Condições adversas de pilotagem

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
gildalfer
Mensagens: 2315
Registrado em: 22 Jul 2008, 00:23
Localização: Osório
Contato:

Li uma reportagem do André Garcia no site do motonline e a achei muito interessante. Trata-se de nossos direitos, caso nos aconteça algum acidente causado, por exemplo, pelas faixas amarelas pintadas no leito de ruas e estradas.
Eu não sou muito "são" em computação, portanto não sei transcrever o texto para o motocustom (não sei se pode). Também não sei se pode citar outros sites para consulta.
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

Pode sim Gidalfer, coloque o link do texto para que todos possam opinar...
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
gildalfer
Mensagens: 2315
Registrado em: 22 Jul 2008, 00:23
Localização: Osório
Contato:

Alô Pessoal. O site em questão é:

www.motonline.com.br
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

gildalfer escreveu:Alô Pessoal. O site em questão é:

www.motonline.com.br
Coloca o link da matéria... facilita aí meu! :P :P :P
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Essa é nova... notei hoje...

Horário de Verão X Trânsito - Nessas condições pude constatar que a coisa fica bem complicada... com a chegada do horário de verão o sol e o calor estão saindo mais cedo... e junto com eles, os motoristas e motociclistas... tenho saído no mesmo horário de sempre e notei que o número de motoristas e motociclistas simplesmente triplicou...
6 horas da manhã, já um sol de meio dia e um transito infernal... e junto com essa galera, os motociclistas recém formados... que entram nos corredores e NÃO dão passagem para os mais experientes... ou seja... atolando por completo o trânsito... vão em suas lambretinhas a 20, 30km/h e simplesmente atrapalhando mais ainda o trânsito do Rio de Janeiro...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Ambulâncias x Motos - Um fato perturbador do trânsito são as ambulâncias que fazem a vez das motocicletas, obstruindo por completo o trânsito... Sabemos que é necessário que ela chegue logo a seu destino, então alguns procedimentos que tento tomar (se eu estiver errado me corrijam!!!):

- Ao notar que uma ambulância está logo à frente, tento pegar outra via que ainda não esteja obstruída;
- Reduzir a velocidade e evitar não ficar atrás da ambulância, além de você poder levar uma fechada dos carros que vão abrindo pra ela, isso dá multa... perseguir ambulâncias em vias...

- Esperar ao longe o momento certo para fazer a ultrapassagem sem colocar em risco a sua vida e a vida dos outros.

- Se ela estiver vindo atrás de você, siga o que manda a lei. DÊ passagem!!!
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Eric Simey
Mensagens: 288
Registrado em: 08 Jul 2008, 08:39
Localização: Santo André
Contato:

Isso é bem complicado, na via que pego para ir trabalhar, as vezes tem ambulancia no caminho, e os motoqueiros não tem paciencia de ficar atras dela (que já é errado) e começam a pegar outro corredor, ai vira bagunça, pois os carros fecham os outros corredores para dar passagem a ambulancia, e ai vira aquele emaranhado de motos pra todo lado, inclusive atras onde uma moto quer passar a outra, pois os tais motoqueiros não tem paciencia e nem noção do perigo, eu procuro ficar atras mas a distancia, esperando a ambulancia seguir seu destino.
Procure Sempre um Contador, ele também anda de Moto
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Perseguições ou possíveis situações de furto - ontem tive que passar por uma situação um tanto duvidosa... dois rapazes numa caminhonete F250, gigante, cismaram comigo... e resolveram aprontar... daí as dúvidas... correr? freiar, deixar ir?!?! como era uma reta, fim da linha vermelha sentido são paulo, nenhum carro à frente, puxei o cabo... não sei se era tentativa de assalto ou simplesmente diversão deles... mas não fiquei pra experimentar...

- bem... lá vai as dicas... aproveitem os corredores nessa situação... é praticamente impossível um carro te seguir no corredor... temos essa vantagem... primeiro fator é não se desesperar...

- procurem sempre observar as pessoas ao seu redor, se estão sozinhas, se estão olhando pra vc, se estão distraídas, observe seus movimentos e a frequencia que você encontra essas pessoas na rua... as vezes é fácil identificar um carro pelos adesivos que eles colocam...

- evite aproximações... não se aproxime de carros e motos e evite que eles fiquem também próximos a você... se notar que estão se aproximando de forma suspeita, desvie, deixe passar ou, quando as condições permitirem, sumam da frente deles...

- evitem a mesma rota todos os dias... experimentem novos caminhos, caminhos alternativos, possíveis rotas de fuga em caso de emergência... geralmente temos 2 ou mais caminhos pra chegar em casa... então
é importante sempre dar uma variada, até mesmo pra saber as condições dessas pistas alternativas...

- evitem pistas desertas e com condições de transito complicadas... se possível entrem num shopping ou algum estacionamento e esperem que os suspeitos esqueçam de vocês... se avistarem algum veículo da polícia, avise-os da possível situação...

- e, se por fim, não houver solução, não reaja... entregue... mais vale uma moto perdida do que um corpo no caixão...

se alguém tiver mais sugestões
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Eric Simey
Mensagens: 288
Registrado em: 08 Jul 2008, 08:39
Localização: Santo André
Contato:

Wellrod,

Corretissimo, inclusive aos caminhos alternativos, isto ajuda bastante.

Uma dica tb. seria o fato de sair de casa em horários diferentes, ou seja, se sai as 7:00am procure as vezes sair 30 min antes ou depois e em dias alternados, pois os mal elementos, atualmente estão vendo até onde moramos, e nossos horários.

Sempre quando verem 2 ou 3 motos de baixa cc com elementos sozinhos, olhando pra todos os lados e andando juntos, fiquem espertos, agora eles estão andando sozinhos para não chamar a atenção da policia, ai eles te abordam, e um deles deixa a moto (já roubada) e pega a sua.

Abraços
Procure Sempre um Contador, ele também anda de Moto
Mickimba
Mensagens: 2916
Registrado em: 25 Jul 2008, 02:49
Localização: Sapiranga

Bueno..

Eu não tenho truques para pilotagem em situações de risco...

Em dias de chuva, vento e a noite, ando devagar... Corredores eu evito ao máximo, principalmente depois que peguei a Shadow..

Situações de Furto: Bem, aqui é complicado... Mas eu nunca para em um sinal sem estar 100% ligado, não paro em semáforos à noite... Evito fazer sempre os mesmos percursos...

No mais, é só respeitar a Legislação de Trânsito que não tem galho...
"Errar é humano. Colocar a culpa em alguém é estratégico."
Responder