Marklin, o "cleck" de engate na troca de marcha
é normal, apesar de que a Mirage é a moto com a troca de marchas mais macia que já tive.
Agora de manhã em tempo frio, dependendo do óleo utilizado, a primeira engatada, é dose, é um tranco seco, que mecanicamente não é muito bom para a moto,
chega a arranhar a marcha, o que gera o desgaste dos dentes da engrenagem. Esse óleo que uso, ameniza muito esse problema de manhã, ele é mais fino qdo frio, e basta aquecer um pouco o motor, e aperatar
a embreagem umas tres vezes que a marcha já vai entrar mais macia, e andando praticamente não ha nenhum barulho ns trocas de marcha.
Há acho que não postei ainda sobre o pneu trazeiro,
eu coloquei na concessionária um pneu na trazeira
com a medida de 200mm de largura, o original é 180mm
ficou mais encorpada e mais macia a moto. Qdo chegar em casa, vou postar a foto da moto como ficou com o
novo pneu.
Abçs
Aproveitei e editei o post para postar as fotos da mirage 650 com pneu Maxxis 200mm.
Eu tirei essas fotos logo que cheguei da concessionária e dei uma lavadinha no pneu para tentar tirar aquela cera que vem nele de fábrica,
mas não saiu tudo.
exatamente desse jeito q vc falou, da um clack, e eh mais forte na primeira passada de marcha.
Tipo eu ate gosto do barulho, achei irado, e fico feliz q nauym seja um problema, mas sim uma caracteristica da moto, vou deixar ela esquentar mais agora antes de sair.
Marklin, na Mirage o "cleck", ainda é pequeno, na Drag, com óleo Yamalube, dava éra um tranco que a moto dava um "pulo" para frente, por isso é que andei testando óleos, foram 6 tipos todos de 1a linha, e o Motul 5100 foi o melhor em tudo.
Eu postei isso no fórum dos Dog, mas saí de lá, e meus posts por lá estão todos como convidado.
Fui moderador por uns tempos mas me desentendi com o admin do fórum e saí, voltei, e saí em definitivo.
Chico guaru escreveu:Companheiros, gostaria de trocar uma idéia sobre o rendimento da moto. Vejo amigos informando a extrema facilidade de atingir 160 Km por hora e minha máquina não tem essa facilidade toda, embora já a tenha testado nessa velocidade. Além do mais, a despeito de todas as tentativas do pessoal da CC, sinto que o funcionamento de minha moto não está dócil e o engate das marchas que era muito suave ao início, agora parece de um caminhão. Muitos Km felizes a todos
Bom dia!
Chico, qto ao desempenho da moto, qtos kms ela está?
A minha está com 2.160kms rodados, a Mirage 650 efi
anda muito, eu dei uma esticada em 3a marcha semana
passada, em 135km/h, eu mudei para a 4a marcha, e o motor ainda não tinha entrado no giro de corte programado para evitar a faixa de risco para o motor.
Eu peso 110 kg, eheh, a mirage anda muito.
Qto a troca de marchas, veja a regulagem da embreagem, pois qdo ela esta meio baixa os discos
da embreagem não "descolam" totalmente e o cambio fica duro nas trocas de marcha, em especial qdo o motor esta mais quente, pois o óleo multiviscoso,
qto mais quente o motor mais viscoso ele fica, a molécula do óleo "engorda", e a embreagem fica mais
dificil de deslizar.
O óleo é outro item importante nessa situação, eu só uso Motul 5100 15W50, desde qdo eu tinha a Drag Star 650, a moto trabalha muito macia, tanto motor,cambio/embreagem.
"Bons ventos" a todos
Caro Rinaldo, grato pelo retorno. É um prazer falar contigo, já que tenho acompanhado teus comentários sempre bem fundamentados no fórum, assim como a colaboração imediata e competente que você fornece aos amigos Mirajeiros. De verdade que teu entusiasmo é contagiante.
Bem, vamos aos fatos: pode ser que o problema em minha máquina seja a "interface" postada entre o banco e o guidão, já que nem de longe tenho essa experiência toda...no entanto, tenho a nítida impressão que o rendimento não é o mesmo relatado no fórum por outros companheiros. Minha moto está com cerca de 7.500 Km e assim, perfeitamente amaciada. Próximo dos 3.000 km, deu um problema de fuga de corrente pelo cabo de vela e a moto perdeu subitamente a força, quase parando. Me arrastei até a CC (Itanhaém) onde, com real boa vontade, foram trocado os cabos originais por cabos Bosch com condução por fibra ótica, mas desde então, me parece que o rendimento ainda não é o mesmo. Posso estar enganado, mas antes disso, qualquer acelerada era de "deitar o cabelo" (essa foi do fundo do baú - rsrs) e agora a condução é mais difícil, exigindo mais controle de aceleração entre as trocas de marcha. A injeção já foi regulada na última revisão, tendo melhorado um pouco. Amanhã de madrugada viajo (de carro) para fazer uma consultoria em Baurú, mas na volta vou testar minha máquina dentro dos limites descritos por você e ver o que acontece. Gostaria de continuar contando com sua valiosa ajuda, já que você é fera na arte em que sou aprendiz. Além do mais, há tempos estou planejando uma reunião de amigos Mirajeiros aqui no litoral e certamente você, desde já, está convidado. Falta acertar a data.
Muitos kms felizes.
marklin escreveu:bom, a minha corre pra kct, logo q sai da concessionaria com ela, na primeira reta q vi dei uma esticadinha pra dar um teste, de primiera marchar ela foi a 80, sem forcar muito, de segunda, foi ate 120, e quando passei a terceira, acelerei um pouco, ate metade da manete, ela foi ate 130, e acabou a reta, tive q diminuir...na estrada ela chega facil a 160, geralmente eu ando a 140, tranquilo sem forcar muito
A minha marcha tbm faz um barulho sinistro pra engatar, bem alto, naum saibia q era problema... vou mandar os caras darem uma olhada na proxima revisao...abraco
Boa noite, Marklin.
Caramba, estava me preparando para dormir após agradecer o Rinaldo por sua valiosa ajuda e quase cai da cama (bela posição para digitar, heim?)...80 km na primeira marcha... não consigo nem em queda livre!!! No entanto, como já disse ao Rinaldo, vou testar a minha e comparar com esses valores, após o que voltarei a postar.
Um abraço e grato por sua ajuda.
O prazer é meu em tentar ajudar qdo posso, pois minha profissão nada tem a ver com mecanica ou eletronica automotiva, mas como hoby adoro essas máquinas maravilhosas,rsrs.
Os cabos de vela com fibra ótica que você comentou eu não conheço, só lí que existem e são de alta performance, o cabo original eu ví que são com um
condutor metálico, pois na troca de velas que fiz eu
ao puxar o soquete da vela, minha mão escorregou e saiu o cabo do plug, então deu para visualizar o fio metálico no cabo, e o plug que o conecta a vela tem uma "mangueira" de borracha de silicone para mais isolação, evitando a fuga da alta tensão, pois a vela fica bem profunda na tampa do cabeçote, a troca
de vela nesse motor é muito trabalhosa devido a essas caracteristicas de projeto, será que o pessoal que fez o reparo colocou a mangueira de silicone que cobre o plug da vela?
Pois pela forma como a Hyousung se preocupou com isolação do plug e cabo de vela, acho que deve ter uma importancia no projeto, seria interessante para tirar a dúvida colocar os cabos e plugs originais,
para ver se a perda de rendimento não é fuga de alta tensão, se a faisca for menor na vela no momento da ignição da combustão dentro do cilindro, a queima não será boa e na saida dos gazes da combustão, a sonda lambda que está no escape da moto entenderá que a mistura esta rica, e mandara sinal para a ECU, para que ésta diminua a porcentagem de injeção de combustivel, e com menos mistura a potencia do motor
fica muito prejudicada, faz sentido essa sua suspeita sobre a queda de rendimento depois dessa manutenção envolvendo a troca dos cabos de vela.
Só trocando e testando para comprovar a sua teoria, que faz sentido.
Eu andei fazendo alguns ajustes no TPS, e acabei por fazer uma modificação nele, acrescentando um resistor em série com o TPS para a massa, mudando a curva do avanço de tensão que vai para a ECU, e isso facilitou o ajuste do ponto do Tps, que até nas concessionárias eles comentam que é chatinho o ajuste, mesmo com o scaner apropriado, pois é um conjunto de sensores que a Mirage EFI 650 tem que é a primeira vez que vejo numa moto, é tecnologia de ponta, com sensores de altura, ou seja se você estiver rodando com a moto ao nivel do mar o sensor informa a altitude e o programa da ecu, ajusta a mistura dos injetores, o mesmo ocorrendo se a moto estiver rodando em altas altitudes onde o ar é mais rarefeito. é fantástico o projeto, outro sensor informa a ECU sobre o angulo da moto em relação à pista, ou seja qdo a gente deita numa curva tem um sensor que informa a inclinação em relação a pista,
tem sensores que dão a temperatura do radiador do ar na caixa do filtro de ar, sensores nos tubos de admissão que dão a medida de vácuo, no momento da aspiração do cilindro, enfim é um projeto muito avançado, parece complicado porém simples ao mesmo tempo, o softer da ECU é que controla toda a parafernalia, e ainda dá o diagnóstico simplificado na tela de cristal liquido qdo jampeado um terminal que fica solto em baixo do banco perto da Ecu.
Mas o texto está muito longo e não sei se conseguime expressar de forma clara, mas em resumo é uma moto
com muita tecnologia embarcada.
Desculpe mas eu me empolgo um pouco qdo começo a falar sobre estes assuntos, e o texto fica longo.
Então voltando ao inicio é fazer o teste e se possivel colocar os cabos de vela originais que são resistivos, e devem estar sincronizados com o restante da "parafernalia" eletronica, no bom sentido, rsrs!
Esses cabos de vela que chamam de fibra ótica,
na realidade a fibra ótica é utilizada como isolante para evitar fuga de alta tensão, o condutor central é de fio de cobre que é envolto numa capa de fibra ótica e depois vem a borracha externa.
Más entre a fibra ótica como isolante e o silicone
eu fico com o cabo com isolação de silicone.
Mas o cabo original da mirage se comporta muito bem, mas como disse, no plug que se fixa à vela vai uma capa de silicone para aumentar a isolação.
Estou pensando até em comprar a mangueira de silicone e colocar por cima dos cabos de vela originais desde a bobina até a vela, aí a isolaçao fica mais eficiente.
Olha um anuncio no mercado livre do cabo de fibra ótica:
Cabo De Velas Alta Performance
Omega Australiano 3.8 10mm Ok
Marca Melpis Fibra Ótica
E Resistivos De Alta Performance Tunning
R$ 209,99
Só explicando, não estou fazendo publicidade
do óleo em questão, mas divulgando algo que pode ser
de interesse para os membros da comunidade.
Ao admin se por ventura o post do link, for algo
reprovado pelas normas do fórum peço desculpas e
podem apagar o post.