paulo386 escreveu:Uma coisa que sempre faço após lavar a moto, além de lubrificar a relação, é colocar desemgripante em todo lugar que tenha uma junta móvel, dobadiça, eixo, etc... Só vale lembar para não usar em partes plásticas e junto ao freio.
Shadow 750: Fazendo a própria manutenção
Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Honda
éeeee!!! principalmente no disco de freio!!! NUNCA PASSEM no sistema de freio!!! Eu fiz essa burrice... acabei com a pastilha...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
wellrod, vc que e um cara que faz a propria manutenção da sua moto , já trocou alguma vez a bateria ? , sabe qual e a vida útil dela ? ,e ainda , a unica que serve na shadow é a de especificação ( Bateria Ytz14s Shadow 750 ) , ou podemos colocar alguma similar com qualidade ?
MDM - HONDA SHADOW 750
meu véio,
nunca troquei a bateria da minha Aparecida não... graças a Deus ela é valente...
mas tem algumas dicas q aumentam a vida útil da bateria... mas em geral é de 2 anos a vida útil... mas a minha já tá passando disso...
as dicas são:
- evitar usar farol alto durante muito tempo... ainda mais se for fazer trajetos curtos...
amigo meu só usava farol alto no transito, com uma bross... aí descarregou logo, pois fim de semana ele não usava a moto... aí toda segunda tinha que empurrar pra pegar...
- evitar alterar as especificações da moto, tipo usar uma buzina mais forte, ou faróis auxiliares, ou algum outro dispositivo que não tenha sido planejado para a moto... não que você não possa... mas se puder evitar é melhor...
- utilizar a moto de preferência todos os dias... se não for usar, pelo menos dar uma virada na chave durante um bom tempo... moto parada é q dá problema...
agora sobre preços... tem a Yuasa q é a q a Honda usa... cerca de 400 mangos... mas já vi de marcas Xing Ling por 150 reais... não sei se são boas... na prática, o que vale mesmo é a voltagem e quantos amperes ela tem... quanto mais amperes melhor... mas é bom colocar a quantidade especificada lá no "manuel"...
uma sugestão... envie um mail pra baterias Moura e peça para eles fabricarem baterias para motos custom... eu já fiz minha parte... mandei meu mail e eles prontamente responderam... acho que seria muito bom termos uma bateria com a qualidade da moura e com um preço mais em conta...
nunca troquei a bateria da minha Aparecida não... graças a Deus ela é valente...
mas tem algumas dicas q aumentam a vida útil da bateria... mas em geral é de 2 anos a vida útil... mas a minha já tá passando disso...
as dicas são:
- evitar usar farol alto durante muito tempo... ainda mais se for fazer trajetos curtos...
amigo meu só usava farol alto no transito, com uma bross... aí descarregou logo, pois fim de semana ele não usava a moto... aí toda segunda tinha que empurrar pra pegar...
- evitar alterar as especificações da moto, tipo usar uma buzina mais forte, ou faróis auxiliares, ou algum outro dispositivo que não tenha sido planejado para a moto... não que você não possa... mas se puder evitar é melhor...
- utilizar a moto de preferência todos os dias... se não for usar, pelo menos dar uma virada na chave durante um bom tempo... moto parada é q dá problema...
agora sobre preços... tem a Yuasa q é a q a Honda usa... cerca de 400 mangos... mas já vi de marcas Xing Ling por 150 reais... não sei se são boas... na prática, o que vale mesmo é a voltagem e quantos amperes ela tem... quanto mais amperes melhor... mas é bom colocar a quantidade especificada lá no "manuel"...
uma sugestão... envie um mail pra baterias Moura e peça para eles fabricarem baterias para motos custom... eu já fiz minha parte... mandei meu mail e eles prontamente responderam... acho que seria muito bom termos uma bateria com a qualidade da moura e com um preço mais em conta...
murilod escreveu:wellrod, vc que e um cara que faz a propria manutenção da sua moto , já trocou alguma vez a bateria ? , sabe qual e a vida útil dela ? ,e ainda , a unica que serve na shadow é a de especificação ( Bateria Ytz14s Shadow 750 ) , ou podemos colocar alguma similar com qualidade ?
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
-
Augusto Galvão
Olá Wellrod!
Vc já fez a troca do líquido de arrefecimento?
sabe como proceder? E o líquido do reservatório como faço com ele?
Pergunto isso, pois a minha moto vem apresentando um barulhinho irritante (como se fosse um ririririri) quando esquenta e estou nas marchas lentas, entretanto ao acelerar um pouco ele para e retorna quando para em ponto morto, por exemplo, nos sinais.
Fui a um mecânico de confiança, indicado por vários colegas de motoclube aqui da minha cidade e ele ao escutar foi logo diagnosticando se tratar de algo na bomba dágua e que poderia ser pelo acúmulo de sujeira na água do radiador. Aconselhou fazer a troca e limpeza do mesmo, indicou qual aditivo comprar. Fiquei de retornar lá semana que vem, cobrou R$ 120,00 incluindo tb a troca dos pneus, pois os meus estão desgastados e comprei novos.
Entretanto lembrei de suas dicas de manutenção e lendo posts na parte que fala das Shadow 600, vi que essa troca é simples. A minha Shadow é uma 750, o procedimento de troca é semelhante?
Que dicas poderia dar?
Agradeço desde já,
Augusto Galvão.
Vc já fez a troca do líquido de arrefecimento?
sabe como proceder? E o líquido do reservatório como faço com ele?
Pergunto isso, pois a minha moto vem apresentando um barulhinho irritante (como se fosse um ririririri) quando esquenta e estou nas marchas lentas, entretanto ao acelerar um pouco ele para e retorna quando para em ponto morto, por exemplo, nos sinais.
Fui a um mecânico de confiança, indicado por vários colegas de motoclube aqui da minha cidade e ele ao escutar foi logo diagnosticando se tratar de algo na bomba dágua e que poderia ser pelo acúmulo de sujeira na água do radiador. Aconselhou fazer a troca e limpeza do mesmo, indicou qual aditivo comprar. Fiquei de retornar lá semana que vem, cobrou R$ 120,00 incluindo tb a troca dos pneus, pois os meus estão desgastados e comprei novos.
Entretanto lembrei de suas dicas de manutenção e lendo posts na parte que fala das Shadow 600, vi que essa troca é simples. A minha Shadow é uma 750, o procedimento de troca é semelhante?
Que dicas poderia dar?
Agradeço desde já,
Augusto Galvão.
Que a força esteja com você!
Parabéns pelo tópico wellrod,
Depois irei ler ele todo...
e tenho certeza que irei aprender muita coisa!

Depois irei ler ele todo...
e tenho certeza que irei aprender muita coisa!

Assunto: Remoção do Tanque de Combustível da Shadow 750wellrod escreveu:Troca do óleo e filtro de óleo:
Tenho tentado fazer a troca do óleo a cada 3mil km... o manual pede um pouco mais, porém como ando mais de 500km por semana, efetuo a troca antecipada...
o benefício que noto é que o motor fica mais macio a cada troca... espero que isso prolongue a vida útil da criança...
a troca é simples... com o auxílio de um macaco hidráulico (100 contos na loja de ferragens... aguenta até 2t) levanto a motoca com o descanso lateral numa base de madeira de aprox. 6cm de altura numa superficie horizontal... não é o ideal, mas é o recurso que tenho... não tenho muito espaço na garagem... mas funciona... aprendi isso com o borracheiro que fui...
continuando...
antes de levantar a moto, dou uma esquentadinha no motor, conforme manda o manual e logo depois preparo o recipiente para receber o óleo... sabendo-se que ele não irá cair diretamente para baixo... ele sai com pressão e para o lado... então prepare o recipiente um pouco para o lado para não sujar o chão nem ganhar um banho de óleo quente...
aberto o bujão deixe escoar livremente sem pressa...
logo após ter escoado, com uma chave de filtro, retire o filtro localizado um pouco mais atrás do bujão de drenagem...
verificar se a borracha de vedação do filtro também saiu... pois esse burro que vos fala, certa vez deixou a borracha antiga ali... e colocou um novo filtro... resultado: vazamento de óleo...
depois de deixar escoar, preparar o novo filtro, enchendo calmamente o orifício central com óleo e deixando todo o ar sair... tem que ter calma... pois ele comporta bastante óleo...
depois passar óleo na borracha que recebe o filtro... para lubrificar... colocar o filtro, colocar o bujão de drenagem e iniciar a colocação do novo óleo...
alguns manuais falam em tentar dar uma ligada na moto cerca de 3 ou 4 vezes pra escoar todo o óleo... mas eu não me atrevi a fazer isso... num gostei muito dessa idéia... nunca fiz isso...
depois disso colocar o óleo na medida especificada pelo manual... para cada tipo de situação existe uma quantidade de óleo certa...
situação 1 para somente troca de óleo
situação 2 troca de óleo e filtro (que é o caso mais comum)
situação 3 quando o motor é aberto... (nesse caso leva mais óleo)
após a colocação do óleo na quantidade correta, verificar na vareta se o nível está ok... eu sempre dou umas voltinhas logo após para verificar se o nível do óleo baixou...
e no dia seguinte quando ando um pouco mais para ir para o trabalho... (ela meio que fica em observação pra saber se o nível baixou ou não)
mas geralmente não é comum baixar o nível... mas pode ocorrer de vc ter errado a medida e o nível não ficar satisfatório... sendo assim, sempre que possível verifique o óleo...
bem... se eu estiver fazendo algo errado, por favor me corrijam!!!
Gostaria de saber se alguém já efetuou a remoção do tanque com combustível da Shadow 750 injetada, que não tem válvula de bloqueio como a Shadow 600. Na autorizada Honda (na Mariz e Barros - Tijuca - Rio de Janeiro) me informaram que eles usam uns grampos para apertar as mangueiras e bloquear o fluxo do combustível mas me recomendaram muito cuidado ao fazê-lo porque as mangueiras podem ser danificadas e são muito caras. Estou precisando removê-lo para verificar a causa da paralização da injeção após a passagem de um chicote ainda desligado sob o tanque para a ligação dos faróis de milha, o tanque está cheio mas o motor não pega porque a gasolina não está sendo injetada.
é véio... nem tenho como ajudar... a minha é das antigas... quem sabe alguma fita adesiva na saída das mangueiras... é melhor do que grampos... melhor do q correr esse risco né...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
oi amigo boa tarde não sei se posso ajudar, eu tinha uma moto q não fechava a torneirinha do tanque, entao quando eu tirava o tanque dela tinha q colocar um parafuso na mangueira era na medida certinha da mangueira e não pingava nada ai guardei aquele parafuso sempre p isso, mais uma dica se for fazer isso, não deixe o tanque muito cheio. abs...
Outra opcão é esgotar o tanque...

Somente dando uma atualizada nesse tópico sobre a troca do líquido de arrefecimento da motoca... esse fim de semana fiz novamente a troca do líquido da minha 750 e resolvi dar uma lida mais minunciosa no manual da Shado 600 e lá explicava que para drenagem do líquido, bastava a remoção de um parafuso na bomba de água... não sendo assim necessário a remoção das borrachas inferiores conforme eu havia mencionado acima...
sendo assim, fui conferir na minha 750 e os parafusos eram um pouco diferentes dos parafusos do manual da 600... e após a segunda tentativa, descobri qual parafuso remover...
Vocês verão 3 parafusos inferiores na bomba d'água. Basta retirar o do meio. Mas ANTES, com a moto FRIA, retirar o tanque (remove-lo para o lado ou numa posição segura, mas com o registro fechado e com muito cuidado para que nenhuma mangueira se desconecte do sistema), abrir a tampa do radiador.
Ao abrir a tampa do radiador, proceder com a remoção do parafuso inferior do MEIO, com uma chave 10...
Colocar um recipiente embaixo e aguardar a drenagem ser feita.
No meu caso, como tinha muito tempo que não fazia uma boa manutenção, aproveitei e dei uma jateada com água através da "boca" do radiador, afim de remover impurezas, crostas, etc... (não sei se esse procedimento é adequado... mas fiz...)
Deixei escoar durante um bom tempo a água através do sistema... meu medo é de talvez ter soltado impurezas e jogado as mesmas na bomba d'água... espero não ter acontecido isso...
Mas fica aí só a observação de que não precisa retirar as mangueiras para efetuar a drenagem. somente o parafuso mencionado já é o suficiente...
Aproveitei também para retirar o reservatório e fazer uma limpeza mais minunciosa dele...
Após a drenagem e a limpeza, recoloquei o reservatório no lugar, recoloquei o parafuso da bomba
e iniciei a colocação do líquido de arrefecimento através da boca do radiador e depois completei no nível o compartimento de reserva do líquido...
Tenho utilizado o líquido original da Honda (33 reais)... 2 litros eu comprei, mas para preencher todo o sistema deve ter dado aproximadamente uns 1,6 a 1,8 litros...
Depois deixei a moto ligada por alguns minutos com a tampa do radiador ainda aberta e observei a eliminação de bolhas de ar pelo sistema... quando parou, desliguei a moto, coloquei a tampa, recoloquei o tanque no lugar e liguei novamente...
aguardei algum tempo para ver se a ventoinha iria ser acionada... mas fiquei cerca de uns 10 minutos com ela ligada, acelerei, mas nada... não ativou...
abri a lateral direita da moto e conferi todos os fusíveis, e estavam todos OK... supus que a moto ainda não havia esquentado o suficiente para acionar a ventoinha...
hoje ao voltar pra casa (que estará bem quente) vou observar o acionamento da ventoinha... geralmente ela aciona quando chego em casa... caso isso não aconteça, vou ler novamente o manual para fazer o teste da ventoinha descrito no manual...
hoje vim trabalhar com ela e está normal... graças ao bom Deus!!!
sendo assim, fui conferir na minha 750 e os parafusos eram um pouco diferentes dos parafusos do manual da 600... e após a segunda tentativa, descobri qual parafuso remover...
Vocês verão 3 parafusos inferiores na bomba d'água. Basta retirar o do meio. Mas ANTES, com a moto FRIA, retirar o tanque (remove-lo para o lado ou numa posição segura, mas com o registro fechado e com muito cuidado para que nenhuma mangueira se desconecte do sistema), abrir a tampa do radiador.
Ao abrir a tampa do radiador, proceder com a remoção do parafuso inferior do MEIO, com uma chave 10...
Colocar um recipiente embaixo e aguardar a drenagem ser feita.
No meu caso, como tinha muito tempo que não fazia uma boa manutenção, aproveitei e dei uma jateada com água através da "boca" do radiador, afim de remover impurezas, crostas, etc... (não sei se esse procedimento é adequado... mas fiz...)
Deixei escoar durante um bom tempo a água através do sistema... meu medo é de talvez ter soltado impurezas e jogado as mesmas na bomba d'água... espero não ter acontecido isso...
Mas fica aí só a observação de que não precisa retirar as mangueiras para efetuar a drenagem. somente o parafuso mencionado já é o suficiente...
Aproveitei também para retirar o reservatório e fazer uma limpeza mais minunciosa dele...
Após a drenagem e a limpeza, recoloquei o reservatório no lugar, recoloquei o parafuso da bomba
e iniciei a colocação do líquido de arrefecimento através da boca do radiador e depois completei no nível o compartimento de reserva do líquido...
Tenho utilizado o líquido original da Honda (33 reais)... 2 litros eu comprei, mas para preencher todo o sistema deve ter dado aproximadamente uns 1,6 a 1,8 litros...
Depois deixei a moto ligada por alguns minutos com a tampa do radiador ainda aberta e observei a eliminação de bolhas de ar pelo sistema... quando parou, desliguei a moto, coloquei a tampa, recoloquei o tanque no lugar e liguei novamente...
aguardei algum tempo para ver se a ventoinha iria ser acionada... mas fiquei cerca de uns 10 minutos com ela ligada, acelerei, mas nada... não ativou...
abri a lateral direita da moto e conferi todos os fusíveis, e estavam todos OK... supus que a moto ainda não havia esquentado o suficiente para acionar a ventoinha...
hoje ao voltar pra casa (que estará bem quente) vou observar o acionamento da ventoinha... geralmente ela aciona quando chego em casa... caso isso não aconteça, vou ler novamente o manual para fazer o teste da ventoinha descrito no manual...
hoje vim trabalhar com ela e está normal... graças ao bom Deus!!!
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ