Mirage 250: Relação

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
estradeiro rider
Contato:

Olá amigos,gostaria de saber se alguem já modificou a relação original da mirage 250(pinhão 14 dentes/coroa 46dentes),quero modificar a minha,mas antes queria saber a opinião de alguem que já tenha feito isso,ou conheça alguem que fez,estava pensando em alterar apenas a coroa para uma de 40 dentes ou 38 como a da Twister,e manter o mesmo pinhão 14d,haja visto que o motor trabalha com giro muito alto,acredito que se encurtar um apouco a relação,nao vai "esguelar" tando o coitado pra andar a 120km/h por exemplo.Se alguem puder me ajudar,desde já agradeço.abrç a todos! :lol:
Imagem
*Live to Ride,Ride to live,
Carpe Diem !!!
jbrigagao
Moderador

Sera? 46 para 38 acho muita coisa, eu pessoalmente acho que a mirage tem um escalonamento de cambio muito bom e depois o que adianta baixar o giro se a potencia maxima esta nos 10000 RPM? Só vai fazer você trocar mais de marchas. Mas fiquei curioso, talves 1 ou 2 dentes a menos na coroa pra quem anda só em estrada plana fique legal.
Imagem
estradeiro rider
Contato:

:lol: Olá amigo,o q vc diz faz sentido,não havia considerado a faixa máxima de giro do motor de 10000RPM.Conversei c/ um mecânico amigo,e ele recomendou uma coroa com 2 ou 3d a menos,pra sentir alguma diferença, mas pra 38 é muito mesmo.Citei a da Twister como exemplo,pq notei q a coroa dela é bem menor q a da Mirage,e sempre nas viagens c/ a turma do motoclube acabo ficando pra trás,e os q tem twister parece q voam,(se bem q não gosto muito de correr,nem de ficar pra trás, hehe..)Valeu sua consideração.Estamos ainda estudando antes de fazer qqer mudança,a furação das coroas similares c/5 furos, não dá certo na Mirage que tem 6 furos,qqer novidade informarei.abrç!Todos comentários são bem vindos.
Imagem
Carpe Diem !!!
Kings
Colaborador

Um colega do grupo do yahoo mudou para 15 X 46 e informou que ficou melhor de final e a primeira "sem parecer um trator". São palavras dele mesmo.

Eu acho a relação original dela boa para extrair o máximo do motor e andar com boa velocidade na estrada.
Russo

Ae Kamerad estradeiro rider:

A relação original de sua Mirage é 14 X 46, o que dá uma relação de 3,29:1 (a cada volta do da coro são 3,29 voltas do pinhão). Com uma coroa de 38 dentes você teria uma relação mais longa, de 2,71:1

Você pode procurar um pinhão com 15, 16 ou 17 dentes que é mais barato que uma coroa. As relações ficariam assim:

pinhão 15 X coroa 46 - 3,07:1
pinhão 16 X coroa 46 - 2,88:1
pinhão 17 X coroa 46 - 2,71:1 ( o mesmo que pinhão 14 e coroa 38 )

A minha CB400CR originalmente usava pinhão 16 e coroa 36 (2,25:1) e eu troquei o pinhão por um 15. A relação foi para 2:40 para um, ficando portanto mais curta. Eu ganhei mais força nas arrancadas e nas subidas mas perdi uns 10 km/h de velocidade final.

Se você alongar a relação da sua moto, o motor rodará menos esguelado e você terá mais final, mas em compensação você perderá força nas arrancadas e terá que reduzir mais as marchas nas subidas.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
Jovi
Administrador
Contato:

Morcegos do Asfalto escreveu:Mudança da Relação:

Por exemplo: Se o Pinhão for 14 e a coroa 42 (42/14=3)
temos uma relação 3:1. (3 voltas do pinhão para cada volta da coroa)

Isso significa que aumentar 1 dente no pinhão é o mesmo que diminuir 3 dentes na coroa, e ficaria com a relação 2,8:1.

Agora, se vc diminuir a coroa em 2 dentes, terá uma relação pouco menos longa, 2,86:1.

E assim por diante. Com essa relação dá pra ter uma idéia do quanto se ganharia de velocidade final com uma relação mais longa (desde que o motor tenha força para manter o giro).
Se vc baixar uma relação 3:1 para uma relação 2,7:1, ganhará 10% em velocidade final. Se era de 140Km/h, passará à 154Km/h, no mesmo RPM do motor.

Importante: verifique se o motor tem uma folga na potência para diminuir essa relação, senão a moto fica com a relação mais pesada, e fica pedindo marcha quando se pega uma subida ou se anda com garupa

Dicas Site: www.morcegosdoasfalto.hpg.ig.com.br
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
estradeiro rider
Contato:

Um colega do grupo do yahoo mudou para 15 X 46 e informou que ficou melhor de final e a primeira "sem parecer um trator". São palavras dele mesmo. Eu acho a relação original dela boa para extrair o máximo do motor e andar com boa velocidade na estrada.
Olá amigo Kings,sabe se alterou o consumo dela c/ essa mudança?Interessante,não havia considerado mudar p/um pinhão maior,por pensar q nao caberia no espaço do original.Tbem acho a relação dela boa,mas acredito q possa ficar ainda melhor c/ uma pqna mudança.obrigado.
Imagem
Carpe Diem !!!
estradeiro rider
Contato:

A relação original de sua Mirage é 14 X 46, o que dá uma relação de 3,29:1 (a cada volta do da coro são 3,29 voltas do pinhão). Com uma coroa de 38 dentes você teria uma relação mais longa, de 2,71:1

Você pode procurar um pinhão com 15, 16 ou 17 dentes que é mais barato que uma coroa. As relações ficariam assim:

pinhão 15 X coroa 46 - 3,07:1
pinhão 16 X coroa 46 - 2,88:1
pinhão 17 X coroa 46 - 2,71:1 ( o mesmo que pinhão 14 e coroa 38 )
A minha CB400CR originalmente usava pinhão 16 e coroa 36 (2,25:1) e eu troquei o pinhão por um 15. A relação foi para 2:40 para um, ficando portanto mais curta. Eu ganhei mais força nas arrancadas e nas subidas mas perdi uns 10 km/h de velocidade final.

Se você alongar a relação da sua moto, o motor rodará menos esguelado e você terá mais final, mas em compensação você perderá força nas arrancadas e terá que reduzir mais as marchas nas subidas.
Blz,Russo. A vatagem realmente nessa relação original da Mirage 250,sem dúvida é na subida,ela vai tranquilo,mas nas retas... .Já desconsiderei a mudança da coroa pra 38d. é muito mesmo,e como vc disse,vai afetar o desempenho nas subidas e arrancadas,essa escala q vc enviou c/ algumas opçoes p/ alteração ajudará bastante,vou conversar c/o Carlos,o amigo mecânico,e mostrar pra ele ver.Valeu :lol:
Imagem
Carpe Diem !!!
estradeiro rider
Contato:

Morcegos do Asfalto escreveu:
Mudança da Relação:
Por exemplo: Se o Pinhão for 14 e a coroa 42 (42/14=3)
temos uma relação 3:1. (3 voltas do pinhão para cada volta da coroa)
Isso significa que aumentar 1 dente no pinhão é o mesmo que diminuir 3 dentes na coroa, e ficaria com a relação 2,8:1.
Agora, se vc diminuir a coroa em 2 dentes, terá uma relação pouco menos longa, 2,86:1.
E assim por diante. Com essa relação dá pra ter uma idéia do quanto se ganharia de velocidade final com uma relação mais longa (desde que o motor tenha força para manter o giro).
Se vc baixar uma relação 3:1 para uma relação 2,7:1, ganhará 10% em velocidade final. Se era de 140Km/h, passará à 154Km/h, no mesmo RPM do motor.
Importante: verifique se o motor tem uma folga na potência para diminuir essa relação, senão a moto fica com a relação mais pesada, e fica pedindo marcha quando se pega uma subida ou se anda com garupa
E ae Jovi,é sempre bom ter a opinião dos amigos (falo de todos q já colaboraram e dos q ainda possam colaborar)q tem conhecimento de causa,eu confesso q sou leigo,nesse assunto,mas já tô aprendendo alguma coisa c/ vcs ae..
Então,está parecendo bem mais vantajoso aumentar o pinhão q diminuir a coroa. Agora sobre o motor ter potência pra "guentar" uma rela menor,acho q sim,pq sinto q ele ainda pede marcha,mas uma 6ª,muitas vezes mesmo andando devagar,vou trocar de marcha e cadê,não tem mais...hehe.
Imagem
Carpe Diem !!!
Kings
Colaborador

estradeiro rider escreveu:
Um colega mudou para 15 X 46
sabe se alterou o consumo dela c/ essa mudança?
Não sei dizer, mas creio que não tenha alterado muito não. Vai muito do peso da mão. Com certeza para manter o mesmo consumo tem que ganhar velocidade mais devagar (na cidade), mas deve ser pouca coisa. Em estrada é capaz de melhorar o consumo.
Responder