Não estou saindo não, é que depois do carro que não troca óleo, só completa nivel, presume-se que o filtro de óleo já derreteu, e depois o carro estava igual a um outro carro com manutenção em dia, eu não
toco mais no assunto.
Não estou saindo não, é que depois do carro que não troca óleo, só completa nivel, presume-se que o filtro de óleo já derreteu, e depois o carro estava igual a um outro carro com manutenção em dia, eu não
toco mais no assunto.
Um baita abraço!
filtro de óleo derreter é realmente novidade...
estar saturado e deixar de cumprir sua função principal que é reter as impurezas do óleo eu até concordaria.
não entendo pq toda vez q eu discordo da opinião do rinaldo ele se melindra !!! é muito dificil aceitar que outras pessoas tem opniões diferentes ???
eu entro no fórum pra trocar informações, aprender e debater sobre motos.. não pra receber apenas elogios sobre as postagens e me melindrar se alguem não concorda com o que eu posto.
voltando ao assunto óleo. as empresas de óleo realmente gastam muito dinheiro com pesquisas e desenvolvimento, mas gastam muito mais com propaganda pra convencer o publico que seus produtos fazem muito alem do que realmente fazem.. e como a grande maioria do publico consumido não tem embasamento tecnico, não tem como saber até onde é verdade e até onde é apenas propaganda.
ou alguem realmente acredita que o óleo usado pela ferrari nas provas de F1 é o mesmo q é vendido nos postos da Shell ??? não é e nem nunca vai ser, pois as exigencias de um carro "de rua" são muito diferentes das exigências de um carro de F1..
o que eu quiz dizer é q não adianta colocar um óleo de classificação API super recente , o mais evoluido de todos e achar q o motor da sua moto que tem projeto de algumas decadas atrás vai ter um grande beneficio com isso.. pode ter alguma melhora sim, mas em 90% dos casos o que se gasta a mais não compensa o beneficio minimo que se tem.
o contrário é q não é recomendado.. usar classificação abaixo da recomendada, pois ai estará usando um óleo que não atende as exigencias do motor.
É por esse seu modo de falar áspero, que não gosto de falar com você, eu sou uma pessoa muito simples,
respeito todas as pessoas, não importando cor, religião, posição social, e sempre aceito opiniões que divergem das minhas, e aí normalmente começa um dialogo que fica interessante, e benéfico, pois do dialogo franco e imparcial eu sempre aprendo mais.
Eu desde criança me "encabulo" com elogios a minha pessoa, sempre fui assim, sempre me esquivei de elogios, porque a responsabilidade aumenta muito e a gente tem que corresponder ainda mais.
Não busco esse tipo de coisas, acho que talvez você tenha essa opinião sobre mim espelhado na sua personalidade, mas não se engane, eu não estou a procura de elogios, eu gosto de colaborar com as pessoas, sem nenhum tipo de pretenção.
É uma pena que você seja tão impetuoso, mas é isso
evito sim dialogar com você porque lá no outro fórum
que saí porque você exigia que eu continuase a debater um assunto que para mim já havia cansado,
você não aceita que alguem não queira conversar com você sobre o que você quer, as pessoas tem liberdade de opinião, e também tem liberdade de não querer falar de um asunto só porque você quer.
Eu saí dos DOG's, e deixei lá um monte de amigos de anos, porque vi a imcompatibilidade de genios entre nós, e que poderia acabar em discução, então deixei lá você a vontade mestre, mas para minha surpresa você aparece por aqui, e já vem com seu modo de falar
e já retrucando o que digo, porque um dialogo é uma coisa outra é ficar procurando formas de discordar por discordar, então eu fico quieto, acho que as pessoas do fórum merecem todo o meu rspeito, e é desagradavel, ler discuções como essa, mas já que você abriu a "porta", resolvi lhe respoder francamente o que sinto, como você ficou lá no outro fórum falando mau de mim, pois os amigos me contaram,
e fiquei quieto, agora aqui de novo, você não usa MP?
Seria mais adequado, porque você me forçou a falar o que eu sinto aqui mesmo.
Mestre Royo, com todo o respeito eu peço encarecidamente que não me force a falar sobre coisas que não quero falar, eu não lhe forço a nada!
Eu não lhe procuro, só tento postar alguma coisa que seja util às pessoas, é só isso, estou sendo sincero!
Ah! quem me falou que o filtro de óleo de uma intruder sumiu, foi o Ghan, ele éra, um daqueles que nem tava aí para tipo de óleo, troca de filtro, eu entendo até porque minhas primeiras motos não tinham filtro antigamente, mas foi ele que me disse que só tinha a argola de metal do filtro, e hoje ele só usa Motul na DRAG dele, e quando ele troca o óleo lá pelos 6.000 ~ 7.000km, ele dá o óleo usado da DRAG
para um mecanico amigo dele, e o mecanico usa o óleo numa Rural willis.
Na minha humilde opinião, o caso do filtro foi o seguinte, a combustão da gasolina gera particulas de enchofre carbonizado e outras impurezas, o óleo que lubrifica as paredes do cilindro, acaba sempre levando para o carter aquela borra preta, o acumulo da borra é continuo não some, o filtro tem a função de reter essa borra, se não troca óleo e filtro, a borra entope o elemento do filtro, e por consequência a pressão no filtro de óleo vai aumentando pois a bomba de óleo tenta faze-lo circular, mas deve ter chegado a um ponto tal a obstrução do filtro que o papel rompeu, e o óleo passou a circular novamente com toda a sujeira, e uma vez rompido o filtro, ecom o óleo sujo passando o pael vai se esfacelando por não ter mais permeabilidade, e acontece o que o Ghan falou o filtro sumiu, ficou só os aros de metal.
Vamos colocar mais um pouco de lenha na fogueira hehheheheh, á alguns anos atrás a revista 4 rodas fez um teste sobre óleos, eu considero um dos melhores testes já feitos, para o teste pegaram um motor CHT zero, colocaram óleo de uma determinada marca, e colocaram o motor no dinamômetro para simular uma rodagem de 10.000 km, após completar a simulação o óleo era examinado em laboratório, o exame era para ver a viscosidade, ver o nivel de limalha proveniente do desgaste, nivel de contaminação etc.., o motor era totalmente desmontado e aferido o desgaste das peças do motor, após o motor era remontado com peças novas, colocava outro óleo e repetia o teste, esse teste demorou cerca de 8 meses, no fim os resultados que eu me lembro foram em primeiro lugar o Lubrax, segundo Esso, o último colocado o Castrol GTX, mas todas as marcas estavam dentro das tolerancias permitidas para o óleo em questão, isso mostra o que falei mais acima: se o óleo tem a especificação X, todas as marcas tem que obedecer a norma, quanto os motores eles continuam com as mesmas folgas padrão, hoje a tarde dei uma conferida nas minhas tabelas de folgas dos motores mais antigos tipo carros de 1994 até carros de 2008, as folgas são as mesmas: folga de pistão 0,030 a 0,050, folga de mancal 0,033 a 0,057, folga de biéla 0,020 a 0,060, o motor pode ser antigo ou novo tem que obedecer essas folgas, caso contrário fica batendo, rajando, queimando óleo, outra coisa interessante é a questão dos fabricantes de óleo, vejam que quem fabrica o óleo Texaco, que são o Urssa para dieesel, o avoline para carros, o avoline para motos e o yamalube para a Yamaha, é a Chevron, para ver isso basta ler na embalagem quem é que adiciona algum aditivo e embala, porque na verdade quem fabrica é a petobras, e a petobrás não recicla óleo, para éla sai mais barato fazer o óleo novo que recupera óleo velho para fazer mistura
Acho que o assunto de óleo já deu o que tinha que dar. Especificamente nesse tópico da Mirage 650, o que preconiza no manual e está estampado na própria moto é o 10w40 e pronto, é o que a fábrica indica e o que vou usar.
Semana que vem estarei realizando a instalação do contagiros digital e do relé temporizador do farol (tenho qual loja vende) e ai postarei algumas fotos. Abraços e vamos rodarrrrr!!!!
Noct2003 escreveu:Acho que o assunto de óleo já deu o que tinha que dar. Especificamente nesse tópico da Mirage 650, o que preconiza no manual e está estampado na própria moto é o 10w40 e pronto, é o que a fábrica indica e o que vou usar.
Semana que vem estarei realizando a instalação do contagiros digital e do relé temporizador do farol (tenho qual loja vende) e ai postarei algumas fotos. Abraços e vamos rodarrrrr!!!!
Concordo plenamente, o assunto sobre a utilização dos lubrificante foram bastant esclarecedores. Abraços.
Eheh, antes de finalizar, só vou colocar duas reportagens, não são minhas palavras, são artigos copiados e colados:
"As questões ambientais, como a destinação de resíduos e a responsabilidade pós-consumo, têm ficado cada vez mais presentes nas discussões da sociedade.
Assim, os líderes mundiais, inclusive brasileiros, passaram a estabelecer políticas cada vez mais rígidas para destinação de resíduos, que retiram da iniciativa pública responsabilidades originalmente a ela inerentes, imputando-as principalmente a iniciativa privada, já suficientemente onerada.
Neste sentido, em junho de 2005, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) promulgou a Resolução 362/05 que dispõe sobre o Re-refino de Óleo Lubrificante.
Essa resolução se destaca por impor responsabilidade a quase todos os entes da cadeia produtiva, tais como geradores, produtores, importadores, revendedores, re-refinadores, recicladores e coletores, comprometendo-os desde a coleta até a disposição final dos resíduos, principalmente porque a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através da sua NRB10004, classifica o óleo lubrificante usado como resíduo perigoso por apresentar toxicidade.
Reciclagem
Entre as obrigações trazidas pela norma, enfatiza-se a exigência de que todo óleo lubrificante utilizado no Brasil seja, obrigatoriamente, reciclável, devendo aquele usado ou contaminado ser destinado à reciclagem por meio do processo de re-refino, num percentual não inferior a 30% em relação ao óleo lubrificante acabado e comercializado por eles.
Passa-se então a analisar a responsabilidade imputada aos geradores, produtores, importadores e revendedores de óleo lubrificante."
---------X---------
A lei está aí, e o que eles fazem com os 30% de óleo que tem que ser obrigatoriamente reciclado por re-refino, a um custo obviamente mais caro como disse o Santista? Qual o destino?
---------------------------------------------------
Aqui a repotagem sobre a importancia do óleo no motor, a Volks sentiu isso na pele por ter usado um óleo que gerou muito prejuizo nos seus carros, que sofreram danos causados pelo óleo.
"27/10/2009 - 12h39
Volkswagen admite erro em óleo de fábrica nos motores 1.0
CLAUDIO DE SOUZA
Enviado especial a Brasília (DF)*
Atualizada às 23h08
A Volkswagen admitiu nesta terça-feira (27) que os motores 1.0 do tipo VHT, implementados na gama da marca em março de 2008, podem apresentar problemas em seus componentes, confirmando reclamações de proprietários que acusaram ruídos estranhos durante o funcionamento de unidades de Gol, Voyage e Fox. De acordo com a fabricante, trata-se de um problema na lubrificação do bloco. No entanto, não será feito recall.
Na foto, motor VHT utilizado em modelos da VW
A Volks explicou que, ao lançar os motores VHT, com mais torque que a linha anterior, decidiu alterar as especificações do óleo usado no primeiro abastecimento, que é feito ainda na linha de produção. A intenção era melhorar o rendimento, mas -- sempre de acordo com a Volks -- em alguns casos pode ocorrer déficit na lubrificação de componentes do motor, causado pelo álcool usado como combustível. A fabricante não divulgou, entretanto, o nome do óleo, nem do fornecedor, e disse que voltará a usar o óleo anterior.
Os donos de carros que suspeitem ser vítimas desse defeito devem procurar as concessionárias da Volks, onde serão feitos os reparos necessários, sem custo. Não haverá recall, diz a Volks, porque o defeito não oferece risco à segurança do usuário.
O principal sintoma são os ruídos anômalos já percebidos por alguns proprietários. A estimativa é de que um em cada mil blocos VHT 1.0 possa apresentar o problema. As trocas do óleo de rodagem -- aquela que é feita nas revisões ou pelo próprio cliente, num posto de abastecimento -- devem ser realizadas normalmente, seguindo as especificações contidas no manual do carro.
A Volks se comprometeu a estender a garantia de câmbio e motor dos carros afetados a quatro anos, contra os três originais. Também segundo a fabricante, os blocos 1.6 da gama VHT, que equipam versões de Gol, Voyage, Fox, além de Polo e Golf, não registraram nenhuma reclamação até o momento."
-----------------------X------------------------
Um abraço a todos, e não esqueçam da ventoinha no regulador, evita o superaquecimento da peça a um custo baixissimo, evitando prejuizos.
Boas motocadas a todos, e desculpem minhas falhas!
royo escreveu:Rinaldo, obrigado por dividir seus sentimentos conosco, espero q esteja se sentindo melhor.
se me conhecesse, certamente mudaria sua opinião, é uma pena que não esteja disposto a isso.
de qualquer forma, estarei à disposição.
Mas Mestre Royo, quem me criticou e acusou de eu ser
uma pessoa que só quer angariar ou receber elogios que eu só queria oba oba, que legal, essas foram suas plavras no outro fórum, foi você, eu não te critiquei, e você acha uma pena eu não te conhecer!
Sem te conhecer e por consequencia você não me conhecendo, você já me rotulou, daquela forma, acho que você não teria motivos nem prazer em me conhecer,
porque eu te daria este dissabor...?
Mas se quizer mesmo assim, é só marcar, como disse
respeito todo mundo, e não sou agressivo, desde que não pisem no meu calo de propósito.
Sempre digo a frase:
- Sou e sempre serei um mero aprendiz.
Bons ventos.
Moto Mirage 650 efi cujo nome é Muleka
Òleo Motul 5000 10W40
Vejam o nome deste forum: "Opeinões dos proprietários - Mirage 650". Ou seja, vamos dar nossas opiniões, mas temos a obrigação de respeitar as opiniões dos outros.
Certamente sempre haverá quem elogie e quem critique uma ferrari, trata-se de opinião.
Essa discussão sobre o óleo da moto não leva a nada. O legal é aprender com as opinões e práticas dos amigos. Eu, pelo menos, estou aprendendo muito com os irmãos deste forum.
Vamos encerrar de vez a discussão, e alias, nem percam nem tempo de comentar o que acabei de escrever, apenas reflitam um pouco.
Abraços a todos os alunos, que é o meu caso, e professores deste ótimo forum.