entao pessoal, sou novo na area, acabei de comprar minha sombra e estou curtindo pra caramba, ela e ano 98 e tem 45k rodados, os peneus ainda eram originais e estavam muito ressecados e o traseiro liso, a ultima revisao marcada no livreto era de 15k e aconteceu em 2003. A moto de vez em quando fuma quando liga, na verdade quando começa a esquentar ela fuma e depois para, para mesmo, pelo meu conhecimento de motor (tive carro turbo por quase 6 anos e feito por mim em minha garagem)esse problema ocorre por conta dos retentores de valvula que como eu acredito que ela ficou muito tempo parada pode ter ressecado e danificado eles, mas de motor de moto eu nao entendo nada e queria uma ajudinha de voces que com certeza teem mais experiencia que eu nesse assunto. isso e normal acontecer? o que pode ter causado? o reparo e simples? é muito caro? eu encontro esses retentores facilmente? devo me preocupar de verdade com isso ou e besteira? esse motor costuma dar algum problema ja conhecido tipo vicio???? descupem a avalanche de perguntas, mas eu acabei de comprar a moto dos meus sonhos e fiquei um pouco assustado com isso. andei olhando no site e nao vi nenhum topico referente, desculpem se postei no lugar errado. desde ja agradeço pela ajuda.
grato
Edgard Carneiro
Shadow 600: Fumando ao ligar
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Cara , normal não é.... Não posso te dizer nada além disso.
Caro amigo,
Acontece algo semelhante com a minha. Apesar de ser uma pequena fumacinha, logo após a partida, somente no escapamento traseiro, some quando esquenta. E o da frente "cospe água" (o que não deve estar relacionado com este problema). Essas características ficam mais evidentes no inverno (aqui no RS que é um pouco mais frio que normal). A minha moto é 98 e tem 20k rodados, o que significa que ficou bastante tempo parada. Talvez possa ser o problema de ressecamento e dos retentores como foi citado.
Abraço
Acontece algo semelhante com a minha. Apesar de ser uma pequena fumacinha, logo após a partida, somente no escapamento traseiro, some quando esquenta. E o da frente "cospe água" (o que não deve estar relacionado com este problema). Essas características ficam mais evidentes no inverno (aqui no RS que é um pouco mais frio que normal). A minha moto é 98 e tem 20k rodados, o que significa que ficou bastante tempo parada. Talvez possa ser o problema de ressecamento e dos retentores como foi citado.
Abraço
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Bom galera, percebi que minha moto baixou óleo depois de uma viagem de uns 200km, andando na media de 120km/h. Depois disso passei a perceber aquela borra preta nos escapes. Bom, quando ligo ela na primeira vez do dia ela faz fumaça, mas logo para depois que esquenta.
Minha duvida é: Sera que pode ser só retentor de valvulas? Eu comprei essa moto a pouco tempo e percebi que o antigo dono era bem relaxado, sem contar que ela estava parada a uns dois anos.
Agradeço qualquer ajuda.
Minha duvida é: Sera que pode ser só retentor de valvulas? Eu comprei essa moto a pouco tempo e percebi que o antigo dono era bem relaxado, sem contar que ela estava parada a uns dois anos.
Agradeço qualquer ajuda.
carlos_devil escreveu:Bom galera, percebi que minha moto baixou óleo depois de uma viagem de uns 200km, andando na media de 120km/h. Depois disso passei a perceber aquela borra preta nos escapes. Bom, quando ligo ela na primeira vez do dia ela faz fumaça, mas logo para depois que esquenta.
Minha duvida é: Sera que pode ser só retentor de valvulas? Eu comprei essa moto a pouco tempo e percebi que o antigo dono era bem relaxado, sem contar que ela estava parada a uns dois anos.
Agradeço qualquer ajuda.
Fala Carlos beleza?
Inicialmente, se não for excesso de gasolina (pode ser pela borra preta) se ela der aquela fumada de manhã e depois parar, aparenta ser somente os retentores das válvulas mesmo. O problema que para fazer a troca correta desses retentores, você vai ter que sacar o motor do quadro.A minha está parada por conta deste mesmo problema, houve um superaquecimento e esses retentores não aguentaram e estouraram. A Shadow, pelo menos a 1998 tem 3 valvulas por cilindro. Os retentores originais hondas estão saindo por mais ou menos uns R$ 180,00. (absurdo por meia duzia de borrachinha).
Mas enfim...
Uma vez que você sacou o motor do quadro, com um mecanico de confiança, eu pediria para ver o estado de carbonização dos pistões.
O problema é que, se passar muito óleo por muito tempo por esses retentores, forma-se uma crosta na cabeça do pistao e com o tempo de uso ,pela falta de espaço em cima da cabeça do pistao essa crosta cai em cima dos aneis e risca o cilindro. Você começa perdendo potência e termina perdendo o motor. Além do risco de acidente.
Teria que ser avaliado isto.
Não quero te alarmar até porque você comentou que a moto ficou parada, mas aí meu amigo, só refazendo a parte de cima do motor porque ela vai queimar óleo e muito.
Uma forma de você ver o estado de carbonização dos cilindros sem levar no mecânico, é tirar a vela do cilindro dianteiro do lado direito e a vela do traseiro do lado esquerdo, e com uma boa lanterna e uma chave de fenda você consegue verificar mais ou menos a altura...se tiver tudo muito escuro ou brilhante ao inves de ver a cabeça polida do pistao, más notícias.
Enfim, eu levaria em um mecânico de confiança, e pediria para fazer um check up geral além do que falei acima, bem como peça para verificar o sistema de arrefecimento que se também não for bem cuidado e nao funcionar perfeitamente pode ferrar com teu motor, se possível acompanhe o processo também, e opte por peças originais ou paralelas de qualidade idêntica.
A Shadow é um motão, e é uma máquina muita guerreira, mas infelizmente tem gente que sabe dessa informação e acha que por isso a moto não precisa regular, nao precisa trocar óleo nem seguir as recomendações do fabricante. O que é lamentável. Boa sorte e depois quando resolver poste o resultado aqui.
Abs.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
Todo veículo usado, ao ser comprado de um cara que como tu disse era meio relaxado, precisa ser revisado. A não ser que o ex-dono apresente notas de serviços realizados, o que é meio raro.
E no caso de uma moto que ficou muito tempo parada isso se torna imperativo.
No minimo num primeiro momento, trocar o óleo por um de boa qualidade e uma gasolina premium ou podium.
E no caso de uma moto que ficou muito tempo parada isso se torna imperativo.
No minimo num primeiro momento, trocar o óleo por um de boa qualidade e uma gasolina premium ou podium.
Um instrumento bacana para essa verificação e que ainda comproRenanSP escreveu:carlos_devil escreveu:
Uma forma de você ver o estado de carbonização dos cilindros sem levar no mecânico, é tirar a vela do cilindro dianteiro do lado direito e a vela do traseiro do lado esquerdo, e com uma boa lanterna e uma chave de fenda você consegue verificar mais ou menos a altura...se tiver tudo muito escuro ou brilhante ao inves de ver a cabeça polida do pistao, más notícias.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ndroid-_JM
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
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RenanSP escreveu:carlos_devil escreveu:Bom galera, percebi que minha moto baixou óleo depois de uma viagem de uns 200km, andando na media de 120km/h. Depois disso passei a perceber aquela borra preta nos escapes. Bom, quando ligo ela na primeira vez do dia ela faz fumaça, mas logo para depois que esquenta.
Minha duvida é: Sera que pode ser só retentor de valvulas? Eu comprei essa moto a pouco tempo e percebi que o antigo dono era bem relaxado, sem contar que ela estava parada a uns dois anos.
Agradeço qualquer ajuda.
Fala Carlos beleza?
Inicialmente, se não for excesso de gasolina (pode ser pela borra preta) se ela der aquela fumada de manhã e depois parar, aparenta ser somente os retentores das válvulas mesmo. O problema que para fazer a troca correta desses retentores, você vai ter que sacar o motor do quadro.A minha está parada por conta deste mesmo problema, houve um superaquecimento e esses retentores não aguentaram e estouraram. A Shadow, pelo menos a 1998 tem 3 valvulas por cilindro. Os retentores originais hondas estão saindo por mais ou menos uns R$ 180,00. (absurdo por meia duzia de borrachinha).
Mas enfim...
Uma vez que você sacou o motor do quadro, com um mecanico de confiança, eu pediria para ver o estado de carbonização dos pistões.
O problema é que, se passar muito óleo por muito tempo por esses retentores, forma-se uma crosta na cabeça do pistao e com o tempo de uso ,pela falta de espaço em cima da cabeça do pistao essa crosta cai em cima dos aneis e risca o cilindro. Você começa perdendo potência e termina perdendo o motor. Além do risco de acidente.
Teria que ser avaliado isto.
Não quero te alarmar até porque você comentou que a moto ficou parada, mas aí meu amigo, só refazendo a parte de cima do motor porque ela vai queimar óleo e muito.
Uma forma de você ver o estado de carbonização dos cilindros sem levar no mecânico, é tirar a vela do cilindro dianteiro do lado direito e a vela do traseiro do lado esquerdo, e com uma boa lanterna e uma chave de fenda você consegue verificar mais ou menos a altura...se tiver tudo muito escuro ou brilhante ao inves de ver a cabeça polida do pistao, más notícias.
Enfim, eu levaria em um mecânico de confiança, e pediria para fazer um check up geral além do que falei acima, bem como peça para verificar o sistema de arrefecimento que se também não for bem cuidado e nao funcionar perfeitamente pode ferrar com teu motor, se possível acompanhe o processo também, e opte por peças originais ou paralelas de qualidade idêntica.
A Shadow é um motão, e é uma máquina muita guerreira, mas infelizmente tem gente que sabe dessa informação e acha que por isso a moto não precisa regular, nao precisa trocar óleo nem seguir as recomendações do fabricante. O que é lamentável. Boa sorte e depois quando resolver poste o resultado aqui.
Abs.
Eae, brother!
Então, eu to andando pouco com a moto por causa desse problema. To com a grana e curta por enquanto. Vou fazer essa verificação que tu falou na carbonização dos cilindros. Quanto ao sistema de arrefecimento, tambem esta com problema. De inicio a ventoinha não acionava. Descobri que o cebolão de temperatura e a valvula termostatica tavam com problema. Acabei removendo a valvula e instalando uma chave pra ligar a ventoinha. Na cidade deixo ela ligada direto, na estrada eu desligo. É algo meio porco de se fazer, mas pelo menos a moto nao superaquece.
Agora em abril vou deixar ela no mecanico e dar um jeito de arrumar isso tudo.
Obrigado pela atenção!
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Boa noite!cros escreveu:Todo veículo usado, ao ser comprado de um cara que como tu disse era meio relaxado, precisa ser revisado. A não ser que o ex-dono apresente notas de serviços realizados, o que é meio raro.
E no caso de uma moto que ficou muito tempo parada isso se torna imperativo.
No minimo num primeiro momento, trocar o óleo por um de boa qualidade e uma gasolina premium ou podium.
Então, Cros.
Logo que peguei a moto deixei com um mecanico pra limpar carburador, trocar oleo, filtro de oleo, filtro de ar e liquido de arrefecimento. Usei Mobil. Quando fechou 1000km fiz uma nova troca de oleo e filtro, porem dessa vez usei Yamalube. Ja ta fechando 1000 km de novo e parece que o consumo de oleo foi menor. Outra coisa que percebi foi que a aquela borra que cria nos escapes parece ter diminuido, mas pode ser impressão minha. Enfim. Vou largar essa moto no Claudio da AV do Forte pra verificar ela. O véio fazia um bom serviço na Virago 250 que eu tinha, creio que vai ser justo com o a Shadow tambem.
ABraço!
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carlos_devil escreveu:Boa noite!cros escreveu:Todo veículo usado, ao ser comprado de um cara que como tu disse era meio relaxado, precisa ser revisado. A não ser que o ex-dono apresente notas de serviços realizados, o que é meio raro.
E no caso de uma moto que ficou muito tempo parada isso se torna imperativo.
No minimo num primeiro momento, trocar o óleo por um de boa qualidade e uma gasolina premium ou podium.
Então, Cros.
Logo que peguei a moto deixei com um mecanico pra limpar carburador, trocar oleo, filtro de oleo, filtro de ar e liquido de arrefecimento. Usei Mobil. Quando fechou 1000km fiz uma nova troca de oleo e filtro, porem dessa vez usei Yamalube. Ja ta fechando 1000 km de novo e parece que o consumo de oleo foi menor. Outra coisa que percebi foi que a aquela borra que cria nos escapes parece ter diminuido, mas pode ser impressão minha. Enfim. Vou largar essa moto no Claudio da AV do Forte pra verificar ela. O véio fazia um bom serviço na Virago 250 que eu tinha, creio que vai ser justo com o a Shadow tambem.
ABraço!
Olá Carlos,
Vc está trocando óleo a cada 1000Km?
O manual da shadow fala em trocas a cada 6000Km, óleo e filtro juntos.
Na minha antiga Drag o manual dizia 5000Km, trocava com 4000Km só pra garantir, hehe
H D - Heritage Classic 2008