Relatos do dia-a-dia

Assuntos diversos, relacionados ou não ao motociclismo

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
rubens

Uma ótima dica para curvas... simples e eficiente. Na pressa as vezes esquecemos destes pequenos detalhes na condução da moto e ai já viu, é dar sorte para o azar :roll:
Miragem 150 12/13
wellrod
Contato:

Com certeza é uma ótima dica!!! Mesmo já conhecendo o caminho é sempre MUITO importante olhar à frente... tanto nas curvas, quanto nos carros à frente dos carros na sua frente e os que estão vindo, muitas vezes em disparada... a regra é válida para todos os momentos!!! Sempre tentar "prever" os movimentos... prever as atitudes, os deslocamentos dos carros... prever sempre!!!

mas mesmo assim, o medo ainda permanece!!! mas ainda creio que é exatamente esse medo que nos mantém vivos...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Edson Agostini

Edson Agostini escreveu:Amigo DehCarmo, essa é uma hora de calma (desculpe o trocadilho). Espero que já tenha feito os exames, principalmente radiológicos, e que não tenha sido apontado nenhum problema contigo. Quanto à “sombra”, a seguradora vai dar um jeito. Quando há uma curva à minha frente, procuro sempre visualizá-la antes de contorná-la, fazendo com que os meus olhos façam uma espécie de varredura do que tem adiante e, no momento em que estou contornando a curva, meus olhos já estão varrendo lá na frente. Aprendi esta técnica há muito tempo e sempre me senti mais seguro tomando esta postura ao pilotar. Na verdade, eu prefiro outros tipos de curvas :wink:.
Só esqueci de complementar. A visualização precoce de uma curva, por exemplo, faz com que nosso cérebro a registre em seu banco de dados, dando-nos informações de como agir. Claro que aí também entram outras atividades cerebrais, tais como: bom senso, prudência, tato e et cetera.
ON THE ROAD AGAIN
Adauto

Edson Agostini escreveu:... Claro que aí também entram outras atividades cerebrais, tais como: bom senso, prudência, tato e et cetera.
Eu ia tentar esse lance de visualizar mas com esse monte de atividades cerebrais, já desencanei :shock: :lol: .
Eu nunca fiquei bom de guidão, mas não desisto e nem pretendo desistir de andar de moto. Então o negócio é pilotar na velocidade que você se sente seguro. É o mínimo. E os acidentes ainda vão acontecer, mas a gente vai se precavendo.

[]s,
Adauto
Imagem Imagem
Adauto

Edson Agostini escreveu:... Claro que aí também entram outras atividades cerebrais, tais como: bom senso, prudência, tato e et cetera.
Eu ia tentar esse lance de visualizar mas com esse monte de atividades cerebrais, já desencanei :shock: :lol: .
Eu nunca fiquei bom de guidão, mas não desisto e nem pretendo desistir de andar de moto. Então o negócio é pilotar na velocidade que você se sente seguro. É o mínimo. E os acidentes ainda vão acontecer, mas a gente vai se precavendo.

[]s,
Adauto
Imagem Imagem
Bromens
Colaborador

Adauto escreveu:

[]s,
Em duas rodas sempre haverá o risco de queda... o que vai diminuir o impacto desta queda são os equipamentos de segurança que devem ser sempre utilizados, mesmo se for à padaria ou pertinho de casa...

O lance de visualizar é bom, porém é a velocidade que vai deixar você visualizar ou não... quanto maior a velocidade mais lenta será a reação / reflexo para evitar o acidente.
Bromens
DehCarmo
Moderador
Contato:

wellrod escreveu:...já estou com 4 anos de motociclismo e até hoje tenho imenso medo de curvas... não há nem o que fazer nesses casos aí de areia e óleo... é chão na certa...
Também penso assim wellrod, sempre digo que "o medo da moto é saudável, te mantém vivo!!". Mas infelizmente areia e óleo não há cuidado que resolva.
Edson Agostini escreveu:Quando há uma curva à minha frente, procuro sempre visualizá-la antes de contorná-la, fazendo com que os meus olhos façam uma espécie de varredura do que tem adiante e, no momento em que estou contornando a curva, meus olhos já estão varrendo lá na frente. Aprendi esta técnica há muito tempo e sempre me senti mais seguro tomando esta postura ao pilotar. Na verdade, eu prefiro outros tipos de curvas :wink:.
Edson sempre tenho essa postura quando estou dirigindo ou pilotando. Seja em retas ou em curvas, estou sempre de olho no que está rolando lá na frente e vou analisando a pista também. Mas o fato de ser de noite, embaixo de um viaduto, sem iluminação exatamente ali onde estava a areia acabaram com a minha preparação.

É isso mesmo Moura e Rubens, nada que uns 30 dias da sombra na oficina e eu de molho pra resolver :lol: :lol:

Obrigado pela força amigos. O conserto da moto já está sendo providenciado, mas o meu ainda necessita alguns exames. Ainda sinto muitas dores no ombro.

Abraços!!
André

Imagem
wellrod
Contato:

Estimo suas melhoras meu amigo!!!

Minha perna ainda dói bastante e ainda esta inchada... e ao andar de moto agora é bem complicado tentar andar e não lembrar do ocorrido... mas vamos levando né... a prevenção triplicou...

sobre areia e óleo, até hoje não sei o que fazer... freiar não adianta... deixar a moto passar normalmente, sem inclinar muito, talveeeez seja alguma luz pra resolver esse problema...
em toda curva que faço procuro fazer com velocidade reduzida, sem inclinar muito a moto... definitivamente não confio em curvas seguras com a moto bem inclinada... mas tudo são teorias... não sei se funcionaria...

e sempre olhando o apressadinho que vem logo em seguida fazendo a curva a mil por hora... sempre tem um... na linha vermelha, logo no início eu encaro uma curva de mais de 200 graus para entrar na pista... já vi até carro rodando ali...

então adoto essa sistemática... não entrar com tudo, não inclinar muito e fugir de qualquer mancha diferenciada que possa aparecer à frente... o óleo, numa pista seca, tende a escurecer a pista, e numa pista molhada, tende a refletir como um metal... então tento ficar atento a isso e observar bastante... sem contar com as marcações brancas da pista, que em dia de chuva ficam um verdadeiro quiabo...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Bromens
Colaborador

Well,

Você está certo com relação à cor do óleo na pista... de dia o asfalto fica mais escuro e a noite quando a luz bate ele fica colorido... isso aconteceu quando subi a serra de Santa Teresa-ES, onde como estão reformando toda a pista do trecho, é frequente ter óleo das máquinas que ali trabalham e justamente no dia em que subi à noite numa curva vi o asfalto refletindo colorido, pois havia garoado, e não teve outra comecei a patinar... nesse momento viramos passageiro mesmo... parei de acelerar, não usei o freio e fui retornando a moto ao grau reto, pois estava inclinando para curvar, até que percebi que saí da mancha de óleo, aí voltei a acelerar e continuar a curvar e sair fora do carro que vinha em sentido contrário.

É complicado areia e óleo são obstáculos que levam ao chão mesmo e as vezes mais do que a perícia temos que contar com a ajuda divina e a sorte pra escapar.

DehCarmo, melhoras irmão. Queda infelizmente faz parte e graças a Deus que não aconteceu algo pior... a motoca você vai deixá-la nova de novo. Cuida do ombro, pois meu tio quando caiu de moto acabou trincando a clavícula e ficou imobilizado por um tempo, mas nada grave, recuperou rapidinho... :roll:
Bromens
Edson Agostini

DehCarmo escreveu:Mas o fato de ser de noite, embaixo de um viaduto, sem iluminação exatamente ali onde estava a areia acabaram com a minha preparação.
Então aí, meu amigo, só mesmo a Lei de Murphy :roll:
Imagem
Mas, o que vale, é o ganho de experiência na nossa vida. Pois estamos vivos para poder contar e alertar a todos, não é mesmo?
ON THE ROAD AGAIN
Responder