Para ser mais específico:
>Filtro de ar: Apesar de ter trocado por um novo (original) aos 12000km, o mecânico "afogou" o filtro com WD40, estufando as fibras, o que diminuiu o fluxo de entrada de ar, enriquecendo a mistura (engasopada). Reformei o filtro de ar antigo, que ficou ótimo (veja no tópico sobre filtro de ar);
>Carburador: Mandei limpar, mas fiquei "em cima do mecânico da autorizada", porque ele disse que não precisava limpar se não estivesse falhando. Pode ser que não estava falhando em baixa rotação e na plataforma, mas e o fato de fazer 14km/l?
>Óleo: Foi trocado e obedecido o nível máximo, pois estava acima do máximo.
>Gasolina: Uso gasolina comum e às vezes abasteço com aditivada.
>Vela: Ainda não troquei, mas será a próxima tarefa. Dizem que na revisão as velas são "analisadas", para identificar possíveis falhas na combustão. Na autorizada não fizeram isso. Então, eu farei.
Hoje a média de consumo está em torno de 22km/l andando a 110km/h aprox. Se diminuir para 80km/h, a média sobre para 24km/l. Com relação a velocidade máxima no plano, chego a 130km/h e com pouca inclinação, chego a "VDO" 140km/h (velocidade real).
Em outra situação quando ocorriam falhas, estava relacionado ao interruptor do pezinho. Dá para testar facilmente se é isso. Enquanto estiver andando, dê uma "pisada, pancada", no eixo do pezinho. Se tiver problemas, você sentirá a falha. Para corrigir eu dei um aperto no eixo do pezinho e alterei a inclinação da aleta que aperta o interruptor que corta a ignição e que dá a falha. Minha sugestão é de não tirar o interruptor, pois é um item de segurança. Tente consertá-lo, caso este seja o problema.