Alforge/Baú de Fibra/Couro/Plástico

Projetos de customização e acessórios

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
Miau
Moderador

foi em são cristovao na motocolletion

http://www.motocollection.com.br/
RenanSP

RenanSP escreveu:Pessoal, fui lavar a Shadow hoje e descobri que o alforge (couro) do lado do escapamento está derretendo por baixo...

Também, não é para menos, está há mais ou menos 2 dedos de encostar no escape, ia derreter mesmo. Sorte que ainda não furou.

Alguém tem alguma dica de algum material que eu poderia revestir o alforge para evitar que derreta completamente?

Pensei naqueles papeis laminados de forno de cozinha mesmo, mas acho que aquilo serve para "manter" o calor não é?

Outra idéia que tive, seria levar em um tapeceiro, mandar ele forrar a parte debaixo com uma pequena ripa de madeira revestida em couro, e fixar na parte de dentro do alforge com outra ripa, deixando rigido...deixando a parte que pega no escape bem consistente. Mas também não sei se daria certo o investimento.

Qualquer dica caseira/gambiarra é bem vinda, não to afim de perder esses alforges.
Só dando um feedback, resolvi esse problema de uma forma simples e barata.

Aqui os alforges (são grandes demais na minha opinião, mas vieram com a moto e vão ficar assim até sei lá quando):

Imagem

Aqui a solução:

Imagem

Ajustei os alforges um pouco mais para cima como falado aqui e levei em um sapateiro, e pedi para costurar com essa borracha grossa, daquelas que geralmente vão em botas de pessoal de obra etc., quando se coloca peso nele, o alforge fica a 1 dedo do escapamento, mas já rodei mais de 600km com ele assim, e não houve nenhum tipo de alteração.

O serviço ficou em 30 reais, o cara costurou na mão mesmo para não lascar o courino, o serviço ficou bom. Fica a dica para quem tiver algum problema parecido.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
rafael1983
Contato:

Renan, estou com o mesmo problema..tenho um alforge que quase abriu um buraco na ultima viagem.. CHegou a derreter uma sacola que estava dentro do alforge..

Estou procurando soluções, nao tenho mais como subir o alforge, se subir mais, ele fica inclinado...tipo com os braços abertos..
O problema dessa borracha, eh que se encostar no escapamento, ela vai derreter, e ai vai virar uma meleca só..

Como anda a sua soluçao? mudou alguma coisa desde a foto?
Miau
Moderador

existe uma fita adesiva que serve como isolante térmica.. geralmente é usada em partes do escapamento justamente para isolar o calor..

no caso poderia ser usada no alforge.

talvez encontre em lojas de auto peças ou especializadas em escapamentos
RenanSP

Rafael,

Desde a foto não tive nenhuma alteração nessa borracha, ta lá firme forte, o alforge fica bem próximo ao escape, mas mesmo jogando peso ele não chega a encostar não, fica uma distância minima, mas não encosta. Já estou rodando assim cmo a moto diariamente há mais de 1 mês.

A solução do Miau também é bem interessante, e acredito que menos trabalhosa do que mandar costurar essa borracha...

rafael1983 escreveu:Renan, estou com o mesmo problema..tenho um alforge que quase abriu um buraco na ultima viagem.. CHegou a derreter uma sacola que estava dentro do alforge..

Estou procurando soluções, nao tenho mais como subir o alforge, se subir mais, ele fica inclinado...tipo com os braços abertos..
O problema dessa borracha, eh que se encostar no escapamento, ela vai derreter, e ai vai virar uma meleca só..

Como anda a sua soluçao? mudou alguma coisa desde a foto?
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
cros
Moderador

Imagem

Pra quem precisa de mais espaço para suas coisinhas, baú para quadriciclo.. é só usar um bagageiro um pouco maior...

Imagem

fonte
Imagem
RenanSP

Pessoal,

Estou pensando em trocar o sissy bar original da minha Shadow 600 para poder instalar um baú traseiro.

Tem o tradicional da V2 Custom que eu gosto muito e utilizava na mirage. Porém, alguém conhece algum sissy bar que além da churrasqueira para o bau traseiro tenha suporte para instalar os afastadores laterais de alforge? A idéia é usar o baú traseiro para o dia a dia e em conjunto com alforges laterais médios para viagem (esses grandões das mensagens anteriores ai estou até vendendo).

Pergunto isso, porque os afastadores de alforge que tenho na minha estão pegando levemente no pneu,pois são instalados "por dentro" do paralama traseiro. nem adianta diminuir os parafusos, eles pegam do mesmo jeito.
AJ Souza
Contato:

Renan vou compartilhar a minha experiência com relação a estas opções aí. Eu optei por colocar um bauleto para dois capacetes, pois queria algo mais turing...rs, inclusive tendo mandado pintar de preto brilhoso e colocado frios nele, além é claro ada sensação de segurança, e aí comprei um suporte para bauleto no ML, para a Shadow 600. Depois fiz um encosto para ele, eu mesmo fiz o desenho e depois com o banco novo o cara lá forrou de acordo. Uma dica, nestes suportes para bauleto eu aprimorei a base onde o bauleto é preso, pois vi que aquilo não ia ficar legal, ia balançar, etc, etc. Daí que coloquei um mdf com o desenho da base do bauleto, da parte do bauleto que prende, e este mdf eu forrei para parecer uma espécie de kvlar...rs, daí que prendi esta base mais firme no tal suporte de bauleto (o adquirido pelo ML) com parafusos melhores e a aquela base do bauleto aí sim prendi ela melhor.
Os afastadores de alforge, bom aqui tive que usar da criatividade, e uma dose de paciência e ter destreza nas mãos, para furar esta e o tal suporte, visto que queria que as alças que unem os alforges não passassem por baixo do banco, mas sim por cima, com isso os tais afastadores usados para o modelo específico (para a sombra)que vendem aí nos anúncios iam ficar muito mais baixos, além do que falaste aí, de prender por dentro, o que não gostaria tb.
A solução: usei os afastadores usados na mirage 250, mas antes furei eles e a tal base esta, passei aqueles parafusos com a cabeça lisa, sendo usado de aço inox e aí fui ver as medidas de parafuso que mais se acertavam. Com isso o afastador ta preso é no suporte para bauleto e este (suporte) está preso onde é as furações específicas que a fábrica deixou para tal finalidade.
É isso,...rs
Imagem
RenanSP

AjSouza, bem engenhosa sua empreitada :lol: mas é isso, acho que se o mercado não oferecer aquilo que queremos, nada melhor fazermos nós mesmos.

Gostei da idéias dos afastadores da Mirage 250, vou considerar, mas por enquanto a prioridade é realmente arrumar um encosto um pouco mais alto para a dona patroa, com a churrasqueira. E prender os alforges por dentro do pneu nunca mais, apesar que, quando fui desinstalar os afastadores tive a leve impressao que o antigo dono instalou ao contrário e com parafusos compridos demais, por isso pegou em parte do meu pneu maxxis novinho... :roll:

Outra coisa que estou precisando fazer também é encurtar os parafusos do sissy bar original enquanto não adquiro um novo, é outro treco chato que quando passo num buraco mais fundo (é SP parece uma cratera lunar) pega no parafuso, mas isso é mais fácil, só ter tempo de desinstalar e cortar na medida....

Valeu pelas dicas!
engand

Pessoal, esse fim de semana "descobri" que alguém surrupiou uma das fivelas com engate rápido do meu alforje (a peça é igual a que está na minha mão na foto anexa).

Vcs sabem onde eu posso conseguir uma similar? Meu alforge parece que está "manco" com um dos cintos completamente solto...

Imagem
Moto: Mirage 250 EFI 2011\2011
Responder