Intruder 125: Carburação em geral

Motos: Suzuki Intruder, Suzuki Boulevard, Suzuki Savage, Suzuki Marauder, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Suzuki

Responder
elio_filho

Dogh, eu conheci o JD lá pelos idos de 2006 quando tinha minha primeira motoca, Intruder 125 05/06.

O carburador dela até 2006 é uma bomba, não que seja ruim, mas ali nessa configuração ele sufoca a motoca. Então conheci o JD que fez o macete na minha moto e deu uma diferença enorme.

Mas precisa mexer certinho: macete de afastar o tubo, reconfigurar o carburador, pronto. Dá muita diferença sim, no carburador após 2007 (mecânico) eu não sei pq não tive, mas no vácuo é absurdo como a moto fica mais esperta e econômica.

Abraços que não abrem mão da IE,
Frazatto

Esse final de semana eu fiz alguns dos procedimentos....

- Afastei o tubo, o que é realmente difícil de fazer só com chaves de fenda SEM riscar o carburador inteiro. Se vc usa a chave de alavanca ao invés de tentar girar com a ponta, vai mais fácil.

- Arrumei a marcha lenta.

- Regulei a mistura, eta parafuso complicado de alcançar, tive que comprar um jogo daquelas pontas de parafusadeira. Foi a única coisa que conseguiu entrar naquele espacinho entre o carburador e o motor.

Bem, não tenho e não sei se vou ter valores concretos para publicar aqui, mas minhas reações iniciais são:
- A moto visivelmente está andando mais solta, principalmente porque ao subir o giro na lenta, aqueles trancos quando se solta o acelerador não acontecem mais, pois o giro demora mais para cair. Consequentemente as retomadas são mais rápidas.

- A aceleração em si parece estar mais esperta. Diz o JD que é por causa do afastamento do tubo, mas eu não sei dizer se é só psicológico ou se realmente teve alguma mudança.

-A regulagem da mistura influencia também, pois em teoria todo o combustível deveria estar se queimando agora, gerando mais eficiência. Além de redução no consumo.

- Agora o afogador faz ALGUMA diferença, ta funcionando mais parecido com o que andei lendo a respeito. Afogador puxado, giro vai para 3mil e a moto anda numa boa até o motor esquentar. Motor esquentou e rapidamente vc percebe que deveria baixar o afogador.

- Como ta entrando menos gasolina no motor, ligar a moto de manhã ficou mais chato. Mas como descrito a cima, o afogador ta funcionando melhor, então não é realmente um problema.

Ainda não tive coragem de abrir o carburador para mudar a posição da agulha. Mas isso só faz diferença quando a moto ta no talo e eu não costumo fazer isso...então...vou enrolar mais um pouco.

Uma pergunta, a único jeito de saber se a mistura ficou muito pobre é se o motor começar a esquentar de mais?
syrioloco

Olá pessoal, comprei minha Intruder 125... que orgulho, minha prima moto... no começo do mês de setembro na Atitude Motos em SBC ! A do meu amigo, que me influenciou em comprar, está fazendo cerca de 35 km/l e a minha 25km/l. Já coloquei gasolina comum... aditivida... e vou tentar a podium agora. Em contato com o mecânico da Atitude, fui informado de que estava tudo certo... que enquanto o amaciamento do motor não está 100% esse é o consumo dela, natural... porém meu amigo disse que no início a moto fazia 40 km/l e agora, depois de amaciada, faz 35 ! Meu afogador não funciona... e não sei porque, desconfio de que a moto não é 100% 0km... seria possível uma coisa dessas acontecer na Atitude ? O mecânico está correto em relação ao amaciamento ? E pra finalizar alguém pode me dar o endereço do JD (rs)... o cara parece ser genial no trato com motos !
Assad Abdalla Ghazal
Dragstar 650 2008 Vermelha
Virago 250 98 Preta
Intruder 125 09 Vermelha
CaioVSF

Antes de mais nada.. SEJA BEM VINDO SYRIOLOCO!!!
syrioloco escreveu:A do meu amigo, que me influenciou em comprar, está fazendo cerca de 35 km/l e a minha 25km/l.
A minha, no amaciamento, fazia uns 32Km/L; Com uns 5000Km fui a um mecânico de minha confiança e pedi pra regular o carburador, isso melhorou muito o consumo; desde então não fez menos de 37Km/L, hoje tá na média de uns 39Km/L! Ahh.. Já tô com 28.500Km rodados com minha guerreira! :wink: Recomendo q vc procure um profissional fora da autorizada para fazer o serviço, alguém bem indicado. Ñ se preocupe quanto à garantia, pois ñ altera em nada na mesma. O macete do tubo, mencionado no início do post também ajuda no consumo.

Quanto a sua moto ñ ser "100% 0Km", por que acha isso??

Abraços :wink: :wink: !
=*= 'K-10' =*=
Trudy Verde 08' / Montaria de um Guerreiro!
syrioloco

CaioVSF Valeu Cara pela Dica ! Hoje assisti ao vídeo do JD que parece ser um gênio no que diz respeito a intruder e yes e no caminho pra casa hoje pensei muito na hipótese de ser o carburador mesmo. Pensei tbm em fazer eu mesmo a regulagem como ele mostra, mas fiquei com medo :P e desencanei !

Quanto a achar que a moto não é zero, pode ser paranóia mesmo, mas esse país é tão sacana cara que já não duvido de mais nada. Tenho um amigo que trabalha em concenssionário de carros. Ele me diz que os caras baixam a quilometragem mesmo. A "Trudi" peguei zerada, tinha um número 2 no primeiro digito da direita pra esquerda, mas sabe quando rola aquela pulga atras da orelha ? Espero estar errado.

Vou procurar um mecanico indicado pra ver o lance da regulagem do carburador e ver se a bixinha fica melhor.

Cara, será que dá pra adaptar um treco pra mostrar o quanto tem de gasolina ? kkkk... isso faz uma farta pra quem ta migrando do carro pra moto !

Forte abraço.

Assad
Assad Abdalla Ghazal
Dragstar 650 2008 Vermelha
Virago 250 98 Preta
Intruder 125 09 Vermelha
CaioVSF

syrioloco escreveu:CaioVSF Valeu Cara pela Dica ! Hoje assisti ao vídeo do JD que parece ser um gênio no que diz respeito a intruder e yes e no caminho pra casa hoje pensei muito na hipótese de ser o carburador mesmo. Pensei tbm em fazer eu mesmo a regulagem como ele mostra, mas fiquei com medo :P e desencanei !
Mano, acho q a regulagem que foi feita na minha foi +ou- a mesma do vídeo do JD. Quando fiz ainda ñ conhecia o tutorial. É bom vc verificar mesmo o carburador, pois acontece com frequência de vir da autorizada desrregulado ou até mesmo cheio de graxa! Tem uns caras q ñ tão nem aí, fazem a maior lambança!!
syrioloco escreveu:Quanto a achar que a moto não é zero, pode ser paranóia mesmo, mas esse país é tão sacana cara que já não duvido de mais nada. Tenho um amigo que trabalha em concenssionário de carros. Ele me diz que os caras baixam a quilometragem mesmo. A "Trudi" peguei zerada, tinha um número 2 no primeiro digito da direita pra esquerda, mas sabe quando rola aquela pulga atras da orelha ? Espero estar errado.
Relaxa cara.. esse numero "2" são 200m rodados.. até empurrando a moto o hodômetro gira e conta, pois a medição se baseia no giro da roda dianteira; um pequeno teste da moto depois de montada justificaria esses metros rodados!
syrioloco escreveu:Cara, será que dá pra adaptar um treco pra mostrar o quanto tem de gasolina ? kkkk... isso faz uma farta pra quem ta migrando do carro pra moto !
Cara, q dá até pode dá, mas ñ é nada recomendado! Para qualquer alteração desse tipo vc teria q violar o tanque (para pôr uma boia) e soldá-lo novamente e aí já viu né; se o trabalho sair meia-boca tu tá ferrado, além de perder a garantia e o risco de o marcador de combustável ñ funcionar direito(acontece muito com motos)!! :?
Na verdade vc acaba se acostumando a utilizar o hodômetro parcial e a chave de reserva! :D

Abraços amigo! Tâmus aê! :wink: :wink: !!
=*= 'K-10' =*=
Trudy Verde 08' / Montaria de um Guerreiro!
tigdias

Fala aí, syrioloco!

Cara, eu comprei minha Trudinha tb há pouco tempo. Estou há um mês com a danada e completei 1000 km ontem.

Eu tb tinha dificuldade em usar o afogador e ele não funcionava exatamente como o manual explicava. Aliás, ainda não funciona nestes dias mais frios que tem feito em Sampa. Em dias não tão frios ele funciona exatamente como fala o manual, dar partida com ele totalmente aberto, após dar partida, voltar um pouco e após aquecida, fechá-lo novamente.

Porém nos primeiros dias e em dias mais frios, eu dou partida com o afogador aberto, porém acelerando um pouco. Qdo ela der partida, eu acelero até passar um pouco dos 2000 giros. Ela vai se manter acima dos 2000 giros e eu deixo ela esquentando assim por uns 2 ou 3 minutos. Aí fecho o afogador e ela se mantém ligada e arranca numa boa.

Abraço!
intruderson

Para quem não gosta tamanho do curso do acelerador da Intruder 125cc ( No meu caso)quando se exije torcer muito o punho para acelerar a moto, tornando muito cansativo pricipalmente na estrada, uma ótima dica é trocar a roldana do acelerador, aquela peça plástica que vai no guidão, na qual se excaixa a manopla, por uma de CG Titan (diminui um pouco o curso e não precisa adaptar nada).
Agora se quiser uma mudança mais radical, é só substituir por uma da XTZ 125cc, nesse caso necessita desbastar pontos do suporte,parte de plastico preto que segura os botões de partida e farol que entram em contato com a roldana e tornam dificil o acionamento, mas nada que uma faca ou uma lima chata não resolvam rapidamente.

Fonte: Orkut e Motonline
Grande Descida + Ação Social
Frazatto

Finalmente rodei um tanque inteiro depois de mexer no carburador. (faz 3 semanas que só chove aqui em Campinas)

Antes: 31~32Km/l
Depois: 35Km/l

Essa é uma mudança considerável!
tigdias

E aí, DoghQuch

Realmente considerável, principalmente se pensarmos que o desempenho também melhorou, certo?

Agora, só pra resumir, as alterações que você fez foram a do tubo e o acerto no carburador, né?

Será que essa alterações podem violar a garantia? Pensei em fazer na minha tb, mas só estou com ela há um mês, e não queria perder a garantia. Se for o caso, espero um ano pra fazer...

Abraço!
Responder