Depois de alguns meses sem moto, estou voltando aos poucos com a bandida.
Porém depois de dar uma revisada geral, estou tento problemas e acredito ser elétrico.
Comprei uma bateria nova (6 A) para Mirage 2001, estou usando bomba de gasolina elétrica, e consegui rodar com ela uns 2 dias seguidos sem problemas, porém quando tive um pequeno problema com gasolina ruim, acabei descarregando a bateria.
Usei cabo jacaré (a famosa chupetinha), para ligar a moto e continuei rodando e quando desliguei a moto não pegava mais.
Peguei a moto no tranco e a mesma não estava mais mantendo, mesmo com ela ligada, em ponto morto ela apagava.
Será que essa bateria não é o suficiente para essa bomba de gasolina elétrica ? A bomba de gasolina esta queimada ? A moto não esta mantendo a carga da bateria ?
não acho que seja bateria.. embora eu ache melhor uma de 9Ah
acho que seu problema pode estar na bomba de combustível.. é sabido que ela da problemas e muito sugerido que seja feita a troca por uma bomba a vácuo.
mas vale verificar se o RR esta mandando tensão certinha pra bateria também.
Miau escreveu:não acho que seja bateria.. embora eu ache melhor uma de 9Ah
acho que seu problema pode estar na bomba de combustível.. é sabido que ela da problemas e muito sugerido que seja feita a troca por uma bomba a vácuo.
mas vale verificar se o RR esta mandando tensão certinha pra bateria também.
Para falar a verdade, quando eu comprei a moto, a mesma tinha uma bomba à vácuo, e depois de alguns anos que coloquei uma elétrica. Acho que fiz a pior coisa possível, rs.
Bem, tirei a bateria que na verdade era 12v 9A, e levei no mecânico para dar carga e descobri que se a bateria não estiver com a carga total e a Mirage estiver usando bomba de gasolina elétrica, nem no tranco ela consegue funcionar.
Agora este funcionando de boa, mas acho que vou voltar para a bomba à vacuo.
Amigos do forum.
Tenho uma Mirage 250 09/10 com 8000km.
Só que me acho com pouca sorte com essa moto,poís ando mais embaixo e do lado da mesma do que em cima,kkkkkkkkkkk.
Agora fazendo manutenção preventiva,observei que o chicote que vem no R/R e o conector do mesmo aquece muito mais em relação ao chicote do alternador(fios amarelos)que visualmente são até mais finos que os do R/R.Acho que os fios do R/R tem mais isolamento(plastico) do que bitola do fio propriamente dito o que gera esse aquecimento.
Não sei se o fato ocorre nas motos dos amigos,mas já vi aqui no forum fotos de conector das Mirage 650 derretidos mesmo,a ponto de causar incendio na moto.
No meu caso o conector está novo sem oxidação e contatos bem justos,descartando mal contatos.
Quando tempo tiver,vou trocar chicote do R/R e observar aquecimento.
Abraço.
cafb, essa diferença de aquecimento dá-se pela diferença das correntes elétricas entre a energia gerada no alternador e a que sai do retificador. Vou explicar com alguns números, pois fica mais didático. Considere que (valores aproximados):
Tensão de saída do alternador = 92Vac
Tensão de saída do retificador = 13Vdc
O retificador converte energia alternada (ac) em energia contínua (dc). A energia que entra no retificador deve ser igual à energia que sai do retificador (teórico). Então:
Eg = Er (Energia que sai do Gerador = Energia que entra no Retificador)
E = P.t (Energia = Potência x tempo)
considerando uma análise no mesmo instante,
Pg = Pr (Potência que sai do Gerador = Potência que entra no Retificador)
como há conversão nos valores de tensão elétrica, então vamos adicionar a grandeza "tensão elétrica na análise":
Ug.Ig = Ur.Ir (Tensão elétrica na saída do gerador x Corrente elétrica na saída do gerador = Tensão elétrica na entrada do retificador x Corrente elétrica na entrada do retificador)
Trocando pelos valores medidos de tensão elétrica (e indicados no manual), temos que:
92.Ig = 13.Ir
Ir = 7,07.Ig
Então, se você medir ~7A de corrente na saída do retificador, estará circulando apenas 1A no alternador e quanto maior for a corrente elétrica, mais aquecerá o fio. A espessura do isolamento dos fios é proporcional à tensão elétrica, para prover isolação. Por isso a diferença na espessura dos fios e aquecimento.
Jirschik.eu me referi ao aquecimento pós conector (fios alternador/RR) fios amarelos do alternador e R/R,e não os fios pós retificação e controle de carga/voltagem feito pelo R/R.
O certo é que teriam que ter a mesma temperatura se a bitola (cobre)dos fios fossem iguais mesmo levando em consideração o comprimento dos mesmos,(comprimento fio aumenta resistencia do circuito, proporcional a amperagem circulante).
Agradeço a explanação de funcionamento do sistema de carga.
Abraço.