Motocicletas à Diesel

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Jovi
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04 Set 2007, 14:13

EcoRider

Já faz tempo que essa moto existe, basicamente é um modelo rural de moto que funciona à Diesel, apesar de ter uma versão à Gasolina...

Parece mesmo um tanque de guerra de duas rodas... com pneus de carro...

Claro que nesse caso a aplicação dessa moto é mais específica, mas o fato é que ela funciona à Diesel ou Bio-Diesel...

Apesar disso esse modelo não serve para usu diário na cidade e no trânsito...


Dados:


Hippo 175cc Kohler Gasoline
Hippo 230cc Hatz Diesel

Engine: Kohler 175 cc Gas / Hotz 230 cc Diesel.
Electric Start
Length: 79.13in
Width: 30.71in
Height: 44.09in
Speed: Up to 30 mph
Tires: 22 x 11 -8
Ground Pressure: 1-2 psi
Transmission: Automatic clutch, Torque converter, High, Low and Reverse gears, heavy duty drive to rear axle.
Braking: Hydraulic Caliper disk brakes front and rear
Towing Capacity: approx 550lbs depending on ground conditions
Weight: Diesel 330lbs / Gas 286lbs approx

Algumas fotos do brinquedo:

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Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
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rafaeladvogado
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04 Set 2007, 14:22

essa aí só na zona rural mesmo... hehehe

pois imagina fazer curvas com esses pneus ehhehe deve tripidar muito no asfalto, pois os pneus tem "travas"

interessante... também tem uma moto nacional movida à álcool que participará de algum rallye não estou lembrando agora qual.. se eu achar algo eu posto.. :wink:
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Jovi
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04 Set 2007, 14:24

Track T-800CDI Diesel Powered

Outro modelo à diesel é a T-800, fabricada pela EVA Products.

Esse modelo é bem mais bonito que a EcoRider:

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Tabela de especificações do modelo:
-- Motor --

Inhoud cc 800
Max vermogen kW/bhp Adjustable by ECU 40/54
Bij rpm Adjustable by ECU3000 tot 4500
Max koppel Nm Adjustable by ECU 100/146
Bij rpm 3000
Opstelling In lijn
Aantal cylinders 3
Compressie ratio by brandstof type. 1:18 Diesel V-Power / Bio-Diesel/ PPO
Kleppen per cylinder 2
Drukvulling Turbo 1.25 bar + Intercooler
Gasgrip Fly by wire electronics

-- Electrisch systeem --

Dynamo W 500
Batterij W/Ah 12 V/35 Ah
Startmotor kW 1.5
Electronisch Management ECU

-- Vermogensoverdracht / versnellingsbak --

Koppeling Enkele plaat droge koppeling / Hydraulisch electrische koppeling
Versnellingsbak Zes-speed semi /automatisch / CVT
Primaire aandrijving ratio --
Eind overbrenging Cardan
Overbrengings ratio 1.58
Voorwielaandrijving 0 tot 35% Hydraulisch en instelbaar

-- Wielbasis --

Type of frame Buis Frame Chroom Molybdeen
Voorvering WP-upsidedown 48mm
Achterwiel aandrijving Track Cardan
Koppeling Enkele plaat droog
Vering voor en achter mm 200/210
Wielbasis mm 1,620
Balhoofdhoek Graden 63.4
Remmen Voor Dubbele schijf, dia 330 mm
Achter Enkele schijf, dia 265 mm
Optie: Track Integraal ABS (gedeeltelijk integraal)
Velgmaat Voor 1.85" : 19"/21"
Achter 4.25" : 17"/18"

-- Maten en gewicht --

Lengte geheel mm 2,450
Breedte met spiegels mm 900
Stuur zonder spiegels mm 865
Zadel hoogte mm 780/900
Droog gewicht kg 214
Max toegestaan gewicht kg 425
Brandstoftank ltr 15/ (50optie)

-- Performance data --

Brandstof verbruik Pure Plant olie / Bio-Diesel / Diesel
90 km/h ltr/100 km 2.5 - 2.1L
120 km/h ltr/100 km 3.5 - 3.1L
175 km/h ltr/100 km 4.7 - 4.2L
Acceleratie Koppel boven pk
0-100 km/h sec (6.5)
Top snelheid Km/h 185
Observações/Informações(Inglês):

Features:

* Diesel standard / Bio-Diesel consumption / PPO (pure plant oil )1L : 40km+ / 2.5-L : 100km
* Semi and automatic shifting with a 6 speed gearbox / CVT.
* Turbo Intercooled.
* 130Nm 50HP range for maximum performance at 1800-2800rpm.
* Rearwheel shaft drive.
* DEEP low inpack exhaust system.
* Personal Digital Assisted (PDA/MDA) Electronic motorcycle management.
* Integraded expanding crashbar for bikeprotection.
* Ergonomics on seat hight , footrest and handlebar position. 70 to 120mm
* Travel-package intergraded in the design.
* Progressive brakelight and headlight. Power LED.

Options:

* Frontwheel hydraulic adjustable drive system Patented by E.V.A. Motorcycle Systems Holland.
* Full aluminium luggage travel system
* All road version +setup.
* Desert-sand lifting device, for lifting when the bike is stuc in sand.

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Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

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Jovi
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04 Set 2007, 14:38

Outros modelos americanos são fabricados pela HDT USA.

O primeiro modelo é a M1030M1 JP8/Diesel Military Motorcycle (US). Modelos inclusive disponíveis antes de 1998! :wink:

Imagem

ENGINE:
Type:4-Stroke, IDI, single cylinder, liquid cooled.
Displacement:611cc
Power:30 PS @ 5700 RPM
Torque:33 ft-lbs @ 4200 RPM
Lubrication:Wet sump, compatible with MIL-L-2104 lubricant.
Air Filtration:High capacity, 3-stage, oiled foam, reusable
Transmission:5-speed, constant mesh, return shift.
Final Drive:Self lubricated, sealed, O-ring roller chain.

WEIGHTS & MEASUREMENTS:
Dry Weight: 369 lbs
Max Width: 35.75 inches
Max Length: 85 inches
Wheel Base: 57 inches
Ground Clearance: 10.7 inches

PERFORMANCE:
Acceleration: 0-30 mph (53 kph), 3.3 sec 0-60 mph (106 kph), 9.7 sec
Gradeability: 60% (32E)
Turning Radius: Less than 7 feet
Maximum Speed: In excess of 90 mph.
Minimum Constant Speed: Less than 3 mph.
Fording Depth: 24 inches
Fuel Mileage: 96 mpg @ 55 mph (Tested)
Range: 408 miles @ 55 mph

O segundo modelo é a M1030M1E, AVTUR/Diesel Military Motorcycle (UK/EU):

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ENGINE:
Type: Four stroke, IDI DIESEL, single cylinder, four valve DOHC, liquid cooled.
Displacement: 611 cm3
Power: 28 PS [21 kw] @ 5500 rev/min.
Torque: 32lbft [44 Nm] @ 3000 rev/min.
Lubrication: Wet sump, compatible with MIL-L-2104 lubricants.
Air Filtration:High capacity, 3-stage, oiled foam, reusable.
Transmission: Gear primary drive. Wet multi-plate clutch. Five speed, constant mesh gearbox, return shift.
Final Drive:Self lubricated, sealed O-ring roller chain.

WEIGHT & DIMENSIONS:
Dry Weight:380 lb [172 kg]
Overall Width:35.75 inches [908 mm]
Overall Length:85 inches [2160 mm]
Wheel Base:57 inches [1448 mm]
Ground Clearance:10.7 inches [272 mm]

PERFORMANCE:
Acceleration: 0-30 mile/hr [48 km/hr]: 3.6 sec, 0-60 mile/hr [97 km/hr]: 10.4 sec
Maximum Speed: In excess of 80 mile/hr [130 km/hr]
Minimum Speed: Less than 3 mile/hr [4.8 km/hr]
Gradeability: 60% (31º)
Fording Depth: 24 inches [610 mm]
Turning Circle : Less than 14 ft [4.3 m]
Fuel Consumption: 110 mile/US gal [140 mile/Imp gal, 50 km/l]
@ 55 mile/hr [88km/hr]
Range: 400 miles [650 km] @ 55 mile/hr [88km/hr

Ainda existem dois protótipos em desenvolvimento atrasado que são:

D650A1 "Bulldog" (US)


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ENGINE:
Type: 4-Stroke, IDI, single cylinder, liquid cooled.
Displacement: 611cc
Power: 30 PS @ 5700 RPM
Torque: 32 ft-lbs @ 4200 RPM
Lubrication: Wet sump
Air Filtration: High capacity, 3-stage, oiled foam, reusable
Transmission: 5-speed, constant mesh, return shift.
Final Drive: Self lubricated, sealed, O-ring roller chain.

WEIGHTS & MEASUREMENTS:
Dry Weight:369 lbs
Max Width:37 inches
Max Length:85 inches
Max Height:49 inches (w/o mirrors)
Wheel Base:57 inches
Ground Clearance:10.7 inches

PERFORMANCE:
Acceleration: 0-30 mph (53 kph), 3.3 sec0-60 mph (106 kph), 10.6 sec
Gradeability: 60% (32E)
Turning Radius: Less than 7 feet
Maximum Speed: In excess of 90 mph.
MinimumConstant Speed: Less than 3 mph.
Fording Depth: 24 inches
Fuel Mileage: 102 mpg @ 55 mph (Tested)
Range: 600 miles @ 55 mph

M1030B1C Marine Corps Commerative:

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ENGINE:
Type: 4-Stroke, single cylinder, liquid cooled.
Displacement: 651cc
Power: 48 PS @ 6500 RPM
Torque: 40 ft-lbs @ 5500 RPM
Lubrication: Wet sump, compatible with MIL-L-2104, MIL-L-46152 & MIL-L-46167 lubricants.
Air Filtration: High capacity, 3-stage, oiled foam, reusable
Transmission: 5-speed, constant mesh, return shift.
Final Drive: Self lubricated, sealed, O-ring roller chain.

WEIGHTS & MEASUREMENTS:
Dry Weight: 358 lbs
Max Width: 35.75 inches
Max Length: 85 inches
Wheel Base: 57 inches
Ground Clearance: 10.7 inches

PERFORMANCE:
Acceleration: 0-30 mph (53 kph), 2.4 sec0-60 mph (106 kph), 5.7 sec
Gradeability: 60% (32E)
Turning Radius: Less than 7 feet
Maximum Speed: In excess of 105 mph.
MinimumConstant Speed: Less than 3 mph.
Fording Depth: 24 inches
Fuel Mileage: 55 mpg @ 55 mph
Range: 335 miles @ 55 mph

Curiosidades(Spanish):
La empresa HDT USA, ostenta el record mundial de velocidad para motos diesel desde septiembre de 2004, establecido en 147,68 Km/h en la laguna salada de Bonneville (USA).

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luisasilveira
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04 Set 2007, 14:41

será que essas motos a diesel fazem aquela fumaceira igual às camionetes? será que agente fica cheirando a óleo queimado também??

já pensou, diesel é muito mais barato...
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Jovi
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04 Set 2007, 14:44

luisasilveira escreveu:já pensou, diesel é muito mais barato...
Isso é difícil de saber, mas lembre-se o etanol também é barato e ainda tem aquele outro tópico sobre as motos elétricas...

Mas ainda é cedo pra tudo isso... :wink: :arrow:
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04 Set 2007, 14:47

Continuando com os resultados da pesquisa tem uma empresa chamada StartWin, cujo o site não consegui ler nada... :P que também tem seu modelo: Thunder Star

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Um protótipo de uma superesportiva movida a diesel foi desenvolvido na Holanda. Kees Van der Starre e Jeroem Bernart, da empresa Star Twin, utilizaram como base o motor de três cilindros e 1200 cc do Volkswagen Lupo combinado a um quadro de fabricação própria para criar a Thunder Star. Foram necessários quatro anos de desenvolvimento para que a moto diesel ficasse pronta e foi apresentada no ano passado. Além do motor VW, os holandeses aproveitaram o câmbio da Yamaha FJ 1200 e o sistema de embreagem da Benelli Tornado. A embreagem, aliás, precisou ser modificada para trabalhar a seco, caso contrário o óleo diesel contaminaria a fricção. Toda a eletrônica ? injeção, computador de bordo ? também foi aproveitada do VW Lupo. O monoamortecedor traseiro da marca White Power é ligado a uma balança da Ducati ss 1000. Tudo isso resultou em um peso razoável: 204 kg em ordem de marcha.

O motor, que afinal é o que interessa em uma superesportiva, produz mais de 100 cv e um torque de cerca de 34 kgf-m (!) praticamente um caminhão em duas rodas. O consumo ficou por volta de 40 km/l, ótimo para uma moto dessa cilindrada.

O próximo passo dos inventores é produzir a Thunder Star em série, além de desenvolver uma sport touring e também uma street com motorização diesel.
Fonte das informaçôes: Duas Rodas
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rafaeladvogado
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05 Set 2007, 07:57

sinceramente eu não gostaria de ter uma moto a DIESEL... prefiro a nossa movida a gasolina... ou então quem sabe álcool ou GNV... Pois o diesel além da fumaça tem manutenção cara e tem aquele barulho de trator hehehhehe...

abraçous
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luisasilveira
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05 Set 2007, 11:06

lembrem-se que o álcool tem um gasto muito maior, pode até ser mais barato, mas ele gasta bem mais.......

já fiz o teste nos carros flex, não valeu a pena usar alcool, pois o custo mês seria superior a gasolina, principalmente no inverno....

a vantagem do álcool nos carros flex é que ele dá uns CV's a mais de potência...

na moto deve ser a mesma coisa...ou não, pensando bem, temos carburador, coisa que nos flex não tem...

essas motos a álcool tem carburador ou são IE?
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Jovi
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05 Set 2007, 11:08

luisasilveira escreveu:essas motos a álcool tem carburador ou são IE?
Já ví em ambos os casos... :roll:
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