua 2011?
Nada de nada. Tive um problema com o chicote elétrico das luzes traseiras, mas foi por burrada minha (que não prendi o fio direito quando remontei o para-lamas depois do envelopamento, aí soltou, ralou no pneu, deu uma zica danada) e não por falha da fábrica.

aliás, comprei ela seminova e ela já veio com o retificador de falcon.

na real, estou plenamente satisfeito com minha moto. se o visual da 650 fosse mais classicão (tipo a ST7 que tem lá fora) eu até topava trocar minha 250 nela, mas acho a 650 esquisita demais.
Abraços,

Bira
Felipe Morgoth
Contato:

Alguém sabe dizer se o retificador da mirage 250 mudou dos modelos até 2004 e até 2009?
Miau
Moderador

muito provavelmente muda sim.. até pq a kasinski nao fabrica os retificadores.. ela os compra de algum fornecedor.. e contratos com fornecedores n duram pra sempre.

a minha mirage por exemplo funciona perfeitamente o retificador, e é o original da moto.
FIlIPy65

Valeu Bira, fiquei mais animado. =)
Humm escreveu:a minha mirage por exemplo funciona perfeitamente o retificador, e é o original da moto.
Pensei que fosse regra o problema.
Pelo jeito, é questão de sorte. Bom saber. :D
Felipe Morgoth
Contato:

Humm escreveu:muito provavelmente muda sim.. até pq a kasinski nao fabrica os retificadores.. ela os compra de algum fornecedor.. e contratos com fornecedores n duram pra sempre.

a minha mirage por exemplo funciona perfeitamente o retificador, e é o original da moto.
O fabricante deve ter mudado mesmo,mas será que os encaixes dos fios mudaram, Humm? Será que posso comprar qualquer retificador para mirage? To querendo deixar um de reserva.
Miau
Moderador

o encaixe é o mesmo sim.. até pq senao teriam que ter varios chicotes diferentes.. saca

mas o fabricante das peças pode mudar sim.
ubiratamuniz

Humm escreveu:o encaixe é o mesmo sim.. até pq senao teriam que ter varios chicotes diferentes.. saca

mas o fabricante das peças pode mudar sim.
aí você se enganou.

o encaixe é diferente. nas EFI muda o conector. nas mais antigas o retificador é ligado em um conector único (é um conector de 8 vias mas são usados só 5 terminais), nas mais novas são dois conectores SEPARADOS, um de três vias (que vem do estator) e um de duas (vai para a bateria).

mas em ambos os casos são cinco fios (três do estator e dois de carga), então é só tirar os terminais do conector do retificador "modelo antigo" e colocar no conector do retificador original. Aliás, os conectores que vão para a bateria são "invertidos" (não o sinal, mas o plugue, no antigo o plugue do retificador-bateria é macho, e no novo é fêmea, no estator-retificador não, são idênticos), então você pega os terminais "macho" da bateria do retificador antigo e emenda nos fios de bateria do retificador velho, foi isso que fiz no meu. Pra não perder a garantia do retificador novo nem fiz corte, emendei o fio direto no terminal.

eu devia ter documentado o processo, mas não fiz, mas realmente não tem erro, é super simples.

obs: a mudança é dos carburados pros EFI. suponho que em todas as carburadas sejam iguais, e em todas as EFIs idem. Como não existe retificador paralelo específico pras EFI tem que fazer essa jogada dos terminais.

Achei a idéia mais interessante (ainda que tenha gasto 100 reais a mais) que tentar adaptar outro retificador de falcon, pelo menos os fabricantes de retificadores paralelos pra mirage (a própria servitec inclusvie) falam que os deles esquentam menos que o original e tem vida útil maior.

obs: o preço de 230 foi numa moto-peças daqui, como tava usando a moto não dava pra pedir de fora e esperar, no ML vc acha retificador de mirage da servitec por 140 reais, e de outras marcas por 99.
Abraços,

Bira
Responder