Enfim, eu comprei (ainda não chegou) minha primeira moto. Decidi comprar uma BEM de entrada, porque acabei de tirar a habilitação, não tenho nem conhecimento de direção "no dia-a-dia" nem familiaridade com motos muito grandes. Então minha escolha foi a nova Dafra Horizon 150

Escolhi esta moto porque ela parece meio que um clone da Harley Davidson Roadster 883 (que eu acho muito bonita)

*Parecida né?
Minhas dúvidas, como sou TREMENDAMENTE NOVATO nisso tudo, é saber o que posso e o que não posso fazer com ela, pois logo de cara, já tenho uma boa lista de modificações para fazer e a moto vai chegar em alguns dias. Para deixar mais organizado minhas dúvidas, decidi criar meio que uma lista. Se vocês souberem/puderem responder, me ajudariam muito pois como disse, sou realmente 0km em customs e principalmente sobre a legalidade das modificações. De cara, o que queria saber é:
1 - Posso fazer as modificações todas e DEPOIS disso fazer o primeiro emplacamento? Ou sou obrigado a emplacar a moto original, depois fazer o processo de pedir permissão para as modificações no Detran, depois modificar e depois de ter a checagem de segurança, fazer atualização do veículo? Se ambas as opções forem possíveis, qual é a mais prática (sim, eu sei que ambas são muito complicadas de serem feitas).
2 - Me falaram que mudanças estéticas não precisam ser informadas ao Detran, porém estou com uma sensação muito grande de que isso é BALELA e a pessoa que me disse isso estava falando m#$%. Procede isso?
Das modificações que eu quero fazer (abaixo), alguma é proibida?
Modificaçõs:
1 - Pintura da moto... Eu manteria chassi e motor da mesma cor, porém tanque, paralamas, etc, queria pintar para ficar com a exata mesma cor da HD Roadster da foto acima, tampando o Horizon que eu iria substituir por um desenho de uma PINUP.
2 - Banco... Queria arrancar esse banco preto e mandar revesti-lo novamente com couro marrom e botar uma costura em padrão, tipo essa:
3 - Sissybar... Queria colocar uma sissybar maior, que desse para colocar alforje traseiro de forma bem presa/segura, revestiria o encosto do sissybar com o mesmo padrão e cor do banco
4 - Parabrisa Bolha Grande - de tamanho razoável, até para poder colocar um alforge pequeno (porta carteira/pochete) do lado de dentro dele.
5 - Alforges laterais de tamanho razoável para pequenas viagens, rígidos (não quero estilo sacola).
6 - Escapamento eu não sei bem como me expressar porque não achei ainda modelo, marca, etc, mas queria deixar os escapamentos e ponteiras do escapamento idêntico a da Harley da foto, só que preto como o motor, e não cromado...
Essas modificações acima precisam ser todas notificadas e autorizadas com o DETRAN? Posso faze-las antes do emplacamento?