Shadow 600: Fumando ao ligar

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

edgtb
Mensagens: 2
Registrado em: 29 Nov 2009, 18:49
Localização: Salvador
Contato:

entao pessoal, sou novo na area, acabei de comprar minha sombra e estou curtindo pra caramba, ela e ano 98 e tem 45k rodados, os peneus ainda eram originais e estavam muito ressecados e o traseiro liso, a ultima revisao marcada no livreto era de 15k e aconteceu em 2003. A moto de vez em quando fuma quando liga, na verdade quando começa a esquentar ela fuma e depois para, para mesmo, pelo meu conhecimento de motor (tive carro turbo por quase 6 anos e feito por mim em minha garagem)esse problema ocorre por conta dos retentores de valvula que como eu acredito que ela ficou muito tempo parada pode ter ressecado e danificado eles, mas de motor de moto eu nao entendo nada e queria uma ajudinha de voces que com certeza teem mais experiencia que eu nesse assunto. isso e normal acontecer? o que pode ter causado? o reparo e simples? é muito caro? eu encontro esses retentores facilmente? devo me preocupar de verdade com isso ou e besteira? esse motor costuma dar algum problema ja conhecido tipo vicio???? descupem a avalanche de perguntas, mas eu acabei de comprar a moto dos meus sonhos e fiquei um pouco assustado com isso. andei olhando no site e nao vi nenhum topico referente, desculpem se postei no lugar errado. desde ja agradeço pela ajuda.
grato
Edgard Carneiro
fdel
Mensagens: 560
Registrado em: 19 Ago 2008, 21:38
Localização: Rio de Janeiro

Cara , normal não é.... Não posso te dizer nada além disso.
Avatar do usuário
Perezza
Mensagens: 3
Registrado em: 14 Set 2009, 11:06
Localização: Santa Maria

Caro amigo,

Acontece algo semelhante com a minha. Apesar de ser uma pequena fumacinha, logo após a partida, somente no escapamento traseiro, some quando esquenta. E o da frente "cospe água" (o que não deve estar relacionado com este problema). Essas características ficam mais evidentes no inverno (aqui no RS que é um pouco mais frio que normal). A minha moto é 98 e tem 20k rodados, o que significa que ficou bastante tempo parada. Talvez possa ser o problema de ressecamento e dos retentores como foi citado.

Abraço
carlos_devil
Mensagens: 31
Registrado em: 01 Out 2012, 16:45
Localização: Porto Alegre
Contato:

Bom galera, percebi que minha moto baixou óleo depois de uma viagem de uns 200km, andando na media de 120km/h. Depois disso passei a perceber aquela borra preta nos escapes. Bom, quando ligo ela na primeira vez do dia ela faz fumaça, mas logo para depois que esquenta.
Minha duvida é: Sera que pode ser só retentor de valvulas? Eu comprei essa moto a pouco tempo e percebi que o antigo dono era bem relaxado, sem contar que ela estava parada a uns dois anos.
Agradeço qualquer ajuda.
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

carlos_devil escreveu:Bom galera, percebi que minha moto baixou óleo depois de uma viagem de uns 200km, andando na media de 120km/h. Depois disso passei a perceber aquela borra preta nos escapes. Bom, quando ligo ela na primeira vez do dia ela faz fumaça, mas logo para depois que esquenta.
Minha duvida é: Sera que pode ser só retentor de valvulas? Eu comprei essa moto a pouco tempo e percebi que o antigo dono era bem relaxado, sem contar que ela estava parada a uns dois anos.
Agradeço qualquer ajuda.

Fala Carlos beleza?

Inicialmente, se não for excesso de gasolina (pode ser pela borra preta) se ela der aquela fumada de manhã e depois parar, aparenta ser somente os retentores das válvulas mesmo. O problema que para fazer a troca correta desses retentores, você vai ter que sacar o motor do quadro.A minha está parada por conta deste mesmo problema, houve um superaquecimento e esses retentores não aguentaram e estouraram. A Shadow, pelo menos a 1998 tem 3 valvulas por cilindro. Os retentores originais hondas estão saindo por mais ou menos uns R$ 180,00. (absurdo por meia duzia de borrachinha).

Mas enfim...


Uma vez que você sacou o motor do quadro, com um mecanico de confiança, eu pediria para ver o estado de carbonização dos pistões.

O problema é que, se passar muito óleo por muito tempo por esses retentores, forma-se uma crosta na cabeça do pistao e com o tempo de uso ,pela falta de espaço em cima da cabeça do pistao essa crosta cai em cima dos aneis e risca o cilindro. Você começa perdendo potência e termina perdendo o motor. Além do risco de acidente.

Teria que ser avaliado isto.

Não quero te alarmar até porque você comentou que a moto ficou parada, mas aí meu amigo, só refazendo a parte de cima do motor porque ela vai queimar óleo e muito.

Uma forma de você ver o estado de carbonização dos cilindros sem levar no mecânico, é tirar a vela do cilindro dianteiro do lado direito e a vela do traseiro do lado esquerdo, e com uma boa lanterna e uma chave de fenda você consegue verificar mais ou menos a altura...se tiver tudo muito escuro ou brilhante ao inves de ver a cabeça polida do pistao, más notícias.


Enfim, eu levaria em um mecânico de confiança, e pediria para fazer um check up geral além do que falei acima, bem como peça para verificar o sistema de arrefecimento que se também não for bem cuidado e nao funcionar perfeitamente pode ferrar com teu motor, se possível acompanhe o processo também, e opte por peças originais ou paralelas de qualidade idêntica.

A Shadow é um motão, e é uma máquina muita guerreira, mas infelizmente tem gente que sabe dessa informação e acha que por isso a moto não precisa regular, nao precisa trocar óleo nem seguir as recomendações do fabricante. O que é lamentável. Boa sorte e depois quando resolver poste o resultado aqui.

Abs.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Todo veículo usado, ao ser comprado de um cara que como tu disse era meio relaxado, precisa ser revisado. A não ser que o ex-dono apresente notas de serviços realizados, o que é meio raro.

E no caso de uma moto que ficou muito tempo parada isso se torna imperativo.

No minimo num primeiro momento, trocar o óleo por um de boa qualidade e uma gasolina premium ou podium.
Imagem
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

RenanSP escreveu:
carlos_devil escreveu:

Uma forma de você ver o estado de carbonização dos cilindros sem levar no mecânico, é tirar a vela do cilindro dianteiro do lado direito e a vela do traseiro do lado esquerdo, e com uma boa lanterna e uma chave de fenda você consegue verificar mais ou menos a altura...se tiver tudo muito escuro ou brilhante ao inves de ver a cabeça polida do pistao, más notícias.


Um instrumento bacana para essa verificação e que ainda compro

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ndroid-_JM
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
carlos_devil
Mensagens: 31
Registrado em: 01 Out 2012, 16:45
Localização: Porto Alegre
Contato:

RenanSP escreveu:
carlos_devil escreveu:Bom galera, percebi que minha moto baixou óleo depois de uma viagem de uns 200km, andando na media de 120km/h. Depois disso passei a perceber aquela borra preta nos escapes. Bom, quando ligo ela na primeira vez do dia ela faz fumaça, mas logo para depois que esquenta.
Minha duvida é: Sera que pode ser só retentor de valvulas? Eu comprei essa moto a pouco tempo e percebi que o antigo dono era bem relaxado, sem contar que ela estava parada a uns dois anos.
Agradeço qualquer ajuda.

Fala Carlos beleza?

Inicialmente, se não for excesso de gasolina (pode ser pela borra preta) se ela der aquela fumada de manhã e depois parar, aparenta ser somente os retentores das válvulas mesmo. O problema que para fazer a troca correta desses retentores, você vai ter que sacar o motor do quadro.A minha está parada por conta deste mesmo problema, houve um superaquecimento e esses retentores não aguentaram e estouraram. A Shadow, pelo menos a 1998 tem 3 valvulas por cilindro. Os retentores originais hondas estão saindo por mais ou menos uns R$ 180,00. (absurdo por meia duzia de borrachinha).

Mas enfim...


Uma vez que você sacou o motor do quadro, com um mecanico de confiança, eu pediria para ver o estado de carbonização dos pistões.

O problema é que, se passar muito óleo por muito tempo por esses retentores, forma-se uma crosta na cabeça do pistao e com o tempo de uso ,pela falta de espaço em cima da cabeça do pistao essa crosta cai em cima dos aneis e risca o cilindro. Você começa perdendo potência e termina perdendo o motor. Além do risco de acidente.

Teria que ser avaliado isto.

Não quero te alarmar até porque você comentou que a moto ficou parada, mas aí meu amigo, só refazendo a parte de cima do motor porque ela vai queimar óleo e muito.

Uma forma de você ver o estado de carbonização dos cilindros sem levar no mecânico, é tirar a vela do cilindro dianteiro do lado direito e a vela do traseiro do lado esquerdo, e com uma boa lanterna e uma chave de fenda você consegue verificar mais ou menos a altura...se tiver tudo muito escuro ou brilhante ao inves de ver a cabeça polida do pistao, más notícias.


Enfim, eu levaria em um mecânico de confiança, e pediria para fazer um check up geral além do que falei acima, bem como peça para verificar o sistema de arrefecimento que se também não for bem cuidado e nao funcionar perfeitamente pode ferrar com teu motor, se possível acompanhe o processo também, e opte por peças originais ou paralelas de qualidade idêntica.

A Shadow é um motão, e é uma máquina muita guerreira, mas infelizmente tem gente que sabe dessa informação e acha que por isso a moto não precisa regular, nao precisa trocar óleo nem seguir as recomendações do fabricante. O que é lamentável. Boa sorte e depois quando resolver poste o resultado aqui.

Abs.

Eae, brother!
Então, eu to andando pouco com a moto por causa desse problema. To com a grana e curta por enquanto. Vou fazer essa verificação que tu falou na carbonização dos cilindros. Quanto ao sistema de arrefecimento, tambem esta com problema. De inicio a ventoinha não acionava. Descobri que o cebolão de temperatura e a valvula termostatica tavam com problema. Acabei removendo a valvula e instalando uma chave pra ligar a ventoinha. Na cidade deixo ela ligada direto, na estrada eu desligo. É algo meio porco de se fazer, mas pelo menos a moto nao superaquece.
Agora em abril vou deixar ela no mecanico e dar um jeito de arrumar isso tudo.
Obrigado pela atenção!
carlos_devil
Mensagens: 31
Registrado em: 01 Out 2012, 16:45
Localização: Porto Alegre
Contato:

cros escreveu:Todo veículo usado, ao ser comprado de um cara que como tu disse era meio relaxado, precisa ser revisado. A não ser que o ex-dono apresente notas de serviços realizados, o que é meio raro.

E no caso de uma moto que ficou muito tempo parada isso se torna imperativo.

No minimo num primeiro momento, trocar o óleo por um de boa qualidade e uma gasolina premium ou podium.
Boa noite!
Então, Cros.
Logo que peguei a moto deixei com um mecanico pra limpar carburador, trocar oleo, filtro de oleo, filtro de ar e liquido de arrefecimento. Usei Mobil. Quando fechou 1000km fiz uma nova troca de oleo e filtro, porem dessa vez usei Yamalube. Ja ta fechando 1000 km de novo e parece que o consumo de oleo foi menor. Outra coisa que percebi foi que a aquela borra que cria nos escapes parece ter diminuido, mas pode ser impressão minha. Enfim. Vou largar essa moto no Claudio da AV do Forte pra verificar ela. O véio fazia um bom serviço na Virago 250 que eu tinha, creio que vai ser justo com o a Shadow tambem.
ABraço!
eduardo BNU
Mensagens: 77
Registrado em: 09 Abr 2012, 14:45
Localização: Blumenau

carlos_devil escreveu:
cros escreveu:Todo veículo usado, ao ser comprado de um cara que como tu disse era meio relaxado, precisa ser revisado. A não ser que o ex-dono apresente notas de serviços realizados, o que é meio raro.

E no caso de uma moto que ficou muito tempo parada isso se torna imperativo.

No minimo num primeiro momento, trocar o óleo por um de boa qualidade e uma gasolina premium ou podium.
Boa noite!
Então, Cros.
Logo que peguei a moto deixei com um mecanico pra limpar carburador, trocar oleo, filtro de oleo, filtro de ar e liquido de arrefecimento. Usei Mobil. Quando fechou 1000km fiz uma nova troca de oleo e filtro, porem dessa vez usei Yamalube. Ja ta fechando 1000 km de novo e parece que o consumo de oleo foi menor. Outra coisa que percebi foi que a aquela borra que cria nos escapes parece ter diminuido, mas pode ser impressão minha. Enfim. Vou largar essa moto no Claudio da AV do Forte pra verificar ela. O véio fazia um bom serviço na Virago 250 que eu tinha, creio que vai ser justo com o a Shadow tambem.
ABraço!

Olá Carlos,

Vc está trocando óleo a cada 1000Km?
O manual da shadow fala em trocas a cada 6000Km, óleo e filtro juntos.
Na minha antiga Drag o manual dizia 5000Km, trocava com 4000Km só pra garantir, hehe
H D - Heritage Classic 2008
Responder