Jayme Ponte Nova MG escreveu:...Estou muito chateado e decepcionado. Apenas 340km, menos de 01 mês com a moto e já tive que deixá-la em um CC sem previsão de quando volto pra buscar...
Jayme, problemas antes dos 1000km são comuns de acontecer em qualquer veículo. É o período de teste inicial.
Aos 700km rodados com minha Mirage ela perdia a força de aceleração. A rotação subia mas ela não desenvolvia velocidade. Fiquei preocupado por ainda não conhecer a marca e ter pouco conhecimento mecânico dela. Solução? Um simples ajuste do cabo de embreagem. Hoje já tenho rodado mais de 52000km com ela e não me deixa na mão.
Aproveite que sua moto está na garantia e se possível, acompanhe o trabalho do mecânico. É bem provável que seja algum problema simples de resolver, como interruptor do descanso lateral, um conector frouxo, etc.
Cuba escreveu:...Queria saber se é comum isso, se é algum problema conhecido e se tem algum relê compatível que dê para substituir?...
Acho que a pergunta aqui deveria ser outra. Veja só: Se o relé foi dimensionado para essa bomba, qual é o motivo pelo qual ele tem queimado? Se encontrar uma concessionária ou bom mecânico que tenha as informações certas, ele pode avaliar se a bomba de combustível está consumindo a quantidade correta de energia, no caso da queima dos contatos do relé...
Fala ae Jirschik, blz?
A voltagem que sai do retificador e vai para a bateria é de 14v.. 14.5v (em alta). Esse problema com o relé nunca aconteceu, a primeira vez foi a 2 meses. Não sei se o moto de desligar e ligar a moto tem alguma ligação?
Pois da a impressão que o relê entra em curto, quando vai dar a partida a moto toda apaga.
Em termos de temperatura, os dias que aconteceram isso foram em dias diferentes, a primeira vez o tempo esta normal, tipo uns 24C... E a outra foi hj, o tempo esta meio frio.
Quando tirei o relé da bomba ele estava mais quente que o da injeção e do farol.
Você chegou a desmontar o relé para saber o que é que estragou nele?
Basicamente o relé é uma chave (lig-des) servocomandada por uma bobina eletromagnética. Então ele pode ser dividido em 2 partes: A parte da chave (que comanda o dispositivo, no caso, a bomba) e a parte do servocomando (que é a bobina que gera o campo eletromagnético para acionar a chave).
Se possível, abra o relé e analise-o. Aí poderemos melhorar a análise, mesmo que no meu caso seja "às cegas"
Cuba escreveu:...Queria saber se é comum isso, se é algum problema conhecido e se tem algum relê compatível que dê para substituir?...
Acho que a pergunta aqui deveria ser outra. Veja só: Se o relé foi dimensionado para essa bomba, qual é o motivo pelo qual ele tem queimado? Se encontrar uma concessionária ou bom mecânico que tenha as informações certas, ele pode avaliar se a bomba de combustível está consumindo a quantidade correta de energia, no caso da queima dos contatos do relé...
Fala ae Jirschik, blz?
A voltagem que sai do retificador e vai para a bateria é de 14v.. 14.5v (em alta). Esse problema com o relé nunca aconteceu, a primeira vez foi a 2 meses. Não sei se o moto de desligar e ligar a moto tem alguma ligação?
Pois da a impressão que o relê entra em curto, quando vai dar a partida a moto toda apaga.
Em termos de temperatura, os dias que aconteceram isso foram em dias diferentes, a primeira vez o tempo esta normal, tipo uns 24C... E a outra foi hj, o tempo esta meio frio.
Quando tirei o relé da bomba ele estava mais quente que o da injeção e do farol.
Você chegou a desmontar o relé para saber o que é que estragou nele?
Basicamente o relé é uma chave (lig-des) servocomandada por uma bobina eletromagnética. Então ele pode ser dividido em 2 partes: A parte da chave (que comanda o dispositivo, no caso, a bomba) e a parte do servocomando (que é a bobina que gera o campo eletromagnético para acionar a chave).
Se possível, abra o relé e analise-o. Aí poderemos melhorar a análise, mesmo que no meu caso seja "às cegas"
Eu abri ele e esta tudo normal, nada que de a aparência de estar queimado.. nada visual.
Os fios da bobina que tem de um lado e tem do outro, estao normais, sem rompimentos e na bobina toda, não tem nenhum ponto de fusão.
O resistor que tem embaixo da bobina, não tem nenhuma deformidade e não estou com um multimetro aki para testar se ele esta passando corrente.
Jirschik,
que estranho, o relé da bomba que tirei pq nao estava funcionando, eu coloquei ontem a noite no lugar do farol, e funcionou
Vou fazer o teste em colocar esse relé de novo na bomba de combustivel.
acredito que o contato do relé deve ter fixado e ao tirar ele e mexer dentro deve ter soltado e voltado a funcionar.
Sabe o que pode causa isso? Relé de baixa qualidade ou é normal acontecer?
Cuba, minha Mirage não é injetada, mas vou dar uma sugestão baseado em uma pane de uma Shadow 750 que acompanhei.
Suponho que possa ter um filtro de combustível dentro do tanque da Mirage EFI, próximo da bomba. Se tiver, verifique o estado desse filtro e de qualquer outro filtro de combustível externo que tiver. Uma das possibilidades de falha pode ser na bomba de combustível que se tiver a entrada forçada (filtro de combustível sujo, entupido) ela pode queimar. Pode até ser que ela tenha parado por aquecimento. Então verifique os filtros de combustível para que ela não fique sobrecarregada e queime, pois o prejuízo será maior. Isso costuma acontecer em carro também. Aconteceu com meu VW Polo porque o filtro estava sujo.
Outra possibilidade de falha pode ser de conectores mal fixados. Na hora do troca-destroca, acertou a conexão.
Se você tem como verificar os contatos da chave do relê, veja se eles estão queimados. Se a corrente é muito alta (uma bomba trabalhando forçado, por exemplo), os contatos podem aquecer até fundir. Isso também acontece com os interruptores de luz de nossas casas depois de muito tempo de uso, pois a cada atuação, uma pequena faísca é gerada e isso queima e destrói os contatos, mesmo com o uso regular.
jirschik escreveu:Cuba, minha Mirage não é injetada, mas vou dar uma sugestão baseado em uma pane de uma Shadow 750 que acompanhei.
Suponho que possa ter um filtro de combustível dentro do tanque da Mirage EFI, próximo da bomba. Se tiver, verifique o estado desse filtro e de qualquer outro filtro de combustível externo que tiver. Uma das possibilidades de falha pode ser na bomba de combustível que se tiver a entrada forçada (filtro de combustível sujo, entupido) ela pode queimar. Pode até ser que ela tenha parado por aquecimento. Então verifique os filtros de combustível para que ela não fique sobrecarregada e queime, pois o prejuízo será maior. Isso costuma acontecer em carro também. Aconteceu com meu VW Polo porque o filtro estava sujo.
Outra possibilidade de falha pode ser de conectores mal fixados. Na hora do troca-destroca, acertou a conexão.
Se você tem como verificar os contatos da chave do relê, veja se eles estão queimados. Se a corrente é muito alta (uma bomba trabalhando forçado, por exemplo), os contatos podem aquecer até fundir. Isso também acontece com os interruptores de luz de nossas casas depois de muito tempo de uso, pois a cada atuação, uma pequena faísca é gerada e isso queima e destrói os contatos, mesmo com o uso regular.
Faz sentido, eu já ouvi falar nisso. Tem algum manual que mostre onde e como retirar esse filtro sem "surpresas"?
O Manual de Serviços da EFI é complementar ao da Mirage 250/Comet 250. Por isso que ele parece incompleto. É feito assim, pois o que muda entre os modelos é o sistema de injeção, pois a roda, pneu, corrente, rolamentos, paralamas e muitos outros itens são iguais.
Esse manual tem muita informação, inclusive sobre a bomba de combustível e filtro, inspeção de relés, etc.
Queimou (achou eu) a minha buzina... Deve ser de tanto usar, pois vivo no corredor...
Terei de ir trabalhar e voltar hoje e amanhã no sapatinho pra evitar sustos. No sábado, quando levar na CC para a troca agendada do sensor do descanso, verei isto...
Postado diretamente do Arkhan Asylum após doses cavalares de sedativos...
Coringa escreveu:Queimou (achou eu) a minha buzina... Deve ser de tanto usar, pois vivo no corredor...
Terei de ir trabalhar e voltar hoje e amanhã no sapatinho pra evitar sustos. No sábado, quando levar na CC para a troca agendada do sensor do descanso, verei isto...
Coringa,
Se queimou vc pode colocar o da Twister custa uns 20 reais e é melhor e mais alto do que a buzinha original.
Quanto ao sensor do pezinho se forem cobrar de vc nao compre, o Humm fez um tutorial de como arrumar bem aki: