Motoclubes / Motogrupos - Comportamento

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
gildalfer
Contato:

Pois aqui em Atlântida Sul nós temos um grupo (M.C. Feras da Rota), formado por todas as classes de motociclistas, desde empresários até pedreiros, com motos que vão de Bizz até a 7 Galo, não temos diretoria, nem mensalidades, fazemos churrasco quando dá na telha (ou aqui mesmo ou à beira de um rio) e passeios pelo RS e SC. Em dezembro iremos a Serra do Rio do Rastro, pela quarta vez. O nosso lema é "Liberdade com Responsabilidade". Sem frescura.
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
SilVulcan
Contato:

participo ativamente do motoclube ao qual sou afiliado, e como estou do outro lado da moeda, vou tecer meu comentário.

existem Ns motoclubes, centenas a bem da verdade, tem motoclube de jaspions, de jakas, motoclube para motos pequenas, motoclube para motos grandes, até motoclubes so de boiolas.

não encaixa em um, tenta em outro, se o motoclube tem por regra não aceitar moto pequena, se vc tem uma e quer entrar e te barram a porta, azar o seu, porque não procurou um que aceitasse moto pequena?

onde moro tem 4 motoclubes, e aqui temos um, chamado coyote mc que so aceita moto pequena, se vc chega la com uma shadown, uma harley ou mesmo a minha, vulcan, vc não é aceito, eles encaram quem tem moto grande como sendo mauricinhos... tesc tesc tesc se o cara tem moto grande e cara é porque trabalhou para isso, mas isso não vem ao caso.

então cada um tem o seu lugar, se vc realmente quer fazer parte de um mc, ache um que tenha uma filosofia parecida com a sua.

sobre as regras, bom, todos sempre tiveram, não é de hoje, uns com regras mais duras outras com regras mais brandas, cabe a vc aceita-las ou não, elas estão la e sempre estiveram, se não pode cumpri-las, então nem cogite entrar.

eu sou a favor de dificultarem mesmo a entrada de um novo membro, porque as vezes o cara entra no mc por embalo, o cara acha que basta por um pedaço de pano nas costas, com um desenho qualquer, e logo ja será chamado de irmão... não é bem assim, vai que o cara entra, e aquilo não é o que ele esperava ou o cara não serve para rodar em grupo... fica dificil depois tomar dele o brasão, as vezes da até briga, então, tem mesmo que dificultar, isso separa o joio do trigo, ai so quem realmente ta afim, consegue pegar seu tão sonhado brasão e honrar as cores e o simbolo.

bom e isso.
Silvano - VN 800 / 96 - CRF 230 /2007 - NEO / 2008
Anjos da Noite MC
Equipe PRO OFF ROIA
Itajubá - MG
"Quer ser bajulado? procura o colinho da mamãe"
SilVulcan
Contato:

como o assunto discutido aqui é motoclubes, neste tópico em especifico, notei que alguns não entendem a filosofia motoclubistica, e por não conseguirem se adaptar, criticam. Vale lembrar que motoclube não é algo da modinha, como é a propria internet.
não da para comparar motoclube com um fórum e vice versa. Obvio que da para fazer amizades via fórum, orkut, bate papo de uol e outras Ns formas via net, mas motoclube é motoclube, é uma tradição que remonta do seculo passado, não começou ontem... ja fiz varios amigos em fóruns de moto, ja encontrei outros vários, mas motoclube tem um Q diferente, um algo mais que so quem faz parte descobre.

estou colando aqui um texto que não e meu, mas que vai deixar muita gente a par do que é, de onde veio, a história simplificada do motoclubismo, e verão por si só, que algo com tanto passado, não pode se dar ao luxo de aderir modinhas... não da para ficar apenas dando um pedaço de pano ou colando um simbolo e ja sair por ai falando que faz parte de MC...

mas antes de postar, deixe-me so complementar, conheço muita gente que critica MC, que fala que não vai fazer parte nunca, que detesta regras e outros bla bla blas, porém, os mesmos fazem parte de um fórum de motos, esse fórum tem um simbolo, e a maioria de la, mandam bordar esse simbolo e pregam no colote como se fossem brasão de motoclube... tudo bem, acho até legal essa devoção ao fórum em que se participa, mas isso so demonstra o desejo reprimido deles de fazer parte de um motoclube, o ato de colar o brasão nas costas, porém de um fórum de net, onde as regras são mais faceis, ou seja, quase nenhuma, sem cobranças. Ai eu pergunto, será que motoclube é algo tão ruim? ao ponto dessas pessoas manifestarem seu desejo reprimido dessa forma?

bom, chega de enrolação e vamos ao texto.:

fonte: http://www.forum.motoseguranca.com.br/v ... ?f=12&t=89

PEQUENA HISTORIA DOS MOTOCLUBES

COMO COMEÇARAM OS MOTO CLUBES? Revisão II - 09/10/2003
Moto Clube, ao contrário do que os leigos e desinformados pensam, não é um grupo de motociclistas que se reúnem para lazer e seus integrantes usam nas costas um brasão por estética! Moto Clubes são associações baseadas na Irmandade e Tradição. Hoje em dia precisamos diferenciar os verdadeiros Moto Clubes (aqueles baseados nos verdadeiros princípios do "motoclubismo") das centenas de outros grupos de motociclistas que existem. Podemos citar como exemplo os "caçadores de troféus": grupos ou pessoas que vestem colete e usam um brasão qualquer nas costas, sem saber seu real significado, apenas para conseguir lembranças em eventos.
Informação histórica do surgimento:
A história do surgimento dos Moto Clubes é, de certa forma, complexa. Pesquisando, você encontra informações que associam o surgimento, em parte, ao final da Segunda Guerra, onde ex-militares e pilotos no pós guerra teriam feito da moto o veículo para a busca da adrenalina, formando diversos grupos, tais como: Pissed Bastards, 13 Rebels e Yellow Jackets, esses da Califórnia. Nessa época já usavam uma identificação do grupo e, mais tarde, foram desenvolvendo os escudos (brasões) que passaram a defender e adaptavam as regras da hierarquia militar em uma irmandade formada por cargos eletivos das associações.
Sabemos que, muito antes disto, os motociclistas já haviam percebido as vantagens de andar em grupo e já existiam associações que eram entidades sociais formadas por pessoas que andavam de moto. No Brasil, a primeira associação, fundada em 1927, foi o Moto Club do Brasil, sediado na Rua Ceará, na Praça da Bandeira, no Rio de Janeiro, onde hoje funciona uma boate underground chamada Garage.
A Rua Ceará é referência para motociclistas, pois ali estão as sedes de alguns dos Moto Clubes mais tradicionais (Balaios, Carcarás, Desert Eagles, além dos Abutres, cuja sede fica na rua ao lado). Durante o dia, funcionam diversas oficinas especializadas em consertos e personalização de motocicletas e triciclos e algumas lojas de peças de motos e produtos para motociclistas. Quando a noite cai, o movimento da rua cresce com os frequentadores da Vila Mimosa (zona de meretrício que ocupa ruas próximas), que se misturam com os jovens que frequentam o Garage e os motociclistas que procuram os bares da Rua Ceará. O mais famoso deles é o Heavy Duty, cujo proprietário, Zeca, é também motociclista, integrante dos Balaios. Nos fins de semana sempre acontecem reuniões de motociclistas e, uma vez por mês, o Zeca promove um grande e concorrido churrasco em plena rua, que fica totalmente tomada pelas motocicletas.
Alguns anos depois, mais precisamente em 1932, surgiu o Motoclub de Campos. Lá fora, nesta época (década de trinta) estavam surgindo Moto Clubes com tendências mais rígidas e muitos acontecimentos vieram a denegrir a imagem dos motociclistas, principalmente pela imprensa sensacionalista da época, que acusava os motociclistas de arruaceiros e desordeiros. Mais tarde, algumas produções de Hollywood serviram para incentivar verdadeiros predadores a criarem Moto Clubes e constituir verdadeiras gangues, o que fez da década de 50 uma página negra na história do motociclismo. Aí está o porque do motociclista, ainda nos dias de hoje, ser muitas vezes visto como mau elemento.
Mas isso está mudando, pena que ainda somos confundidos com motoqueiros que aparecem em nossos encontros fazendo arruaça (estouro de escapamento, borrachão com pneu e etc) ou até mesmo promovem encontros que são, na verdade, feiras comerciais e nada a têm a ver com nossos princípios.
Mais tarde, já na década de 60, as motocicletas voltaram a ser tema de Hollywood com Elvis Presley, Roustabout e Steve McQueen com A Grande Fuga, uma série de filmes que chegou ao seu auge com Easy Rider. Finalmente inicia-se a mudança da imagem do motociclista com o início da fase romântica do motociclismo, que perdurou até o final da década de 70. Este periodo fixou o motociclista como ícone de liberdade e resistência para o sistema. No Brasil nessa época surgiu em São Paulo-SP o Zapata MC (1963) e, já no final da década, no Rio de Janeiro, o Balaios MC (1969), grupo este que já seguia os novos padrões internacionais e o princípio de irmandade.
A partir da década de 70, viu-se o surgimento de diversos Moto Clubes pelo mundo, a maioria já seguindo o princípio de hierarquia e irmandade. No Brasil, a popularização iniciou-se na década de 90, quando diversos fatores já contribuíam como a disseminação de marcas de motos pelo mundo e a liberação da importação pelo governo do presidente Collor. Hoje muita coisa anda desvirtuada, Moto Clubes são criados à revelia, por pessoas que desconhecem a história e sequer sabem o significado de um brasão e muito menos seguem o princípio de irmandade. Os Moto Clubes autênticos são forçados a criar campanhas para evitar abusos e coibir arruaceiros em seus eventos, em contrapartida a cada dia são criados novos eventos que nada têm a ver com as tradições, na verdade são eventos que enriquecem empresários que se aproveitam da popularidade para atrair admiradores de motos, já que os motociclistas autênticos passam longe...
Algumas definições:
MC: Sigla de abreviatura de Moto Clube, em inglês: Motorcycle Club. Moto Clube ou Motoclube: No Brasil a forma correta é Moto Clube separado, em inglês seria Motorcycle Club. Essa regra só não é válida para nomes próprios como "Motoclub de Campos".
É preciso fazer um esclarecimento sobre a forma de se referir a quem anda de moto: muitas pessoas, desavisadamente e sem intenção de ofender, nos chamam de motoqueiros, sem saber que muitos se ofendem seriamente com este tratamento. Nos dicionários, motociclista e motoqueiro significam a mesma coisa: pessoa que anda de moto. Mas, no meio motociclísitco, existe uma diferença: motoqueiro é aquele que pilota fazendo bandalha (passa pelas calçadas, quebra espelhos dos carros, etc), desrespeita as leis de trânsito, faz arruaça em eventos. Motoqueiro não é o entregador de pizza ou motoboy, como muitos pensam.
Dados:
Pela ordem, os cinco Moto Clubes nacionais mais antigos:
1927 - Moto Clube do Brasil
1932 - Motoclub de Campos
1947 - MC de Petrópolis (Fundado em 13 de Março de 1947, registrado em 15 de Maio de 1951).
1963 - Zapata M.C.
1969 - Balaios M.C.
Obs .: É importante ressaltar que a ordem acima apenas cita as agremiações mais antigas que usavam ou ainda usam o Termo "Moto Clube". Lembramos no entanto que desconhecemos seus propósitos sendo importante ressaltar que existem outras agremiações na qual não podemos precisar as datas mas que também existiram como Piratininga MC e Centauro MC.
O maior no mundo e o maior no Brasil:
O maior MC no Mundo: HELLS ANGELS MC (EUA - Fundado em 1948 em San Bernadino).
No Brasil: ABUTRE'S MC - Raça em Extinção (Fundado em 1989, sede nacional em São Paulo-SP).
Autor: DuKe

CONTINUANDO

so para finalizar, existe algo chamado tradição... não basta vc comprar uma dafra e ja sair por ai achando o peter fonda, existe algo chamado empolgação, se tem algo chato em um MC é um cara entrar so por empolgação sem entender o que é o motociclismo.
Anjos da Noite MC
Equipe PRO OFF ROIA
Itajubá - MG
Boaventura

Não faço parte de um MC por alguns motivos...

1- Não kero ser obrigado a ir em reuniões ou seja lá como vcs chamam. Se vai ter uma e eu tiver afim eu vou, se num for num kero ser crucificado...

2- Não kero ser obrigado a pagar mensalidades e afins.

3- Se vcs falam q o importante é a pessoa ter boa indole, espirito de viajar, ser amigo e bla bla bla, o q difere esta pessoa ter uma moto 250cc e não uma 600cc??? por akso a cilindrada da minha moto me faz diferente d vcs?

4- Sou novo, tenho 21 anos, vc pode falar q não, mas ha um certo preconceito pela minha idade e o tipo de moto q tenho...

e por fim, o q tem de errado o kra comprar uma dafra?? infelizmente vivemos nesse lixo de país xamado Brasil, xeio de impostos e talz, nem todos tem condições de pagar R$30.000 numa moto, mas se o kra tem espirito aventureiro, gente boa, gosta d boas companhias e amizades, pq ele num pode ir c/ sua dafra?? ta aí o preconceito...
Jovi
Administrador
Contato:

SilVulcan escreveu:
estou colando aqui um texto que não e meu, mas que vai deixar muita gente a par do que é, de onde veio, a história simplificada do motoclubismo, e verão por si só, que algo com tanto passado, não pode se dar ao luxo de aderir modinhas... não da para ficar apenas dando um pedaço de pano ou colando um simbolo e ja sair por ai falando que faz parte de MC...
Cara mais daí a escolha de cada um, é sua própria escolha... comportamento não tem padrão...

Algumas críticas sobre as regras de MC são feitas pelo simples motivo do bate-papo, da discussão, não quer dizer que o MC esteja errado ou certo, participa quem quer...

Mas é aquilo... a escolha é algo que cada um tem a sua...
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Moura
Contato:

Tá, acho que não tem muito a ver mas definam pra mim a diferença de moto clube e moto grupo!!!!!rsrsr
Paulo Moura
SilVulcan
Contato:

hum... MG e MC... a diferença básica são nas regras.
MC e cheio de regras, já MG e mais liberto. Um fórum a principio pode ser considerado um MG por exemplo.
ou até mesmo uma lista de discussão.
eu por exemplo participo da lista de yahoo vulcaneiros do Brasil, os caras até criaram um escudo, cujo path tenho em meu colete, mas sem as regras inerentes a um motoclube. Entra quem quer, sai quando, participa se quiser. Claro que as vezes pode ser um grupinho tipo panela, ai so entra quem e da panela, as vezes a panela pode ser de tampa aberta para adição de mais tempero rs rs rs

digamos que a galera daqui, começa a se encontrar sempre, marcar encontros, viajens, rapidão vira um motogrupo, mesmo que não aceite a alcunha, acaba sendo um.

um exemplo e a galera do biduzidos www.biduzidos.com.br que ja tem até brasão/escudo.
Anjos da Noite MC
Equipe PRO OFF ROIA
Itajubá - MG
SilVulcan
Contato:

joviman escreveu:
SilVulcan escreveu:
Cara mais daí a escolha de cada um, é sua própria escolha... comportamento não tem padrão...

Algumas críticas sobre as regras de MC são feitas pelo simples motivo do bate-papo, da discussão, não quer dizer que o MC esteja errado ou certo, participa quem quer...

Mas é aquilo... a escolha é algo que cada um tem a sua...
sua ultima frase, concordo plenamente.

:D
Anjos da Noite MC
Equipe PRO OFF ROIA
Itajubá - MG
Moura
Contato:

SilVulcan escreveu: digamos que a galera daqui, começa a se encontrar sempre, marcar encontros, viajens, rapidão vira um motogrupo, mesmo que não aceite a alcunha, acaba sendo um.
Já somos.....hehehehe :P :P

http://www.motoscustom.com.br/forum/vie ... php?t=1426
Paulo Moura
SilVulcan
Contato:

joviman escreveu:Vale a penar ler:

http://www.moto.com.br/viagens/conteudo/17775.html

eu tomei a liberdade de ler este texto, achei muito bom, eu ja vivenciei o que está neste texto, mas porém, vivenciei o outro lado da moeda.

deixe-me contar.:

era um batizado de um motoclube irmão, alguns membros iam batizar, a moçada escolheram um lugar maravilhoso para o batizado, ia ter um churras, piscina de agua natural direto de uma cachoeira, entre outras coisas... 4 pessoas queriam entrar no motoclube e viviam me enchendo o saco, aporrinhando, então pensei, puxa, que lugar melhor para levar a moçada, para eles tomarem gosto, não era uma reunião chata, mas sim uma festa.
ai combinei com os 4, combinei com mais 4 membros da facção da cidade onde moro... so que eu tava com um probleminha no dia, sou separado, tenho 2 filhos que a cada 15 dias ficam comigo e nesse final de semana justamente era o dia de ficar com eles.
ai pensei, puxa, o que fazer, moçada quer ir no batizado, eu quero apresentar para eles o universo motoclubistico... então decidi ir de carro, muito a contragosto, mas ao menos meu carro serviria pra moçada guardar capacetes ehehee.

tudo combinado, deu uma chuva no dia anterior, mas ninguem se manifestou... 6 da manhã, acordo, abro a janela, dia lindo, acordo a familia toda, filho da esposa atual, 4 anos, filhos do casamento anterior, a esposa, todos se levantam, tomam café, e seguimos para o ponto de encontro...

ponto de encontro marcado para as 8 da manhã... 8:10 nada, 8:20 ninguem... as horas vão passando
9:30 ninguem, poxa vida, todos tem celu, todos desligados... ninguem da um alo para justificar.

um conhecido passa, relata que um membro do motoclube passou na casa dele e falou que não ia porque... ia receber uns amigos em casa para jogar volei... e por ai foi, Ns desculpas

confesso que fiquei chateado pacas, 8 foras... ai eu resolvo ir eu e minha familia no evento, afinal, era um mc irmão, eu tenho varios amigos la e ia dar para divertir da mesma forma...

eis que estou rumando para o evento e no meio do caminho encontro o meu segundo em comando... de bermudinha, bonezinho, desfilando na moto... paro, dou sinal, ele para... e la ve aquelas desculpinha esfarrapada... alegando não ter capa de chuva, e que poderia chover, eis que falo na hora TENHO 2 CAPAS AQUI NO CARRO, TE EMPRESTO... e ai veio a merd* maior, o cara joga na minha cara que eu so tava animado pra ir no encontro porque eu tava de carro...

pqp, eu tava mo contrariado porque tava indo de carro po... tanto que hoje, minha esposa tem carta, e quando isso acontece, ela vai de carro e eu de moto.

eu que ia pro evento, desisti, e voltei pra casa, tava meio puto...

mas eu achei a ocasião boa... de cara, limei os 4 caras que tavam querendo entrar, se não podem ir a um lugar bonito com muita curtição, quando o mc resolver fazer algum evento beneficiente ou mesmo uma reunião, eu ja sei que não posso contar com eles, então melhor assim, porque eu quero saber com quem posso contar dentro de um motoclube.

ja os membros que deram o cano, eu hoje não os cobro mais de nada, não os obrigo a ir a lugar algum, porque vai quem quer, eu deixo na sede do motoclube pregado as datas dos eventos e reuniões, aparece quem quer... nosso MC so tem uma data obrigatória passivel de expulsão, que é o aniversário do motoclube, caso falte, sem uma justificativa plauzivel, ainda sim a gente analisa...

eu ja ando sentindo o efeito dessa nossa postura atual, os membros que eu não ando mais convidando sempre, ja estão se sentindo meio de lado, porque não os procuro mais... não os procuro mais porque o que os olhos não veem, o coração não sente...

nós que vivenciamos o meio motoclubistico, também somos pessoas normais, com sentimentos, e quando sentimos que alguem nos sacaneia, também ficamos irritados, este caso que aconteceu comigo ja aconteceu com muitos outros motoclubes, e natural selecionarmos... depois desse fato, eu endureci mais as regras para admissão em nosso motoclube, eu e a diretoria, e claro, so vai entrar quem ta afim. Eu penso que para rodar de moto não precisa estar escudado, vc pode rodar sem fazer parte de motoclube... motoclube é coisa séria.
Anjos da Noite MC
Equipe PRO OFF ROIA
Itajubá - MG
Responder