Shadow 600 bobber - by Joni

Motos: Choppers, Bobbers e projetos exclusivos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Outras Marcas

joniwillian
Mensagens: 12
Registrado em: 26 Dez 2011, 19:56
Localização: Limeira

Fala Galera!!!

Abri este topico para compartilhar com vocês uma customização que fiz na minha Shadow 600....espero que gostem....talvez tenha muito texto, mas minha idéia é ajudar quem está querendo começar a mexer, pq informação é tudo! - quem não tiver paciência toca pro fim da pagina que o resultado está lá :)

Sempre gostei da 'old school' e por isso baseei meu projeto nestas caracteristicas.

A princípio eu ia fazer em uma oficina em Limeira, os caras são muito conhecidos, mas quando recebi o orçamento quase caí de costas....acho que eles me deram preço de Harley e não de Honda....não que o trabalho não valha isso, muito pelo contrário...é que Eu não tenho grana pra tanto....


Aí resolvi fazer eu mesmo!!!


Como virou um projeto pessoal, eu resolvi que ia fazer em casa, com as ferramentas e conhecimento que eu tinha...e sem usar solda.


Depois de muito pesquisar, reuni informações necessárias para dar inicio minha empreitada.



- Documentação

Como gosto das coisas devidamente corretas, optei por alterar o documento tbm.

Pra ser alterado no documento, vc precisa passar por uma vistoria do Inmetro e outra do Ciretran, mas antes tem que pedir autorizaçao pra alterar.

A primeira dor de cabeça foi obter a autorização do Detran. Aqui no estado de São Paulo (não sei se nos outros estados é assim), vc precisa primeiro obter uma autorização da modificação, para depois executá-la.
Mas porquê isso? A resposta é simples: se vc não tiver a autorização, a alteração não passa na vistoria e vc toma uma multa e alguns pontos na carteira....

Com a ajuda do meu despachante, elaborei o pedido de autorização, com fotos, descritivo quase "técnico", e todos os detalhes que o documento pede. Mesmo assim, tive que ir na Ciretran para explicar ao policial civil o que eu queria fazer e ele poder constatar que eu não havia alterado ainda a moto.

Bom depois de autorizado pelo Detran, eles te dão um documento que vale por 30 dias....30 dias? Pra colocar uma suspensão a ar em um carro até dá, mas pra customizar uma moto? Isto é Brasil.
Eu acabei estourando o prazo e consegui renovar, mas o despachante que fez o serviço disse que depende da boa vontade do Ciretran, que pode ou não renovar.



- Peças

A minha idéia inicial era apenas alterar a trazeira pq eu não tinha a grana necessária pra mexer em mais coisa.

Como eu não tinha as ferramentas necessárias, eu precisava comprar pelo menos o paralamas trazeiro e o selim prontos. Então eu achei um cara no Paraná, que se chama Marco Fusco, é só procurar na net pra ver o trabalho dele. Passei as medidas do meu pneu pra ele e ele fez o paralamas do jeito que eu queria. Detalhe: nunca vi o cara, foi tudo feito por email. O banco, o Fusco já tem um kit pronto e isso facilitou pra caramba tbm. Não tive dor de cabeça com as peças dele.

O suporte do paralamas, a fixação na balança, o suporte da lanterna, da placa e dos piscas, eu mesmo fiz.
A lanterna eu use a do Jeep Aero Wilis, com luz de vigia (luz da placa).
Os piscas traseiros são da Intruder 125.


Vamos aos detalhes

Como tenho os dois pés atras em tudo que faço, não cortei o quadro antes de definir como iria ser feito tudo.....
Na foto abaixo, eu passei alguns pedaços de conduite por uma corda e usei de gabarito pra testar o espaço entre o pneu e o paralamas.....mais tarde eu troquei os conduites por um pedaço de mangueira 3/4" na linha do centro do pneu...

Imagem

Imagem


Suporte da lanterna e o conduite pra passar a fiação....no final usei um conduite diferente porque esse era muito rígido e não fazia a curva...
Imagem



Nessa foto eu já tinha cortado o quadro depois de medir umas 30 vezes, só por segurança.....rsrs
Nela aparece tbm o teste que eu estava fazendo pra dimensionar os dois suportes do pralamas
Imagem



Pausa pra foto do meu assistente...rsrsr
Imagem



Prévia de como estava ficando...
Imagem



Aqui uma pré montagem do paralamas. O surportem já estavam prontos. Teste pra definir em que posição iria fazer a furação.
Imagem


Outro angulo da pré-montagem
Imagem



O banco é um deste:
Imagem


Depois que foi revestido em uma loja de sela pra cavalgar, ficou assim
Imagem


Depois de 150horas de trabalho e alguns dinheiros...o resultado é esse:

Imagem

Imagem

Imagem


Ultima alteração, feita a uns 15 dias....deu uma melhorada no filtro de ar e no farol...
Imagem

Imagem

No futuro quero pintar as rodas, o garfo, trocar o guidão, colocar um thermotape no escape, colocar uma grade no farol, produzir uma suspensão springer...na verdade...ela sempre vai estar 99% pronta pq customizar é uma arte que não acaba.


Valew Pessoal! :)
Avatar do usuário
zecabemfica
Mensagens: 209
Registrado em: 16 Jan 2011, 17:38
Localização: Porto Alegre

Ficou massa!
parabéns pelo trabalho...
VAMO QUE VAMO!
joniwillian
Mensagens: 12
Registrado em: 26 Dez 2011, 19:56
Localização: Limeira

zecabemfica escreveu:Ficou massa!
parabéns pelo trabalho...

Valew
Avatar do usuário
rfcapusso
Mensagens: 17
Registrado em: 26 Nov 2012, 12:19
Localização: Campo Grande

brother na moral a sua shadow ta muito irada, pra mim so ta faltando um guidão seca pra ele fica bem jovem e brutal.. show parabéns..
joniwillian
Mensagens: 12
Registrado em: 26 Dez 2011, 19:56
Localização: Limeira

rfcapusso escreveu:brother na moral a sua shadow ta muito irada, pra kin so ta faltando um guidão seca pra ele fica bem jovem e brutal.. show parabéns..

Valew rfcapusso....no futuro quero colocar um mini seca nela....só me falta a grana...rsrs
Juvencio
Mensagens: 20
Registrado em: 21 Abr 2012, 10:43
Localização: Caruaru

Ótimo trabalho, Ficou perfeita!
Me tira uma dúvida, que pneu foi esse que você usou na traseira, se comprou aqui no brasil mesmo, quanto foi?
joniwillian
Mensagens: 12
Registrado em: 26 Dez 2011, 19:56
Localização: Limeira

Juvencio escreveu:Ótimo trabalho, Ficou perfeita!
Me tira uma dúvida, que pneu foi esse que você usou na traseira, se comprou aqui no brasil mesmo, quanto foi?
Valew Juvencio!!!

O pneu é o Pirelli Route MT66 170/80-15, medidas originais da moto...é que com esse paralamas ele fica mais em evidencia...mas é o tamanho original.

abçs
P.H.
Administrador
Mensagens: 1367
Registrado em: 22 Jun 2007, 13:37
Localização: Jundiaí
Contato:

Ficou show mesmo.
Ja pensou em pegar um guidão que você possa passar os cabos por dentro ?
Empreendendo
joniwillian
Mensagens: 12
Registrado em: 26 Dez 2011, 19:56
Localização: Limeira

P.H. escreveu:Ficou show mesmo.
Ja pensou em pegar um guidão que você possa passar os cabos por dentro ?
Valew P.H.

então, já dei uma avaliada em vários guidões, inclusive os com cabo embutido....mas por enquanto vou ficar só namorando eles...rsrrs

abçs
Alisson Alcantara
Mensagens: 355
Registrado em: 01 Ago 2012, 14:01
Localização: Foz do Iguaçu

cara ta show a motoka.... tb estou louco pra mexer na minha, só estou no aguardo de pegar outra motoka pra patroa...

da uma olhadinha ae pq tem algumas fotos que ñ estao abrindo...
Loading...
Responder