Vai dar só um Tunkjirschik escreveu:Nem pense em fazer isso usando voltímetros com mostrador de agulha!
Mirage 250: Problemas elétricos em geral
Moderadores: Moderadores, Administradores

Gosto mais do multimetro analogico,mas tem que ter muito cuidado quanto ao uso do mesmo.
Cafb, a voltagem desses fios ficou em 75V, por isso que acredito no retificador (estator ok).cafb escreveu:Engand.
Na minha moto observei que os fios que saem do gerador (alternador) 3 amarelos não esquentam e os que vão para o R/R(pós conector) esquentam muito e acho que é porque a bitola dos fios são mais finos.o proprio conector já fica bem quente.
A voltagem variavel de carga fica mais alta pós partida,porque a bateria perde carga pelo alto consumo do motor de partida e o R/R faz compensação na voltagem de carga.
Eu no seu caso faria testes com outra bateria(emprestada) antes de condenar o R/R.
Qual voltagem voce está encontrando entre os fios amarelos do gerador,lembrando que é voltagem em AC.
Miau, valeu, vou fazer, mas vi só agora sua resposta...
Hoje eu tive a ingrata surpresa de manhã que ela pegou, engatei a primeira marcha p sair e ela morreu. Tentei ligar de novo e nada. Levantei o banco, medi a bateria: apenas 12V. Acho que o retificador foi para o saco mesmo.
Meu medo é ter ferrado a bateria, sei lá. Comprei YUASA 14 faz 3 meses e paguei 340,00. Será que pode ter ferrado com ela?
Moto: Mirage 250 EFI 2011\2011
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Como se comportou na segunda tentativa de ligar? O motor de arranque não girou? Tens uma bateria de carro para colocar no lugar da yuasa e testar a partida?engand escreveu:...de manhã que ela pegou, engatei a primeira marcha p sair e ela morreu. Tentei ligar de novo e nada. Levantei o banco, medi a bateria: apenas 12V. Acho que o retificador foi para o saco mesmo.
Medir tensão elétrica é insuficiente para condenar a bateria. Ela pode estar apenas descarregada. Leve-a em uma oficina e peça para darem uma carga. O aparelho de carga indica se a bateria ainda está boa.
Sim Jirschik, o motor de arrranque girou mas não completou. Como medi apenas 12V, culpei a carga da bateria. Mas ainda não condenei-a não. Acho que é o retificador.jirschik escreveu:Como se comportou na segunda tentativa de ligar? O motor de arranque não girou? Tens uma bateria de carro para colocar no lugar da yuasa e testar a partida?engand escreveu:...de manhã que ela pegou, engatei a primeira marcha p sair e ela morreu. Tentei ligar de novo e nada. Levantei o banco, medi a bateria: apenas 12V. Acho que o retificador foi para o saco mesmo.
Medir tensão elétrica é insuficiente para condenar a bateria. Ela pode estar apenas descarregada. Leve-a em uma oficina e peça para darem uma carga. O aparelho de carga indica se a bateria ainda está boa.
Já marquei com o Marcão (ex-KBX, lembra) nessa sexta. Vamos trocar o retificador e colocar sua saída direto na bateria.
A ideia também é fazer uma preventiva de elétrica, para eu ficar mais tranquilo em viagens. Vou desativar sensor de pezinho e embreagem e colocar o farol no botão, para dar partida com ele desligado.
Vamos tentar colocar o retificador fora da carenagem, no suporte logo atrás da carcaça do cilindro de trás.
Vc sugere ver mais alguma coisa?
Abraço,
Moto: Mirage 250 EFI 2011\2011
-
Fernando Oliveira
Olá pessoal.
Procurei e não encontrei algum tutorial no fórum para trocar a buzina por uma de carro.
Fiz isso no final de semana e ficou muito bom, com relé e tudo.
Se não tiver o tutorial, posso montar um passo-a-passo com fotos que registrei e postar aqui.
Abraços!
Procurei e não encontrei algum tutorial no fórum para trocar a buzina por uma de carro.
Se não tiver o tutorial, posso montar um passo-a-passo com fotos que registrei e postar aqui.
Abraços!
Yagati UMatzasi Taamin (Megila 6b)
eu nao desativaria o sensor do pezinho.. aquilo é um item de segurança e vc so vai saber a importancia o dia q esquecer de subir o cavalete lateral e andar com ela assim hehe
ja fiz tutorial de como recondicionar de forma definitiva.
ja fiz tutorial de como recondicionar de forma definitiva.
Sem problemas, mas coloque aqui:Fernando Oliveira escreveu:Olá pessoal.
Abraços!
viewtopic.php?f=43&t=354

-
Nômade Aprendiz
Já começo me desculpando por escrever demais. Não achei relatos desse problema antes, então vou tentar ser breve.
Depois de um tempo dando banho a seco na minha moto (pois já tive problemas de outro modo), estava me sentindo sortudo ou com preguiça e decidi lavar a moto com mangueira, um banhão mesmo que fazia tempo que ela não via.
Bom, moto lavada e brilhando: hora de sair!
A bomba injetou, motor de arranque girando forte, mas nada dela pegar. FI acendeu. Se não fosse pela luz FI, pensaria que alguma bobina de ignição (da fazer agora) tinha ido pro saco, como já aconteceu.
Pois não. Espetei um clips no conector e fiz a leitura do código: C12. Bobina de indução. Ou bobina de pulso. ou Pick-up coil. Antes de mais nada, vamos ver se alguém já passou por isso. Processo de busca na internet meio lento, pois a peça tem todos esses nomes.
Aqui não achei muito, mas num fórum da Comet achei pessoas que tiveram o mesmo erro por mal funcionamento do relé de partida. Tomara! Mais fácil de resolver, né? Fui lá e encostei uma chave nos polos do relé e o motor de partida girava forte como sempre. Droga, não é isso.
Peguei meu multímetro e fiz o teste da bobina. A resistência deveria ficar entre 85 e 115 ohms. O multímetro marcava entre 84 e 90. Teste de continuidade não consegui fazer. Percorri o fio atrás de mal isolamento, mas não. Vou ver a cara dessa bobina.
Escoei o óleo e desmontei a tampa do estator. O bastardinho estava lá: bem preso, fios sem nenhuma avaria aparente. Soltei os parafusos, dei umas batidinhas, voltei a montá-lo. Recoloquei o óleo. Mesma coisa, nada de partida. Droga.
A CC não tem a peça. Nem nos catálogos da internet. Só comprando um estator junto. Beleza hein! Retirei o óleo de novo, tirei a tampa e levei tudo até o mecânico. Lá achamos uma bobina de outra moto que caberia no lugar, porém a resistência dela tinha um valor bem mais alto, na casa dos 230. Os mecânicos estavam surpresos com a medida de resistência da bobina da mirage, que quase todas mediam uns 200-300, que vai dar certo, e tal. Pensei: não vai funcionar. Voltei, coloquei a tampa, coloquei o óleo. START. E não funcionou.
Dando uma lida em manuais de serviço de outras motos, descobri que realmente, são poucas motos que apresentam essa medida da bobina de indução. As mais perto são a da Honda Turuna e da RD 135 (ambas na casa dos 115 Ohms).
Minha questão então é:
Será que uma bobina com valores de resistência um pouco maiores vai funcionar? Sei que o estator da Strada rola na mirage. Mas será que a bobina de indução também? Não to acreditando que vou ter que comprar outro estator por causa dessa pecinha. Qualquer ideia é bem vinda!
Depois de um tempo dando banho a seco na minha moto (pois já tive problemas de outro modo), estava me sentindo sortudo ou com preguiça e decidi lavar a moto com mangueira, um banhão mesmo que fazia tempo que ela não via.
Bom, moto lavada e brilhando: hora de sair!
Pois não. Espetei um clips no conector e fiz a leitura do código: C12. Bobina de indução. Ou bobina de pulso. ou Pick-up coil. Antes de mais nada, vamos ver se alguém já passou por isso. Processo de busca na internet meio lento, pois a peça tem todos esses nomes.
Aqui não achei muito, mas num fórum da Comet achei pessoas que tiveram o mesmo erro por mal funcionamento do relé de partida. Tomara! Mais fácil de resolver, né? Fui lá e encostei uma chave nos polos do relé e o motor de partida girava forte como sempre. Droga, não é isso.
Peguei meu multímetro e fiz o teste da bobina. A resistência deveria ficar entre 85 e 115 ohms. O multímetro marcava entre 84 e 90. Teste de continuidade não consegui fazer. Percorri o fio atrás de mal isolamento, mas não. Vou ver a cara dessa bobina.
Escoei o óleo e desmontei a tampa do estator. O bastardinho estava lá: bem preso, fios sem nenhuma avaria aparente. Soltei os parafusos, dei umas batidinhas, voltei a montá-lo. Recoloquei o óleo. Mesma coisa, nada de partida. Droga.
A CC não tem a peça. Nem nos catálogos da internet. Só comprando um estator junto. Beleza hein! Retirei o óleo de novo, tirei a tampa e levei tudo até o mecânico. Lá achamos uma bobina de outra moto que caberia no lugar, porém a resistência dela tinha um valor bem mais alto, na casa dos 230. Os mecânicos estavam surpresos com a medida de resistência da bobina da mirage, que quase todas mediam uns 200-300, que vai dar certo, e tal. Pensei: não vai funcionar. Voltei, coloquei a tampa, coloquei o óleo. START. E não funcionou.
Dando uma lida em manuais de serviço de outras motos, descobri que realmente, são poucas motos que apresentam essa medida da bobina de indução. As mais perto são a da Honda Turuna e da RD 135 (ambas na casa dos 115 Ohms).
Minha questão então é:
Será que uma bobina com valores de resistência um pouco maiores vai funcionar? Sei que o estator da Strada rola na mirage. Mas será que a bobina de indução também? Não to acreditando que vou ter que comprar outro estator por causa dessa pecinha. Qualquer ideia é bem vinda!
Sej la.. algo me diz q nao é essa peça.
Ja experimentou desplugar a ecu, inspecionar os pinos se estao todos lá, dar um jato de wd40 e replugar?
Ja experimentou desplugar a ecu, inspecionar os pinos se estao todos lá, dar um jato de wd40 e replugar?