Virago 250: Mecânica (dúvidas, problemas...)

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Yamaha

Responder
sergiotux

Caros, acabo de comprar uma virago 250 (show de bola).
Agora vem as duvidas...

1) Ela tem lanterna, farol baixo e auto certo?
A minha apenas acende a lanterna e o farol alto.
Já vi os contatos, lampada, interruptores do punho e parece estar tudo certo.
Alguma dica?

2) Quando estou com ela no descanso e no neutro ela deveria ligar ou não? Sei que tem o sistema de segurança mas ela "estacionada" deveria ligar? A minha só liga se eu apertar a embreagem.

Obrigado a todos e boa estrada.
Adsumus.
sergiotux

sergiotux escreveu:Caros, acabo de comprar uma virago 250 (show de bola).
Agora vem as duvidas...

1) Ela tem lanterna, farol baixo e auto certo?
A minha apenas acende a lanterna e o farol alto.
Já vi os contatos, lampada, interruptores do punho e parece estar tudo certo.
Alguma dica?

2) Quando estou com ela no descanso e no neutro ela deveria ligar ou não? Sei que tem o sistema de segurança mas ela "estacionada" deveria ligar? A minha só liga se eu apertar a embreagem.

Obrigado a todos e boa estrada.
Adsumus.
Pessoal, após um dia inteiro lendo o esquema elétrico, medindo com o multimetro e limpando e ajustando os contatos achei o problema com o farol.
No punho esquerdo no interruptor de farol alto e baixo teve um pequeno curto onde formou um pequeno furo no cobre (dentro do interruptor) e era o suficiente para não dar contato no farol baixo...(que ódio).
Após mexer em tudo isso o indicador de neutro não ligava mais... os conectores dentro da carcaça do farol ao serem encaixados um dos contatos era empurrado e não ligava...
E quanto a ela não ligar quando "estacionada", foi mal contato no rele de corte do motor...
UFA...acho que era só isso...rsrs

Abraço a todos...

Adsumus.
sbenga
Contato:

sergiotux escreveu: Pessoal, após um dia inteiro lendo o esquema elétrico, medindo com o multimetro e limpando e ajustando os contatos achei o problema com o farol.
No punho esquerdo no interruptor de farol alto e baixo teve um pequeno curto onde formou um pequeno furo no cobre (dentro do interruptor) e era o suficiente para não dar contato no farol baixo...(que ódio).
Após mexer em tudo isso o indicador de neutro não ligava mais... os conectores dentro da carcaça do farol ao serem encaixados um dos contatos era empurrado e não ligava...
E quanto a ela não ligar quando "estacionada", foi mal contato no rele de corte do motor...
UFA...acho que era só isso...rsrs

Abraço a todos...

Adsumus.
Hehe... é isso aí, com curisidae e um pouquinho de conhecimento técnico se resolve uma série de probleminhas.

Parabéns pela aquisição, a viraguinho certamente é uma moto excepcional!!!

Já que vc acabou de adquirir a danadinha veja se é necessário trocar as malditas engrenagens da bomba de óleo, pois quando dão problema destroem o motor e aí já viu né?

Leia o tópico em que o usuário DPC fala a esse respeito:
Link para o tópico

Inté!
Os justos deveriam ter a ousadia dos canalhas!
Eu_mesm0

Bom gente, pesquisei aqui no forum achei coisas relacionadas mas nao encontrei uma solução para o problema...

Minha moto comprei ela faz ums 2 anos, ok tudo muito bom e etc... mas ums 2 a 3 meses pra ca ela começou a falhar em alta.

Exemplo: Estou andando normal velocidade de cruzeiro 80 90 km/h dou uma acelerada pra 110 120 km/h ela mantem um pouco do nada ela comeca a falhar, embugar e etc... como se estivesse faltando gasolina... a moto morre. Encosto a moto tento ligar e nada... puxo o afogador... tento ligar e nada.... aguardo 1 2 minutos... tento ligar ela liga.... com o afogador puxado... desligo o afogador... ela morre... novamente tento ligar como afogador puxado e tento dar umas aceleradinhas no momento que acelero ela tende a morrer, depois de ums 5 minutos nesse feijao com arroz entre liga e morre liga e morre... ligo ela com o afogador puxado e dou umas aceleradas vejo que ela comeca a responder as aceleradas desligo o afogador e ela mantem ligada ai posso continuar o meu caminho... mas tenho que manter nessa velocidade 80 90 nao passar disso se nao ja era...

Não sei mais oq fazer... e o complicado que aqui onde eu moro nao tenho um mecanico de confianca sao tudo ums larapios... prefiro fazer eu mesmo do que mandar neles... quando comecou a embugar mandei em um mecanico e contei o problema, peguei a moto depois de uma semana... ela funcionou 1 dia sem embugar no outro ja tava embugando novamente...

Nao sei mais oq fazer... alguem me ajuda ai...oq tenho q verificar... se precisar posso fazer ate um video para vcs verem o que acontece

Valeuu
brunobacelar

Boa noite a todos.
Semana passada, estava indo trabalhar, quando a moto deu uma falhada, como estava pra entrar na reserva, taquei a reserva porém continuou falhando. Ela não passava de 60, quando resolvi parar e ela morreu.

Não ligou mais, e ao pressionar o botão de ligar, ouvia-se apenas um TEC.

Levei ao mecânico e o mesmo constatou que era sujeira no carburador e bomba de combustível.

Ela voltou a pegar, porém estava fazendo um barulho no motor, como se tivesse algo solto.

Ele disse que ia abrir o motor e verificar.
Bom ele me ligou hoje, e disse que a bomba de óleo estava gasta logo o motor foi pro pau.

Pra fazer o motor (cima e embaixo) ele disse que sai R$3.800.

Minha pergunta é: o que fazer? É esse preço mesmo?
A moto é uma Virago 2001 com 71000 km rodados.
Não sei se compensa abandonar e partir pra outra moto, ou arrumar essa.
sbenga
Contato:

Eu_mesm0 escreveu:Bom gente, pesquisei aqui no forum achei coisas relacionadas mas nao encontrei uma solução para o problema...

Minha moto comprei ela faz ums 2 anos, ok tudo muito bom e etc... mas ums 2 a 3 meses pra ca ela começou a falhar em alta.

Exemplo: Estou andando normal velocidade de cruzeiro 80 90 km/h dou uma acelerada pra 110 120 km/h ela mantem um pouco do nada ela comeca a falhar, embugar e etc... como se estivesse faltando gasolina... a moto morre. Encosto a moto tento ligar e nada... puxo o afogador... tento ligar e nada.... aguardo 1 2 minutos... tento ligar ela liga.... com o afogador puxado... desligo o afogador... ela morre... novamente tento ligar como afogador puxado e tento dar umas aceleradinhas no momento que acelero ela tende a morrer, depois de ums 5 minutos nesse feijao com arroz entre liga e morre liga e morre... ligo ela com o afogador puxado e dou umas aceleradas vejo que ela comeca a responder as aceleradas desligo o afogador e ela mantem ligada ai posso continuar o meu caminho... mas tenho que manter nessa velocidade 80 90 nao passar disso se nao ja era...

Não sei mais oq fazer... e o complicado que aqui onde eu moro nao tenho um mecanico de confianca sao tudo ums larapios... prefiro fazer eu mesmo do que mandar neles... quando comecou a embugar mandei em um mecanico e contei o problema, peguei a moto depois de uma semana... ela funcionou 1 dia sem embugar no outro ja tava embugando novamente...

Nao sei mais oq fazer... alguem me ajuda ai...oq tenho q verificar... se precisar posso fazer ate um video para vcs verem o que acontece

Valeuu
Rapaz... parece que vc está relatando exatamente o problema que tive com minha viraguinho. Depois de várias idas ao mecânico, troca de óleo, limpeza do carburador...etc. foi constatado que o coletor de admissão estáva com uma pequena fresta e que isso era a causa do problema. Depois de ter trocado esse maldito (210,00 à vista na yamaha) ela voltou a funfar.

Ontem resolvi ir ao trabalho com a minha viraguinho (normalmente vou com a cabrita (ybr) e uso a maratanga apenas para passeio) e tive uns probleminhas como se a coisa tivesse voltando a ocorrer...acho que dessa vez deve ser a falta de um ajuste fino na carburação... senti que quando o mecanico limpou o carburador não o regulou corretamente...vou ter que ver isso.

Minha dica pra vc:
Verifique com calma o coletor de admissão pra ver se é isso.

Valeu amigo...um abraço.
Os justos deveriam ter a ousadia dos canalhas!
fjruthes

Falhando em alta: Bom, esse problema parece ser crônico na Virago, já ouvi várias pessoas reclamando. Mas a solução foi sempre uma das duas:
1. Coletor de admissão trincado
2. Problemas na bobina/cabos/cachimbos.
A minha morria do nada, não pegava, depois de uns 2 minutos pegava novamente... Depois de muito vira e mexe descobrimos que o problema estava nos cachimbos das velas. Vale a pena verificar.

Motor fundido: É, mais um pro clube dos que perderam o motor da Virago por causa da engrenagem da bomba de óleo. Na minha aconteceu o mesmo, mas precisei fazer apenas a parte de baixo do motor. Se ela não tá fumando e não foi cavaco de biela pra cima, não tem pq fazer a parte de cima... Na minha eu gastei R$ 1.900,00 pra fazer a parte de baixo, nesse preço eu troquei as correntes de comando e os discos de embreagem tbém.
SER MOTOCICLISTA É UM ESTADO DE ESPÍRITO, É UMA PAIXÃO, É UM JEITO DE SER.
beryalves
Colaborador
Contato:

bruno virago 1995 escreveu:ola amigos sou recenchegado aki tenho uma maravilhosa e rara no brasil virago 250 1995 a belezinha tem 35 mil km rodadados
eu quero adaptar a placa ingesa (aquela na lateral) alguem tem alguma sugestao pra ajudar
Irmão, aviso sempre a todos irmãos daqui, proprietários de viraguinho, tem que trocar as engrenagens da bomba de óleo, essa valente já tá com 35km, dái é só asfalto.
Abs,
Luiz Alves
Nosso brejo, sua casa.
Imagem
brunobacelar

fjruthes escreveu: Motor fundido: É, mais um pro clube dos que perderam o motor da Virago por causa da engrenagem da bomba de óleo. Na minha aconteceu o mesmo, mas precisei fazer apenas a parte de baixo do motor. Se ela não tá fumando e não foi cavaco de biela pra cima, não tem pq fazer a parte de cima... Na minha eu gastei R$ 1.900,00 pra fazer a parte de baixo, nesse preço eu troquei as correntes de comando e os discos de embreagem tbém.
Pois é, até pensei em fazer só a parte de baixo, mas como ela já está com 10 anos e 71000 km rodados tem peças nas parte de cima já gastas, logo vou fazer a parte de cima também, aí fica "novo".
bruno virago 1995

por qual motivo trocar as engrenagens??
Responder