Kansas 150: Escapamento

Motos: Dafra Kansas 150, Dafra Kansas 250, Dafra Horizon 250

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Dafra

Responder
victor.opini

eu achei esse da torbal muito da hora
mesmo sendo um aspecto mais esportivo, acho que combinou, pena que não achei em lugar nenhum pra comprar, nem preço pra comparar com o da roncar.
dan_himself

victor.opini escreveu:eu achei esse da torbal muito da hora
mesmo sendo um aspecto mais esportivo, acho que combinou, pena que não achei em lugar nenhum pra comprar, nem preço pra comparar com o da roncar.
Se vc for de SP eu sei onde tem...

Abraços,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
HarleyFDL

Galera, escape aberto em moto de baixa cilindrada é complicado, tem que ter sorte, eu tinha uma twister coloquei um escape aberto e achei uma bost*, perdeu muito em arrancada, voltei pro original, o ronco pode ficar bacana, mas melhor ver se a moto nao vai perder ou até mesmo ganhar em rendimento!!!!

Abrax
dan_himself

HarleyFDL escreveu:Galera, escape aberto em moto de baixa cilindrada é complicado, tem que ter sorte, eu tinha uma twister coloquei um escape aberto e achei uma bost*, perdeu muito em arrancada, voltei pro original, o ronco pode ficar bacana, mas melhor ver se a moto nao vai perder ou até mesmo ganhar em rendimento!!!!

Abrax
Depende.. na maioria dos casos escape aberto vc ganha potencia, isso é fato, nem que seja menos de 10%, mas ganha...
O escapamento é uma peça fundamental na potencia da moto...
Segurar o nível de ruido, no geral, segura a potencia tbm...
Aqui segue a explicação: http://www.youtube.com/watch?v=1x6CHtc7YiE

Mas os escapes que estamos falando, não são abertos, são do modelo "esportivo", tanto que o roncar e torbal passam na inspeção de poluentes de boa...

Abraços,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
HarleyFDL

Show de bola o vídeo!!!!
valeu meu fio

Abrax
dan_himself

HarleyFDL escreveu:Show de bola o vídeo!!!!
valeu meu fio

Abrax
Mas é como você disse, as vezes um escape mal feito faz uma moto andar menos que uma com escape original...
Muita gente acha que é apenas um cano e pronto, mas não, o escape influi muito na performance da moto...

Abraço,
DaN
caruso
Colaborador

Confirmando as informações do Dan segue abaixo uma matéria.

Escapamento aumenta o desempenho e ajuda na segurança dos motociclistas

por Roncar Press

Na hora de decidir sobre qual motocicleta comprar, os consumidores costumam avaliar motor, rodas, freios e carenagem. Mas nem todos eles se lembram de um acessório que também é muito importante no funcionamento da moto e que pode trazer muitos benefícios a ela: o escapamento.

Muitas pessoas optam por utilizar um escapamento esportivo visando, principalmente, a segurança. Ao emitirem um ronco mais forte que os escapamentos de modelos originais, os esportivos evitam acidentes. Isso porque o ronco serve de alerta para pedestres, motoristas e outros motociclistas, que assim “ficam sabendo” da chegada do moto esportiva com maior antecedência e conseguem evitar colisões.

A principal finalidade do escapamento - também conhecido como ponteira – é limpar e liberar os gases produzidos pelo motor, além de reduzir o barulho gerado pelos gases na combustão. “Um motor de combustão não pode ficar sem um sistema de exaustão. Se isso acontecer, a moto explode. É exatamente aí que entra o escapamento”, explica Fábio Lemos, diretor técnico da Roncar, uma das maiores empresas de motopeças do segmento.

Mas esta não é a única função da ponteira. Ela também influi no desempenho de uma motocicleta. Antes de tudo, é necessário esclarecer que há dois tipos de escapamento: o original e o esportivo.

Os modelos originais contam com uma grande quantidade de câmaras internas que restringem a passagem dos gases para poder emitir um nível de ruído mais baixo. Assim há uma diminuição na vazão e rapidez dos gases, o que diminui a potência da moto.

Fábio Lemos, diretor técnico da Roncar, explica que os modelos esportivos possuem menos câmaras internas, sendo assim, mais “livres”. Assim, os gases passam mais rapidamente e há um aumento na performance (especialmente em médias e altas rotações) e no nível de ruído.

É essa a especialidade da Roncar, uma das maiores empresas de motopeças do país. Os escapamentos esportivos emitem um ronco mais alto e abafado, ajudam no aumento da perfomance e na segurança das motocicletas, além de contribuir para um visual mais arrojado. Eles são confeccionados dentro dos padrões internacionais de qualidade, e otimizam a potência em até 9,5% nos escapes linha Coyote RS, Aluminium RS e Aluminium e em até 12 % na linha Competition.

Exemplo disso é o escape da Roncar Coyote TRS, escolhido como escape oficial do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade na categoria Hornet. A escolha foi feita depois de um rigoroso processo de seleção entre várias marcas do país. O escape oferece segurança aos pilotos já que é confeccionado em alumínio, aço inox ou fibra de carbono. Estes materiais não transmitem muita caloria e evitam as famosas “fritadas” na panturrilha e tornozelo, que acontecem ao encostar no escapamento quente. O Coyote TRS aumenta a performance das motos, além de ter um ronco grosso e grave, típico das motos superesportivas.

Os resultados obtidos por Murilo Colatreli e Igor Calura, pilotos do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade comprovam a qualidade e eficiência dos escapamentos da Roncar. Igor, que compete na categoria 250cc, utiliza o Coyote RS-1 próprio para competição.

Renato Velludo, chefe de equipe e mecânico da equipe Roncar afirma que o ganho de potência com o uso do escapamento da Roncar é de 5 a 10 cavalos, o que equivale a 10 a 20 km/h se comparado a um escapamento original. O ganho na moto de Murilo Colatreli, piloto da categoria Superbike, que utiliza o Coyote Five é de 10 a 15 km/h.

Agora que você já entendeu e já conhece um pouco mais sobre os escapamentos dá para perceber que eles são peças fundamentais para um melhor funcionamento de sua moto. Assim, procure sempre optar por uma marca de reconhecimento no mercado, pois um escapamento de segunda linha pode trazer muitos problemas à moto.

Abraços
Caruso

Imagem
dan_himself

Valeu Caruso! Belo artigo e bastante esclarecedor.

O meu escape é barulhento demais (além de ser aberto), nossa, quando a moto passa num tunel parece que é uma viatura, pois sai todo mundo da frente, até as motos (mas não é aquele barulho bonito e grave, afinal a moto é 150cc com kit de 200cc num cano de 1,5" acho)...

Por enquanto vou trocar ele pelo original, por causa da inspeção... ainda mais ano que vem, vai entrar a emissão de ruidos e tudo mais...

To preocupado com isso... queria colocar um Roncar pois sei que ele passa na inspeção de poluentes, mas vou esperar ver como vai ficar esse lance dos ruidos... no sul o pessoal já ta sendo multado na rua, um absurdo...

Concordo que é meio que um lance de segurança mesmo, de você ser notado... a moto é barulhenta? sim, mas ela não é estática como um som de carro num semáforo ou transito lento.. em marcha lenta ela não grita... então poderiam ser mais tolerantes... Pois no máximo você ouve uma moto barulhenta passando... ela GERALMENTE não fica fazendo barulho no mesmo local, afinal o pessoal ta andando de moto e seguindo seu caminho, e não dando volta na quadra...

Moro perto da 9 de julho em SP... ou seja, escuto o transito a noite inteira... vive passando moto barulhenta... mas eh aquele lance, ela vem e vai... não fica zanzando igual carro com som alto as 3 e meia da manhã...
E digo mais, o que mais incomoda em relação ao barulho são os onibus, não as motos com escape aberto (mesmo as cgs e derivadas)

Abraços,
DaN
caruso
Colaborador

Pois é Dan, politico é uma merd* se é pra foder e ganhar $$$$, tudo é aprovado.
Caruso

Imagem
victor.opini

Se vc for de SP eu sei onde tem...

Abraços,
DaN
eu sou de mogi mirim/sp
se vc puder me passar otel, site, e-mail, pra eu poder entrar em contato ficaria grato
:D
Responder