Mirage 250: Problemas elétricos em geral

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
DSM

Pode usar na ECU sem problemas, é só espirrar, esperar um pouco e, se possível, bater um ar (devagar, sem muita pressão)para retirar o exesso.
di.bob

Boa noite Mirageiros, esse fim de semana decidi trocar a bateria, pois a minha de gel tava uma merd*, então comprei uma nova e instalei, aproveitei pra medir a carga gerada pelo retificador original...surpresa ao ver a carga em torno de 13 volts com o farol apagado, e abaixo de 13 com o farol ligado, e com o alto 12,4v, sem falar na hr q eu acendia os auxiliares (milhas) ia perto de 12v... Resultado insuficiente para carregar a bateria.
Sem contar que não conseguia buzinar com o farol aceso.
Resolvi trocar o retificador seguindo as dicas do fórum, e usei o da cb400...a moto mudou. Pude voltar a usar a lampada de 55/60w no farol e com todos os equipamentos acesos e buzina a carga gerada é de 12,8v, demais casos, só farol ou kluz alta , mantem em 14 volts...excelente.
"A grande dúvida da humanidade: Existe vida após a morte?
Mexe na minha moto e você logo saberá!"
jirschik
Moderador
Contato:

Ótimo! Mais um relato de melhoria! :wink:
Imagem
lufrena
Contato:

Para teste do retificador, basta medir a voltagem na bateria que deve estar entre 13,5 e 15 volts. No magneto, a medida entre os três fios deve estar acima de 60 volts, segundo o manual de serviços da EFI, sempre a 5000 rpm.
di.bob

lufrena escreveu:Para teste do retificador, basta medir a voltagem na bateria que deve estar entre 13,5 e 15 volts. No magneto, a medida entre os três fios deve estar acima de 60 volts, segundo o manual de serviços da EFI, sempre a 5000 rpm.
Sim, porém o magneto gera uma corrente alternada e o retificador fica responsável pela conversão em corrente contínua.
Mas uma vez identificada a falta de energia gerada (abaixo de 13 volts) que pode ser medida direto nos polos da bateria com a moto ligada e multimetro em CC, antes de iniciar a substituição do retificador testa-se o "magneto". Se estiver em ordem troca o retificador. Acontece que tenho faróis auxiliares, e farol com 55/60w, mais alguns acessórios, e a tensão gerada pelo original não era capaz de alimentar os dispositivos elétricos e a bateria ao mesmo tempo.
"A grande dúvida da humanidade: Existe vida após a morte?
Mexe na minha moto e você logo saberá!"
lufrena
Contato:

Por conta desse consumo excessivo vou trocar as lâmpadas originais do farol e milhas por respectivas em led. Sei que fica mais fraco mas usando os 3,quando forem necessários, à noite por exemplo, devem dar conta. Acho o retificador da Mirage subdimensionado e tirando a carga dele, espero que não queime. Nem sei se a lógica é essa, mas...
Miau
Moderador

na verdade, quanto mais acessorios voce conecta ao sistema eletrico da moto, mais aumenta o consumo.

o retificador original nao preve essa demanda de corrente a mais por conta de farois auxiliares..

o maior indicativo de que o retificador nao está dando conta da corrente pedida, é a diminuição da voltagem.

como os colegas dizem, colocar um retificador mais potente vai resolver.

mas nao confundam, no caso, o retificador tem que oferecer mais corrente(carga), e nao mais voltagem(tensao).

outro lance que nao se pode esquecer, é que a mesma regra do retificador original, que é dimensionado para uma moto sem acessorios, é a fiação.. ela é dimensionada para a moto sem acessorios.

ao colocar farois auxiliares por exemplo, tem q se verificar se a fiação nao ta esquentando.
lufrena
Contato:

Fui dar partida, apertei o starter e ele ejetou-se!
Acredito que eu tenha exercido pressão excessiva justamente na rebarba que alguns botões da EFI têm (buzina, lampejador de luz alta e partida), o que gerou uma alavanca que fez a parte que fica presa, no lado oposto, quebrar-se.
Analisando o treco, é um péssimo projeto e estou surpreso em não ter ouvido mais sobre essa quebra.
Como está na garantia e não tem reposição, deverá ser trocado o todo, mas até a bendita peça chegar vou ter que inventar algo pra ligar a moto.
jirschik
Moderador
Contato:

Vou postar as fotos da manutenção que fiz no manete direito.

O botão de partida é um botão simples. Então, para não ficar sem usar a moto até que conserte/troque o manete, você pode comprar um botão de pressão dentre os milhares de modelos existentes em lojas de componentes eletrônicos. É possível até escolher pela internet. A aparência pode não ficar das melhores, mas vai depender do modelo que você encontrar.

Na internet, procure pelas palavras "botão de pressão" ou "pushbottom".
Imagem
Cabongo

Caros mirageiros,

Uma boa noite antes de tudo. Pessoal, estou passando por uma dor de cabeça bem chata. Eu tenho uma Mirage 250 EFI e perdi o meu ECU (Unidade de Circuito Eletrônico...a "CDI" das injetadas). O mecânico acredita que o principal motivo foi as lavagens em lava jatos. Ele chegou levar a peça na concessionária que a testou e verificou que apresentava problemas. De qualquer forma essa peça custa, aqui no Brasil, cerca de R$ 2.500, um verdadeiro absurdo. Estou tentando encontrar a peça em sites estrangeiros, principalmente nos coreanos. Como o Richard, há meses, não responde os meus contatos acabei entrando em contato com diversos sites que vendem o produto, entre eles, o HyosungSource. A dúvida é a seguinte. A númeração da ECU retirada da minha moto é NO:32900H88490, mas os vendidos nos sites que visitei (inclusive o HyosungSource) é NO:32900H88400. Observem, a única alteração são os dois últimos digitos. Dois sites, que não me recordo o nome agora, afirmaram que essa peça funcionária na moto. O problema é fazer uma importação de uma peça cara (sai em média por R$ 400...de R$ 2.500 p/ 400...fod* né)e ela não servir. O que vcs acham? Devo comprar ou não?
Responder