Shark JH250: Queima constante de lampadas

Moto: Traxx Shark JH250

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Traxx

Avatar do usuário
Venilton Fonseca
Mensagens: 17
Registrado em: 22 Jul 2009, 09:31
Localização: Goianésia

Pessoal, tenho viajado muito com minha TUBA para Goiania, Brasilia e cidades aqui em Goias com media de 300 km e toda viagem que faço sou surpreendido com a queima de alguma lampada seja de luz de placa, lanterna ou farois de alerta. Faço a troca e entre uma semana e outra quando sempre viajo, sou surpreendido com uma lampada queimada. Outro dia voltando de Anápolis, estava com os dois farois de alerta ligado e o grande apenas no farolete e sem perceber queimaram ambos e ao passar por uma barreira policial fui abordado e multado por trafegar com farois apagados e na verdade haviam queimado. Alguém teve este problema e observou esta queima de lampadas ou está acontecendo apenas comigo ??? Aguardo depoimento de todos. Sds... Venilton Fonseca
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Não tenho uma Shark, mas vou tentar opinar como Eng.Eletricista.

1)Se estão queimando apenas as lâmpadas originais, é possível que todas sejam de qualidade inferior. Como exemplo contrário, há lâmpadas de marcas famosas que são especialmente feitas para motocicletas, com hastes para apoiar o filamento que sofre muita oscilação em uma motoclicleta. Então, verifique se as lâmpadas novas são de uma marca de qualidade e se continuam queimando.

2)Lâmpadas queimam com aumento de tensão elétrica. Neste caso, é preciso verificar a intensidade da tensão elétrica gerada e, se assim for, diagnosticar qual é o componente defeituso: alternador ou retificador. A tensão elétrica que as lâmpadas de 12V suportam, é de até 13,5V ou pouco mais. Quanto mais alto for esta tensão, mais sensível estará o filamento e qualquer aumento de temperatura ou oscilação, farão a lâmpada queimar. Para testar isso é necessário um voltímetro DC, aferindo a tensão gerada nas lâmpadas com a motocicleta ligada e em diferentes rotações. Mas se for um problema intermitente, que ocorre em função de oscilação mecânica (Ex.motocicleta em deslocamento), será mais difícil de diagnosticar.

3)Apesar de ser mais raro, é possível que algum surto de alta-tensão (bobina) possa influenciar em um aumento de tensão em algum circuito que acabe por aumentar a tensão na lâmpada, fazendo-a queimar. Aqui vale a mesma dificuldade de dignóstico no caso de um problema de origem intermitente.

Baseado nestas dicas, você tem mais alguma informação que possa nos ajudar a diagnosticar a falha?

Abraço!
Imagem
Avatar do usuário
Venilton Fonseca
Mensagens: 17
Registrado em: 22 Jul 2009, 09:31
Localização: Goianésia

Jirschik, perfeito sua colocação. Estarei contactando um eletricista de autos para checar esta questão e sanar estas duvidas imediatamente. Gostaria muito se pudesse me sugerir tipos ou marcas de lampadas que esboçam qualidade. No mais, agradeço sua informação.
Sds
Venilton Fonseca

jirschik escreveu:Não tenho uma Shark, mas vou tentar opinar como Eng.Eletricista.

1)Se estão queimando apenas as lâmpadas originais, é possível que todas sejam de qualidade inferior. Como exemplo contrário, há lâmpadas de marcas famosas que são especialmente feitas para motocicletas, com hastes para apoiar o filamento que sofre muita oscilação em uma motoclicleta. Então, verifique se as lâmpadas novas são de uma marca de qualidade e se continuam queimando.

2)Lâmpadas queimam com aumento de tensão elétrica. Neste caso, é preciso verificar a intensidade da tensão elétrica gerada e, se assim for, diagnosticar qual é o componente defeituso: alternador ou retificador. A tensão elétrica que as lâmpadas de 12V suportam, é de até 13,5V ou pouco mais. Quanto mais alto for esta tensão, mais sensível estará o filamento e qualquer aumento de temperatura ou oscilação, farão a lâmpada queimar. Para testar isso é necessário um voltímetro DC, aferindo a tensão gerada nas lâmpadas com a motocicleta ligada e em diferentes rotações. Mas se for um problema intermitente, que ocorre em função de oscilação mecânica (Ex.motocicleta em deslocamento), será mais difícil de diagnosticar.

3)Apesar de ser mais raro, é possível que algum surto de alta-tensão (bobina) possa influenciar em um aumento de tensão em algum circuito que acabe por aumentar a tensão na lâmpada, fazendo-a queimar. Aqui vale a mesma dificuldade de dignóstico no caso de um problema de origem intermitente.

Baseado nestas dicas, você tem mais alguma informação que possa nos ajudar a diagnosticar a falha?

Abraço!
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Marcas que considero de boa qualidade: Philips, Osram.

Boa sorte!
Imagem
Avatar do usuário
Venilton Fonseca
Mensagens: 17
Registrado em: 22 Jul 2009, 09:31
Localização: Goianésia

Obrigado amigo.
Sds
Venilton

jirschik escreveu:Marcas que considero de boa qualidade: Philips, Osram.

Boa sorte!
mecanico
Mensagens: 23
Registrado em: 30 Ago 2009, 21:11
Localização: São Paulo

Ola, pessoal !
Bom Vamos la tentar explicar por que a sua tuba esta queimando lampadas em suas viagens,isso não acontece só com vc o com marcar chinesas isso acontece com totas as marcas inclusive as famosasss
Em percursos longo componentes eletroticos acabam sofrento aquecimento ondem para eles não queimarem eles acabam liberam picos de energias mais forte q por sua vez a bateria não segura pico de enrgia acima de 17,5 volts de corrente continua e as lampadas e wats maior q 2 e 35 wats q seja a do forol e da lanterna traseira.então meu caro colega desencana e curta suas viagens nomalmente.
ABRÇOS E ESPERO TER AJUDADO
ATT:MECANICO
ola pessoal sou um mecanico que acredita muito nessa marca pois ela é muito boa e não tem erro algum de engenharia,mais sim falta de interesse de alguns mecanico das revendas que não não são preparados adquadamente para resolver pequenos problemas!
Tomanik
Mensagens: 190
Registrado em: 05 Jan 2009, 16:47
Localização: Betim

Desculpe discordar de vc amigo, principalmente pq não sou mecânico, mas isso não é normal, nunca vi acontecer com nenhuma moto que eu e meus familiares tivemos, e juntando tudo, foram muitas, da Honda, Yamaha, Agrale e MZ.
As minhas atuais até hoje só trocaram uma vez a lâmpada do farol, na Titan 2004 e a da lanterna na Twister 2006. Em resumo, as maioria absoluta de suas lâmpadas é ainda original.
Marcelo Tomanik
Perito Criminal - Polícia Civil de Minas Gerais
Michael Piders
Mensagens: 269
Registrado em: 22 Mar 2009, 11:23
Localização: Belo Horizonte

Digníssimos colegas,

me permitam fazer uma "pequena" colocação...

minha TUBA queimava 2 a 3 vezes por mês a lâmpada do farolete, e APENAS esta, mantendo todo o restante normal.

A explicação que obtive do mecânico da marca é que a lanterna e´fixada diretamente no paralamas de forma que a mesma sofre diretamente o impácto da suspensão e como o filamento da lâmpada do farolete é o mais fino, este é o que sofre primeiro.

Depois de trocar várias lâmpadas, entrei com um pedido de resolução do problema sob condição de garantia.

Solicitei que fosse dada a devida resolução ao problema ou que fosse feita a substituição do sistema por LEDs.

Sem ter havido resolução, foi então autorizada pela TRAXX a substituição por LEDs!

Quero ressaltar que eu adorei a substituição, pois, afinal, além de aparentemente ter solucionado o problema, esteticamente ficou melhor. (depois posto umas fotos da alteração em detalhes).

Vai meu ELOGIO à TRAXX por ter possibilitado tal alteração.

Friso que esta substituição foi feita em oficina da marca sem perda da garantia!!

Concluindo, parece que o problema está mais relacionado à rigidêz da fixação do sistema de luz, do que, propriamente com a qualidade dos componentes, afinal, estamos conduzindo motos CUSTOM em pista de CROSS!!!! :evil:

Gostria de lembrar que estas motos não foram projetadas com a intenção de rodar em tantos buracos e poucas ruas.

A opção de ter uma CUSTOM é nossa, portanto, não adianta reclamar que a moto está se desintegrando rapidamente se a tocada é de um piloto de FREE-STYLE!

Exijamos, sim, melhor qualidade do produto, mas, sejamos coerentes com o trato com o mesmo.

Ressalto que esta minha última fraze não foi e não será direciondada DIRETAMENTE para nenhum dos nossos companheiros e nem para futuros consumidores da marca, mas tem a intenção de ser um alerta geral para quem opta por rodar em uma CUSTOM mas não está habituado a zelar pela integridade do seu bem.

Abraços,
Tomanik
Mensagens: 190
Registrado em: 05 Jan 2009, 16:47
Localização: Betim

Cara, que legal essa atitude da Traxx !

Prá mim, mais importante do que o aspecto de "dar problema ou não", pq TODA MOTO UM DIA DÁ PROBLEMA, é a posição da fábrica em relação ao problema.
Empresa séria age assim, resolvendo o problema do cliente.

Botei fé na marca !
Marcelo Tomanik
Perito Criminal - Polícia Civil de Minas Gerais
Ricardo Nascimento
Mensagens: 166
Registrado em: 23 Mai 2009, 17:08
Localização: São Paulo

Boa AMIGOS,
Na minha Clotilde a queima é contraria, só tive problemas de queima de lampada da lanterna traseira, mas por causa da mudança de local, tanto que já estamos providenciando a troca da lanterna por LEDS, acho que vai ficar melhor esteticamente e solucionando os problemas de queima de lampadas, lembrando que as alterações que faço sempre estão sob orientação do mecanico da loja que é de extrema confiança e meu amigo pessoal.
Responder