Shadow 750: Fazendo a própria manutenção

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Honda

Responder
Flavio Ponte
Contato:

wellrod escreveu:meu véio,

nunca troquei a bateria da minha Aparecida não... graças a Deus ela é valente...

mas tem algumas dicas q aumentam a vida útil da bateria... mas em geral é de 2 anos a vida útil... mas a minha já tá passando disso...

as dicas são:

- evitar usar farol alto durante muito tempo... ainda mais se for fazer trajetos curtos...
amigo meu só usava farol alto no transito, com uma bross... aí descarregou logo, pois fim de semana ele não usava a moto... aí toda segunda tinha que empurrar pra pegar...

- evitar alterar as especificações da moto, tipo usar uma buzina mais forte, ou faróis auxiliares, ou algum outro dispositivo que não tenha sido planejado para a moto... não que você não possa... mas se puder evitar é melhor...

- utilizar a moto de preferência todos os dias... se não for usar, pelo menos dar uma virada na chave durante um bom tempo... moto parada é q dá problema...

agora sobre preços... tem a Yuasa q é a q a Honda usa... cerca de 400 mangos... mas já vi de marcas Xing Ling por 150 reais... não sei se são boas... na prática, o que vale mesmo é a voltagem e quantos amperes ela tem... quanto mais amperes melhor... mas é bom colocar a quantidade especificada lá no "manuel"...

uma sugestão... envie um mail pra baterias Moura e peça para eles fabricarem baterias para motos custom... eu já fiz minha parte... mandei meu mail e eles prontamente responderam... acho que seria muito bom termos uma bateria com a qualidade da moura e com um preço mais em conta...
murilod escreveu:wellrod, vc que e um cara que faz a propria manutenção da sua moto , já trocou alguma vez a bateria ? , sabe qual e a vida útil dela ? ,e ainda , a unica que serve na shadow é a de especificação ( Bateria Ytz14s Shadow 750 ) , ou podemos colocar alguma similar com qualidade ?

Caros amigos motocustom, minha Shadow 750/2010 após um ano e meio me deixou na mão, quando um dia parei no posto de gasolina para abastecer e ela não deu mais partida. Então tive que empurra-la para pegar no "tranco" e mesmo tendo rodado aproximadamente 30 KM, ela não acumulou carga e no dia seguinte tive que fazer uma "chupeta" para que ela pegasse. Fiquei na dúvida quanto a vida útil da bateria, busquei informações sem sucesso e a partir daí resolvi comprar uma bateria nova (Yuasa YTZ14S). Foi só substituir para ela voltar a funcionar normalmente. O intrigante é que, com menos de um mês ela voltou a apresentar o mesmo problema. Alguém poderia me dizer o que pode estar acontecendo e o que devo fazer para solucionar o problema?

Obrigado!!
Flavio Ponte
Contato:

wellrod escreveu:meu véio,

nunca troquei a bateria da minha Aparecida não... graças a Deus ela é valente...

mas tem algumas dicas q aumentam a vida útil da bateria... mas em geral é de 2 anos a vida útil... mas a minha já tá passando disso...

as dicas são:

- evitar usar farol alto durante muito tempo... ainda mais se for fazer trajetos curtos...
amigo meu só usava farol alto no transito, com uma bross... aí descarregou logo, pois fim de semana ele não usava a moto... aí toda segunda tinha que empurrar pra pegar...

- evitar alterar as especificações da moto, tipo usar uma buzina mais forte, ou faróis auxiliares, ou algum outro dispositivo que não tenha sido planejado para a moto... não que você não possa... mas se puder evitar é melhor...

- utilizar a moto de preferência todos os dias... se não for usar, pelo menos dar uma virada na chave durante um bom tempo... moto parada é q dá problema...

agora sobre preços... tem a Yuasa q é a q a Honda usa... cerca de 400 mangos... mas já vi de marcas Xing Ling por 150 reais... não sei se são boas... na prática, o que vale mesmo é a voltagem e quantos amperes ela tem... quanto mais amperes melhor... mas é bom colocar a quantidade especificada lá no "manuel"...

uma sugestão... envie um mail pra baterias Moura e peça para eles fabricarem baterias para motos custom... eu já fiz minha parte... mandei meu mail e eles prontamente responderam... acho que seria muito bom termos uma bateria com a qualidade da moura e com um preço mais em conta...

Caros amigos motocustom, minha Shadow 750/2010 após um ano e meio me deixou na mão, quando um dia parei no posto de gasolina para abastecer e ela não deu mais partida. Então tive que empurra-la para pegar no "tranco" e mesmo tendo rodado aproximadamente 30 KM, ela não acumulou carga e no dia seguinte tive que fazer uma "chupeta" para que ela pegasse. Fiquei na dúvida quanto a vida útil da bateria, busquei informações sem sucesso e a partir daí resolvi comprar uma bateria nova (Yuasa YTZ14S). Foi só substituir para ela voltar a funcionar normalmente. O intrigante é que, com menos de um mês ela voltou a apresentar o mesmo problema. Alguém poderia me dizer o que pode estar acontecendo e o que devo fazer para solucionar o problema?

Obrigado!!
DehCarmo
Moderador
Contato:

aktu escreveu:Além da troca de óleo e filtro, o que seria interessante fazer ao recém-adquirir uma moto? Já verifiquei também o filtro de ar, mas ele está OK.
Aktu, se tiver algum mecânico de confiança, ou algum bem recomendado ai pra sua região, seria bom levar pra ele dar uma olhada.

Tem muitas coisas que são importantes verificar quando compra-se uma moto usada. Desde condições da lona de freio, fluido de freio, pastilhas de freio. Óleo das bengalas, se os amortecedores traseiros rangem em condição extrema, óleo do cardã (não é comum trocar nem faltar mas já vi um mal montado que começou a vazar), condições gerais dos pneus, líquido de arrefecimento (não é água).

Não sei se ai é região litorânea, ou se a moto era do litoral ou pegou muita chuva, meus cabos de acelerador e embreagem pediram lubrificação precocemente. Houve também um problema de mau contato no botão corta-corrente (o vermelho no punho direito), mas deve-se usar um produto próprio pra limpeza de contatos elétricos.

Enfim, são tantas coisas que vale a pena levar no mecânico e depois ir cuidando a cada tec, pec, nhec ou ring diferente que ouvir :wink: Claro além de fazer as periódicas.

Você usou óleo 3000, não esqueça que esse é só pra 3000km. Outra coisa é a gasolina, tem aqui no fórum um tópico só sobre uso de comum X aditivada na 750. Eu tenho usado aditivada por recomendação do meu mecânico mas vale a pena vc dar uma lida e tirar suas próprias conclusões.

Eu só tenho tido alegrias com minha shadow, e não só rodando, tenho metido a cara e começado a fazer alguns pequenos reparos e ajustes.

Espero que tenha tantas alegrias como tenho tido com a minha. Qualquer dúvida, estamos aqui.

Flavio Ponte, pelo que comentou eu digo que é o retificador. Mas vamos por partes, você tem instalado algum acessório elétrico? Utiliza muito? Pode ser o caso de algo usando muito a bateria e o estator não gera carga suficiente pra carregar a bateria.

Num caso semelhante (numa Mirage 250) após trocar o retificador verificamos que o problema estava no estator. Mas antes de começar a comprar peças, vale a pena verificar a fiação pra ver se não há alguma fuga de corrente ou algum curto. Depois parta para o retificador.

Apenas para constar, a minha 750 2006 está com 40.000km e ainda com a bateria original. Agora parece que está começando a reclamar um pouco mas pode ser o frio :wink:

Abraços!!
André

Imagem
aktu

Opa Deh, muito obrigado pelas dicas.

O mecânico que me indicaram comentou para fazermos uma revisão mais completa com 12000 km, porque a moto está realmente muito bem conservada. Vou ver se na época reservo um ou dois dias para deixá-la com ele.

Uma questão que ele comentou é acerca da troca do filtro de ar, que terei que fazer, provavelmente com 12.000. Parece que o filtro de ar dela é meio carinho né?

Estava vendo um filtro K&N no ebay: http://www.ebay.com/itm/HA-7504-K-N-AIR ... fc&vxp=mtr

Será que esse filtro é bom? Pelo que estava lendo, esse filtro é lavável e, segundo propaganda deles mesmo, você nunca mais vai precisar trocar de filtro... é só limpar com produtos deles que fica novo. Alguém aí usa algum desses? Ou tem algum paralelo que possa ser usado na Shadow 750?

Abraços,

Valeu!
===================
Shadow 750 2008
DehCarmo
Moderador
Contato:

Perguntei desse filtro pro meu mecânico outro dia e ele não falou nem bem, bem mal. E também não fui atrás de mais informações. Mas se tem que usar os produtos da própria empresa pra limpar, será que eles não são caros? E de quanto em quanto tempo tem que limpar? Tem que avaliar se não acaba sendo a mesma coisa ($$). Eu estou pensando em comprar o normal pelo ebay mesmo. Vi algumas opções por 25 obamas. Vai depender ainda do frete e de quanto a CC tá pedindo.

Abraços!
André

Imagem
rodneygimenes

aktu escreveu:Opa Deh, muito obrigado pelas dicas.

O mecânico que me indicaram comentou para fazermos uma revisão mais completa com 12000 km, porque a moto está realmente muito bem conservada. Vou ver se na época reservo um ou dois dias para deixá-la com ele.

Uma questão que ele comentou é acerca da troca do filtro de ar, que terei que fazer, provavelmente com 12.000. Parece que o filtro de ar dela é meio carinho né?

Estava vendo um filtro K&N no ebay: http://www.ebay.com/itm/HA-7504-K-N-AIR ... fc&vxp=mtr

Será que esse filtro é bom? Pelo que estava lendo, esse filtro é lavável e, segundo propaganda deles mesmo, você nunca mais vai precisar trocar de filtro... é só limpar com produtos deles que fica novo. Alguém aí usa algum desses? Ou tem algum paralelo que possa ser usado na Shadow 750?

Abraços,

Valeu!
Eu uso ele na minha e não tenho do que reclamar, comprei pelo eBay também, pois aqui no Brasil não tem como.

Já não é a primeira vez que utilizo os filtro de ar da K&N.

Aqui tem um video bem legal sobre o K&N - http://www.youtube.com/watch?v=Xe1z39RcXMU
Rodney - VIAGEIROS MT
Imagem
aktu

Opa Rodney,

Me fale uma coisa: você comprou também os produtos para fazer a limpeza dele, ou está limpando com água mesmo? Parece que tem que passar um óleo no filtro né?

E a aquele papo deles é mesmo verdade: nunca mais precisa trocar o filtro, é só ir limpando?

Abraço

Ariel
===================
Shadow 750 2008
rodneygimenes

aktu escreveu:Opa Rodney,

Me fale uma coisa: você comprou também os produtos para fazer a limpeza dele, ou está limpando com água mesmo? Parece que tem que passar um óleo no filtro né?

E a aquele papo deles é mesmo verdade: nunca mais precisa trocar o filtro, é só ir limpando?

Abraço

Ariel
A limpeza faço com os produtos da K&N mesmo, é bem tranquilo. Não pode ser apenas com água, pois o filtro tem que ter um tipo de óleo próprio para assim seguram melhor as sujeiras.

A troca, é preciso ser feita também mas com um tempo bemmmmm maior de uso. Tipo assim, o original dependendo do uso, é trocado a cada 12.000Km (+ ou -). O K&N fazendo legal a manutenção a cada 10.000 ele pode durar mais de 50.000Km. Aí fazendo as contas, no final dá para ver qual saí mais barato(com o original aos 50.000 já foram cerca de 4 filtros com o K&N ainda continua com o mesmo), e a qualidade nem se fala.
Rodney - VIAGEIROS MT
Imagem
aktu

HUmmm legal, esse feedback. Acho que vou aproveitar e encomendar um pelo ebay. Tem um cara que está cobrando $60 no filtro e apenas $11 de envio para o Brasil.

E sobre ganho de potência, é só papo deles ou você chegou a perceber algo?

Abraço!
===================
Shadow 750 2008
rodneygimenes

aktu escreveu:HUmmm legal, esse feedback. Acho que vou aproveitar e encomendar um pelo ebay. Tem um cara que está cobrando $60 no filtro e apenas $11 de envio para o Brasil.

E sobre ganho de potência, é só papo deles ou você chegou a perceber algo?

Abraço!
Sobre a potência não senti diferença, para mim ficou igual ao que era. Mas acho que para esse nosso estilo de moto o que vai valer mesmo será pela qualidade de manutenção e pela economia a longo prazo, só isso mesmo.

Pode até ser que se colocar ela para medir a potência deva dar alguma coisa entre 2 ou 3 cv a mais. Não sei.
Rodney - VIAGEIROS MT
Imagem
Responder