VT600C Respiro

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

diogogarbin
Mensagens: 10
Registrado em: 30 Jun 2022, 19:19

Prezados Boa Noite, primeiramente se eu estou postando no lugar errado ou se deveria ter postado em outro tópico me desculpe, porém não encontrei algo parecido com minha dúvida

Os respiros que me refiro são os que estão localizados logo acima do radiador e o que fica ao lado direito (olhando a moto de frente)

Limpei os dois ontem, o do lado direito, saiu quase nada de água, e o acima do radiador saiu uma mistura de óleo e água cor café com leite, aproximadamente uns 50ml, pois bem, encucado do jeito que sou, rodei uns 20km com a moto e hj fui novamente verificar os respiros, e para minha surpresa o que fica acima do radiador estava novamente com aquela mistura de óleo e água, aproximadamente uns 50 ml, saberiam me dizer se isso é normal ?

Estou encucado pq levei em um mecânico que queria me arrancar 5 mil reais... pq disse que aquele respiro acima do radiador tinha saído água e que isso não é normal, que com certeza ou a junta do cabeçote estava danificada ou meu cabeçote estava empenado. Minha moto está rodando lisa ! viajei 700km final de semana passado, poderia meu cabeçote estar com defeito ????

Desde já agradeço.
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

óleo ou agua apresentando esse tom de café c leite é característico da mistura óleo e agua
no caso mais simples de todos, uma junta de cabeçote queimada....
sim, vc pode rodar normalmente sem notar qq perca de desempenho, SE a ruptura for apenas entre as duas galerias, mas tem testes no sistema de arrefecimento a fazer q vai pegar ao menos q tem vazamento, se não joga agua fora, seria pra dentro do motor, e da mesma forma q esse tom café com leite pode aparecer na agua ou no óleo, é muito mais normal esse tom ficar no óleo, na agua em geral vc nota no reservatório, as manchas de óleo flutuando na agua, é difícil chegar no ponto da agua ficar café c leite...é mais fácil ser ferrugem na agua.....ai o buraco vai bem mais embaixo....agua pode estar c lodo, fica estranha e pode ir pra esse tom, pode estar c ferrugem, e tmb pode ir pra esse tom, tudo depende do quão avançado esta o problema....to sem o manual aqui, mas se tiver selos nesse motor, é fácil um selo estar enferrujado...se for fazer todo um trabalho na moto, acaba indo fácil esses 5K
mas é questão de avaliar, não há diagnostico preciso por paranormalidade....apenas q o local mais comum disso acontecer seria junta ou cabeçote, e os indícios apontam pra isso q falei..
e não se assuste c esses valores..... só uma bomba d'água dessa a base de troca, ou seja uma bomba já recuperada, não sai por menos de 400~600 reais hj.....imagina esse trabalho q o mecânico ja ta dizendo q precisa...
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
diogogarbin
Mensagens: 10
Registrado em: 30 Jun 2022, 19:19

Obrigado pelo esclarecimento amigo, quase fiquei na mão esse fds, completei o reservatório antes de viajar (200km) e a moto quase ferveu, abri a tapa do radiador e a moto estava seca, eu coloco água(arrefecimento) e ela some, coloco e ela some, estava mesmo na dúvida se poderia ser a junta, comprei pelo MercadoLivre o teste de sistema de arrefecimento e assim que chegar vou testar pra ver se segura os 18psi especificado no manual. Vim trabalhar com a moto e passando nervoso, eu completo rodo uns 20km e a moto seca novamente e o pior de tudo é que não vejo vazamentos.
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

Experimenta completar a agua e colocar ela em funcionamento na marcha lenta na garagem e use seu lado contorcionista pra tentar enxergar onde pode ser o vazamento, procure bastante em volta da moto, olhe por baixo e por cima do motor. Pode ser que o vazamento seja exatamente em cima de alguma peça que esquenta muito e aí a agua bate e ja evapora não deixando rastros.
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

tem q ver se é pra fora como o beto sugeriu....as vezes fica um rastro por conta do aditivo.....
pela coloração q esta ficando eu imagino q seja pra dentro do motor, pras câmaras mesmo....
c tamanho vazamento eu te digo q nem será fácil subir a pressão como indicado c o equipamento...as vezes pode estar indo pro óleo e subindo ate o nível....ai o buraco aumenta, pq esse óleo contaminado não cumpre a função de lubrificação....
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
diogogarbin
Mensagens: 10
Registrado em: 30 Jun 2022, 19:19

E segue a saga, fiz oq nosso amigo falou e além disso desmontei caixa de ar e toda aquela Parafernalha, vi que vazava na tampa da termostática, pois bem comprei oring novo e coloquei, medi com o aparelho e o sistema de arrefecimento está sem vazamento algum, segura do 18psi conforme especificado no manual, completei o líquido de arrefecimento e fui testar, peguei rodovia e toda hora que parava jorrava água pelo respiro do reservatório de expansão, cheguei em casa parei na garagem e lá se vai líquido de arrefecimento pelo respiro novamente e agora acendeu a luz de temperatura. Não sei se pode ser ar no sistema, pq ao completar eu sangrei acelerando e completando aos poucos, alguém já teve esse problema da moto eliminar todo o líquido pelo respiro ?
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

diogogarbin escreveu: 07 Jul 2022, 18:07 E segue a saga, fiz oq nosso amigo falou e além disso desmontei caixa de ar e toda aquela Parafernalha, vi que vazava na tampa da termostática, pois bem comprei oring novo e coloquei, medi com o aparelho e o sistema de arrefecimento está sem vazamento algum, segura do 18psi conforme especificado no manual, completei o líquido de arrefecimento e fui testar, peguei rodovia e toda hora que parava jorrava água pelo respiro do reservatório de expansão, cheguei em casa parei na garagem e lá se vai líquido de arrefecimento pelo respiro novamente e agora acendeu a luz de temperatura. Não sei se pode ser ar no sistema, pq ao completar eu sangrei acelerando e completando aos poucos, alguém já teve esse problema da moto eliminar todo o líquido pelo respiro ?
se vc mediu e esta certinho sem perder pressão, não há vazamento nem pra dentro, nem pra fora, então não tem uma explicação logica pra agua cor de café, a não ser ferrugem, e baixar agua deve ser pelo respiro mesmo, só q enquanto anda não consegue ver....algumas coisas q vc pode fazer.....o mais barato e com menos risco é o radiador, retirar, lavar bem e observar a agua condição da agua q vai sair, e trocar o liquido por fluido adequado (retire tudo do sistema de arrefecimento q causa bloqueio no sistema e ponha agua pra circular livremente até q saia bem limpa e transparente), depois medir a cebolinha corretamente por desencargo, depois troque a tampa, é o mais provável do seu problema, aquela borracha da tampa já machuca na primeira instalação da tampa, a mola perde eficiência, como já relatou as verificações, e contando q tenha ressecado ao longo da vida, muito aquecimento e pressão......
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
diogogarbin
Mensagens: 10
Registrado em: 30 Jun 2022, 19:19

Obrigado amigo, amanhã vou desmontar o radiador, lavar tudo mas aparentemente não está muito sujo, comprei o motocool, vou colocar nas medidas especificadas pelo manual e torcer para não vazar no respiro novamente.
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

será que a termostatica está funcionando? Reparou (se é que é possivel) as temperaturas nas mangueiras do radiador, uma normalmente é mais quente (entrada) e outra mais fria (saida).
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
diogogarbin
Mensagens: 10
Registrado em: 30 Jun 2022, 19:19

Cara eu estou nessa dúvida, eu abri tudo e não troquei a bendita termostática. Será possível que seja ela ?
Responder