Mirage 250: Óleo, filtro, O-ring etc

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
Miau
Moderador

Rapaz.. compra um de 2.5mm..
agpcardoso
Contato:

Ola pessoal.

Qdo comprei minha moto, o oleo q a fabrica colocou deixava o visor de medicao com uma cor amarelada e sem transparencia.

Dps da revisao dos 1000km a conc colocou um oleo que ao olhar no visor o mesmo era amarelo mas transparente.

A ultima troca que fiz optei pelo motul 3000 e olhando no visor de medicao do oleo notei a mesma coloracao do oleo de qdo tirei a moto da concessionária, amarelo SEM transparencia

O que achei estranho foi q depois de rodar uns 300km ao olhar pelo visor de medição o oleo continua amarelo mas transparente sendo q consigo ver o fundo do visor.

Achei estranho pois qdo tirei a moto rodei os 1000km e o oleo nao ficou transparente no visor, ja esse dps de 300km ficou.

Alguem aqui que utiliza motul 3000 ou qquer outro oleo do tipo sabe dizer se é normal ele perder a transparencia quando olhamos pelo visor?
1ª Hunter 90cc 2006
2ª Mirage 250cc 2012
3ª Midnight XVS 950cc 2014
jirschik
Moderador
Contato:

Cardoso, eu acho normal sim, pois o oleo esta' sendo usado. Isso pode diminuir se voce tornar normal a utilizacao de um oleo com aditivos detergentes. Porem, cuidado ao utilizar este tipo de oleo em motores que ja rodaram muito tempo com oleos comuns. O oleo detergente vai dissolver o acumulo de oleo queimado e isso pode prejudicar o filtro de oleo e bomba (entupir). Entao, se for trocar o oleo para passar a utilizar oleo detergente, as primeiras trocas devem ser mais proximas (~500km). A cada troca voce percebera que o oleo ficara cada vez mais claro.

Oleos sinteticos sao bons, mas nao misture-os com oleo mineral. Se for fazer essa troca, drene o maximo possivel de oleo do sistema e faca a primeira troca com pouca quilometragem (~500km) para fazer a limpeza total do sistema.
Imagem
agpcardoso
Contato:

Obrigado jirschik.

Eu coloquei o Motul por ter ouvido o pessoal falar muito bem desse óleo.
Perto de onde trabalho tem um mecânico que mexe com motos grandes, especializado em harley davidson mas tbém mexe com motos pequenas.

Liguei para ele para cotar o preço do Motul e ele me falou uma coisa que me deixou espantado.

Qdo cotei o Motul, ele falou o preço e me perguntou que moto eu tinha.

Qdo falei a Mirage 250, ele não recomendou.

O motivo foi que o oleo motul é um oleo excelente, mas muito pesado indicado para motos grandes em que o motor esquenta bastante.

Para minha moto ele falou que o mais indicado seria o Mobil que por ser um oleo menos pesado.

Ele me falou que o motul é um óleo que a mobilidade dele é para um motor que aquece muito mais do que o da mirage 250, para a mirage 250 ele recomenda um óleo com a mobilidade melhor.

Ele falou que o motul para ele afinar e chegar na viscosidade de trabalho no meu motor ele demora muito.

Uma coisa que eu percebi foi que dessa ultima vez que eu coloquei o motul, realmente eu percebi uma maior dificuldade em achar o neutro, e percebi o cambio mais duro ao reduzir de uma segunda para uma primeira.

O que acha disso tudo?

jirschik escreveu:Cardoso, eu acho normal sim, pois o oleo esta' sendo usado. Isso pode diminuir se voce tornar normal a utilizacao de um oleo com aditivos detergentes. Porem, cuidado ao utilizar este tipo de oleo em motores que ja rodaram muito tempo com oleos comuns. O oleo detergente vai dissolver o acumulo de oleo queimado e isso pode prejudicar o filtro de oleo e bomba (entupir). Entao, se for trocar o oleo para passar a utilizar oleo detergente, as primeiras trocas devem ser mais proximas (~500km). A cada troca voce percebera que o oleo ficara cada vez mais claro.

Oleos sinteticos sao bons, mas nao misture-os com oleo mineral. Se for fazer essa troca, drene o maximo possivel de oleo do sistema e faca a primeira troca com pouca quilometragem (~500km) para fazer a limpeza total do sistema.
1ª Hunter 90cc 2006
2ª Mirage 250cc 2012
jirschik
Moderador
Contato:

Cardoso, o Motul e' oleo de boa qualidade sim. Mas como escolher o oleo, se nao conhece a marca? Entao voce precisa conhecer sobre as especificacoes API (SG, SJ, etc.) e a indicacao da viscosidade (10W40, 20W50, etc), indicado pelo fabricante e de acordo com o local que ira usar seu veiculo.

Veja as postagens deste topico que e' sobre oleos, independente da marca.

viewtopic.php?p=201902#p201902

Ja usei Motul na Mirage250. Foi a troca de oleo que fiz na minha viagem Quatro Bandeiras (Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai). Foi o unico oleo conhecido que encontrei na Argentina e gostei. Nao senti problemas no cambio.

Lembre-se tambem que e' normal sentir um "tranco" ao engatar a moto logo pela manha. Isso e' motivado pela temperatura baixa do oleo, quando ele esta' mais grosso e nao "desliza" tao facilmente entre os discos de uma embreagem banhada a oleo, como nesse caso. Isso vale para varias motos.
Imagem
agpcardoso
Contato:

Obrigado.
1ª Hunter 90cc 2006
2ª Mirage 250cc 2012
agpcardoso
Contato:

A Kasinski recomenda a troca do filtro de óleo uma troca sim uma não PORÉM, ela assume que vou fazer uma troca de óleo a cada 1500km

O filtro de óleo e o óleo da minha moto foram trocados com 3000km
Agora com 4000km efetuei a troca do óleo mais sem trocar o filtro.

Pergunta: Se eu optar por trocar o óleo de 1000 em 1000km eu posso efetuar a troca do filtro a cada 3 trocas de óleo?
1ª Hunter 90cc 2006
2ª Mirage 250cc 2012
ernesto walter

Hoje eu troquei o óleo e gostaria de compartilhar uma observação.Eu sempre coloquei 1,5 litro sem a troca de filtro,e como verifico o nivel semanalmente,percebia que na primeira semana abaixava um pouco e depois estabilizava.
Quem ja teve uma kansas sabe que os manuais induzem ao erro,ao ponto de na kansas muitos motociclistas perdem o motor com uma km muito baixa,travando ou danificando o cambio.Vejam neste fórum: http://dafra.forumais.com/t2487-medicao ... kansas-150.
Resolvi seguir o procedimento indicado no manual (pag 25) para verificar o nivel após a troca,e para minha surpresa o nivel com 1,5 litro de óleo fica entre as marcas MAX e MIN do visor(exatamente o nivel que eu percebia depois de uma semana da troca).
Acrescentei 100 ml e repeti a operação e ainda não chegou ao nível MAX.
Para chegar ao nÍvel MAX precisei acrescentar mais 100 ml,totalizando 1,7 litro para chegar ao nível MAX,que é o que eu considero ideal,pois no caso de alguma perca por vazamento ainda terá uma boa quantidade antes de chegar ao nivel MIN,sem contar que mais óleo refrigera melhor o motor.
Esta característica de alguns fabricantes par iludir o consumidor a respeito do nivel de óleo pode ser constatada aqui: http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.b ... tes-e.html
Abraços
ex Kansas 150 atual mirage 250 12/13
pior seria se pior fosse
agpcardoso
Contato:

ernesto walter escreveu:Hoje eu troquei o óleo e gostaria de compartilhar uma observação.Eu sempre coloquei 1,5 litro sem a troca de filtro,e como verifico o nivel semanalmente,percebia que na primeira semana abaixava um pouco e depois estabilizava.
Quem ja teve uma kansas sabe que os manuais induzem ao erro,ao ponto de na kansas muitos motociclistas perdem o motor com uma km muito baixa,travando ou danificando o cambio.Vejam neste fórum: http://dafra.forumais.com/t2487-medicao ... kansas-150.
Resolvi seguir o procedimento indicado no manual (pag 25) para verificar o nivel após a troca,e para minha surpresa o nivel com 1,5 litro de óleo fica entre as marcas MAX e MIN do visor(exatamente o nivel que eu percebia depois de uma semana da troca).
Acrescentei 100 ml e repeti a operação e ainda não chegou ao nível MAX.
Para chegar ao nÍvel MAX precisei acrescentar mais 100 ml,totalizando 1,7 litro para chegar ao nível MAX,que é o que eu considero ideal,pois no caso de alguma perca por vazamento ainda terá uma boa quantidade antes de chegar ao nivel MIN,sem contar que mais óleo refrigera melhor o motor.
Esta característica de alguns fabricantes par iludir o consumidor a respeito do nivel de óleo pode ser constatada aqui: http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.b ... tes-e.html
Abraços
Sem filtro e 1450ml porem na minha para ficar na risca de maximo coloquei 1500ml, talvez o q pode ter acontecido foi que vc tirou o oleo com a moto muito quente. O oleo quente fica muito fino e escorre com mais facilidade.

Talvez tenha escorrido mais oleo e por isso precisou de mais.
1ª Hunter 90cc 2006
2ª Mirage 250cc 2012
agpcardoso
Contato:

Pessoal. Essa semana fui a uma cc Yamaha e Troquei o oleo motul da minha mirage por um yamalube api sl 20w50w

Nunca desde qdo tirei a moto da cc o câmbio da minha mirage ficou tao macio como usando esse oleo.

Vale a pena ir numa Yamaha colocar esse oleo.

Total deu 35 reais colocado
1ª Hunter 90cc 2006
2ª Mirage 250cc 2012
Responder