Sua história não tem nada de trágica, pois, se procurar nos tópicos sobre carta e mirage para iniciantes, encontrará vários relatos semelhantes aqui no fórum. Eu mesmo somente havia pilotado a moto da escola antes de montar em minha Mirage 250 (que também chegou em casa guinchada porque eu não possuía carta).cecel2 escreveu:Bom pessoal, acompanho esse forum desde novembro do ano passo, até criei 1 ou 2 tópicos fazendo umas perguntas, mais finalmente resolvi comprar a MG250, sexta-feira agora estou indo buscar na CC, bom gostaria de algumas dicas sobre a moto retirada 0 da CC.
MInha história é meio trágica auhaua, tirei a carta a pouco tempo, e o único conhecimento que tenho sobre pilotagem de moto é o de pilotar a 125 em quatro aulas da auto escola e de fazer aquele percurso ridiculo, sendo assim quais sao os principais cuidados que tenho que tomar com uma MG? Porque serei franco vejo o povo falando que ela é pesada e por ser pesada com o que eu tenho que me preocupar e tomar cuidado?
Obrigado
Cuidado você terá que ter com qualquer moto, caso contrário virará estatística. Trágico? Chamo isso de respeito e realismo.
Pequenas bobagens e um eventual tombo podem ser incluídos na conta, mas a questão é você ter auto crítica e respeitar seus limites.
No meu caso, pilotei um ou dois dias em regiões que conheço bem antes de me aventurar no trânsito caótico de São Paulo. Ainda assim em menos de quinze dias com a carta (se preferir chame de carteira) em mãos eu já estava transitando pela Marginal Tietê (uma das vias com maior índice de acidentes com motociclistas em São Paulo).
Após cerca de dois meses também fiz um curso de pilotagem defensiva que contribuiu bastante para melhorar minha forma de pilotar. Nesse período também li muito sobre pilotagem segura.
Atualmente tenho menos de 6 meses de carta, mas já acumulei mais de 4500Km rodados na cidade e em estradas/rodovias. Claro que passei por alguns sustos, mas meu estilo de pilotagem conservador não me colocou em nenhuma grande enrascada, pelo contrário, me ajudou a desviar e frear a tempo quando necessário.
Essa é minha história, mas cada um tem seus reflexos e coordenação motora diferentes. O importante é ser honesto com você mesmo a fim de evitar contratempos e desgostos desnecessários.
O peso da moto será sentido mais em manobras e curvas de baixa velocidade, ms não use isso como desculpa para correr... hehehe
Você fez uma ótima escolha e desejo muitos quilômetros rodados com muita alegria. A liberdade e o prazer de sair por aí sobre duas rodas é algo indescritível.
Abraço e muito vento no rosto.