Materia muito boa sobre o contra-esterço que saiu na Motoline:
Qual a forma mais rápida de desviar de um obstáculo? A surpresa geral vem na hora de revelar a resposta certa: basta virar o guidão para o lado contrário de onde se quer ir.
Fundiu a cuca? Quem já passou pelos bancos de escola deve lembrar daquela lei básica da Física (Lei de Newton) que diz: "a cada ação corresponde uma reação igual intensidade no sentido contrário". No momento em que uma moto entra em movimento, várias leis da Física são aplicadas. Para começar, o que era peso vira massa e um mundo de variáveis dinâmicas vão atuar sobre o simples ato de passear de moto.
Um dos exercícios do curso foi candidamente apelidado de "Atropelando a Velhinha". Colocamos um cone de borracha e o aluno precisa desviar da forma mais rápida e eficiente. Primeiro cada um faz o exercício utilizando suas próprias técnicas de pilotagem. Depois vem a orientação que normalmente dá um nó na cabeça dos alunos.
Para desviar para a esquerda, deve-se pressionar o guidão com a mão esquerda, empurrando-o para o lado direito. Após uma sucessão de ooohhhhhs e aaaahhhhhhs, fica claro que ninguém ali acreditou numa só palavra; então partimos para a aula prática. Eu mesmo, ou o instrutor Minhoca fazíamos o exercício diante de vários pares de olhos. Com apenas a mão esquerda no guidão, nós rodamos até quase bater no cone e fazemos a manobra, conhecida tecnicamente como contra-esterço, desviando a moto para o lado esquerdo.
Após constatarem que realmente funciona, chega a vez de os próprios alunos repetirem a manobra. No começo alguns ainda não acreditam, mas após algumas repetições todos concordam que o desvio da trajetória é muito mais rápido. Isto ocorre porque ao provocar uma ação (virar o guidão para o lado direito), as forças que atuam na roda dianteira provocam uma reação contrária, que é voltar para o lado esquerdo. Quer uma prova?
Pegue uma bicicleta - se não quiser arriscar sua moto - e quando estiver em uma boa velocidade, empurre (veja bem, é para empurrar, não é para inclinar) o guidão para a direita e perceba que a bicicleta vai desviar imediatamente para a esquerda. Com a moto, tente mentalizar um obstáculo imaginário e faça a experiência de empurrar o guidão para qualquer lado. A reação será o desvio para o lado contrário.
Vaca louca
A técnica do contra-esterço é muito utilizada nas pistas, principalmente nas curvas de baixa velocidade, onde o piloto precisa contornar a curva sem deixar cair muito o giro do motor. Nas ruas e estradas, para desviar, a técnica do contra-esterço produz uma reação rápida, eficiente e segura, e depois de alguns treinos pode-se fazer isso naturalmente, como trocar de marcha.
As outras aplicações do contra-esterço são: ultrapassar de forma mais rápida e segura; corrigir o inserimento em curva; desviar de objetos em plena curva; corrigir a trajetória na curva; mudar a trajetória em reta sem deslocar o corpo; retornar a moto para a posição menos inclinada após a curva o mais rápido possível e, claro, facilitar o inserimento em curva sem fazer tanta força.
Outra orientação na hora de desviar, seja de uma velhinha, de um buraco, de uma vaca, ou qualquer coisa, é sempre olhar fixamente para o lugar aonde você quer passar, nunca para o obstáculo. Normalmente temos a tendência de seguir para onde olhamos. Os atiradores de arco e flecha, por exemplo, sempre olham fixamente para o centro do alvo, nunca para as beiradas. O Pelé era um exemplo: com a bola dominada, ele sempre olhava para o ponto onde queria jogá-la, nunca para a bola.
A mesma coisa deve ser feita por motociclistas; é preciso condicionar o cérebro para olhar sempre para o desvio, nunca para o obstáculo. Quantas vezes você viu um buraco e, mesmo assim, passou por cima dele? Tudo culpa do cérebro, este computador com ótimas funções, mas que depende exclusivamente do programador.
Contra-esterço em Curvas
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foi isso que eu disse no outro tópico... nunca olhar o obstáculo senão vc vai bater nele hehehjbrigagao escreveu:...
; é preciso condicionar o cérebro para olhar sempre para o desvio, nunca para o obstáculo...
Alguem usa o contra-esterço???
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Uso, mas nada radical... só tipo virando muito pouco pro outro lado, tipo 1cm ou pouca coisa a mais... nada radical como os pilotos de espotivas que viram todo guidão... e como faço as curvas sempre em baixa velocidade uso muito pouco... geralmente faço as curvas só na inclinação do corpo mesmo...
abraço
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Estas foto das supermotard mostram manobras de contra esterço para corrigir uma saída de traseira em curvas , são coisas totalmente diferentes da manobra de contra esterço discutidas neste tópico. O contra esterço para entrada de curvas é uma coisa bem sutil, quase imperceptível e todo mundo que dirige motos usa mesmo que não se de conta disso. Quando um piloto entra numa curva para direita virando o guidão também para a direita ele no meio da curva vai ter que compensar isso trazendo o guidão de volta para a esquerda no meio da curva (é aquela famosa balançada dos pilotos novatos).
Tem um exercício legal pra quem ainda não se familiarizou com a idéia de virar para um lado para ir para o outro.
Na próxima vez que estiver andando de moto (acima de 40 porque abaixo disso não funciona o efeito giroscópio que causa o sobre esterço) em uma pista reta e larga pra treinar, experimente empurrar (só empurrar não é para virar o guidão) um dos lados do guidão e você vai notar que a moto começa a tombar e fazer a curva para o lado contrario.
Faça isso varias vezes até se acostumar com a manobra. Desviar de obstáculos vai ficar muito mais fácil e fazer curvas mais ainda.
Na próxima vez que estiver andando de moto (acima de 40 porque abaixo disso não funciona o efeito giroscópio que causa o sobre esterço) em uma pista reta e larga pra treinar, experimente empurrar (só empurrar não é para virar o guidão) um dos lados do guidão e você vai notar que a moto começa a tombar e fazer a curva para o lado contrario.
Faça isso varias vezes até se acostumar com a manobra. Desviar de obstáculos vai ficar muito mais fácil e fazer curvas mais ainda.
Exemplo de curva errada, este sujeito em um video de 40 segundos conseguiu demonstrar todos os erros que se pode cometer numa curva de moto, isso é que é ser didatico. (repare nas balançadas no meio da curva)
http://br.youtube.com/watch?v=cXuORVo-eQo
http://br.youtube.com/watch?v=cXuORVo-eQo
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Então olha abaixo...
veja só como não fazer uma curva !!! esse foi style
http://www.youtube.com/watch?v=DEROvx5Q ... re=related
hehehe
veja só como não fazer uma curva !!! esse foi style
http://www.youtube.com/watch?v=DEROvx5Q ... re=related
hehehe