Aniversário do FingeR e Festa do Pinhão - Lages - 23 a 26/06
viewtopic.php?t=7368
Gabi Aredhel escreveu:Segue a receita da cuca! Peço às interessadas que me passem uma MP com endereço de email, pra que eu possa enviar um pdf bem bonitinho com a receita pra imprimir e guardar
Cuca da Gabi
2 xícaras de açúcar
100g de manteiga (meio potinho)
2 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de amido de milho
1 copo americano de leite
essência de baunilha
3 colheres de chá de fermento em pó
Farofa:
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de farinha de trigo
Canela em pó
Noz-moscada ralada na hora
1/2 xícara de óleo ou manteiga derretida
Bananas ou uvas pretas
Modo de preparo:
Na batedeira, bata o açúcar com a manteiga até que forme um creme lindo e fofo, bem branquinho. É importante que a manteiga esteja em temperatura ambiente, se estiver gelada não vai bater direito. Em seguida, acrescente os ovos, incorporando bem a cada adição. Adicione a farinha de trigo, o amido de milho e o leite. Cuidado, é interessante cobrir a batedeira com um pano, a maizena tende a fazer uma nuvem. Usei um pouquinho menos do que um copo do leite, então vá acrescentando aos poucos. Se ver que chega a uma massa homogênea com menos de 1 copo, ok. Deixe batendo por aproximadamente 7 a 10 minutos, enquanto vc limpa a bagunça da farinha e da maizena. Depois desse tempo, acrescente a baunilha e o fermeto, e incorpore. A massa vai ficar fofa e linda. Unte bem a forma para bolo. Você também pode usar papel manteiga, como eu usei, fica mais fácil tirar da forma, especialmente se usar forma de bolo inglês. Acrescente as uvas ou as bananas, estas fatiadas no sentido do comprimento, bem fininhas. Eu gosto de polvilhar açúcar e canela por cimaAcrescente a farofa e asse em forno pré aquecido a 200 graus por cerca de 30 minutos. O truque é inserir palitinho de dente ou uma faca: se sair limpinha, está pronto.
Faça um café bem gostoso e sinta-se de novo no sul ;D
*toque especial da Gabi: você pode substituir uma das xícaras de açúcar por açúcar mascavo. Foi o que deixou minha massa mais escurinha, e sempre tem aquelas bolinhas deliciosas. Nhammm!