Pneus Bridgestone, Michelin, Pirelli, Metzeler e Geral

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
Friggi

Galera, uma dúvida: comprei minha Mirage usada e veio com esse pneu dianteiro da foto. Um mecânico me disse que esse pneu é traseiro (!), por causa do desenho, e que isso iria me dar problemas de estabilidade.

É verdade? O pneu é novinho, será que o anterior proprietário foi tão burro assim (e eu também)?

Valeu pela ajuda.

Abraços,
Luiz

Imagem
Jovi
Administrador
Contato:

Amigo a discussão de pneus esta sendo feita no tópico:

http://www.motoscustom.com.br/forum/viewtopic.php?t=184

Por favor poste sua dúvida lá... desde já agradeço a compreensão.

Abraços,
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Friggi

Galera, uma dúvida: comprei minha Mirage usada e veio com esse pneu dianteiro da foto. Um mecânico me disse que esse pneu é traseiro (!), por causa do desenho, e que isso iria me dar problemas de estabilidade.

É verdade? O pneu é novinho, será que o anterior proprietário foi tão burro assim (e eu também)?

Valeu pela ajuda.

Abraços,
Luiz

Imagem
Jovi
Administrador
Contato:

Bom eu não sei ver o problema do desenho do pneu...

Mas de cara te peço para informar as medidas dele, o tipo dele e outras especificações que estão escritos no pneu... :roll:
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
jbrigagao
Moderador

Basicamente a diferença de um pneu dianteiro para um traseiro é a direção dos sulcos da banda de rodagem, observe a seta direcional estampada na lateral do pneu, ela sempre tem que estar voltada para o sentido de rotação e quando o pneu tem construção que permite a montagem na traseira ou na dianteira esta informação esta também na lateral do pneu, mas mande as medidas do pneu que fica mais fácil de saber se o pneu é correto ou não.
Imagem
jbrigagao
Moderador

Aproveitando o assunto pneu e o fato de estar com muito tempo livre agora...hehe vou fazer um comentário sobre um assunto que rolou mais de uma vez durante a viagem a Brotas, foi sobre deixar os pneus com calibragem baixa para andar na chuva, na hora eu não queria dar uma de chato/entendido/pitaqueiro, mas este procedimento não é correto porque quando se diminui a pressão do pneu se esta também aumentando a área de atrito com o solo e com isso também a área de contato com a água o que vai causar mais aquaplanagem. Na chuva quanto menos área de contato com o solo menor a chance de aquaplanagem alem disso um pneu mais vazio tende a diminuir os espaços entre os sulcos e diminuir a vazão da água entre eles, resultado, mais aquaplanagem.
Imagem
Russo

Ae Kamerad jbrigagao:

Essa sua explicação sobre "aquaplanagem" não procede.
Os pneus das motos tem perfil em "U", diferente do perfil em !_! dos pneus dos carros, porisso é muito mais difícil uma moto aquaplanar que um carro.

Eu diminuo cerca de 4 libras a pressão de cada pneu para rodar na chuva ou em estradas de chão. Isso aumenta um pouco a banda de rodagem e proporciona maior área de contato com o solo, melhorando a frenagem.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
jbrigagao
Moderador

Vou discordar de você Russo, primeiro que a área de contato não interfere na aderência por que aumentando a área você diminui proporcionalmente a pressão por cm2, basta aplicar a formula de calculo de atrito, o que determina a aderência do pneu com o solo é o seu composto e a pressão por área o que não se modifica apenas aumentando a área. Apesar de pneus de moto não serem tão sensíveis a aquaplanagem este fenômeno acontece também com elas e a área do pneu é fator predominante sem contar a estabilidade lateral do ombro do pneu que fica comprometida com baixa pressão.
Mas discussões assim são sempre bem vindas, mesmo porque tecnicamente a sua opinião é uma das que eu mais respeito neste fórum. :D :D
Imagem
Russo

Ae Kamerad jbrigagao:

Física não é a minha praia, eheheheh... na verdade a minha praia é a estrada (asfalto e estrada de chão).

Depois de alguns anos dirigindo e pilotando pelas estradas, sob sol e chuva, passando por algumas situações difíceis e até tensas, adquiri alguma experiência, que gosto de compartilhar.

A redução de 4 libras na prática não afeta em nada a estabilidade lateral das motos em pista molhada ou em estrada de terra, pois nessas condições, a velocidade de deslocamento é bem inferior à velocidade empregada no asfalto seco.

Porém, na chuva ou na terra, a aderência do piso é inferior à do asfalto seco e a frenagem com calibragem um pouco inferior é bem mais eficiente sob essas circustâncias.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
jbrigagao
Moderador

Concordo que na lama ou terra a redução de pressão é valida, mas ai é porque a superfície do terreno é muito irregular e acontece o que se chama de interpenetração de superfícies, isso é, as pequenas irregularidades do terreno vão se moldando ao pneu(que com menor pressão tem sua area de contato maior) o que na pratica aumenta a área de apoio melhorando a tração. Na pista seca ainda insisto que manter a calibragem normal é melhor.
Imagem
Responder