Kansas 150: Opiniões de proprietários

Motos: Dafra Kansas 150, Dafra Kansas 250, Dafra Horizon 250

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Dafra

Responder
jeff_km

Olá, gtsalikis

Não posso postar link, mas faça uma pesquisa no google por minha primeira moto será uma kansas, você encontrará dicas de um proprietário (eu).

Resumidamente, tirando o risco de ruptura do quadro que é administrável com inspeção periódica ou reforço por conta própria, e eliminando o problema da quantidade insuficiente de óleo colocada pelas concessionárias, a moto aos 57 mil km nunca me deu dores de cabeça, e olha que tenho viajado muito com ela por esse Brasilzão.

É comum encontrar kansas pouco rodadas, e a antiga dona dessa prateada ter rodado quilometragens tão curtas pode ter preservado o motor do efeito da falta de óleo.

Costumo dizer que um dos melhores negócios é comprar uma kansas bem conservada de segunda mão. Adquiri a minha com 3350 km e não me arrependo.

Mas tenho amigos que compraram a moto em concessionária e penaram (né, Vinícius?)

Um abraço,

Jeff
...and there's no time for fussing and fighting, my friend...
gtsalikis

Valeu pela dica, Jeff,

Pena que não deu tempo. Até chegar lá, outro passou na frente...
Gilmar
Mirage 650 (2010/2011) atual
Mirage 250 (2002) - ex
Mirage 250 (2003) - ex
mauriciorimes
Contato:

Sobre pneus e outras peças, onde vcs acham para trocar? Ou colocam peças da honda por exemplo que é o que me falaram, moro no interior então, é o que fazem por aqui com marcas menos conhecidas.
Gustavo_r

Olá pessoal.

A pouco mais de um ano, quando decidi comprar uma moto o Motos Custom me ajudou muito.
Eu tinha muitas dúvidas e receios sobre a Kansas e no final das contas decidi apostar no modelo e na marca (Dafra).
Então quero registar aqui minha opinião sobre a Kansas, quem sabe eu possa ajudar outras pessoas da forma como aconteceu comigo.

Minha Kansas 2012/13(Natasha) completou um ano esse mês arrendondando os 20.000 Kms.
Utilizo a moto para trabalhar em uma cidade vizinha e rodo 110km todos os dias.
Completo o tanque com aproximadamente 10 litros a cada três dias aos 330km sem chegar na reserva.
Mantenho a moto sempre limpa e lubrificada, principalmente a relação e troco o óleo rigorosamente a cada 1.000km em casa mesmo.
Utilizo a medida aproximada de 1,25 litros de óleo.
Troquei o pinhão original de 15 dentes por um de 16, a relação ficou mais leve em alta rotação, ou seja, o motor esgoela menos na estarda.
Lavo a relação com diesel e lubrifico periodicamente com óleo 90.
Tirei a moto da revisão da concessionária aos 12.000, mudei para um mecânico de confiança e pago R$50,00 pela revisão enquanto a concessionária me cobraria R$110,00.

Balanço geral:

Nenhum problema até agora, nenhum!
Apenas as luzes da 4 e 5 marchas no indicador do tanque que queimam alternadamente em média a cada 2.000km.
E um pouco de vibração no kit de freio dianteiro resolvido com um simples ajuste.

Tudo original, com exceção da vela e do pinhão.
Relação original aos 20.000, não há desgaste visível nos dentes da coroa ou pinhão e nenhum dano visível na corrente (pretendo trocar a relação no final do mês, na revisão de 21.000), medida preventiva considerando que a média para uma relação é no máximo 12.000 segundo meu mecânico.

Pastilhas e lonas dos freios originais, pneus originais (o traseiro esta com os dias contados), sem ferrugem (lavo a moto em média a cada 15 dias, mando água sem dó nem medo).

A moto é muito esperta pra cidade e mantém a média de 100 a 110 Km/h na estrada dependendo das condições do vento. (Quando digo 100 a 110Km/h já estou considerando a diferença do erro no velocímetro da Kansas) o marcador se mantém entre 120 e 140Km/h.

Enfrentei muita chuva, frio e calor com essa moto e estou muito, muito satisfeito até o momento.
Estou sempre atento e observo todas as partes da moto para tentar me prevenir de qualquer surpresa, como um trincado no quadro por exemplo e acredito que a Dafra deu um jeito na Kansas.
Espero que não seja apenas sorte minha até o momento, que a moto permaneça em boas condições e que essa realidade possa ser a de outros proprietários.

Se eu não trocar a Kansas por uma Mirage até o próximo ano, volto aqui para comentar o aniversário de 2 anos. rs..

Se alguém tiver dúvidas ou quiser trocar experiências a respeito, fique à vontade.

Um forte abraço a todos!
"Pra que acelerar tanto se a vida pede calma?"
L340
Moderador
Contato:

jeff_km escreveu:...Costumo dizer que um dos melhores negócios é comprar uma kansas bem conservada de segunda mão. Adquiri a minha com 3350 km e não me arrependo.

Mas tenho amigos que compraram a moto em concessionária e penaram (né, Vinícius?)
...
Pois é, mas vamos olhar pelo lado bom, eu aprendi um monte de coisas sobre mecânica :P
(e conheci um pessoal firmeza nos foruns por aí)
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
L340
Moderador
Contato:

mauriciorimes escreveu:Sobre pneus e outras peças, onde vcs acham para trocar? Ou colocam peças da honda por exemplo que é o que me falaram, moro no interior então, é o que fazem por aqui com marcas menos conhecidas.
Neste tópico discutimos peças equivalentes/genéricas/similares, adaptáveis, jeitinho brasileiro, jeitinho chinés e jeitinho MacGyver.
viewtopic.php?t=1234
Nele tem uma lista com diversas peças e algumas experiências com adaptação.
Vinícius Melo
Durval Junior

Vou dar minhas sinceras consideracoes , comprei ma kansas 2008 zero km .... sempre fiz as revisoes na dafra .. com 17,000 mil kilometros o motor fundiu .... na verdade a marcha emperrou e travou o motor ... resultado, quase me acidentei e ainda por cima o motor foi pro saco e ainda na cc dafra disseram que era mau uso , dai fui ver qt era pra arrumar o motor , cobraram 2000 reais .. mandei eles a merd* e comprei um motor de cg ... ficou perfeito .. achei que meus problemas estariam resolvidos , ledo engano ... mais uns meses e o quadro rompeu .... , a minha sorte que eu estava devagar pq senao iria me acidentar .. mandei soldar o quadro .... , desde do inicio a moto so me deu problemas tanto eletricos qt estruturais .. praticamente se desmanjava ,
Bem disseram que as motos de 2008 ate 2010 eram realmente ruins em todos os aspectos . mas que depois desse ano a dafra fez uma reformulacao geral, trocou parceiras e fornecedores e que as novas motos eram completamente diferentes das motos desses anos ... e que poderia confiar na qualidade das motos agora ..
Estou ate pensando em comprar outra KANSAS pq quem me disse tem conhecimento no que diz .....
L340
Moderador
Contato:

Durval Junior escreveu:Vou dar minhas sinceras consideracoes , comprei ma kansas 2008 zero km .... sempre fiz as revisoes na dafra .. com 17,000 mil kilometros o motor fundiu .... na verdade a marcha emperrou e travou o motor ... resultado, quase me acidentei e ainda por cima o motor foi pro saco e ainda na cc dafra disseram que era mau uso , dai fui ver qt era pra arrumar o motor , cobraram 2000 reais .. mandei eles a merd* e comprei um motor de cg ... ficou perfeito .. achei que meus problemas estariam resolvidos , ledo engano ... mais uns meses e o quadro rompeu .... , a minha sorte que eu estava devagar pq senao iria me acidentar .. mandei soldar o quadro .... , desde do inicio a moto so me deu problemas tanto eletricos qt estruturais .. praticamente se desmanjava ,
Bem disseram que as motos de 2008 ate 2010 eram realmente ruins em todos os aspectos . mas que depois desse ano a dafra fez uma reformulacao geral, trocou parceiras e fornecedores e que as novas motos eram completamente diferentes das motos desses anos ... e que poderia confiar na qualidade das motos agora ..
Estou ate pensando em comprar outra KANSAS pq quem me disse tem conhecimento no que diz .....
A Dafra fez parcerias com outras empresas, como a SYM, Daelim, HaoJue e TVS para trazer novos modelos, a Kansas é fornecida pela ZongShen, teve algumas mudanças estéticas, mas ainda é a mesma moto, com a diferença de que agora o manual recomenda medir o óleo sem ligar o motor e após um longo período de repouso.

Não sei se foi o seu caso, mas já vi alguns motores fundindo por conta de falta de lubrificação, uma vez que no manual consta um erro na quantidade de óleo, que pode ser conferida seguindo as instruções do antigo manual, que é semelhante a de outras motos.

Não estou dizendo para você não comprar outra Kansas, apenas para você não se iludir de que agora é outra moto.

E pra não confiar na quantidade de óleo especificada no manual.
Vinícius Melo
zanchetta
Colaborador

Por falar em óleo... a idade faz a gente perder a memória e outras coisas que eu não consigo me lembrar agora... quanto de óleo vcs estão pondo?
Zanchetta
Imagem
L340
Moderador
Contato:

zanchetta escreveu:Por falar em óleo... a idade faz a gente perder a memória e outras coisas que eu não consigo me lembrar agora... quanto de óleo vcs estão pondo?
Começo com 1250 ml e vou completando, normalmente fica próximo aos 1,4 que o pessoal tem falado.
Não costumo falar em quantidade exata, pois depende de como você escorreu o óleo velho, por isso vou pelo nível da vareta, fazendo o procedimento do manual antigo, pois é semelhante ao procedimento das demais motocicletas.
Vinícius Melo
Responder