Mirage 250: Defeitos e soluções

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
jirschik
Moderador
Contato:

Beux escreveu:
jirschik escreveu:Se a moto é EFI, eu acredito que muitas dessas falhas são relativas a alteração de temperatura em sensores ou na ECU. Um ponto que sabidamente tem falha na Mirage EFI é o retificador, que é fraco e com o aquecimento, tem seu funcionamento alterado e fornece uma tensão errada (flutuante) para a ECU que é um dispositivo digital que precisa de energia "limpa". Uma das dicas para apostar em temperatura é o fato da moto ter funcionado sem problemas no dia seguinte.
Quanto ao retificador (desculpa pela ignorância), como dissestes acima ele é fraco. Teria como trocar por um mais forte, ou que sabidamente aguenta melhor o aquecimento? Pois penso que simplesmente trocar por um novo, da mesma marca/modelo, seria apenas uma forma de rodar mais alguns km até que o problema aparecesse de novo.
No tópico sobre Problemas Elétricos da Mirage250 tem várias dicas e modelos mais potentes para usar. Procure por lá, especialmente depois da página 40.

Quanto ao sensor do pezinho (que também tem um tópico específico para isso), eu ainda tenho como opinião que vale à pena consertá-lo ao invés de eliminá-lo. Às vezes, sem perceber, mesmo depois de milhares de quilômetros de prática, ele pode te ajudar a não sofrer um acidente. O meu é original e de vez em quando passo um WD40 nele para manutenção preventiva. Aperte o parafuso do pezinho, que é essencial para que o interruptor funcione corretamente.
Imagem
Beux

Cuba escreveu: para vc desligar o sensor do pezinho, vc precisa deixar ele em curto, como vc faz isso...

o sensor que fica do lado do pezinho tem um fio que vai até embaixo do tanque, lá ele tem um terminal que liga com dois fios que vao para o chicote. Faz um "jumper" com um outro fio ou conector e liga nestes dois fios que vão para o chicote, fechando o circuito neles (fechar curto), assim a ECU vai entender que o pezinho esta levantado.

Após isso faça outro teste e veja se o problema continua.

Abs,
Cuba.
Opa... "jumper" feito, sensor do pezinho desligado e..... e..... deu na mesma :x
Mas isso serviu pra acontecer algo interessante. Antes, com o sensor do pezinho ligado, ocorria um problema e eu não conseguia ligar a moto com a marcha engatada (e pezinho levantado é claro). E agora, com o sensor desligado (após rodar 20km pra ela aquecer) ocorreu o mesmo. Não consigo ligar a moto quando ela está engatada, mesmo com o sensor desligado :shock:

Meu bolso dói de pensar que pode ser algo com a ECU.

Amanhã levarei a moto para o mecânico da CC. acho que ela vai ficar por la alguns dias. Ja conversei brevemente com ele sobre os sensores e
jirschik escreveu: No tópico sobre Problemas Elétricos da Mirage250 tem várias dicas e modelos mais potentes para usar. Procure por lá, especialmente depois da página 40.

Quanto ao sensor do pezinho (que também tem um tópico específico para isso), eu ainda tenho como opinião que vale à pena consertá-lo ao invés de eliminá-lo. Às vezes, sem perceber, mesmo depois de milhares de quilômetros de prática, ele pode te ajudar a não sofrer um acidente. O meu é original e de vez em quando passo um WD40 nele para manutenção preventiva. Aperte o parafuso do peziho, que é essencial para que o interruptor funcione corretamente.
Ótimo, após a tua sugestão de leitura achei várias alternativas para fazer uma possível substituição. No momento estou apenas tentando eliminar algumas possibilidades. Certamente ainda vou querer algumas dicas tuas, mas primeiro vou me informar bem sobre o assunto pra não fica te xaropiando rsrsrs. vlw mesmo.

Quanto ao sensor, também acho ele muito útil. Minha intenção ao desligar ele foi apenas pra ver se era esse o problema. Eu tinha uma intrudinha 125 e ja tomei alguns sustos por esquecer o pezinho.

éééé gurizada.... essa bichinha ta me dando alguns sustos. Espero que logo logo eu ja tenha feito todos os ajustes necessários nela, pra rodar sem preocupações.

abç

Beux
Cuba

Beux escreveu:
Cuba escreveu: para vc desligar o sensor do pezinho, vc precisa deixar ele em curto, como vc faz isso...

o sensor que fica do lado do pezinho tem um fio que vai até embaixo do tanque, lá ele tem um terminal que liga com dois fios que vao para o chicote. Faz um "jumper" com um outro fio ou conector e liga nestes dois fios que vão para o chicote, fechando o circuito neles (fechar curto), assim a ECU vai entender que o pezinho esta levantado.

Após isso faça outro teste e veja se o problema continua.

Abs,
Cuba.
Opa... "jumper" feito, sensor do pezinho desligado e..... e..... deu na mesma :x
Mas isso serviu pra acontecer algo interessante. Antes, com o sensor do pezinho ligado, ocorria um problema e eu não conseguia ligar a moto com a marcha engatada (e pezinho levantado é claro). E agora, com o sensor desligado (após rodar 20km pra ela aquecer) ocorreu o mesmo. Não consigo ligar a moto quando ela está engatada, mesmo com o sensor desligado :shock:

Meu bolso dói de pensar que pode ser algo com a ECU.

Amanhã levarei a moto para o mecânico da CC. acho que ela vai ficar por la alguns dias. Ja conversei brevemente com ele sobre os sensores e
jirschik escreveu: No tópico sobre Problemas Elétricos da Mirage250 tem várias dicas e modelos mais potentes para usar. Procure por lá, especialmente depois da página 40.

Quanto ao sensor do pezinho (que também tem um tópico específico para isso), eu ainda tenho como opinião que vale à pena consertá-lo ao invés de eliminá-lo. Às vezes, sem perceber, mesmo depois de milhares de quilômetros de prática, ele pode te ajudar a não sofrer um acidente. O meu é original e de vez em quando passo um WD40 nele para manutenção preventiva. Aperte o parafuso do peziho, que é essencial para que o interruptor funcione corretamente.
Ótimo, após a tua sugestão de leitura achei várias alternativas para fazer uma possível substituição. No momento estou apenas tentando eliminar algumas possibilidades. Certamente ainda vou querer algumas dicas tuas, mas primeiro vou me informar bem sobre o assunto pra não fica te xaropiando rsrsrs. vlw mesmo.

Quanto ao sensor, também acho ele muito útil. Minha intenção ao desligar ele foi apenas pra ver se era esse o problema. Eu tinha uma intrudinha 125 e ja tomei alguns sustos por esquecer o pezinho.

éééé gurizada.... essa bichinha ta me dando alguns sustos. Espero que logo logo eu ja tenha feito todos os ajustes necessários nela, pra rodar sem preocupações.

abç

Beux
Beux,

Como vc já verificou os mais possíveis causadores deste problema, já verificou a vela?

Caso seja algum problema na ECU se estiver na garantia pode ficar tranquilo.

Revendo o que vc descreveu do problema, vi uma parte que não tinha notado, vc disse que a partir de 100Km/h ela não da problema, com outra palavra, quando ela esta a 7000 RPM ou a mais, a moto nao engasga nem da problema.

Vc reparou se as luzes ficam fracas e oscilando quando a moto esta em marcha lenta?

Quando vc da a partida, vc ja reparou se ela pega com um pouco de dificuldade?

Lembrei que uma vez a minha deu uns problemas assim e era o estator que tinha dado pau e com isso ferrou com o retificador, e não estava mandando carga necessária para a bateria a baixo de 5000 RPM.

Se tiver um multimetro, meça a voltada da bateria com a moto desligada e depois com ela ligada em marcha lenta e depois com 4000 RPM e veja os valores que aparece.

Abs,
Cuba.
Miau
Moderador

so lembrando que o sensor do pé nao tem nada a ver com o sensor de embreagem.

o sensor da embreagem é que impede a moto de dar partida quando está engatada..

esse sensor fica ali na manete, é identico ao sensor interruptor da luz de freio dianteira.

se esse sensor da manete da embreagem estiver desconectado ou ruim, a moto nao da partida com marcha engatada e embreagem puxada.

do contrario, sensor estando bom, basta apertar a embreagem para dar partida com a moto engatada.
mcremonesi

Humm escreveu:so lembrando que o sensor do pé nao tem nada a ver com o sensor de embreagem.

o sensor da embreagem é que impede a moto de dar partida quando está engatada..

esse sensor fica ali na manete, é identico ao sensor interruptor da luz de freio dianteira.

se esse sensor da manete da embreagem estiver desconectado ou ruim, a moto nao da partida com marcha engatada e embreagem puxada.

do contrario, sensor estando bom, basta apertar a embreagem para dar partida com a moto engatada.
Humm... essa não entendi....a minha Mg250 não possui este sensor...só vi isto nas Suzukis...o modelo novo da Mg250 vem com este sensor ??
Imagem
Miau
Moderador

rapaz.. se vem na EFI nao sei.. na minha vem..
mcremonesi

Humm escreveu:rapaz.. se vem na EFI nao sei.. na minha vem..
..rss.....vou verificar na minha...talvez não tenha entendido sobre este tal sensor....

Abraços
Imagem
conrado.go

Nível do ÓLEO. Irmão troquei o ÓLEO da minha mirage 250 -2009 e hoje troque novamente, pois vi que o MOBIL 20-50 era muito grosso e a embreagem estava encrespando..

Pois bem.Lendo o manual fala que devemos colocar 1500 com o filtro, só que se colocar exatamente 1500, fica acima do nível F , ou seja o que seguir o MANUAL QEU DIZ ATÉ DE forma ironica que o bom funcionamento é 1mm abaixo do NÍVEL F , agora como medir 1 mm kkkk

Agora fica a pergunta: como os irmãso usam acima do nível,, no nível extamente..

saudações

conrado
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)

Mirage 250 - 2009
jirschik
Moderador
Contato:

O volume de 1350ml, 1450ml, 1500ml você deve usar como referência para a compra do óleo. Na prática, compre 3 frascos de 1000ml de óleo para 2 trocas. Se tirar o filtro, precisa de mais óleo. Se desmontar a lateral do motor, precisa de mais óleo ainda. Então, para não ter que ficar medindo com seringa, a dica é a seguinte:

1.Coloque a moto na vertical. Não adianta só apoiar no pezinho. Dica: Encoste o guidom do lado direito da moto na parede. Enrole uma tira de borracha entre o manete do freio e o acelerador, para a moto ficar frenada (é o "freio de estacionamento"). Calce o pezinho (lado esquerdo) com um toco de madeira para a moto não cair em cima de você. Seja prudente para fazer isso. Não vale calçar o pezinho com uma caixa de sabão em pó, ou encostar a moto em um biombo, ok!? Tem que ficar firme! Na dúvida, chame alguém para também segurar a moto na vertical.

2.Esgote todo o óleo do motor, de preferência com ele ainda quente, para drenar mais rápido. Depois, recoloque o bujão do dreno.

3.Coloque um frasco inteiro (1000ml) de óleo no motor. Depois coloque mais uns 300ml do outro frasco. Feche a tampa do compartimento de óleo e ligue o motor por uns 10 segundos.

4.Aguarde o óleo descer para o cárter (uns 2 minutos) e vá completando aos poucos até o nível de óleo ficar na linha do 'F'. Está certo se estiver entre o 'F' e o 'E'. O sistema é fechado e se o motor não queima óleo, ele não deve baixar. Se necessário, repita o item 3.

Atenção ao primeiro engate de marcha. Pode dar um tranco mais forte e até desligar o motor, mas isso é natural. Se quiser evitar esse tranco, dê partida com a moto engatada (embreagem acionada, certo!?).

Óleo abaixo do nível mínimo é ruim. Acima do nível máximo também não é bom. Mantenha o nível no meio e faça a medição sempre com a moto na vertical. Aqui vale também o "bom senso": Não precisa usar um inclinômetro, ok!?

Estou brincando, mas com o tempo você verá que o bicho não é tão feio quanto pintam.
Imagem
conrado.go

Valeu meu mestre jirschik! Muito grato por este tutorial. Valeu mesmo..

Quando vier por CALDAS NOVAS - GOIÁS , estamos por aqui..

saudações

Conrado
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)

Mirage 250 - 2009
Responder