Mirage 250 EFI: Problemas elétricos em Geral

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
Fernando Oliveira

cros escreveu:
Fernando Oliveira escreveu:Olá pessoal.

1) Alguem já trocou o estator da moto? Sabe se é simples desmontar e montar, existe algum cuidado especial para isso?
Abraços!
Sim, precisa de um saca extator
Fernando Oliveira escreveu: 2) Já é difícil achar peça para Mirage na minha cidade. A loja que encontrei esse estator da Magnetron pediu 680 reais!!! Vocês sabem se compensa mandar enrolar novamente o estator? Conhece alguém que pode fazer isso com confiança?
Abraços!
Será que o de outra moto não serve? Mas creio que o valor não vai mudar muito.
Acho que seria melhor enrolar novamente com mais reforço na fiação.

Olá cros, obrigado pelas respostas.

Na tabela de peças genéricas consta o estator da Strada 200 como substituta, mas não consegui achar uma opinicao de quem já trocou.

De qualquer forma, vai ter que ir pra oficina para verificar...

Valeu!
Yagati UMatzasi Taamin (Megila 6b)
agpcardoso
Contato:

cros escreveu:
Fernando Oliveira escreveu:Olá pessoal.

1) Alguem já trocou o estator da moto? Sabe se é simples desmontar e montar, existe algum cuidado especial para isso?
Abraços!
Sim, precisa de um saca extator
Fernando Oliveira escreveu: 2) Já é difícil achar peça para Mirage na minha cidade. A loja que encontrei esse estator da Magnetron pediu 680 reais!!! Vocês sabem se compensa mandar enrolar novamente o estator? Conhece alguém que pode fazer isso com confiança?
Abraços!
Será que o de outra moto não serve? Mas creio que o valor não vai mudar muito.
Acho que seria melhor enrolar novamente com mais reforço na fiação.

Sabemos que a pane do retificador é causado por super aquecimento dos conectores, chicote do retificador e o próprio retificador.

Alguém saberia dizer o que causa a pane no estator?
1ª Hunter 90cc 2006
2ª Mirage 250cc 2012
3ª Midnight XVS 950cc 2014
Victor Eduardo

lpolido escreveu:
Victor Eduardo escreveu:
lpolido escreveu:
Victor Eduardo escreveu:Prezados, esta é a minha primeira participação no fórum, apesar de já acompanhá-lo há bastante tempo.

Inicialmente, parabenizo a todos pelo alto nível das postagens, e por criarem um excelente ambiente de discussão.

Sou de Fortaleza/CE, e tenho uma Mirage 250, tirada zero em 2011. Desde então troquei o retificador, cabo do acelerador e aprendi a lidar com o tradicional rangido do cabo do freio na balança da moto.

Mas ontem me deparei com um problema nunca visto: o odômetro pulou de 17.500Km para 26.500Km. Eu não tenho a menor ideia de como isto aconteceu. Inicialmente verifiquei se a falha não estava no cabo, ou no "contador" (ligado na roda dianteira). Para tanto, zerei o odômetro parcial e dei uma volta de 22Km. O odômetro parcial marcou rigorosamente os 22Km.

Por essa razão, acredito que o problema seja no painel.

Alguém já passou por essa situação?

Victor;

por acaso você não instalou kit lâmpada xenon na sua moto?
Ipolido, todas as lâmpadas são originais. Nunca sequer queimaram.

Mas houve um curto na fiação dos piscas dianteiros. O suporte dos piscas rompeu as proteções da fiação que, com o curto, chegaram a soltar faisca.Eu identifiquei o ponto e isolei os fios, assim como revesti a parte interna do suporte de ferro, para evitar novo desgaste.

Na ocasião não percebi qualquer comprometimento da parte elétrica, em função do curto. Mas também não verifiquei a kilometragem.

Será que o curto pode ter alterado a marcação do painel?
Victor

perguntei se tinha colocado lampada xenon porque isso é muito comum acontecr quando se coloca lampada xenon, a bobina de alta tensão da lampada gera ruido que interfere no contador (odometro) e gera valores aleatórios, caso a instalação da fiação não seja bem feita, por alguém sem experiência e sem conhecimento.
Pode acontecer a mesma coisa quando a bobina da vela da moto está com fuga, é mais difícil mas pode acontece.
Já no caso de um curto circuito, nunca ouvi falar, mas tem chance de acontecer também.
Ipolido, a bobina que você citou é a bobina de ignição? Existe alguma forma de testá-la, a fim de saber se está ocorrendo fuga?
leandro.felipe

leandro.felipe escreveu:
lpolido escreveu:
leandro.felipe escreveu:
lpolido escreveu:Leandro

Pelo que você descreveu, ta com cara de bateria bixada ou não está carregando direito (alternador ou retificador).
Aposto nisso pelo sintoma que descreveu, quando exige um pouco mais da bateria, ex: farol ou pisca, a bateria da uma arriada e o sistema de injeção ou faisca da vela falham.

Lpolito, a bateria com certeza.

Fiz um teste tirei a bateria da moto e com um fio liguei a bateria do carro na moto, consegui ligar a moto, mas quando minha esposa retirou o fio da bateria ela morreu então liguei de novo e reparei o o seguinte, com a aceleração acima de 4000 giros fica tudo ok, mas se cair as lampadas e o painel piscam, e se soltar o acelerador ela morre.
É normal ? ou me aconselha trocar a retificadora também?
Leandro;

Não querendo ser pessimista, mas aconselho verificações mais detalhadas, muitos defeitos de ECU vem se surtos provenientes da alimentação ou seja da bateria, retificador e alternador.

Então, seu defeito é característico de bateria morta, mas não posso descartar curto no retificador.
Então antes de colocar a bateria nova, despluque o conector do alternador e retificador, meça a tensão do retificador e alternador com a moto ligada, tem valores de medição nos manuais de serviço a disposição no 4shared aqui do fórum.
Da uma procurada, qualquer coisa é só perguntar.

Ok, vou realizar os teste e posto aqui o resultado.
Mais uma vez obrigado !
Lpolito fiz o teste mas não estou confiante no multímetro.
Com a moto ligada :
Medido nos terminais da bateria:
Em carga lenta : 13,8 V, acima de 5000 giros 14,0 V a 14,1V
Medido na saida do estator corrente alternada:fio verde e azul
Em carga lenta 25 V, acima de 5000 giros 80v
Com a moto desligada :
Nos terminais amarelos hora não marcava nada hora 2,5A.
Nos terminais do estator, fio verde e azul : 109 Ohms
O que você acha ?
lpolido

Victor Eduardo escreveu:
lpolido escreveu:
Victor Eduardo escreveu:
lpolido escreveu:
Victor Eduardo escreveu:Prezados, esta é a minha primeira participação no fórum, apesar de já acompanhá-lo há bastante tempo.

Inicialmente, parabenizo a todos pelo alto nível das postagens, e por criarem um excelente ambiente de discussão.

Sou de Fortaleza/CE, e tenho uma Mirage 250, tirada zero em 2011. Desde então troquei o retificador, cabo do acelerador e aprendi a lidar com o tradicional rangido do cabo do freio na balança da moto.

Mas ontem me deparei com um problema nunca visto: o odômetro pulou de 17.500Km para 26.500Km. Eu não tenho a menor ideia de como isto aconteceu. Inicialmente verifiquei se a falha não estava no cabo, ou no "contador" (ligado na roda dianteira). Para tanto, zerei o odômetro parcial e dei uma volta de 22Km. O odômetro parcial marcou rigorosamente os 22Km.

Victor;

Mas houve um curto na fiação dos piscas dianteiros. O suporte dos piscas rompeu as proteções da fiação que, com o curto, chegaram a soltar faisca.Eu identifiquei o ponto e isolei os fios, assim como revesti a parte interna do suporte de ferro, para evitar novo desgaste.

Na ocasião não percebi qualquer comprometimento da parte elétrica, em função do curto. Mas também não verifiquei a kilometragem.

Victor

perguntei se tinha colocado lampada xenon porque isso é muito comum acontecr quando se coloca lampada xenon, a bobina de alta tensão da lampada gera ruido que interfere no contador (odometro) e gera valores aleatórios, caso a instalação da fiação não seja bem feita, por alguém sem experiência e sem conhecimento.
Pode acontecer a mesma coisa quando a bobina da vela da moto está com fuga, é mais difícil mas pode acontece.
Já no caso de um curto circuito, nunca ouvi falar, mas tem chance de acontecer também.
Ipolido, a bobina que você citou é a bobina de ignição? Existe alguma forma de testá-la, a fim de saber se está ocorrendo fuga?
Sim é a bobina da ignição;

1 - se a bobina estiver com uma fuga de corrente considerável sua motoca perderá potencia ou até mesmo falhará.

2 - Fugas pequenas precisam de uma inspeção visual minuciosa;
inicialmente retire a bobina sem retirar a poeira dela, evitando ao máximo colocar a mão no corpo dela, inspecione minuciosamente se existe alguma veia no meio da poeira contida nela, essa veia pode ser uma fuga de corrente;

depois você pode limpar bem a bobina e novamente fazer uma inspeção visual minuciosa, verificando se não existem micro rachaduras em forma de veias.
Esse é um método caseiro

ainda pode-se verificar a corrente na alimentação da bobina com ela fora da carcaça da moto e fixada na carcaça da moto.

A corrente na alimentação deve ser a mesma nos dois casos, caso esteja diferente existe uma fuga.

Obs: é dificil uma moto nova com problema de fuga, acontece mais nas motos que pegam muita chuva e estrada de chão.

Mas no seu caso de ter causado um ruido e alterado o odometro teria que ser um ruído considerável que faria a moto falhar ou perder potência.
Mirage 250-2013-Preta, XRE300-2013-Branca, Twister250-2006-Prata, RX125-84-Preta, RX125-80-Verm
Victor Eduardo

lpolido escreveu:
Victor Eduardo escreveu:
lpolido escreveu:
Victor Eduardo escreveu:
lpolido escreveu:

Victor;

Victor

Sim é a bobina da ignição;

1 - se a bobina estiver com uma fuga de corrente considerável sua motoca perderá potencia ou até mesmo falhará.

2 - Fugas pequenas precisam de uma inspeção visual minuciosa;
inicialmente retire a bobina sem retirar a poeira dela, evitando ao máximo colocar a mão no corpo dela, inspecione minuciosamente se existe alguma veia no meio da poeira contida nela, essa veia pode ser uma fuga de corrente;

depois você pode limpar bem a bobina e novamente fazer uma inspeção visual minuciosa, verificando se não existem micro rachaduras em forma de veias.
Esse é um método caseiro

ainda pode-se verificar a corrente na alimentação da bobina com ela fora da carcaça da moto e fixada na carcaça da moto.

A corrente na alimentação deve ser a mesma nos dois casos, caso esteja diferente existe uma fuga.

Obs: é dificil uma moto nova com problema de fuga, acontece mais nas motos que pegam muita chuva e estrada de chão.

Mas no seu caso de ter causado um ruido e alterado o odometro teria que ser um ruído considerável que faria a moto falhar ou perder potência.
Ipolido,

Valeu pela ajuda!

Vou fazer os testes com a bobina, e ver se tem alguma relação com ela.
lpolido

leandro.felipe escreveu:
leandro.felipe escreveu:
lpolido escreveu:
leandro.felipe escreveu:
lpolido escreveu:Leandro

Pelo que você descreveu, ta com cara de bateria bixada ou não está carregando direito (alternador ou retificador).
Aposto nisso pelo sintoma que descreveu, quando exige um pouco mais da bateria, ex: farol ou pisca, a bateria da uma arriada e o sistema de injeção ou faisca da vela falham.

Lpolito, a bateria com certeza.

Fiz um teste tirei a bateria da moto e com um fio liguei a bateria do carro na moto, consegui ligar a moto, mas quando minha esposa retirou o fio da bateria ela morreu então liguei de novo e reparei o o seguinte, com a aceleração acima de 4000 giros fica tudo ok, mas se cair as lampadas e o painel piscam, e se soltar o acelerador ela morre.
É normal ? ou me aconselha trocar a retificadora também?
Leandro;

Não querendo ser pessimista, mas aconselho verificações mais detalhadas, muitos defeitos de ECU vem se surtos provenientes da alimentação ou seja da bateria, retificador e alternador.

Então, seu defeito é característico de bateria morta, mas não posso descartar curto no retificador.
Então antes de colocar a bateria nova, despluque o conector do alternador e retificador, meça a tensão do retificador e alternador com a moto ligada, tem valores de medição nos manuais de serviço a disposição no 4shared aqui do fórum.
Da uma procurada, qualquer coisa é só perguntar.

Ok, vou realizar os teste e posto aqui o resultado.
Mais uma vez obrigado !
Lpolito fiz o teste mas não estou confiante no multímetro.
Com a moto ligada :
Medido nos terminais da bateria:
Em carga lenta : 13,8 V, acima de 5000 giros 14,0 V a 14,1V
Medido na saida do estator corrente alternada:fio verde e azul
Em carga lenta 25 V, acima de 5000 giros 80v
Com a moto desligada :
Nos terminais amarelos hora não marcava nada hora 2,5A.
Nos terminais do estator, fio verde e azul : 109 Ohms
O que você acha ?
Leandro
os valores de tensão em 5000rpm estão baixos, mas esse valor lido baixo pode ser por causa da bateria ruim,...ou você mediu com bateria boa e carregada?
pra saber se o alternador está ok, desconecte os cabos (conector) do retificador e faça a medição somente do alternador que deve ficar de 72 q 90VAC.
Mirage 250-2013-Preta, XRE300-2013-Branca, Twister250-2006-Prata, RX125-84-Preta, RX125-80-Verm
leandro.felipe

As medições foram com bateria nova, a tensão da retificadora bateu 82 acho que está ok.
lpolido

leandro.felipe escreveu:As medições foram com bateria nova, a tensão da retificadora bateu 82 acho que está ok.
Sim, com esse valor está ok.
Victor Eduardo

Ipolido,

Você conhece algum tutorial que ensine adaptar a bobina da fazer250? É necessário encurtar algum dos cabos? A bobina da marca Magnetron é boa?
Responder