Mirage 250 EFI: Problemas elétricos em Geral

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
galileo

Caros, duas questões caso alguém jà tenha passado ou percebido:

1 - Ligação elétrica da bomba de combustível cruzada com injetores

Ontem não queria ligar e quando fui verificar a tensão nos terminais indicava sempre algo em torno de 2.60V. Desconectei do relê e percebi que ainda havia essa tensão no fio preto com traço marrom (BBr). Imaginando ser algum curto (pois no diagrama a ligação entre relê e bomba é direto), abri o chicote e para minha surpresa descobri uma junção soldada com outro fio BBr que segundo o diagrama vem dos injetores à ECU (ligação E1). Desconectando o acoplamento dos injetores, de fato, a tensão se anulava. Não desfiz essa junção apenas a isolei do chicote para eventualmente desfazê-la. Mas fica a pergunta: alguém imagina por que razão desta gambiarra?

2 - Erro C25 Bobina traseira

Desde que peguei a moto hà dois anos noto que quando paro com ela quente ela costuma às vezes falhar quando em marcha lenta chegando a morrer e acender a luz FI. Pensava ser a solenoide ISC (motor de passo) pois quando o desmontava e limpava, parecia melhorar por um tempo. Mais recentemente, quando dessas falhas, passou a ocorrer de perder potência e de apenas um cilindro funcionar. Sempre que tentava fazer o modo dealer depois nada acontecia - até perceber que funcionava se a luz FI ainda estivesse acesa. Instalei um botão para jumpear o modo dealer quando desse o problema e nas falhas passou a dar o erro 25 referente à bobina 2. Medi as resistências de ambas as bobinas e estava dentro do normal. Inverti pois as bobinas (trocando os cabos delas) e saí para testar hoje. Após uns 20 minutos andando quando parei no semáforo falhou e morreu com luz FI e código 25, ou seja não era o bobina propriamente. Aconteceu mais umas 5 vezes mas apenas quando deixava em marcha lenta; se mantivesse acelerando nada ocorria. Vou verificar para perda de corrente e se há algum curto nos cabos vindo da ECU. Entretanto, se alguém tiver alguma sugestão ou solução eu agradeço jà.

Cordialmente,
Vini Rosa
Contato:

Obrigado mesmo. Pode ser bateria, mas o estranho é que acende, a bomba de gasolina inicia com aquele famoso ruido, mas ao apertar a ignição as luzes psicam no ritmo do motor de partida. Paro de apertar o botão, ela continua ligada. pensei no estator, pois enquanto tentodar a partida, o estator fica fazendo um ruido: tec tec tec.
Mas vou dar uma conferida na sua dica, Obrigado de novo.
Somos livres, sempre seremos, e viveremos e morreremos pra ser!
Miau
Moderador

não é estranho não.. é assim mesmo.. a bateria tem uma carga x.. coisas que demandam pouca amperagem ela da conta.. como bomba.. luzes e etc..

agora motor de partida suga muito.. mas muito mesmo.. então é perfeitamente normal quando está descarregada(sem carga suficiente pra partida) acontecer de piscar luzes.
Vini Rosa
Contato:

SemControle escreveu:
Vini Rosa escreveu:Boa Tarde, eu ja tive diversos problemas com a minha mirage 250, 2013. Mas agora deu ruim.
Ela liga, a bomba é acionada, mas ao apertar a ignição ela pisca e não pega, de jeito nenhum!
Alguém tem idéia do que pode ser? Eu desconfio que é estator, pois ha um ruido estalado vindo do estator quando tento ligar.
não seria o rele de partida com algum problema? o motor de partida em curto? ou a própria bateria quase zerada?
Cara, se fosse a bateria zerada, ela nem acendia e nem dava partida na bomba de gasolina. Foi derepente, ela estava boa, estacionei, não pegava. Acende tudo, a bomba inicia, mas ao a[pertar a ignição, tudo pisca, painel, farol, no ritmo do motor de partida, mas não da partida.
Segundo a CC esta bateria foi trocada, o estator é novo, retificador também, que troquei com um mexanico, sem necessidade.
Eu comprei zero, mas a car system acabou com a minha moto. Eu queri revisar toda a parte eletrica, trocar chicotes e tal. Poxa, 2013, zero bala, paguei a vista, e por causa de eu nao ter garagem, e colocar car system deu nisso. mas aqui no Rio, mirage é como leproso, ninguem chega nem perto, todos os mecanicos que mexeram parece que deixaram ela pior, um deles deixu até sem porca do eixo do pinhao, quase morri.
Mas sem CC, sem mecanicos profissionais, somente trocadores de peças, e sem saber mexer, fico totalmente desamparado. Ja gastei muito nesta moto, e talvez mesmo com todos os acessorios que coloquei ( syssy bar, alforje, protetor de motor compedaleira, protetor de radiador) eu tenha que vende-la depreciando totalmente. Ela esta pegando poeira, enferrujando, sem soluçnao. Não sei mais o que faço. Desespero puro!
Vini Rosa
Contato:

Miau escreveu:não é estranho não.. é assim mesmo.. a bateria tem uma carga x.. coisas que demandam pouca amperagem ela da conta.. como bomba.. luzes e etc..

agora motor de partida suga muito.. mas muito mesmo.. então é perfeitamente normal quando está descarregada(sem carga suficiente pra partida) acontecer de piscar luzes.
Vou tenatr todas as sugestoes que voces atensiosamente e carinhosamente me deram. Assim que eu testar volto aqui para dizer o ocorrido.
Mil obrigados a todos. Não tenho muita experiencia em forum, mas a necessidade vai me ajudar. Que Deus abençoe a todos.
SemControle

nunca viu akelas motos q tao quase sem bateria q qnd buzina o farol quase apaga? é isso ai, tem q alimentar as coisas, surge um novo consumo, precisa dividir o q tem de carga com o q alimentava e mais o novo consumidor.....

a bateria ter acabado do nada, ai sim, pode estar até ligado com o estator/retificador, mas vai ter q ligar a moto pra testar com um simples multímetro mesmo, se algum deles esta com problema.....

não sei qual tópico, passei as dicas pra medir se tem fuga de corrente, pq a bateria tinha pifado muito rápido depois da troca, e foi constatado, mais de 2A/h saindo da bateria....em pouco tempo desligada, já não tem corrente pra girar o arranque....

então tem q ver tudo...
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
Vini Rosa
Contato:

SemControle escreveu:nunca viu akelas motos q tao quase sem bateria q qnd buzina o farol quase apaga? é isso ai, tem q alimentar as coisas, surge um novo consumo, precisa dividir o q tem de carga com o q alimentava e mais o novo consumidor.....

a bateria ter acabado do nada, ai sim, pode estar até ligado com o estator/retificador, mas vai ter q ligar a moto pra testar com um simples multímetro mesmo, se algum deles esta com problema.....

não sei qual tópico, passei as dicas pra medir se tem fuga de corrente, pq a bateria tinha pifado muito rápido depois da troca, e foi constatado, mais de 2A/h saindo da bateria....em pouco tempo desligada, já não tem corrente pra girar o arranque....

então tem q ver tudo...
Obrigado. Vou procurar este topico. O multimetro ja tenho, so falta saber como medir. Troquei estator e retificador pois ela estava morrendo na lenta, e o problema parecia não ser estas peças, mas tenho os originais ainda de resreva se for o caso. So preciso agora de um local pra fazer esta medição, pois meu espaço é muito limitado. Mas obrigado novamente. Finalmente achei um lugar pra falar sobre mirage onde sou respeitado! Muito bom essa coisa de forum!
Vini Rosa
Contato:

Tem outra coisa, o farol ficava reduzindo a claridade ao acelerar antes de ocorrer isso. Deve ser mesmo bateria ou estator ou retificador desta vez, espero.
SemControle

Vini Rosa escreveu:Tem outra coisa, o farol ficava reduzindo a claridade ao acelerar antes de ocorrer isso. Deve ser mesmo bateria ou estator ou retificador desta vez, espero.
semelhante a bateria bem ruim....mas se realmente for ela, tem q ver como esta a parte de carga....
o tópico é esse mesmo, na pagina 32, uma postagem q fiz q tem a imagem de um multímetro pra ajudar a explicar....
viewtopic.php?f=40&t=8127&start=310
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
agpcardoso
Contato:

Alguém de São Paulo pretende passar o retificador para frente mas ainda não passou?
1ª Hunter 90cc 2006
2ª Mirage 250cc 2012
3ª Midnight XVS 950cc 2014
Responder