Condições adversas de pilotagem

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

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shagost
Mensagens: 279
Registrado em: 24 Mai 2009, 22:06
Localização: Carapicuí­ba

Também acredito que o vento lateral é mais complicado quando te pega de surpresa. Se vc ver que receberá uma baforada dum ônibus ou caminhão, mantenha a calma e principalmente firmeza, não pode se desesperar e querer desviar de repente pois pode causar um acidente.
Shagost
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"Se eu tiver que explicar, você não vai entender..."
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
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Ao passar por uma região com vento lateral, você deve corrigir seu traçado, como se estivesse em uma curva, e então irá pilotar inclinado para o lado de onde vem o vento.

Atenção especial se você for ultrapassar um caminhão ou ônibus neste momento. Se o ônibus estiver à direita e o vento vier da direita, ao ultrapassar este ônibus, ele irá bloquear a passagem do vento e como você está forçando para corrigir seu traçado, você será desviado para cima do ônibus.

Então, cuidado com ventos laterais e ultrapassagens.
Imagem
RTodorov
Mensagens: 76
Registrado em: 08 Jan 2010, 13:58
Localização: São Paulo
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jirschik, obrigado pela orientação. Como iniciante que sou o mais prudente será não fazer ultrapassagens neste tipo de trecho. No meu caso a D. Pedro tem 3 pistas nesse pequeno trecho de vento, portanto dá pra esperar tranquilo.

[]'s
Hacontroversias
Mensagens: 351
Registrado em: 04 Fev 2009, 18:56
Localização: Campinas
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Lembrando tambem que ao trafegar por regiões onde nunca passou, tambem redobrar a atenção, afinal, neste trecho você é virgem e não conhece as peculiaridades do trecho, como ondulações e pequenas diferenças no asfalto, que tambem pode contribuir para um acidente.

Abraços.
Estou estudando para me tornar um biologo... espero me formar antes do homem F*d*r tudo.
Yan.Metal
Colaborador
Mensagens: 1246
Registrado em: 05 Jul 2008, 03:56
Localização: Juiz de Fora - MG

É pode ser hacontroversias. Insiginificante realmente não é, me expressei mal, mas é mais sentido em motos leves como uma trail ou supersport, pois elas também tem um centro de gravidade mais alto. Agora não imagino uma Harley de 300 kg sendo jogada no barranco, lógico que se pode sentir a moto indo para o lado, mas não jogada.

Um carro fica muito leve em velocidades altas pela forma aerodinâmica, o vento passa por baixo e "levanta a carroceria" o que não acontece com as motos, pelo menos na mesma intensidade. A minha Mirage não fica leve como o gol 1000 do meu pai, mesmo andando a 140km/h. Você tem uma Intruder 250 que é uma moto bem leve, por um relato que vi seu em rodovia você diz que os caminhões quase te jogam para o alto. Com Mirage não acontece isso.

Já uns relatos de vento lateral na V-ROD e na Fatboy, mas pelas rodas serem fechadas, então o vento empurra bem a da frente. A roda da V-Rod até saiu de linha.
Ex: Mirage 250, Dafra Apache 150, Harley-Davidson V-Rod, Yamaha R3
Atual: Ducati Supersport S
Hacontroversias
Mensagens: 351
Registrado em: 04 Fev 2009, 18:56
Localização: Campinas
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Yan.

Tái uma informação importante, pois eu acho lindo as rodas mais fechadas, inclusive, estou quase terminando a minha customização, e um dos itens que quero mudar é as rodas, e estava pensando em colocar uma toda fechada, tanto na frente quanto atras. Já é uma coisa a se considerar na hora de realizar a customização.

Abraços.
Estou estudando para me tornar um biologo... espero me formar antes do homem F*d*r tudo.
tasmotos
Mensagens: 30
Registrado em: 03 Jun 2009, 16:42
Localização: Sorocaba
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A quem se destina:
Esta matéria apresenta orientações praticas e objetivas destinadas aos motociclistas que usam suas motocicletas no dia-a-dia, para lazer ou trabalho, preferencialmente em transito urbano. Esta matéria não tem a pretensão de fazer orientações detalhadas com técnicas apuradas para condução esportiva em situações de pista com chuva.

As primeiras providencias:
Assim que começar a chover, com bastante calma, desacelere sua motocicleta, mantenha uma distância maior do veículo que está a sua frente. Redobre os cuidados com outros veículos e com pedestres, quando a chuva começa é comum acontecer àquele típico corre-corre de veículos e pessoas.

O inicio da chuva:
Seja fraca ou forte, o início da chuva, é o momento mais crítico. A pista, assim que recebe o início das águas da chuva proporciona a formação de misturas de água, resíduos de óleo, combustível e sujeira que normalmente acaba pingando dos veículos. Essas misturas formam combinações muito perigosas e escorregadias, que comprometem totalmente a aderência dos pneus com o solo, que só será “lavada” pela própria chuva após alguns minutos de chuva mais intensa.

Tome rapidamente suas decisões:
É comum quando a chuva começa, repensarmos nossa rota, muitas vezes optamos por não continuar com o mesmo trajeto. Decida-se e redefina rapidamente seus objetivos, não fique na duvida, pois essa duvida poderá gerar uma ansiedade prejudicial às nossas decisões de pilotagem. Se estiver com a capa de chuva na motocicleta, encontre um local adequado e coloque a capa imediatamente, pois a preocupação em proteger a roupa e o corpo das águas da chuva também afeta nossa atenção.

Os freios os pneus:
Cuidado com os freios, pois o sistema de freios fica parcialmente comprometido, existe uma boa redução da eficiência dos componentes do freio com a umidade. Por causa da água os pneus também perdem parte de sua aderência.

Adversidades:
Alem dos fatores técnicos e mecânicos a chuva gera também uma grande quantidade outras condições adversas. Com a chuva os veículos reduzem a velocidade o transito fica lento, que por sua vez aumentam a necessidade de frenagens rápidas. Procure não fazer manobras ou freadas buscas, pois o risco de derrapagem é grande. Se você sentir que a motocicleta está “dançando” um pouco na pista, diminua a velocidade, a motocicleta devera ganhar peso e os pneus voltarão a tocar o solo com mais firmeza.


A visibilidade:
Com chuva procure pilotar de forma bem “burocrática”, ou seja, ande somente na frente e na traseira dos carros, evite as laterais, pois dessa forma você se tornara mais visível. Lembre-se que os motoristas dos veículos, por causa da cortina de água da chuva e dos vidros embaçados, também estarão com dificuldades de visão. Mantenha o farol na “luz alta” o tempo todo, isso irá melhorar um pouco sua visão, e os outros veículos também terão uma boa visibilidade da sua motocicleta. Se estiver em movimento não ligue o pisca alerta, esse tipo de iluminação só deve ser acionado se a motocicleta estiver parada. Faça uso dos espelhos retrovisores antes de fazer qualquer conversão, fique atento ao movimento dos outros veículos.

Alternância de locais secos com molhados:
Um problema muito comum, mas pouco observado e identificado pela maioria dos motociclistas é alternância entre locais secos e molhados. Fator que ocorre em virtude dos viadutos, das arvores, de marquises avançadas, etc. Esse fenômeno gera uma deficiência da pilotagem, instintivamente o piloto acredita que se encontra em um piso com determinada característica e sem que ele perceba, esse padrão de umidade muda bruscamente e compromete assim toda a segurança da pilotagem.

Perigos escondidos:
Outro problema muito comum em dias de chuvas com muito volume é que em determinados locais esse volume faz a água subir mais que o nível do solo e acabam escondendo grandes buracos que são verdadeiras armadilhas para as motocicletas. Para evitar esse problema procure sempre transitar pelo local onde a maioria dos veículos e motocicletas estão passando.

O capacete e a viseira:
Com chuva os complicadores para a pilotagem se multiplicam, sendo importante também à qualidade do capacete e o estado de conservação e limpeza da viseira, na chuva é necessário abaixar totalmente a viseira o que normalmente poderá embaçar a viseira. Mantenha abertas todas as entradas de ar de seu capacete. Esse é um dos motivos que justificam a utilização de capacetes de boa qualidade e com a viseira totalmente limpa e tratada com produtos anti-embaçantes.

Faixas brancas de sinalização:
Um cuidado redobrado deve-se ter com as famosas faixas brancas na pista, de sinalização de transito, sem chuva elas já derrubam muitos motociclistas, com chuva é praticamente impossível manter-se sobre elas, em hipótese alguma transite em alta velocidade no mesmo sentido dessas faixas em especial nas curvas, procure sempre cruzá-las, é mais seguro.

A conservação e a qualidade dos pneus:
As chuvas são um daqueles momentos que percebemos a verdadeira importância de se adquirir pneus de boa qualidade, e também de não utilizar pneus que já atingiram seu desgaste total. Cuidado também com alguns pneus que são normalmente comercializados como pneus de chuva, mas na realidade não são. Pois esses pneus irão dar uma falsa sensação de segurança.

Não cometa imprudências:
Ninguém pode garantir uma conduta segura debaixo de chuva, existem muitas variáveis a serem analisadas, como o tipo de motocicleta, o piso, a quantidade de água, as condições locais, a forma de condução, etc. Se você perceber que sua motocicleta não está respondendo perfeitamente aos seus comandos ou você sente-se inseguro, não pense duas vezes, pare imediatamente, ligue o pisca alerta, e aguarde a situação do tempo melhorar.

Abraços,

Tomás André dos Santos – tasmotos
www.tasnaweb.com
=TAS= MOTOS
SOROCBA-SP
Blog tasmotos
balmant
Mensagens: 222
Registrado em: 07 Mai 2009, 05:42
Localização: São Paulo

Eu só ando na chuva se me pegar no meio do caminho, se o chão estiver molhado, nem tiro a moto da garagem, uma, porque não gosto mesmo de andar na chuva, e outra, da um trabahão danado para limpar a motoca depois. :shock:
Wellington Balmant
V. Guilhermina ZL SP Capital
HigorGF
Mensagens: 234
Registrado em: 07 Jan 2009, 16:48
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Uma vez li em algum lugar essa dica que ajuda muito.

Na estrada a viseira do capacete recebe muita sujeira durante a viagem. Quando chove a mistura de insetos mortos, poeira e fuligem de estrada cria uma mistura oleosa e turva que atrabalha a visibilidade. Sempre que vou pegar um trecho mais longo levo uma mistura de água+detergente de cozinha num pequeno spray. Quando a chuva começa eu acho um lugar seguro para parar e aplico a mistura na viseira e esfrego com a mão para não riscar. Se conseguir parar num posto ou em algum lugar que tenha água para dar uma enxaguada melhor ainda. Antes de retomar viagem e aplico novamente uma fina camada. A medida que a chuva vai caindo vai limpando o detergente e ajuda muito na visibilidade.


O mesmo vale para os espelhos e bolha.
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wellrod
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Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
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Meu conselho é que você "exercite" todas as situações possíveis... evitar andar na chuva só vai te dar mais medo de enfrentá-la e descobrir novas situações...
balmant escreveu:Eu só ando na chuva se me pegar no meio do caminho, se o chão estiver molhado, nem tiro a moto da garagem, uma, porque não gosto mesmo de andar na chuva, e outra, da um trabahão danado para limpar a motoca depois. :shock:
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Wellington Rodrigues
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