Olá, pessoal! Recentemente a minha Mirage 250 EFI 11/11 passou a engasgar em altas rotações, mais precisamente entre 6000 e 7000 mil RPM, e sempre na segunda ou terceira marcha. Independente se eu acabei de ligá-la ou já estou andando há um bom tempo. O problema sempre ocorrerá nestas condições: segunda ou terceira marcha e entre 6000 e 7000 mil RPM's. É só o ponteiro aproximar-se dos 7000 mil que a Mirage engasga. Passados os 7000 mil RPM's não engasga mais. O problema tornou-se constante após a última revisão que realizei há uma semana atrás. A Mirage está com ~6500 quilômetros. Já realizei o teste da bateria e a mesma, com a moto desligada, acusa 12,43V. Ao ligá-la ou acelerá-la, 14,3V constantes. Mais um detalhe importante: desde ontem, ao atingir altas rotações na quarta ou quinta marcha, se por ventura o giro cai para os 7000 mil RPM's, a luz do F1 acende obrigando-me a parar a moto, desligar o botão vermelho e aguardar a luz de diagnóstico apagar. Sugestões? Amanhã levarei a Mirage ao mesmo mecânico aqui da New Motos BH, o Daniel.Bruno,
No recal eles apenas colocam uma mangueira de silicone em volta dos cachimbos da vela e fazem uma pequena regulagem (pura gambiarra) na borboleta para que a entrada de ar seja a correta.
Quanto ao regulador de voltagem (retificador), é simples de testá-lo... Munido de um multimetro veja se a corrente da bateria esta em 12v. Ligue a moto e veja se a voltagem oscila entre 12v e um pouco a mais (no maximo 14v), então acelere a moto até chegar a uns 6000RPM e veja como fica a voltagem.
Se a voltagem da bateria cair abaixo de 12v ou, se passar de 15 ou 16v, é pau no retificador.
Se não tiver garantia, não compreo a original pq ela é fraca mesmo. A da CB 450 e a da Falcon serve na mirage, só precisa fazer uma adaptação nos fios do socket.
Abraços,
Cuba
P.S.: Não faço idéia de como entrar no tal Dealer Mode citado por aqui. Não encontrei nenhum cabo solto para encaixá-lo a outro embaixo do banco... Será que o mecânico saberá? Estou inseguro.