Mirage 250: Problemas de performance

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
jirschik
Moderador
Contato:

Por volta dos 15000km minha Mirage começou a perder performance, mesmo tendo sempre levado para fazer todas as revisões em concessionárias Kasinski. Então comecei a avaliar a motocicleta e o "serviço autorizado" :? .
Para ser mais específico:
>Filtro de ar: Apesar de ter trocado por um novo (original) aos 12000km, o mecânico "afogou" o filtro com WD40, estufando as fibras, o que diminuiu o fluxo de entrada de ar, enriquecendo a mistura (engasopada). Reformei o filtro de ar antigo, que ficou ótimo (veja no tópico sobre filtro de ar);
>Carburador: Mandei limpar, mas fiquei "em cima do mecânico da autorizada", porque ele disse que não precisava limpar se não estivesse falhando. Pode ser que não estava falhando em baixa rotação e na plataforma, mas e o fato de fazer 14km/l?
>Óleo: Foi trocado e obedecido o nível máximo, pois estava acima do máximo.
>Gasolina: Uso gasolina comum e às vezes abasteço com aditivada.
>Vela: Ainda não troquei, mas será a próxima tarefa. Dizem que na revisão as velas são "analisadas", para identificar possíveis falhas na combustão. Na autorizada não fizeram isso. Então, eu farei.

Hoje a média de consumo está em torno de 22km/l andando a 110km/h aprox. Se diminuir para 80km/h, a média sobre para 24km/l. Com relação a velocidade máxima no plano, chego a 130km/h e com pouca inclinação, chego a "VDO" 140km/h (velocidade real).

Em outra situação quando ocorriam falhas, estava relacionado ao interruptor do pezinho. Dá para testar facilmente se é isso. Enquanto estiver andando, dê uma "pisada, pancada", no eixo do pezinho. Se tiver problemas, você sentirá a falha. Para corrigir eu dei um aperto no eixo do pezinho e alterei a inclinação da aleta que aperta o interruptor que corta a ignição e que dá a falha. Minha sugestão é de não tirar o interruptor, pois é um item de segurança. Tente consertá-lo, caso este seja o problema.
Imagem
jbrigagao
Moderador

Jorge Henrique escreveu:
jbrigagao escreveu:
Jorge Henrique escreveu:
Andre Porto escreveu: 1° Problema - Dificuldade para ativar a iguinição
Já fiz regulagem de carburador, troquei velas, coloquei bateria nova e mesmo assim a fia da pexte dá um trtabalhinho pra ligar, vi em um tópico que é só fechar o combustivel quando estiver parada que resolve o problema, algo que tem a ver com calço hidráulico.
rapaz... calço hidraulico eh qdo há admissao de agua na camara de combustaum... isso acontece qdo entra agua pela admissaum de ar do motor!! cuidado onde vc vai andar com sua moto!! nada de agua acima do nivel da roda!! (!!) o calço acontece qdo na admissaum entra agua e este eh comprimido qdo o pistaum sobe, isso estupora tudo!! quebra biela... detona o virabrequim...
o q eh chamado aqui de calço hidraulico eu ainda naum entendi!! mas basicamente feche a valvula de combustivel do tanque (a famosa 'torneirinha') afim de evitar problemas... ;)

O termo calço hidráulico pode ser usado para qualquer liquido que entre na câmara de combustão, água, óleo, combustível. No caso citado seria calço causado por combustível ainda em estado liquido na câmara, ocorrência comum quando não se fecha a torneira de combustível e a bóia do carburador não esta vedando bem.
JB...
uma pergunta, quais as consequencias dessa má vedaçaum da boia do carburador (o motor funciona normalmente?) e qual a quantidade necessaria de liquido para haver calço...?
o combustivel (por ser volatil) naum evapora antes de acumular a ponto de causa um calço hidraulico?

abraços...

Depende do quanto à vedação esta comprometida, no inicio e com motor em funcionamento pode passar até despercebido, mas com o tempo o consumo vai aumentar e a marcha lenta ficara instável, para causar calço o volume necessário de liquido é bem pequeno, para você ter uma idéia com o motor em ponto morto alto a câmara de combustão tem cerca de 15cm3 de volume total, então o liquido que cabe em uma tampa de garrafa pet é suficiente para quebrar um motor. Com o motor em funcionamento dificilmente este volume de gasolina vai passar para a câmara de combustão em estado liquido, no caso de calço com motor funcionando o maior vilão é mesmo os locais alagados que podem jogar água para dentro do motor, principalmente com uso de filtros esportivos. O calço por combustível acontece quando se deixa a moto parada e dependendo do estado da bóia vai demorar mais ou menos tempo para o combustível escoar para a câmara e neste caso a evaporação não será suficiente para anular o efeito de calço.
Imagem
ZZO

rodtec escreveu:por acaso a mirage tem algum tipo de segundo estagio na carburação?
ocorre que a minha esta dando umas mini falhadas quando to a + - 100 ~ 120 km/h e tenho que dar uma segurada e ma retomada da uma mini falhada, e um estourinho no escapamento.
depois vai embora.
só tenho usado podium.
revisoes em dia.
abs
Fala Rodtec meu camarada,

Cara ao invés de falarmos de velocidade, vamos falar de rotação daí vc compara se o defeito da tua moto acontece nesta mesma faixa de RPM...

Com a minha magrela acontece quando seguro em 9000 RPM (130Km\h aprox.)por um período prolongado, ela simplesmente dá uma segurada e não retoma até que eu alivie o acelerador por alguns segundos.
Quando isso acontece também escuto uns pipocos no escape e depois vai tranquilo.
Segundo o Brigagão isto é sujeira na bomba de combustível e segundo o Kings que já teve o mesmo problema é fácil de ser resolvido, pois o mecânico dele abriu a bomba na frente dele, limpou e resolveu o problema em poucos minutos.

Pretendo limpar a minha bomba este final de semana e caso funcione vou postar aqui, com fotos do passo à passo desta manutenção preventiva.

Valeu

Abraço Zzo
Família
VIRU'S

"...Mais vale um c* na mão do que dois no asfalto..."
etheodoro

Valeu jcfjunior!

Ainda to meio cru em mecanica, rsrs.
O pessoal aqui conhece demais e da pra aprender muito aqui no forum. Não é a toa que muita gente ta comprando mirage aqui. :)

Abraço!
ZZO

Putz :!: :!: :!:

Não tem coisa pior do que ter que postar neste tópico... chegar até aqui é sinônimo de... "Socorro me ajudem"... ou "Phudeu de vez"... :shock:

Bom, aquela limpezinha na bomba de combustível aconteceu e foi bem simples até... (prometo que faço um passo à passo e posto no tópico de manutenção básica)... o caso é que agora a moto tá apresentando um outro sintoma no qual eu já me "matei" tentando eliminá-lo e nada... :cry: ... o problema persiste e eu já não sei mais o que fazer :evil:

Vou listar todos os sintomas que eu consegui perceber e espero pelas opiniões

Problema:

:arrow: A moto corta a alimentação acima dos 8500 RPM, ou em saídas mais fortes nos semáforos
:arrow: A moto está rodando normalmente na estrada, sem falhas, em velocidade compatível com a rotação (mesmo na alta) e derrepente dá uma amarrada como se faltasse alimentação em um dos cilindros
:arrow: Somente depois de aliviar o acelerador por alguns segundos é que ela volta ao normal
:arrow: Pilotando-se abaixo dos 7000 RPM o problema nunca acontece e a moto roda "lisa"

Soluções experimentadas sem exito:

:arrow: Troquei o filtro de ar, pois uma vez quando a minha CBX apresentou um problema similar, solucionei trocando o filtro de ar,
:arrow: Troquei o diafragma da bomba de combustível a vácuo, pois quando limpei ele me pareceu muito "flácido" e acreditava que em alta rotação não bombearia o suficiente

Problemas potenciais descartados:

:arrow: Ainda não troquei as velas (que estão com 5000Km de uso), pois conclui que o problema aconteceria em qualquer rotação se elas fossem a causa da falha
:arrow: O CDI pode não estar atuando no avanço automático do ponto acima de determinada rotação, mas dado ao fato que o mesmo foi substituido por um original O KM à menos de 1 ano atrás o qual foi comprado na Edgar Soares (acho pouco provável, pois segundo os experts o ponto avança a partir dos 5000RPM e a falha acontece acima dos 8000 RPM)

Sugestões... Dicas... Orações... Simpatias...

Qualquer coisa que possa me ajudar... Please :cry:

No aguardo

Zzo
Família
VIRU'S

"...Mais vale um c* na mão do que dois no asfalto..."
Jorge Henrique

zzosurfer escreveu:Putz :!: :!: :!:

Não tem coisa pior do que ter que postar neste tópico... chegar até aqui é sinônimo de... "Socorro me ajudem"... ou "Phudeu de vez"... :shock:

Bom, aquela limpezinha na bomba de combustível aconteceu e foi bem simples até... (prometo que faço um passo à passo e posto no tópico de manutenção básica)... o caso é que agora a moto tá apresentando um outro sintoma no qual eu já me "matei" tentando eliminá-lo e nada... :cry: ... o problema persiste e eu já não sei mais o que fazer :evil:

Vou listar todos os sintomas que eu consegui perceber e espero pelas opiniões

Problema:

:arrow: A moto corta a alimentação acima dos 8500 RPM, ou em saídas mais fortes nos semáforos
:arrow: A moto está rodando normalmente na estrada, sem falhas, em velocidade compatível com a rotação (mesmo na alta) e derrepente dá uma amarrada como se faltasse alimentação em um dos cilindros
:arrow: Somente depois de aliviar o acelerador por alguns segundos é que ela volta ao normal
:arrow: Pilotando-se abaixo dos 7000 RPM o problema nunca acontece e a moto roda "lisa"

Soluções experimentadas sem exito:

:arrow: Troquei o filtro de ar, pois uma vez quando a minha CBX apresentou um problema similar, solucionei trocando o filtro de ar,
:arrow: Troquei o diafragma da bomba de combustível a vácuo, pois quando limpei ele me pareceu muito "flácido" e acreditava que em alta rotação não bombearia o suficiente

Problemas potenciais descartados:

:arrow: Ainda não troquei as velas (que estão com 5000Km de uso), pois conclui que o problema aconteceria em qualquer rotação se elas fossem a causa da falha
:arrow: O CDI pode não estar atuando no avanço automático do ponto acima de determinada rotação, mas dado ao fato que o mesmo foi substituido por um original O KM à menos de 1 ano atrás o qual foi comprado na Edgar Soares (acho pouco provável, pois segundo os experts o ponto avança a partir dos 5000RPM e a falha acontece acima dos 8000 RPM)

Sugestões... Dicas... Orações... Simpatias...

Qualquer coisa que possa me ajudar... Please :cry:

No aguardo

Zzo
a minha tah com um problema semelhante..
a moto dah uma xuxada quando eu viro o cabo com vontade (a partir de 8500)...
ela soh vai pra frente se eu for acelerando gradativamente...
mais isso vem desde q ela veio zero...
ela agora tah com 6000 e botei a vela de iridium...
vamos ver se o meu mecanico descobre o problema...
Santista

Experimenta ligar a mangueira da bomba direto no carburador sem passar no filtro de gasolina , se melhorar troca o filtro, se não melhorar enxe o tanque e liga uma mangueira direta da torneira do tanque para o carburador sem passar na bomba , se melhorar pode ser a bomba , se piorar deve ser a regulagem da bóia, entupimento parcial da agulha da bóia , entupimento parcial de algum giglê , da uma limpada nos carburadores , e passa a usar gasolina aditivada , vai postando os resultados das experiencias para podermos ajudar da melhor forma possivel
Santista e Vera (Viru´s MC)
Jorge Henrique

Santista escreveu:Experimenta ligar a mangueira da bomba direto no carburador sem passar no filtro de gasolina , se melhorar troca o filtro, se não melhorar enxe o tanque e liga uma mangueira direta da torneira do tanque para o carburador sem passar na bomba , se melhorar pode ser a bomba , se piorar deve ser a regulagem da bóia, entupimento parcial da agulha da bóia , entupimento parcial de algum giglê , da uma limpada nos carburadores , e passa a usar gasolina aditivada , vai postando os resultados das experiencias para podermos ajudar da melhor forma possivel
falei hj com o meu mecanico e ele disse q deu uma limpada no carbura...
o gicle tava parcialmente entupido com uma coisa branca pastosa...
estah em periodo de testes... sabado saberei mais dos resultados...
abraços..
huiotre

Estou com o mesmo problema na comet e sabado devo saber o problemas pois a moto esta arrumando, te enviei uam MP jorge... posto aqui quando descobrir o que é, abs.
huiotre

Fala pessoal! A conc. disse que o problema de moto é regulagem de valv, queria trocar as 8 pastilhas. Deixei numa mecanica de confianca, sabado pego a moto independente do que tiver o cara vai arrumar. Ai posto aqui.
Responder