HD: Modelo e dicas para iniciantes

Motos: Harley-Davidson Sportster 883, Harley-Davidson Road King, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Harley-Davidson

Responder
M Valentim

BarãoRS escreveu:Torque
HD 883R: 7,2 mkgf a 4500 rpm
Shadow 750: 6,5 mkgf a 3500 rpm
Shadow 600: 4,9 mkgf a 3500 rpm
A diferença de torque técnico é tão gritante que seria necessário, que a Shadow, tivesse mais um motor de CG para se equiparar ao Motor Evolution da Sportster.
Mas na estrada, na prática, a coisa é mais gritante ainda...
“The Eagle Soars Alone”
"Classic Rider Walk Alone"
Russo

M Valentim escreveu:
A diferença de torque técnico é tão gritante que seria necessário, que a Shadow, tivesse mais um motor de CG para se equiparar ao Motor Evolution da Sportster.
Na estrada o que (mais) conta é aquela peça que vai atrás do guidão chamada, muitas vezes injustamente, de piloto...

Com a minha ex-Sportster eu já dei couro em cara com VStrom 1000 na serra de Juquiá (SP) e já levei uma "surra" de um cara com uma Drag Star 650 na serra Gaúcha.

No primeiro caso, o outro cara era mais bração que eu, no segundo caso, o cara tocava muito mais do que eu.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
M Valentim

Russo escreveu:
M Valentim escreveu:
Na estrada o que (mais) conta é aquela peça que vai atrás do guidão chamada, muitas vezes injustamente, de piloto...

Com a minha ex-Sportster eu já dei couro em cara com VStrom 1000 na serra de Juquiá (SP) e já levei uma "surra" de um cara com uma Drag Star 650 na serra Gaúcha.

No primeiro caso, o outro cara era mais bração que eu, no segundo caso, o cara tocava muito mais do que eu.
Concordo com vc, mas o torque a que me refiro, é aquele que torna as ultrapassagens mais seguras em rodovias movimentadas e dominadas por caminhões. Essa competição entre motocicletas em estradas, não acho nada interessante pq depende, como vc disse, da audácia de seu piloto e principalmente da "sorte" do momento...
“The Eagle Soars Alone”
Russo

M Valentim escreveu: Concordo com vc, mas o torque a que me refiro, é aquele que torna as ultrapassagens mais seguras em rodovias movimentadas e dominadas por caminhões. Essa competição entre motocicletas em estradas, não acho nada interessante pq depende, como vc disse, da audácia de seu piloto e principalmente da "sorte" do momento...
Na estrada qualquer moto custom que tenha 4 kg de torque já basta.

Eu viajei milhares de kms pelas estradas do Sul e Sudeste com a minha Savage LS 650 que tinha 4.65 kg de torque e mesmo quando garupado nunca passei apuros ou perrengues por falta de torque. Chegava nos caminhões, tirava de lado e passava, sem sustos.

É claro que com a Sportster sobrava motor e é claro que hoje com a Softail, com quase 11 kg de torque, sobra mais motor ainda... mas na verdade é que acima de 4 kg sobra torque.

Ah, quando eu falo que "dei couro" ou "levei surra", não estou falando de competição, mas sim de conseguir ou não acompanhar o ritmo de um companheiro de viagem ou ser acompanhado por ele.
Não é questão de audácia ou sorte momentânea, e sim de perícia e experiência.
BarãoRS

...
M Valentim

BarãoRS escreveu:Para escrever tanta asneira o sr. Valentim...
A diferença de força de uma 883R é gritante se comparada a uma sombra e não sou eu que estou dizendo a própria crítica especializada, já citou isso muitas vezes, quando a Shadow deve a sua motorização reduzida para 750 cc.

Se vc não leva a sério minha postagens, fica dificil para mim considerar opinião formada, as coisas que diz, até pq se fundamentam em agressões pessoais e insultos infantis, se fosse vc postava com mais elegância e menos "hondismo", até pq só são unanimidade entre os usuários de CG e versões derivadas, a única excessão são as shadows que derivam de harleys, até copiando os motores em V.
“The Eagle Soars Alone”
BarãoRS

...
M Valentim

BarãoRS escreveu:Tenho todas elas na garagem, quase não há diferença nos torques (mas as Honda "parecem" ter mais torque, se usa a 4ª marcha com muito mais frequência nas Sportster que nas Shadow).
"Crítica especializada" não existe em idioma português, são sempre matérias pagas (as Shadow ganharam todos os comparativos em 2006 quando lançaram a 750 Aero, a Midnight 950 ganhou tudo no ano do seu lançamento, depois quando o Grupo Izzo foi colocado de lado a Harley ganhou tudo, mas evidentemente foi tudo por acaso, nenhum interesse comercial por parte dos "críticos" hehehe).
Vc é muito engraçado Valentim, continue postando.
me referia a crítica especializada norte americana, onde sombras possuem um mercado muito pequeno e não tem a preferencia de 90% dos clientes como aqui no Brasil e que é coisa tipicamente brasileira, ainda bem.
“The Eagle Soars Alone”
BarãoRS

...
Russo

BarãoRS escreveu:Quando voltares à serra gaúcha manda uma mensagem Russo, vamos assar um churrasco aqui.
Abraço.
Dia 12 de abril estarei ai perto, em Caçador/SC, mas é muito provável que depois eu estique para o outro lado, para Erechin via Concórdia.
Responder