Intruder 125: Carburação em geral

Motos: Suzuki Intruder, Suzuki Boulevard, Suzuki Savage, Suzuki Marauder, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Suzuki

Responder
MB
Mensagens: 24
Registrado em: 02 Dez 2009, 00:23
Localização: Rio de Janeiro

Jefferzombie,

Essa roldana da CG 150 só faz diferença no quanto se deve girar o acelerador certo? EXATAMENTE, DIMINUI O CURSO. SÓ É CHATO DE TIRAR DA MANOPLA. VOCE PODE APROVEITAR E INSTALAR UMA MANOPLA CUSTOM. TEM BORRACHA MACIA E MAIS GROSSA COM ACABAMENTO CROMADO, FICA BONITO E MAIS CONFORTAVEL AO TOQUE

O filtro da CG 150 serve direitinho né, sem precisar adaptar nada, correto? SERVE CERTINHO, FICA UM POUCO AMASSADO NO FUNDO, SEM PROBLEMA, É DESCARTAVEL

E quanto ao filtro "esportivo"? ajuda em alguma coisa? FILTRO ESPORTIVO TEM A MALHA MUITO ABERTA, ENTRARÁ POEIRA E DIMINUIRA A VIDA UTIL DO MOTOR, PODE ENTRAR ATÉ AGUA SOB CHUVA TORRENCIAL, AGUA DA CHUVA MESMO, SEU CARBURADOR PODERA ASPIRAR AGUA DA CHUVA

Quanto a retirada do restritor, vi uma dica do J.Duarte dizendo para cortar uma parte do tubo, deixando em forma de "V", mas como não entendo nada de mecanica, eu nem sei onde fica isso. Suponho que seja entre o filtro e o carburador, estou certo? ERRADO. TIRE A TAMPA LATERAL DA MOTO, DO LADO ESQUERDO, O FILTRO DE AR TEM UMA TAMPA, PARECIDA COM UM FUNIL, ISSO É O RESTRITOR, TIRA ISSO, GUARDA, NAO DEIXA SEU CACHORRO MASTIGAR COMO EU FIZ. FAZENDO ASSIM VC TERA UM FILTRO ESPORTIVO, COM MALHA DE PAPEL NO PADRAO ORIGINAL DE FABRICA, SEM CORRER RICOS E A UM CUSTO BARATO.

Agora, o trio:
Amplificador de centelha Ibooster (esse é o cabo que liga na vela certo?) CERTO
Misturmax (pulveriza melhor a gasolina na camara de combustao, certo? EXATO
Vela NGK Iridium (Essa eu ja ouvi falar, mas qual é exatamente o modelo para Intruder 125?) O MODELO CERTO PARA A INTRUDER VC ACHA NO MERCADO LIVRE, ALGUNS VENDEDORES COLOCAM UM LINK DA TABELA DE APLICAÇÃO DA NGK. A MINHA EU REGULEI 0,9MM NAO FICOU BOM, DEIXE-A NA REGULAGEM QUE ELA VEM DE FABRICA

Por ordem de prioridade, qual seria a mais importante para a menos importante?

PARA TE SER HONESTO O QUE EU NOTEI DIFERANÇA NO MOTOR,POR ORDEM DE IMPORTANCIA:
1- FURAR O ESCAPAMENTO
2 -TROCAR O FILTRO DE AR
3 - TROCAR A ROLDANA DO ACELERADOR
4 - MISTURMAX - NAO SE NOTA A DIFERENCA EM DESEMPENHO E COMO DISSE NAO TENHO MEDIDO CONSUMO, MAS COM CERTEZA DEVE MELHORAR CONSUMO PELA MELHOR MISTURA
5 - VELA IRIDIUM, NAO NOTEI DIFERENCA EM DESEMPENHO, POREM, PARTIDAS IMEDIATAS E NAO USO MAIS AFOGADOR. DETALHE: VELAS IRIDIUM TEM VIDA UTIL DE 80 MIL KM, MESMO QUE NAO HOUVESSE DIFERENCA ALGUMA, JA SE PAGARIA PELA DURABILIDADE E CONFIABILIDADE
6 - IBOOSTER - A TEORIA DA COISA E MUITO BOA,POR ISSO COMPREI, MAS NAO NOTEI MELHORA EM NADA E AINDA TIVE DE CORTAR MEU CABO DE VELA QUE E ACOPLADO A BOBINA. NAO FARIA ISSO NOVAMENTE

MINHA DICA:

BROCA DE ACO RAPIDO DE 8MM - R$ 8,00
BROCA DE ACO RAPIDO DE 10MM - R$ 12,00
FILTRO DE AR DA TITAN - R$ 8,00
ROLDANA DO ACELERADOR - R$ 2,00
VER SUA MOTINHA MUDAR O DESEMPENHO PARA MELHOR - NAO TEM PRECO

O carburador da Fan 125 serve direitinho? Ouvi falar que usam o da CG 150 também, sem grandes modificações, se nao me engano, só trocar o cabo do acelerador. ESSA INFORMAÇÃO EU VI NA NETNAO SEI AO CERTO,NAO ME APROFUNDEI POIS A MINHA JA E O CARBURADOR NOVO. TENTE ACHAR UM BOM MECANICO EM SUA CIDADE, SEJA FIEL A ELE,TE DARA BOA AJUDA

Imagino que seria a vela, mas diz ai qual a sua opinião.

Aproveitando a chance, estava muito insatisfeito com minha motoca, então esse final de semana eu me meti a "mexânico" e apliquei uma dica do JD na minha Intruder 125 2002 carburador BS26 a vácuo (http://intrudeiros.blogspot.com/2008/12 ... e-eu-no-ag uento-mais.html) e agora a moto ficou outra! Melhorou muito! Parece que segura mais a rotação, então nas retomadas ela fica muito mais esperta! Associei com um ajuste na agulha do pistonete do carburador dessa dica http://www.scribd.com/doc/20782763/Este ... i-BS26?sec ret_password=&autodown=pdf e ficou muito bom, então para quem tá insatisfeito com a sua Trudinha, fica a dica, se for o seu caso (e o mesmo carburador) vai notar uma grande diferença. COMO DISSE MINHA EXPERIENCIA RESUME-SE A MOTORES DE AUTOMOVEL, TENHO HOJERIZA A CARBURADOR NAO ABRO ISSO NEM QUE ME PAGUEM, RISOS. MAS O AFASTAMENTO DEVE MELHORAR A DINAMICA DO AR, ISSO FOI RESOLVIDO COM O NOVO FILTRO DE AR. PISTONETE, AGULHA, MEXO NISSO NAO, DEIXA MEU MECANICO GANHAR A GRANA DELE, RISOS
Avatar do usuário
jefferzombie
Mensagens: 6
Registrado em: 15 Jan 2010, 13:50
Localização: Juiz de Fora

MB escreveu: COMO DISSE MINHA EXPERIENCIA RESUME-SE A MOTORES DE AUTOMOVEL, TENHO HOJERIZA A CARBURADOR NAO ABRO ISSO NEM QUE ME PAGUEM, RISOS. MAS O AFASTAMENTO DEVE MELHORAR A DINAMICA DO AR, ISSO FOI RESOLVIDO COM O NOVO FILTRO DE AR. PISTONETE, AGULHA, MEXO NISSO NAO, DEIXA MEU MECANICO GANHAR A GRANA DELE, RISOS
MB, muito obrigado pela resposta.

O problema é que essa é minha primeira moto, levei em um bom mecânico, porém, ao meu ver ele é bom em Honda/Yamaha, e está caminhando em Suzuki, levei pra ele, faz a manutenção toda, mas a moto veio muito fraca, não estava legal, levei novamente lá e ele disse que era assim mesmo. Não fiquei satisfeito, então me me atrevi a abrir o carburador, seguindo os passos do JDuarte. Não sei se isso é comum, mas a parte inferior do carburador, onde fica a boia estava nojenta de suja, limpei tudo e deixei um brinco, não mexi em mais nada além da limpeza, da regulagem da agulha e o afastamento do pistonete. A diferença foi brutal! Achei bem facil fazer isso tudo. Claro, nunca faria isso se não pudesse ver o que seria feito com as fotos do JDuarte.

Eu tenho a impressão que o resistor da 2007 em diante é diferente pois o meu é muito diferente desse aqui http://intrudeiros.blogspot.com/2008/09 ... de-ar.html. Mas deve dar pra tirar a tampa assim mesmo.

Vamos ver, vou estudar o que eu posso fazer...

Obrigado navamente!
Mathews.Abutre
Mensagens: 18
Registrado em: 01 Nov 2009, 15:58
Localização: Mairiporã
Contato:

Aulas de mecanica on line
Abutres Sempre , Sempre Abutres
Até os ossos
Só os fortes sobrevivem....
Avatar do usuário
jefferzombie
Mensagens: 6
Registrado em: 15 Jan 2010, 13:50
Localização: Juiz de Fora

Mathews.Abutre escreveu:Aulas de mecanica on line
É praticamente isso! Não pretendo ser mecânico na minha vida, mas é sempre bom saber um pouco de cada coisa. O que eu puder fazer na minha motoca eu farei.

É importante saber o básico pra saber o que eventualmente um mecânico poderá fazer pra você.

Eu não tenho noção nenhuma de mecânica nem de motos nem de carro (e muito menos de avião :lol: ) mas com os passos colhidos aqui no forum meti a mão, fiz e deu certo!

Agradeço a todos amigos do forum por isso!

Abração!
Avatar do usuário
jefferzombie
Mensagens: 6
Registrado em: 15 Jan 2010, 13:50
Localização: Juiz de Fora

MB escreveu:Jefferzombie,

TIRE A TAMPA LATERAL DA MOTO, DO LADO ESQUERDO, O FILTRO DE AR TEM UMA TAMPA, PARECIDA COM UM FUNIL, ISSO É O RESTRITOR, TIRA ISSO, GUARDA, NAO DEIXA SEU CACHORRO MASTIGAR COMO EU FIZ. FAZENDO ASSIM VC TERA UM FILTRO ESPORTIVO, COM MALHA DE PAPEL NO PADRAO ORIGINAL DE FABRICA, SEM CORRER RICOS E A UM CUSTO BARATO.
MB, to aqui mais uma vez pra importunar.

Tirei o restritor de ar, ficou com um barulho muito bonito, gostei muito sem ter feito quase nada, porém, percebi que nas altas a moto falha um pouco, nas baixas tudo bem, ficou normal. Seria excesso de ar na mistura?

Eu devo mexer na carburação em função disso?

Regulando ou não a carburação, supondo que deixasse do jeito que está, essa mistura diferente aumentaria o consumo?

O filtro que tem na minha motoca não é de papel, é tipo uma espuma de estofado azul, ele tem a forma de um copo com bordas (seria mais parecido com as manoplas do guidão, porém com diâmetro bem maior).

Dá mais uma luz ai! :idea:
blaugusto
Mensagens: 91
Registrado em: 16 Out 2009, 09:35
Localização: Campinas

Precisa mexer na carburação sim. Essa falhada e falta de gas então precisa acertar a mistura.

E como cavala que anda bebe...

Mas nem deve aumentar mto o consumo não! PRincipalmente se seu escape ainda for o original!

E esse filtro de ar dela é uma maravilha. Área de filtragem enorme, muito melhor que muuuito filtro esportivo por aí!! hehehe...
Abraço!
claudiouberlandia
Mensagens: 9
Registrado em: 19 Jan 2009, 11:49
Localização: Uberlândia

Tenho uma intruder 2005, estava a fim de colocar o Misturmax, mas não posso pois o meu carburador é a vacuo.

Coloquei essa semana o IBOOSTER, parece que melhorou um pouco potencia/resposta, espero melhorar o consumo.

Antes de colocar o Ibooster a vela estava dando sinal de mistura rica por isso afastei o contato da vela para 0,85 mm. (outras pessoas indicaram ,8 ou ,9 para melhorar a queima).

Notei que na desaceleracao, ela reduz mais devagar, acredito que esteja mais eficiente a mistura ar/gasolina com a faisca da vela.

Vou observar o rendimento, depois posto novamente.
A proxima aquisição seria a vela iridium.
Eddie
Mensagens: 178
Registrado em: 09 Out 2008, 00:30
Localização: Guarujá

Galera, boa noite!

Dei uma olhada nos demais tópicos e não vi nada relacionado, portanto estou abrindo este.

Bom, é o seguinte, estou com a Intruder a cerca de dois anos e de um ou dois meses pra cá, comecei a notar que, quando a gente mantém a aceleração em determinada marca e vai soltando o cabo do acelerador bem devagar, a aceleração se mantém por um bom tempo se cair.

Conversei com um ou outro colega e com a deles acontece a mesma coisa, a não ser que solte o acelerador de uma vez só... Aí não acontece!

A levei para a revisão dos 12.000 km com esse problema e voltou com o mesmo, o mecânico pediu para levá-la novamente...

Assim que tiver novidade, posto aqui!

Será que é o cabo que prende? Será que é aquela mola que fica junto ao carburador?????!!!!!!.....

Não sei, vamos ver o que o mecânico vai dizer, ou se tiver alguém que tenha tido o mesmo problema e conseguiu resolver, estamos aí!!!!....

Abraço a todos!
O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas. WGWard
intruderson
Mensagens: 355
Registrado em: 20 Out 2008, 23:08
Localização: São Vicente

Conversei com um ou outro colega e com a deles acontece a mesma coisa, a não ser que solte o acelerador de uma vez só... Aí não acontece!
O outro colega sou eu kkk
Eu tenho esse problema desde 0km, já até a aprendi a conviver com isso.

Quem tiver uma dica!!
Grande Descida + Ação Social
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Eddie escreveu:quando a gente mantém a aceleração em determinada marca e vai soltando o cabo do acelerador bem devagar, a aceleração se mantém por um bom tempo se cair.
1- Quando solta o manete ele volta e a aceleração permanece?
2- Quando solta o manete ele volta devagar e com isso a aceleração se mantém?
3- Com a moto desligada, acelerando o manete volta rapido pra posicção de repouso?

Eu desmotava o manete e dava uma revisada e lubrificada com graxa de silicone, pois pode ser que ele esteja muito sujo e travando, principalmente enforcado no conjunto.

Pode ver também se o pistonete no carburador não está prendendo. Com o manete desmontado puxa a ponta do cabo e solta pra ver se ele volta rapido, pois não tem o conjunto do manete para segurar o cabo.
Imagem
Responder