Virago 250: Mecânica (dúvidas, problemas...)

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Yamaha

Responder
Alface rox

Olá caros amigos viragueiros !!

Minha moto não carrega a bateria, então dia sim e dia não eu mesmo coloco um carregador para tal fim. Então, levei a moto numa concessionária aqui e falaram q era o retificador, por fim comprei essa peça pela internet mas essa concessionária fechou, então fui para uma outra concessionária e levei a peça e tal, eles trocaram e falaram q o problema persistiu, me deram a resposta que o problema era no Estator, vai eu de novo comprei o Estator. Agora que vem minha duvida, vao me cobrar 120 de mao de obra fora algumas peças que podem aparecer, segundo o mecanico podem ser juntas pequenas , conectores, oleo da moto. É isso mesmo ?

mas se o outro mecanico fez o teste e falou q era o retificador esse novo mecanico falou que o retificador ta bom e o problema é no estator, tem duas possibilidades né ?? ou o primeiro passou a perna ou o segundo hehe. Mas fazendo o teste do retificador dá p saber se trocando só o retificador a moto ficará boa já ou ainda corre o risco de ter de trocar o estator? pq eu nao entnedo nada disso,

espero que entenderam e que me falem alguma coisa ! obrigado!!! =~]
Campinas-sp

"Que Deus nos guarde em todas as viagens e passeios,pois quem nele crê tudo pode!"
James_FdF

Alface rox escreveu:Olá caros amigos viragueiros !!

Minha moto não carrega a bateria, então dia sim e dia não eu mesmo coloco um carregador para tal fim. Então, levei a moto numa concessionária aqui e falaram q era o retificador, por fim comprei essa peça pela internet mas essa concessionária fechou, então fui para uma outra concessionária e levei a peça e tal, eles trocaram e falaram q o problema persistiu, me deram a resposta que o problema era no Estator, vai eu de novo comprei o Estator. Agora que vem minha duvida, vao me cobrar 120 de mao de obra fora algumas peças que podem aparecer, segundo o mecanico podem ser juntas pequenas , conectores, oleo da moto. É isso mesmo ?

mas se o outro mecanico fez o teste e falou q era o retificador esse novo mecanico falou que o retificador ta bom e o problema é no estator, tem duas possibilidades né ?? ou o primeiro passou a perna ou o segundo hehe. Mas fazendo o teste do retificador dá p saber se trocando só o retificador a moto ficará boa já ou ainda corre o risco de ter de trocar o estator? pq eu nao entnedo nada disso,

Cara, manda enrolar o estator, e se possível troca o retificador. O estator ( dínamo de maneira grossa rs ) manda a carga para o retificador ( que reduz a voltagem gerada pelo estator apra 13,5 volts) ao manda para a bateria.

Pede tb para seu mecanico trocar os conectores de plástico quem vem no retificador por terminais de ceramica ou metal mais resistente a temperatura..( é ai que mora o perigo, pq quando o retificador esquenta demais ( andar com giro alto por muito tempo) ele vai fritar os terminais de plástico até um encostar o outro e blau blau retificador novinho rs )
Qualquer coisa posta ai.
James - Filhos do Fogo - MC
Alface rox

James_FdF escreveu:
Alface rox escreveu:Olá caros amigos viragueiros !!

Cara, manda enrolar o estator, e se possível troca o retificador. O estator ( dínamo de maneira grossa rs ) manda a carga para o retificador ( que reduz a voltagem gerada pelo estator apra 13,5 volts) ao manda para a bateria.

Pede tb para seu mecanico trocar os conectores de plástico quem vem no retificador por terminais de ceramica ou metal mais resistente a temperatura..( é ai que mora o perigo, pq quando o retificador esquenta demais ( andar com giro alto por muito tempo) ele vai fritar os terminais de plástico até um encostar o outro e blau blau retificador novinho rs )
Qualquer coisa posta ai.
obrigado caro camarada!!

mas o que seria enrrolar o estator ?
eu tenho uma peça dessa nova em casa, ela fica aonde na moto? :)

valeu
:)
Campinas-sp

"Que Deus nos guarde em todas as viagens e passeios,pois quem nele crê tudo pode!"
Martinez

Alface rox escreveu: obrigado caro camarada!!

mas o que seria enrrolar o estator ?
eu tenho uma peça dessa nova em casa, ela fica aonde na moto? :)

valeu
Enrolar o estator é recuperar o seu que esta na moto,se ele estiver estragado.O Estator fica do lado esquerdo de quem esta sentado na moto onde sai os três fios amarelos ou brancos e mais dois de outras cores se me lembro bem, tirando a tampa que cobre o pinhã tu enxerga o chicote.
Cada fio branco ou amarelo é uma fase do estator. pois ele manda corrente aternada para o retificador e este transforma em corrente continua.
para saber se teu estator ta em curto pegue o fio branco ou amarelo e com a ajuda de um multimetro (multi teste) veja se esta em curto com a carcaça.

Se tu não tem as manhas vai a um eletrecista de moto e peça pra ele testar na sua frente e ele vai te explicando.
Se tu tiver que trocar ou enrolar o seu estator saiba que vai uma junta da tampa do motor lado esquerdo, oleo de motor e só.
Aconselho a comprar a junta original não é tão cara e compensa pois o mecanico não poderá culpar a junta se der problema depois.
Abraços e bons kms
Imagem
Luiscom

Boa noite,já venho lendo e acompanhando o fórum a algum tempo...e enfim comprei minha Virago lol.

Porém depois de uma semana já noto alguns problemas:

-Barulho na relação (não vi se é na corrente ou pinhão),é um estralo quando a emenda roda no pinhão,andei com ela empurrando pra ver se eu percebia alguma coisa e oq vi foi que qd a emenda passa pelo pinhão ela dá uma 'sutil esticada' ,estrala e roda normal.DÚVIDA:Devo trocar qual parte da relação?Ou seria ela toda?P.S.O cara que comprei disse que era só eu lubrificar e rodar,pq ela ficou muito tempo parada...mais já se foram uns 5 dias e nada.

-Quando eu ligo ela pela manhã,tudo funciona normal (farol,setas...)porém assim que a aceleração chega ao máximo as setas não funcionam...fiquei bem mau com isso,mais descobri um 'truque' é só desacelerar a moto que a seta pisca!!!Tipo colo o acelerador no ponto zero e ela pisca,volto a acelerar e ela para.

Espero ter sido claro a respeito dos probleminhas,abraços a todos!Lí até a página 30 post a post mais preferi perguntar antes de desmaiar de sono
Viraguinho a minha "Filha"
Miguel Faria

Muito Obrigado ao James e ao Martines pelas dicas! o mecanico ja me ligou e disse que a moto ja esta em funcionamento perfeito! Agradeço pela a ajuda e abraço a todos!
Martinez

Luiscom escreveu:Boa noite,já venho lendo e acompanhando o fórum a algum tempo...e enfim comprei minha Virago lol.

Porém depois de uma semana já noto alguns problemas:

-Barulho na relação (não vi se é na corrente ou pinhão),é um estralo quando a emenda roda no pinhão,andei com ela empurrando pra ver se eu percebia alguma coisa e oq vi foi que qd a emenda passa pelo pinhão ela dá uma 'sutil esticada' ,estrala e roda normal.DÚVIDA:Devo trocar qual parte da relação?Ou seria ela toda?P.S.O cara que comprei disse que era só eu lubrificar e rodar,pq ela ficou muito tempo parada...mais já se foram uns 5 dias e nada.

-Quando eu ligo ela pela manhã,tudo funciona normal (farol,setas...)porém assim que a aceleração chega ao máximo as setas não funcionam...fiquei bem mau com isso,mais descobri um 'truque' é só desacelerar a moto que a seta pisca!!!Tipo colo o acelerador no ponto zero e ela pisca,volto a acelerar e ela para.

Espero ter sido claro a respeito dos probleminhas,abraços a todos!Lí até a página 30 post a post mais preferi perguntar antes de desmaiar de sono
Boa tarde Luiscom.
Cara nunca escutei sobre um problema assim por isso vou chutar o que eu acho que seja. :wink:
cara verifica primeiro a tensão que chega na bateria quando tu acelera a tensão na bateria não pode ser menor que 13V e nem maior que 15v, isto significa retificador com defeito, se o retificador estiver joia olhe o rele de seta é só leva numa auto peça que tenha o rele ou alguem que tenha uma virago e troca ele pra ver pois reles são baratos na faixa de uns 15 dinheiros.
Só isto que eu consigo imaginar que seje exesso de tensão ou rele com problema.
Para a corrente de transmissão verifique primeiro se não esta muito esticado pois isto danifica o conjunto corrente,pinhão e coroa e mais o eixo de transmisão, a folga da corrente é de 3 a 4 cm.
Caso não seja a folga verifique se o elo não esta prendendo tipo meio travado e se esta emenda é mesmo da corrente tira a emenda e olhe se os gomos tem os mesmo tamanho só não esqueça que na hora da montagem o lado aberto fica em direção a roda traseira ou o lado fechado no sentido de rotação da corrente segue um link onde tem um desenho explicando:
http://www.endurohp.eng.br/mecanica/rel ... lacao.html.
Prefira corrente sem emenda, da marca DID com retentor se tu tiver que trocar a corrente.
Coroa e pinhão eu uso riffel.
Espero ter ajudado
Abraços e bons kms
Imagem
Martinez

Miguel Faria escreveu:Muito Obrigado ao James e ao Martines pelas dicas! o mecanico ja me ligou e disse que a moto ja esta em funcionamento perfeito! Agradeço pela a ajuda e abraço a todos!
Estamos ai pra isso Miguel, mas escreva ai qual era o real problema e a solução, pois é assim que poderemos sanar futuros problemas.
Tu é de Curitiba certo? apareça lá no pinherão na sexta feira a partir das 20:00 tem uma galera lá da irmandade assim conhecemos vc e sua motoca. visite tambem o tópico:
viewtopic.php?t=1472&start=3490
Abraços e bons kms
Imagem
Alface rox

obrigado os meus amigos viragueiros pelas respostas, vou voltar ao mecanico quando tiver grana e ver oq acontece!
Campinas-sp

Luiscom

Valeu Martinez...problemas constatados:Retificador não está carregando a bateria de acordo e o 'estalo' era da corrente que ontem mesmo arrebentou (sorte que não caí)comprei a moto a uns 5 dias e o cara havia me dito pra trocar a relação...um borracheiro de estrada emendou a corrente pra eu ir pra casa e percebeu que além da emenda com folga,a corrente está com um 'gomo' emperrado que qd chega no pinhão trava provocando o barulho.Vou olhar essa corrente aqui na minha city se encontro a marca que vc disse.Abraços!
Viraguinho a minha "Filha"
Responder