Victor Eduardo escreveu:lpolido escreveu:Victor Eduardo escreveu:lpolido escreveu:Victor Eduardo escreveu:Prezados, esta é a minha primeira participação no fórum, apesar de já acompanhá-lo há bastante tempo.
Inicialmente, parabenizo a todos pelo alto nível das postagens, e por criarem um excelente ambiente de discussão.
Sou de Fortaleza/CE, e tenho uma Mirage 250, tirada zero em 2011. Desde então troquei o retificador, cabo do acelerador e aprendi a lidar com o tradicional rangido do cabo do freio na balança da moto.
Mas ontem me deparei com um problema nunca visto: o odômetro pulou de 17.500Km para 26.500Km. Eu não tenho a menor ideia de como isto aconteceu. Inicialmente verifiquei se a falha não estava no cabo, ou no "contador" (ligado na roda dianteira). Para tanto, zerei o odômetro parcial e dei uma volta de 22Km. O odômetro parcial marcou rigorosamente os 22Km.
Por essa razão, acredito que o problema seja no painel.
Alguém já passou por essa situação?
Victor;
por acaso você não instalou kit lâmpada xenon na sua moto?
Ipolido, todas as lâmpadas são originais. Nunca sequer queimaram.
Mas houve um curto na fiação dos piscas dianteiros. O suporte dos piscas rompeu as proteções da fiação que, com o curto, chegaram a soltar faisca.Eu identifiquei o ponto e isolei os fios, assim como revesti a parte interna do suporte de ferro, para evitar novo desgaste.
Na ocasião não percebi qualquer comprometimento da parte elétrica, em função do curto. Mas também não verifiquei a kilometragem.
Será que o curto pode ter alterado a marcação do painel?
Victor
perguntei se tinha colocado lampada xenon porque isso é muito comum acontecr quando se coloca lampada xenon, a bobina de alta tensão da lampada gera ruido que interfere no contador (odometro) e gera valores aleatórios, caso a instalação da fiação não seja bem feita, por alguém sem experiência e sem conhecimento.
Pode acontecer a mesma coisa quando a bobina da vela da moto está com fuga, é mais difícil mas pode acontece.
Já no caso de um curto circuito, nunca ouvi falar, mas tem chance de acontecer também.
Ipolido, a bobina que você citou é a bobina de ignição? Existe alguma forma de testá-la, a fim de saber se está ocorrendo fuga?
Sim é a bobina da ignição;
1 - se a bobina estiver com uma fuga de corrente considerável sua motoca perderá potencia ou até mesmo falhará.
2 - Fugas pequenas precisam de uma inspeção visual minuciosa;
inicialmente retire a bobina sem retirar a poeira dela, evitando ao máximo colocar a mão no corpo dela, inspecione minuciosamente se existe alguma veia no meio da poeira contida nela, essa veia pode ser uma fuga de corrente;
depois você pode limpar bem a bobina e novamente fazer uma inspeção visual minuciosa, verificando se não existem micro rachaduras em forma de veias.
Esse é um método caseiro
ainda pode-se verificar a corrente na alimentação da bobina com ela fora da carcaça da moto e fixada na carcaça da moto.
A corrente na alimentação deve ser a mesma nos dois casos, caso esteja diferente existe uma fuga.
Obs: é dificil uma moto nova com problema de fuga, acontece mais nas motos que pegam muita chuva e estrada de chão.
Mas no seu caso de ter causado um ruido e alterado o odometro teria que ser um ruído considerável que faria a moto falhar ou perder potência.