Caro Alfredo,Jonir escreveu:Alfredo, só para ratificar/tranquilizar não é defeito. como o Romaníaco falou.
Andar pegando muito sinal, no máximo em 3ª, mesmo que não esticando a marcha, você vai gastar mais mesmo.
Fazendo um comparativo, eu ando em vias expressas, quase não pego sinal e a minha moto faz 20 km/l. Andando na estrada na casa dos 110 a 130 km ela faz 20 km/l. Certamente se eu andar na sua situação o consumo vai aumentar bastante.
No início ela bebe um pouco mais mesmo.
Boa sorte!
A utilização da moto nas primeiras marchas eleva, e muito, o consumo. Isso significa que sua moto está normal. Quando você for para a estrada e puder colocar a 5a marcha, verá que ela será bem mais econômica. Ontem andei com a minha esposa na garupa, pegamos serra, e ainda assim a moto fez 24,5Km/l. A velocidade máxima foi de 95 a 100Km/h. A sua fará a mesma média com certeza.
Quanto ao amaciamento, procure elevar o giro de forma gradual em todas as marchas. Também não eleve ao esbarro, pois não é aconselhável. Não acelere bruscamente nesse período para que não corra o risco de fazer um "calo" nos mancais do seu eixo de manivelas. As consequências serão aumento do consumo, vibração, e, em casos mais graves, até a perda do rendimento do motor.
Parabéns pela compra!
Sérgio