Galera, uma dúvida: comprei minha Mirage usada e veio com esse pneu dianteiro da foto. Um mecânico me disse que esse pneu é traseiro (!), por causa do desenho, e que isso iria me dar problemas de estabilidade.
É verdade? O pneu é novinho, será que o anterior proprietário foi tão burro assim (e eu também)?
Por favor poste sua dúvida lá... desde já agradeço a compreensão.
Abraços,
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.
Galera, uma dúvida: comprei minha Mirage usada e veio com esse pneu dianteiro da foto. Um mecânico me disse que esse pneu é traseiro (!), por causa do desenho, e que isso iria me dar problemas de estabilidade.
É verdade? O pneu é novinho, será que o anterior proprietário foi tão burro assim (e eu também)?
Bom eu não sei ver o problema do desenho do pneu...
Mas de cara te peço para informar as medidas dele, o tipo dele e outras especificações que estão escritos no pneu...
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.
Basicamente a diferença de um pneu dianteiro para um traseiro é a direção dos sulcos da banda de rodagem, observe a seta direcional estampada na lateral do pneu, ela sempre tem que estar voltada para o sentido de rotação e quando o pneu tem construção que permite a montagem na traseira ou na dianteira esta informação esta também na lateral do pneu, mas mande as medidas do pneu que fica mais fácil de saber se o pneu é correto ou não.
Aproveitando o assunto pneu e o fato de estar com muito tempo livre agora...hehe vou fazer um comentário sobre um assunto que rolou mais de uma vez durante a viagem a Brotas, foi sobre deixar os pneus com calibragem baixa para andar na chuva, na hora eu não queria dar uma de chato/entendido/pitaqueiro, mas este procedimento não é correto porque quando se diminui a pressão do pneu se esta também aumentando a área de atrito com o solo e com isso também a área de contato com a água o que vai causar mais aquaplanagem. Na chuva quanto menos área de contato com o solo menor a chance de aquaplanagem alem disso um pneu mais vazio tende a diminuir os espaços entre os sulcos e diminuir a vazão da água entre eles, resultado, mais aquaplanagem.
Essa sua explicação sobre "aquaplanagem" não procede.
Os pneus das motos tem perfil em "U", diferente do perfil em !_! dos pneus dos carros, porisso é muito mais difícil uma moto aquaplanar que um carro.
Eu diminuo cerca de 4 libras a pressão de cada pneu para rodar na chuva ou em estradas de chão. Isso aumenta um pouco a banda de rodagem e proporciona maior área de contato com o solo, melhorando a frenagem.
Vou discordar de você Russo, primeiro que a área de contato não interfere na aderência por que aumentando a área você diminui proporcionalmente a pressão por cm2, basta aplicar a formula de calculo de atrito, o que determina a aderência do pneu com o solo é o seu composto e a pressão por área o que não se modifica apenas aumentando a área. Apesar de pneus de moto não serem tão sensíveis a aquaplanagem este fenômeno acontece também com elas e a área do pneu é fator predominante sem contar a estabilidade lateral do ombro do pneu que fica comprometida com baixa pressão.
Mas discussões assim são sempre bem vindas, mesmo porque tecnicamente a sua opinião é uma das que eu mais respeito neste fórum.
Física não é a minha praia, eheheheh... na verdade a minha praia é a estrada (asfalto e estrada de chão).
Depois de alguns anos dirigindo e pilotando pelas estradas, sob sol e chuva, passando por algumas situações difíceis e até tensas, adquiri alguma experiência, que gosto de compartilhar.
A redução de 4 libras na prática não afeta em nada a estabilidade lateral das motos em pista molhada ou em estrada de terra, pois nessas condições, a velocidade de deslocamento é bem inferior à velocidade empregada no asfalto seco.
Porém, na chuva ou na terra, a aderência do piso é inferior à do asfalto seco e a frenagem com calibragem um pouco inferior é bem mais eficiente sob essas circustâncias.
Concordo que na lama ou terra a redução de pressão é valida, mas ai é porque a superfície do terreno é muito irregular e acontece o que se chama de interpenetração de superfícies, isso é, as pequenas irregularidades do terreno vão se moldando ao pneu(que com menor pressão tem sua area de contato maior) o que na pratica aumenta a área de apoio melhorando a tração. Na pista seca ainda insisto que manter a calibragem normal é melhor.