Dogh, eu conheci o JD lá pelos idos de 2006 quando tinha minha primeira motoca, Intruder 125 05/06.
O carburador dela até 2006 é uma bomba, não que seja ruim, mas ali nessa configuração ele sufoca a motoca. Então conheci o JD que fez o macete na minha moto e deu uma diferença enorme.
Mas precisa mexer certinho: macete de afastar o tubo, reconfigurar o carburador, pronto. Dá muita diferença sim, no carburador após 2007 (mecânico) eu não sei pq não tive, mas no vácuo é absurdo como a moto fica mais esperta e econômica.
Abraços que não abrem mão da IE,
Intruder 125: Carburação em geral
Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Suzuki
Esse final de semana eu fiz alguns dos procedimentos....
- Afastei o tubo, o que é realmente difícil de fazer só com chaves de fenda SEM riscar o carburador inteiro. Se vc usa a chave de alavanca ao invés de tentar girar com a ponta, vai mais fácil.
- Arrumei a marcha lenta.
- Regulei a mistura, eta parafuso complicado de alcançar, tive que comprar um jogo daquelas pontas de parafusadeira. Foi a única coisa que conseguiu entrar naquele espacinho entre o carburador e o motor.
Bem, não tenho e não sei se vou ter valores concretos para publicar aqui, mas minhas reações iniciais são:
- A moto visivelmente está andando mais solta, principalmente porque ao subir o giro na lenta, aqueles trancos quando se solta o acelerador não acontecem mais, pois o giro demora mais para cair. Consequentemente as retomadas são mais rápidas.
- A aceleração em si parece estar mais esperta. Diz o JD que é por causa do afastamento do tubo, mas eu não sei dizer se é só psicológico ou se realmente teve alguma mudança.
-A regulagem da mistura influencia também, pois em teoria todo o combustível deveria estar se queimando agora, gerando mais eficiência. Além de redução no consumo.
- Agora o afogador faz ALGUMA diferença, ta funcionando mais parecido com o que andei lendo a respeito. Afogador puxado, giro vai para 3mil e a moto anda numa boa até o motor esquentar. Motor esquentou e rapidamente vc percebe que deveria baixar o afogador.
- Como ta entrando menos gasolina no motor, ligar a moto de manhã ficou mais chato. Mas como descrito a cima, o afogador ta funcionando melhor, então não é realmente um problema.
Ainda não tive coragem de abrir o carburador para mudar a posição da agulha. Mas isso só faz diferença quando a moto ta no talo e eu não costumo fazer isso...então...vou enrolar mais um pouco.
Uma pergunta, a único jeito de saber se a mistura ficou muito pobre é se o motor começar a esquentar de mais?
- Afastei o tubo, o que é realmente difícil de fazer só com chaves de fenda SEM riscar o carburador inteiro. Se vc usa a chave de alavanca ao invés de tentar girar com a ponta, vai mais fácil.
- Arrumei a marcha lenta.
- Regulei a mistura, eta parafuso complicado de alcançar, tive que comprar um jogo daquelas pontas de parafusadeira. Foi a única coisa que conseguiu entrar naquele espacinho entre o carburador e o motor.
Bem, não tenho e não sei se vou ter valores concretos para publicar aqui, mas minhas reações iniciais são:
- A moto visivelmente está andando mais solta, principalmente porque ao subir o giro na lenta, aqueles trancos quando se solta o acelerador não acontecem mais, pois o giro demora mais para cair. Consequentemente as retomadas são mais rápidas.
- A aceleração em si parece estar mais esperta. Diz o JD que é por causa do afastamento do tubo, mas eu não sei dizer se é só psicológico ou se realmente teve alguma mudança.
-A regulagem da mistura influencia também, pois em teoria todo o combustível deveria estar se queimando agora, gerando mais eficiência. Além de redução no consumo.
- Agora o afogador faz ALGUMA diferença, ta funcionando mais parecido com o que andei lendo a respeito. Afogador puxado, giro vai para 3mil e a moto anda numa boa até o motor esquentar. Motor esquentou e rapidamente vc percebe que deveria baixar o afogador.
- Como ta entrando menos gasolina no motor, ligar a moto de manhã ficou mais chato. Mas como descrito a cima, o afogador ta funcionando melhor, então não é realmente um problema.
Ainda não tive coragem de abrir o carburador para mudar a posição da agulha. Mas isso só faz diferença quando a moto ta no talo e eu não costumo fazer isso...então...vou enrolar mais um pouco.
Uma pergunta, a único jeito de saber se a mistura ficou muito pobre é se o motor começar a esquentar de mais?
Olá pessoal, comprei minha Intruder 125... que orgulho, minha prima moto... no começo do mês de setembro na Atitude Motos em SBC ! A do meu amigo, que me influenciou em comprar, está fazendo cerca de 35 km/l e a minha 25km/l. Já coloquei gasolina comum... aditivida... e vou tentar a podium agora. Em contato com o mecânico da Atitude, fui informado de que estava tudo certo... que enquanto o amaciamento do motor não está 100% esse é o consumo dela, natural... porém meu amigo disse que no início a moto fazia 40 km/l e agora, depois de amaciada, faz 35 ! Meu afogador não funciona... e não sei porque, desconfio de que a moto não é 100% 0km... seria possível uma coisa dessas acontecer na Atitude ? O mecânico está correto em relação ao amaciamento ? E pra finalizar alguém pode me dar o endereço do JD (rs)... o cara parece ser genial no trato com motos !
Assad Abdalla Ghazal
Dragstar 650 2008 Vermelha
Virago 250 98 Preta
Intruder 125 09 Vermelha
Virago 250 98 Preta
Intruder 125 09 Vermelha
Antes de mais nada.. SEJA BEM VINDO SYRIOLOCO!!!
Recomendo q vc procure um profissional fora da autorizada para fazer o serviço, alguém bem indicado. Ñ se preocupe quanto à garantia, pois ñ altera em nada na mesma. O macete do tubo, mencionado no início do post também ajuda no consumo.
Quanto a sua moto ñ ser "100% 0Km", por que acha isso??
Abraços
!
A minha, no amaciamento, fazia uns 32Km/L; Com uns 5000Km fui a um mecânico de minha confiança e pedi pra regular o carburador, isso melhorou muito o consumo; desde então não fez menos de 37Km/L, hoje tá na média de uns 39Km/L! Ahh.. Já tô com 28.500Km rodados com minha guerreira!syrioloco escreveu:A do meu amigo, que me influenciou em comprar, está fazendo cerca de 35 km/l e a minha 25km/l.
Quanto a sua moto ñ ser "100% 0Km", por que acha isso??
Abraços
=*= 'K-10' =*=
Trudy Verde 08' / Montaria de um Guerreiro!
CaioVSF Valeu Cara pela Dica ! Hoje assisti ao vídeo do JD que parece ser um gênio no que diz respeito a intruder e yes e no caminho pra casa hoje pensei muito na hipótese de ser o carburador mesmo. Pensei tbm em fazer eu mesmo a regulagem como ele mostra, mas fiquei com medo
e desencanei !
Quanto a achar que a moto não é zero, pode ser paranóia mesmo, mas esse país é tão sacana cara que já não duvido de mais nada. Tenho um amigo que trabalha em concenssionário de carros. Ele me diz que os caras baixam a quilometragem mesmo. A "Trudi" peguei zerada, tinha um número 2 no primeiro digito da direita pra esquerda, mas sabe quando rola aquela pulga atras da orelha ? Espero estar errado.
Vou procurar um mecanico indicado pra ver o lance da regulagem do carburador e ver se a bixinha fica melhor.
Cara, será que dá pra adaptar um treco pra mostrar o quanto tem de gasolina ? kkkk... isso faz uma farta pra quem ta migrando do carro pra moto !
Forte abraço.
Assad
Quanto a achar que a moto não é zero, pode ser paranóia mesmo, mas esse país é tão sacana cara que já não duvido de mais nada. Tenho um amigo que trabalha em concenssionário de carros. Ele me diz que os caras baixam a quilometragem mesmo. A "Trudi" peguei zerada, tinha um número 2 no primeiro digito da direita pra esquerda, mas sabe quando rola aquela pulga atras da orelha ? Espero estar errado.
Vou procurar um mecanico indicado pra ver o lance da regulagem do carburador e ver se a bixinha fica melhor.
Cara, será que dá pra adaptar um treco pra mostrar o quanto tem de gasolina ? kkkk... isso faz uma farta pra quem ta migrando do carro pra moto !
Forte abraço.
Assad
Assad Abdalla Ghazal
Virago 250 98 Preta
Intruder 125 09 Vermelha
Virago 250 98 Preta
Intruder 125 09 Vermelha
Mano, acho q a regulagem que foi feita na minha foi +ou- a mesma do vídeo do JD. Quando fiz ainda ñ conhecia o tutorial. É bom vc verificar mesmo o carburador, pois acontece com frequência de vir da autorizada desrregulado ou até mesmo cheio de graxa! Tem uns caras q ñ tão nem aí, fazem a maior lambança!!syrioloco escreveu:CaioVSF Valeu Cara pela Dica ! Hoje assisti ao vídeo do JD que parece ser um gênio no que diz respeito a intruder e yes e no caminho pra casa hoje pensei muito na hipótese de ser o carburador mesmo. Pensei tbm em fazer eu mesmo a regulagem como ele mostra, mas fiquei com medoe desencanei !
Relaxa cara.. esse numero "2" são 200m rodados.. até empurrando a moto o hodômetro gira e conta, pois a medição se baseia no giro da roda dianteira; um pequeno teste da moto depois de montada justificaria esses metros rodados!syrioloco escreveu:Quanto a achar que a moto não é zero, pode ser paranóia mesmo, mas esse país é tão sacana cara que já não duvido de mais nada. Tenho um amigo que trabalha em concenssionário de carros. Ele me diz que os caras baixam a quilometragem mesmo. A "Trudi" peguei zerada, tinha um número 2 no primeiro digito da direita pra esquerda, mas sabe quando rola aquela pulga atras da orelha ? Espero estar errado.
Cara, q dá até pode dá, mas ñ é nada recomendado! Para qualquer alteração desse tipo vc teria q violar o tanque (para pôr uma boia) e soldá-lo novamente e aí já viu né; se o trabalho sair meia-boca tu tá ferrado, além de perder a garantia e o risco de o marcador de combustável ñ funcionar direito(acontece muito com motos)!!syrioloco escreveu:Cara, será que dá pra adaptar um treco pra mostrar o quanto tem de gasolina ? kkkk... isso faz uma farta pra quem ta migrando do carro pra moto !
Na verdade vc acaba se acostumando a utilizar o hodômetro parcial e a chave de reserva!
Abraços amigo! Tâmus aê!
=*= 'K-10' =*=
Fala aí, syrioloco!
Cara, eu comprei minha Trudinha tb há pouco tempo. Estou há um mês com a danada e completei 1000 km ontem.
Eu tb tinha dificuldade em usar o afogador e ele não funcionava exatamente como o manual explicava. Aliás, ainda não funciona nestes dias mais frios que tem feito em Sampa. Em dias não tão frios ele funciona exatamente como fala o manual, dar partida com ele totalmente aberto, após dar partida, voltar um pouco e após aquecida, fechá-lo novamente.
Porém nos primeiros dias e em dias mais frios, eu dou partida com o afogador aberto, porém acelerando um pouco. Qdo ela der partida, eu acelero até passar um pouco dos 2000 giros. Ela vai se manter acima dos 2000 giros e eu deixo ela esquentando assim por uns 2 ou 3 minutos. Aí fecho o afogador e ela se mantém ligada e arranca numa boa.
Abraço!
Cara, eu comprei minha Trudinha tb há pouco tempo. Estou há um mês com a danada e completei 1000 km ontem.
Eu tb tinha dificuldade em usar o afogador e ele não funcionava exatamente como o manual explicava. Aliás, ainda não funciona nestes dias mais frios que tem feito em Sampa. Em dias não tão frios ele funciona exatamente como fala o manual, dar partida com ele totalmente aberto, após dar partida, voltar um pouco e após aquecida, fechá-lo novamente.
Porém nos primeiros dias e em dias mais frios, eu dou partida com o afogador aberto, porém acelerando um pouco. Qdo ela der partida, eu acelero até passar um pouco dos 2000 giros. Ela vai se manter acima dos 2000 giros e eu deixo ela esquentando assim por uns 2 ou 3 minutos. Aí fecho o afogador e ela se mantém ligada e arranca numa boa.
Abraço!
-
intruderson
Para quem não gosta tamanho do curso do acelerador da Intruder 125cc ( No meu caso)quando se exije torcer muito o punho para acelerar a moto, tornando muito cansativo pricipalmente na estrada, uma ótima dica é trocar a roldana do acelerador, aquela peça plástica que vai no guidão, na qual se excaixa a manopla, por uma de CG Titan (diminui um pouco o curso e não precisa adaptar nada).
Agora se quiser uma mudança mais radical, é só substituir por uma da XTZ 125cc, nesse caso necessita desbastar pontos do suporte,parte de plastico preto que segura os botões de partida e farol que entram em contato com a roldana e tornam dificil o acionamento, mas nada que uma faca ou uma lima chata não resolvam rapidamente.
Fonte: Orkut e Motonline
Agora se quiser uma mudança mais radical, é só substituir por uma da XTZ 125cc, nesse caso necessita desbastar pontos do suporte,parte de plastico preto que segura os botões de partida e farol que entram em contato com a roldana e tornam dificil o acionamento, mas nada que uma faca ou uma lima chata não resolvam rapidamente.
Fonte: Orkut e Motonline
Grande Descida + Ação Social
Finalmente rodei um tanque inteiro depois de mexer no carburador. (faz 3 semanas que só chove aqui em Campinas)
Antes: 31~32Km/l
Depois: 35Km/l
Essa é uma mudança considerável!
Antes: 31~32Km/l
Depois: 35Km/l
Essa é uma mudança considerável!
E aí, DoghQuch
Realmente considerável, principalmente se pensarmos que o desempenho também melhorou, certo?
Agora, só pra resumir, as alterações que você fez foram a do tubo e o acerto no carburador, né?
Será que essa alterações podem violar a garantia? Pensei em fazer na minha tb, mas só estou com ela há um mês, e não queria perder a garantia. Se for o caso, espero um ano pra fazer...
Abraço!
Realmente considerável, principalmente se pensarmos que o desempenho também melhorou, certo?
Agora, só pra resumir, as alterações que você fez foram a do tubo e o acerto no carburador, né?
Será que essa alterações podem violar a garantia? Pensei em fazer na minha tb, mas só estou com ela há um mês, e não queria perder a garantia. Se for o caso, espero um ano pra fazer...
Abraço!