Bom dia!
Santista, isso é um conceito que a tecnologia mudou.
Hoje os carros fabricados no Brasil e para o clima brasileiro, saem de fábrica com óleos SAE 5W30, 10W40 e por aí vai, a questão é que os modernos tornos produzem peças com alto grau de precisão, então óleo muito "grosso" não circula direito força a bomba de óleo, e de manhã óleo muito "grosso" demora a atingir as partes altas do motor, demorando portanto a lubificar.
Antigamente a gente usava óleo SAE 50, ou 60, quando o motor estava tão gasto que queimava óleo pois os aneis não seguravam o óleo e ele subia para a camara de combustivel, começava a "fumar", e a folga do virabrequim éra tanta que começava a bater o mancal.
O Audi A3 a fabrica recomenda usar óleo 5W30 do começo até o dia em que precisar retificar o motor.
Na Drag Star 650 que eu tinha antes da Mirage 650,
eu testei varios tipos de óleo, e testei em condições
variadas, e sempre com um termometro digital para aferir a temperatura do motor, e na Drag que já éra um projeto de motor de concepção antiga, o melhor óleo que usei foi o motul 5100 15W50, mas porque não tinha um motul 10W50, na mirage testei o novo óleo da Honda que ela recomenda para toda sua linha de motos e é SAE 10W30, ela abandonou o 20W50.
Bem desculpe o texto longo, mas o meu relato
do funcionamento motor/cambio/embreagem da Mirage 650 com o óleo motul 5000 10W40 ficou excelente.
Superando o Motul 5100 SAE 15W50, e o Honda SAE 10W30
Bem é o que observei usando esses óleos na minha moto.
Temperatura do motor esquenta menos, e o motor mais "solto".
Embreagem muito boa de controlar
Troca de marchas macias
A partida de manhã é mais facil
O engate da primeira marcha mais macio de manhã.
Meu relato aqui no fórum não tem o intuito de criar polemica, é só a titulo de divulgar algo que usei gostei, e recomedaria a amigos, nada além disso.
Um abraço a todos e boas "motocadas"
Mirage 650: Opiniões de proprietários
Moderadores: Moderadores, Administradores
-
Rinaldo Hirai
Rinaldo Hirai
-
Rinaldo Hirai
A mensagem duplicou,erro!
Rinaldo Hirai
Na verdade o que mudou foi a qualidade dos lubrificantes, os motores continuam com as mesmas folgas o materiáis são os mesmos, uma bronzina continua sendo feita de liga de metais leves os pistões continuan sendo de aluminium, as camisas continuam de ferro findido, agora a qualidade dos lubrificantes é infinitamente melhor que á 20 anos atrás, a diferença entre óleo 5 ou 10 é minima, mas eu ainda continuo usando o 20/50, especialmente no verão, ainda mais com a minha moto refrigerada a ar.
Santista e Vera (Viru´s MC)
Rinaldo, não querendo desmerecer as tuas experiencias com vários óleos, mas só passando as minhas, na mirage 250 que eu tive usei vários tipos de óleo inclusive o Ipiranga que é o mais barato, não notei diferença nenhuma entre ele e o Lubrax, Valvoline, Yamalube, ou o Mutul 3000, trocava a cada 4000 Km, com a minha Drag só estou usando o Yamalube, no tempo frio como agora o motor esquenta menos, as marchas ficam manteiga para engatar, ponto morto fácil, como era na mirage, no verão bravo, com qualquer tipo de óleo, tudo fica diferente, as marchas ficam mais asperas o ponto morto fica mais dificil o motor esquenta pacas, para realmente saber se tem diferença teria que colocar o óleo de uma determinada marca, andar no frio e no calor, na estrada e na cidade etc.., em seguida troca esse óleo por outro e faz exatamente a mesma coisa que foi feito anteriormente, como pode ver isso só é possivel em laboratório, é isso que a Petrobrás faz no laboratório na divisão de tecnologia no Rio de Janeiro, lá tem todo tipo de motor funcionando 24 horas sob condições controladas, quando um óleo é lançado com uma determinada sigla, tipo SL,SJ,SG etc.., independente da marca tem que obedecer esses critérios, uma coisa que a maioria das pessoas não sabe é que todo óleo nacional é feito pela Petrobras, as revendedoras adicionam mais algum aditivo e colocam nas suas respectivas embalagens, se for SL tem que obedecer as especificações SL e por ai vai
Santista e Vera (Viru´s MC)
-
Rinaldo Hirai
Boa tarde!
Santista, não tem nada a desmerecer, pois eu sou um motociclista que gosta de fazer experiências e só.
Fora o fato da matéria prima da fabricação do óleo nacional ser um monopólio da Petrobras, tem também uma norma que todo óleo nacional tem um percentual de óleo reciclado, e isso é lei.
Sou muito chato no tocante a lubrificantes, e comparo
mesmo, não é teste de laboratório, é na rua mesmo, e pelo comportamento da moto, vou anotando as diferenças entre eles, e escolho o que deu o melhor resultado. Isso vai muito da sensibilidade de cada pessoa, mas a diferença é grande, eu não gastaria mais usando um óleo que não fosse bom mesmo, não sou levado por propaganda, e sim pelo desempenho da moto.
Bom meus comentários aqui, foram para repassar minhas esperiências, se alguem quizer testar fica a critério de cada um por sua conta e risco.
Acho que minha parte eu fiz, por minha conta e risco.
Quanto a mudança na fabricação das peças dos veiculos, mudou muito, tanto na liga de metais, bem como na precisão dos tornos e robos, os tornos são controlados por conmputador, compare um torno de uns anos atras e os de hoje, coisa fantástica, e as ligas
pistões tratados com ceramica, o formato da cabeça dos pistões, a mudança foi muito grande, a tecnologia
de hoje desde o projeto no computador até a linha de montagem, eu me espanto com tanta novidade tecnológica que a industria de um modo geral evoluiu.
Tudo evoluiu, e muito!
Eu mesmo, não estaria aqui hoje se a medicina não tivesse desenvolvido o Stent, que carrego na minha coronária, e já tem um stent mais moderno que o meu em testes, a tecnologia desenvolve mais tecnologia com a ajuda dos supercomputadores e softers dedicados
a evolução não tem mais fim.
A industria metalúrgica não esta parada, as ligas de aço disponiveis hoje, a gente nem sonhava com elas a
10 anos atras, e a cada dia novas ligas e matérias primas estão em testes em laboratórios.
Na area eletronica nem dá para comentar, a Mirage 650 efi, tem sensor de altura que junto com sensor de temperatura, e o sensor de pressão no corpo do injetor, mandam para a Ecu essas informações e a ecu calcula a melhor mistura de onbustivel que depois ainda são analizadas pelo sensor lambda e o sensor de temperatura do motor e fazem correções nos calculos de injeção de combustivel e ponto de ignição, ou seja se voê estiver andando de moto ao nivel do mar a ECU calcula a melhor mistura para desempenho e economia ou se você vai para uma região montanhosa com 2500 metros acima do nivel do mar novamente todo o processo de cálculo ajusta todos os parametros para seu desempenho e economia.
As velas de Iridiun, mais uma marca de desenvolvimento
e evolução, durabilidade muito maior, até o desenho do eletrodo foi maximizado para dar o espalhamento ideal da centelha para a máxima queima do combustivel.
Santista, a evolução foi tão grande que posso te dizer que os óleos tiveram que evoluir para as novas condições tecnológicas dos veiculos atuais.
Veja os carros de F1 18.000 rpm!
Desculpe o texto longo, velho fala demais!Rsrs
Um abraço amigo
Santista, não tem nada a desmerecer, pois eu sou um motociclista que gosta de fazer experiências e só.
Fora o fato da matéria prima da fabricação do óleo nacional ser um monopólio da Petrobras, tem também uma norma que todo óleo nacional tem um percentual de óleo reciclado, e isso é lei.
Sou muito chato no tocante a lubrificantes, e comparo
mesmo, não é teste de laboratório, é na rua mesmo, e pelo comportamento da moto, vou anotando as diferenças entre eles, e escolho o que deu o melhor resultado. Isso vai muito da sensibilidade de cada pessoa, mas a diferença é grande, eu não gastaria mais usando um óleo que não fosse bom mesmo, não sou levado por propaganda, e sim pelo desempenho da moto.
Bom meus comentários aqui, foram para repassar minhas esperiências, se alguem quizer testar fica a critério de cada um por sua conta e risco.
Acho que minha parte eu fiz, por minha conta e risco.
Quanto a mudança na fabricação das peças dos veiculos, mudou muito, tanto na liga de metais, bem como na precisão dos tornos e robos, os tornos são controlados por conmputador, compare um torno de uns anos atras e os de hoje, coisa fantástica, e as ligas
pistões tratados com ceramica, o formato da cabeça dos pistões, a mudança foi muito grande, a tecnologia
de hoje desde o projeto no computador até a linha de montagem, eu me espanto com tanta novidade tecnológica que a industria de um modo geral evoluiu.
Tudo evoluiu, e muito!
Eu mesmo, não estaria aqui hoje se a medicina não tivesse desenvolvido o Stent, que carrego na minha coronária, e já tem um stent mais moderno que o meu em testes, a tecnologia desenvolve mais tecnologia com a ajuda dos supercomputadores e softers dedicados
a evolução não tem mais fim.
A industria metalúrgica não esta parada, as ligas de aço disponiveis hoje, a gente nem sonhava com elas a
10 anos atras, e a cada dia novas ligas e matérias primas estão em testes em laboratórios.
Na area eletronica nem dá para comentar, a Mirage 650 efi, tem sensor de altura que junto com sensor de temperatura, e o sensor de pressão no corpo do injetor, mandam para a Ecu essas informações e a ecu calcula a melhor mistura de onbustivel que depois ainda são analizadas pelo sensor lambda e o sensor de temperatura do motor e fazem correções nos calculos de injeção de combustivel e ponto de ignição, ou seja se voê estiver andando de moto ao nivel do mar a ECU calcula a melhor mistura para desempenho e economia ou se você vai para uma região montanhosa com 2500 metros acima do nivel do mar novamente todo o processo de cálculo ajusta todos os parametros para seu desempenho e economia.
As velas de Iridiun, mais uma marca de desenvolvimento
e evolução, durabilidade muito maior, até o desenho do eletrodo foi maximizado para dar o espalhamento ideal da centelha para a máxima queima do combustivel.
Santista, a evolução foi tão grande que posso te dizer que os óleos tiveram que evoluir para as novas condições tecnológicas dos veiculos atuais.
Veja os carros de F1 18.000 rpm!
Desculpe o texto longo, velho fala demais!Rsrs
Um abraço amigo
Rinaldo Hirai
Caros Rinaldo e Santista
È isto que torna os Fórum do Moto Custom algo que nos vicia, pois as variedades de experiências as opiniões e a ajuda que Vocês dão a todos os outros que não entende as partes técnicas mas que começá a ter pelo menos a noção e muito bom.

Agora se puderem continuar hi hi hi
È isto que torna os Fórum do Moto Custom algo que nos vicia, pois as variedades de experiências as opiniões e a ajuda que Vocês dão a todos os outros que não entende as partes técnicas mas que começá a ter pelo menos a noção e muito bom.
Agora se puderem continuar hi hi hi

-
Rinaldo Hirai
Pessoal dá uma olhada na fabrica da JAC Motors:
Click no link:
http://youtu.be/M_tq7sddWPk
Ou nos modernizamos ou a China dominara o mundo...
Abrçs
Click no link:
http://youtu.be/M_tq7sddWPk
Ou nos modernizamos ou a China dominara o mundo...
Abrçs
Rinaldo Hirai
concordo em genereo, número e grau.Santista escreveu:Rinaldo, não querendo desmerecer as tuas experiencias com vários óleos, mas só passando as minhas, na mirage 250 que eu tive usei vários tipos de óleo inclusive o Ipiranga que é o mais barato, não notei diferença nenhuma entre ele e o Lubrax, Valvoline, Yamalube, ou o Mutul 3000, trocava a cada 4000 Km, com a minha Drag só estou usando o Yamalube, no tempo frio como agora o motor esquenta menos, as marchas ficam manteiga para engatar, ponto morto fácil, como era na mirage, no verão bravo, com qualquer tipo de óleo, tudo fica diferente, as marchas ficam mais asperas o ponto morto fica mais dificil o motor esquenta pacas, para realmente saber se tem diferença teria que colocar o óleo de uma determinada marca, andar no frio e no calor, na estrada e na cidade etc.., em seguida troca esse óleo por outro e faz exatamente a mesma coisa que foi feito anteriormente, como pode ver isso só é possivel em laboratório, é isso que a Petrobrás faz no laboratório na divisão de tecnologia no Rio de Janeiro, lá tem todo tipo de motor funcionando 24 horas sob condições controladas, quando um óleo é lançado com uma determinada sigla, tipo SL,SJ,SG etc.., independente da marca tem que obedecer esses critérios, uma coisa que a maioria das pessoas não sabe é que todo óleo nacional é feito pela Petrobras, as revendedoras adicionam mais algum aditivo e colocam nas suas respectivas embalagens, se for SL tem que obedecer as especificações SL e por ai vai
teste comparativo ou se faz nas mesmas e identicas condições, ou não vai ter muito o que se comparar.
na minha mirage 150 eu ja usei Motul 3000, STP Yamalube e o original que não sei qual era.
a ordem que eu usei foi, Original, Motul, STP, Yamalube, Motul.
qdo tirei o original com 350Km e coloquei o Motul, a moto melhorou muito as trocas de marchas, cambio ficou mais macio. ai rodei até os 1000Km onde foi trocado o óleo na CC pelo STP.. ai o cambio voltou a ficar duro e dificil de engatar o neutro.. rodei 300Km com esse óleo e troquei pelo Yamalube.. ai ficou melhor q com o STP, mais ainda não era como o Motul.. ai rodei mais 1000Km e troquei pelo Motul outra vez.. na esperança que a moto voltasse a ter o cambio mais macio.. mas não foi isso q aconteceu.. não vi nenhuma diferença significativa do Yamalube pro Motul..
ai como as trocas foram feitas com KM diferentes da moto, e nivel de desgaste tb diferentes, tem muito mais coisa envolvida no funcionamento do cambio/motor do que unica e exclusivamente o óleo..
pra fazer uma analise realmente tecnica e que tenha uma confiabilidade alta, tem q eliminar todas as variáveis que não dá pra controlar no uso do dia a dia e isso só dá pra fazer em laboratório mesmo.
e ja acompanhei um teste de óleo onde dois veiculos 0Km foram testados, um deles foi sempre usado o óleo recomendado pelo fabricante e trocado dentro dos periodos estipulados.. no outro o óleo era apenas completado, sem nunca ser trocado e foi usado varios óleos diferentes, procurando usar sempre os mais baratos.
os dois carros rodaram 30mil Km.. e foram feitas medidas das peças internas do motor tanto com os carros 0Km e depois dos 30mil Km rodados e foi comparado o nivel de desgaste das peças.
e ao contrario do que se imaginava, o desgaste no carro onde não foi trocado o óleo era praticamente identico ao do que foi seguida todas as recomendações do fabricante. as variações não chegavam a 2% de diferença.
ta certo q nas motos o óleo do motor tb é o mesmo do cambio ( exceto HD), mas eu particularmente não acho q a simples troca de um óleo vá fazer milagres pro motor.
Todo motor tem durante o seu projeto, a definição do óleo recomendado, pra atender aos niveis de folgas e de esforços que ao motor vai ser submetido. ai usar um óleo mega power plus advanced que suporta esforços muito maiores e temperaturas tb muito muaiores não vai trazer um grande beneficio pro motor, pois o motor nunca vai gerar tais esforços ou temperaturas..
o q não pode é usar um óleo de classificação inferior, pois ai o óleo não vai suportar os esforços gerados pelo motor e ai sim o desgaste é maior... mas aumentar a classificação do óleo não tem relação direta com ganho de performance ou durabilidade do motor.
é o mesmo caso qto se fala em combustivel.. usar gasolina podium em motor de taxa de compressão abaixo de 10,5:1 não traz nenhum ganho pra performance do motor.. nem de desempenho, nem de menor consumo/litro..
mas se usar combustivel comum em motor de taxa de compressão alta, ai sim vai ter pre-ignição e o motor pode ser danificado em pouco tempo.

-
Rinaldo Hirai
Boa tarde!
Empresas como Petrobras, Sheel, Texaco, Ipiranga,Castrol, Repsol, Motul que é a mais antiga fabrica de lubrificantes do mundo (fundada em 1853), será que todas essas empresas, que investem
---ilhões de dolares em pesquiza para desenvolvimento de seus produtos estão jogando dinheiro fora?
Não vou prosseguir no assunto, pois falta embasamento técnico, para afirmar isto ou aquilo.
Falei sobre a minha experiencia com o óleo e só.
Cada qual com sua liberdade de escolha e sensibilidade de entendimento, eu fabrico produtos químicos expecificos para fotográfia, eletronica é um hoby a 38 anos, mecanica adoro desde os 14 anos,
ando de moto desde 1967, mas com meus 59 anos de idade nunca trabalhei na área de lubrificantes.
Um abraço a todos
Empresas como Petrobras, Sheel, Texaco, Ipiranga,Castrol, Repsol, Motul que é a mais antiga fabrica de lubrificantes do mundo (fundada em 1853), será que todas essas empresas, que investem
---ilhões de dolares em pesquiza para desenvolvimento de seus produtos estão jogando dinheiro fora?
Não vou prosseguir no assunto, pois falta embasamento técnico, para afirmar isto ou aquilo.
Falei sobre a minha experiencia com o óleo e só.
Cada qual com sua liberdade de escolha e sensibilidade de entendimento, eu fabrico produtos químicos expecificos para fotográfia, eletronica é um hoby a 38 anos, mecanica adoro desde os 14 anos,
ando de moto desde 1967, mas com meus 59 anos de idade nunca trabalhei na área de lubrificantes.
Um abraço a todos
Rinaldo Hirai