Virago 250: Mecânica (dúvidas, problemas...)

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Yamaha

Responder
acortez

Estou cismado que minha moto está falhando em baixa porque o "mexânico" limpou o carburador e esqueceu de regular a mistura. Parece que está dando excesso de gasolina. Eu ligo ela e para não ficar acelerando puxo o afogador. Então ela vai caindo a rotação até morrer. Imprimi a página de regulagem da marcha lenta e mistura do manual de serviços e desci até a garagem.
Soltei a bomba e no lugar do parafuso da mistura tem uma borracha.
Desculpem a ignorância, mas devo retirar essa borracha? Ou ela não deveria existir e sim o parafuso?????

Grato
Alexandre Cortez - RJ
RTodorov
Contato:

Olá pessoal,

Sou novo aqui no fórum e estava procurando uma Shadow, até que sem querer encontrei uma Virago 535 num excelente preço com muitos acessórios (pneus novos, sissy bar, alforges e bagageiro, escape, mata-cachorro, farol de milhas). Ela é ano 2000 e estão pedindo 13.000.

Minha dúvida é quanto à mecânica dela, estou inseguro de comprar no escuro, precisaria muito de uma indicação de um bom mecânico que manjasse de Virago aqui na região de Campinas (a moto está em Sumaré mas um mecânico da região que eu possa levar lá já resolve o problema).

Alguém conhece um bom mecânico que possa dar uma olhadinha na moto pra mim?

Obrigado!
hellmann
Contato:

salo escreveu: queria saber como indentificar possiveis defeitos no quadro, como um empeno ou possíveis soldas
valeu!
cara, veja se o guidão nao tá torto ou amassado, retrovisores com arranhões, pedaleira, aonde teria arranhado se a moto tivesse caído, e veja se ela trepida muito, é sinal de coisas desalinhadas.
sobre as soldas, veja a haste do freio de trás, o suporte de bateria, algum suporte que tenha na parte de trás pra sissy bar e/ou piscas, é onde a ferrugem mais come, ou onde os xunchos de 'mecânico bom' apareçem.
acortez escreveu:Então ela vai caindo a rotação até morrer. Imprimi a página de regulagem da marcha lenta e mistura do manual de serviços e desci até a garagem.
Soltei a bomba e no lugar do parafuso da mistura tem uma borracha.

ela morrer com o afogador é sinal de mistura rica mesmo! mas nunca ouvi falar disso, borracha?? é tipo um parafuso de plástico, um rebite de borracha ou silicone? seja lá o que for, arranque fora e coloca o parafuso denovo! é incrível como as pessoas resolvem problemas em moto e carro se estão apressadas pra vender.
acortez

hellmann escreveu: ela morrer com o afogador é sinal de mistura rica mesmo! mas nunca ouvi falar disso, borracha?? é tipo um parafuso de plástico, um rebite de borracha ou silicone? seja lá o que for, arranque fora e coloca o parafuso denovo! é incrível como as pessoas resolvem problemas em moto e carro se estão apressadas pra vender.
Hellmann, já descobri o problema. Era o nível da bóia. O mecânico colocou no lugar certo e melhorou muito. Só não ficou melhor, porque ele diz que a descarga é aberta e fica dificil a regulagem fina.
Mas o consumo saiu de 18 para 27 na cidade na primeira medição.
A borracha que eu me referia, cobre o parafuso de mistura. É como uma proteção, apenas. Basta retirá-la e se chega ao parafuso. No manual de serviço manda tirar o "tampão", mas como eu tb nunca tinha visto isso, achei estranho.

abraços
Alexandre Cortez - RJ
fjruthes

Hoje de manhã. liguei minha Virago, dei uma esquentadinha e como sempre peguei a estrada para ir trabalhar... No meio do caminho, reduzi para fazer uma rotatória e senti que ela perdeu um pouco de força, e logo começou um barulho de ferro batendo...

Como estava razoavelmente perto do mecânico que eu sempre levo, levei ela até lá rodando...

Bom, segundo o mecânico, pelo barulho, a parte de baixo do motor foi pro espaço =\ ...

Me pergunto... Isso vai pro saco assim de uma hora para outra????

Eu troco de óleo religiosamente a cada 2 mil km, até antes as vezes, sempre uso Yamalube, minha Virago não baixa nada de óleo, não fazia barulho estranho nenhum, fiz uma revisão de cabo a rabo em dezembro... Não dá pra entender...

Ou será que é alguma outra coisa que aconteceu???

Alguém já teve que refazer a parte de baixo do motor? Quais eram os sistomas?
SER MOTOCICLISTA É UM ESTADO DE ESPÍRITO, É UMA PAIXÃO, É UM JEITO DE SER.
cros
Moderador

fjruthes escreveu: Me pergunto... Isso vai pro saco assim de uma hora para outra????
De uma hora pra outra me deu uma dor terrivel nas costas (ernia de disco eu acho) estava apenas cortando um galho numa arvore...

Mecanica não é diferente, cuidar regularmente evita problemas constantes, nada mais do que o correto, mas nada está isento de dar problemas, uma fadiga de material e pronto foi-se.

Ninguém verifica rolamentos de rodas, e acha que é assim nunca vai dar problema...
Imagem
BetoCB

Se a moto deu problema na parte de baixo o ideal é fazer o motor todo, isso doi no bolso mas com os cuidados que voce tem terá motor para mais duas vidas.
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
Guinha

Galera, queria uma opinião:

Estou em dúvida entre escape V-rod scorpion da Roncar ou Cobra da Torbal....

Alguém com experiência ou que já ouviu estes escapes? Alguém de POA com este escape equipado?

São bem caros, por isso quero fazer uma boa escolha...

Abs.
guilherme.tw

fjruthes escreveu:Hoje de manhã. liguei minha Virago, dei uma esquentadinha e como sempre peguei a estrada para ir trabalhar... No meio do caminho, reduzi para fazer uma rotatória e senti que ela perdeu um pouco de força, e logo começou um barulho de ferro batendo...

Como estava razoavelmente perto do mecânico que eu sempre levo, levei ela até lá rodando...

Bom, segundo o mecânico, pelo barulho, a parte de baixo do motor foi pro espaço =\ ...

Me pergunto... Isso vai pro saco assim de uma hora para outra????

Eu troco de óleo religiosamente a cada 2 mil km, até antes as vezes, sempre uso Yamalube, minha Virago não baixa nada de óleo, não fazia barulho estranho nenhum, fiz uma revisão de cabo a rabo em dezembro... Não dá pra entender...

Ou será que é alguma outra coisa que aconteceu???

Alguém já teve que refazer a parte de baixo do motor? Quais eram os sistomas?

Meio tarde para responder, mas o calcanhar de aquiles da Viraguinho são as engrenagens da bomba de óleo. Ficam embaixo da embreagem na lateral direita da moto (visto montado nela). Essas engrenágens são feitas de um material plástico, como um Nylon, e elas devem ser trocadas a cada 50 mil km. Custam 40 reais cada (são duas). Se elas desgastarem o motor não fica bem lubrificado e detona mesmo.

Meu conselho é esqeucer essa de fazer a troca a cada 50 mil e trocar a cada 30 mil. Inclusive realizando uma revisão minunciosa a cada trinta mil.
O Google é meu pastor, nada me faltará!
fjruthes

guilherme.tw ... realmente foram as engrenagens que foram pro saco... a menor mais especificamente.. e levaram junto a parte de baixo do moto.. bileas, etc... resumo da história, R$ 1.800,00 de preju...

Agora aconselho a todo mundo a trocar as engrenagens quando compram uma Virago usada... segundo meu mecânico, do jeito que eu cuido da moto, essas engrenagens durariam mais de 100 mil... mas com 47 mil foram pro saco, com certeza o dono anterior não tinha o mesmo cuidado que eu...

Daqui pra frente vou seguir teu conselho.. quando fechar 30 mil, vou trocar as malditas novamente...
SER MOTOCICLISTA É UM ESTADO DE ESPÍRITO, É UMA PAIXÃO, É UM JEITO DE SER.
Responder